quarta-feira, agosto 22, 2007

Risoto de espinafre com iogurte


Image and video hosting by TinyPic



Já a algum tempinho eu disse a minha amiga Valentina como ela teve uma idéia tão fantástica em relação a criar o Colher de Tacho e assim surgir o Rei da Quinzena, não sei vocês todas, mais eu fico sempre encantada com todas as receitas que aparece e aprendo coisas novas e de quebra ainda compramos um ingrediente que se sobra um pouquinho damos vida nova a ele, foi exatamento o caso do espinafre, aqui no Brasil o pacotinho de espinafre é enorme, e sendo assim tive uma boa sobra do ingrediente que foi totalmente utilizado. E uma dessa utilização foi exatamente esse risoto que é simplismente encantador. Uma refeição simples, porém muito saborosa!
Valentina, Miki vocês sabem o carinho e admiração que tenho por vocês, mas é sempre bom falar né?! Acho que amizade é como casamento o carinho deve ser todos os dias regado e renovado! Parabéns pelo Colher de Tacho!

  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 talo de alho poró fatiado
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbório
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 2 cubos de caldo de legumes, dissolvido em 800ml de água fervente (eu usei caldo em pó)
  • 300 g de espinafre
  • 4 colheres (sopa) de iogurte natural
  • Sal, pimenta a gosto
Aqueça numa panela o azeite e doure levemente o alho, junte o arroz e refogue um pouco. Acrescente o vinho e deixe evaporar mexendo sempre. Aos poucos vá juntando o caldo e mexendo sempre para que fique bem cremoso. Quando o arroz estiver al dente, adicione o espinafre, o iogurte a pimenta e corrija o sal se necessário. Doure no azeite as fatias de alho poró. Sirva o risoto coberto com fatias douradas de alho poró acompanhado de um bom vinho.

* Fonte: Revista Sabor a Mesa.

43 comentários:

Meu Grande Sonho disse...

Assim tú acaba comigo..... AMO risoto, porém não gosto ao dente.. gosto papinha..

Silvia Arruda disse...

Eliana, me apaixonei por esse risoto!! Nunca provei um que levasse iogurte na receita!! Já anotei!! Em breve vai passar lá em casa! :)

Janna Joaninha disse...

nooosa que prato mais bem produzido !! ficou lindo...

Zete disse...

Não conhecia... está perfeito 5*

Aline Neme disse...

Eliana, sempre leio teu blog, mas nunca comentei... bem acho que não... hehehe

Mas esse risotinho aí, não resisti!!! Que belezura!!!

Já copiei a receitnha e está devidamente na minha lista de comidinha a fazer!!!

Amei!!!!

Bjundas

Natércia Ramalho disse...

Eliana uma delicia como sempre adorei.um bjs Natércia...

Ana Prazeres disse...

maravilhoso, cresce água na boca só de olhar...
cremoso e com espinafres, para matar mesmo...
adoro o seu blog!
comecei o meu blog à pouco tempo,
estou em freakveggie.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Essa aqui vai pra listinha "para testar" urgentemente! :)

Marizé disse...

Vou experimentar sem falta, deixou-me com água na boca.

Casamento feliz disse...

Olá
Bom dia
Vc por acaso sabe alguma receita com queijo ementhal ? Tenho um em casa e não sei o que fazer com ele ...
Obrigada

Elvira disse...

Estou pensando em fazer risotto para a janta. Agora, sempre que faço, penso em você, querida Eliana. :-)

Esse parece tão bom!

Laurinha disse...

Adoro risotto. E o seu, que lindo e diferente - com iogurte! Já anotei...
Beijinhos,

Heidi disse...

Que maravilha Eiana! Que fominha me deu agora ;)

Anónimo disse...

Receita ANOTADÍSSIMA!!!
Afffffffffff, que delícia!!!
Bjsssss

Célia disse...

Ficou uma verdadeira tentação.

Célia disse...

Eliana passe pelo meu blog.

Cris disse...

Está lindo, lindo! Lica, eu acho que nunca comi risotto com iogurte, novidade total para mim. Bjs!

Márcia disse...

Assim como a Cris, nunca ouvi falar em risoto com iogurte, mas se vem de vc, confio q seja bom!
Beijos!!!

Isabel Salvador disse...

k delicia amiga simplismente devinal,vou de férias e vou ter saudades do teu bloguinho...bjokas amiga

Joaninha disse...

Este risotto parece que está a chamar por mim! :))) Delicioso!

Anónimo disse...

Ola Eliana :-)

A minha filha anda a pedir-me ha ja alguns dias que lhe faca um bolo de chocolate e nozes, devidamente coberto e recheado claro. Eu sei que e muita cara de pau vir aqui pedir-lhe isto mas sera que no meio das suas receitas nao tem uma que eu possa fazer para ela. E que os seus bolos, bolinhos, doces, docinhos e tudo o mais que se segue tem um aspecto tao bom que eu lembrei-me de lhe pedir. Se nao poder, nao faz mal, de verdade, eu entendo. Beijinhos para si e para os seus. Aprendiza de Cozinheira

Anónimo disse...

Eliana,
a foto deu água na boca mas infelizmente não sou fã de espinafre...desta vez vou passar a quinzena do Colher de Tacho!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Achei essa receita muito legal.
O iogurte deve dar um toque de mestre!
Parabéns Eliana!!!
Bjs

Marcia H disse...

perfeito, estava precisando de uma receita q tivesse espinafre e alho poró para domingo...
só nao vou beber o vinho pra minha filha nao ficar bebinha...
bjs

Cláudia disse...

Eliana, querida. Adorei o seu risoto, o visual está lindo. Digno de revista chique! Eu nunca provei um risoto com iogurte e vou fazer com o espinafre que sobrou, depois te conto!
bjs

Ana Prazeres disse...

Acrescentei o seu blo à minha corrente de amizade por o achar tão interessante e delicioso.
bjs e passe no meu blog, tá?

Anónimo disse...

Olá Eliana! Meu nome é Renatha,conhecí você através da Je,sempre visito seu blog,mesmo sem comentar confesso que já fiz váaaarias receitas e foi tudo de bom! Estou acompanhando os acessorios da sua cozinha que vc mais gosta e estou adorando,me diga aonde vc comprou aquelas espatulas de silicone com o cabo de aço inox??? Ou pelo menos me diga qual é a marca,estou procurando e não estou encontrando.Se puder me ajudar eu agradeço! Você tem orkut?? Bjkssss

Anónimo disse...

Ahhhh eu esquecí de lhe dar um meio para me responder não é ? rssss.O meu msn é nathamendes@hotmail.com
Obrigadaaa

Valentina disse...

eli, que delicia de risoto.Realmente gostei muito. tao molhadinho.E muito agradecida pelas lindas palavras.bjocas

Anónimo disse...

Vou fazer amanha para meu almoço ... delicia !

Alessander Guerra disse...

Deu água na boca! Um risotinho é tudo de bom, né? Simples e delicioso.

Até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Anónimo disse...

Lindo o seu risoto e a apresentação MARAVILHOSA!Parabéns

Anónimo disse...

Flor, que delícia de blog!!!!! Eu que nunca fui muito de cozinhar, a não ser quando invocava de fazer macarrão pra família ou namorado (macarrão só e sempre) estou suuuuper empolgada com as receitinhas! Ontem fiz um bolo!!! :D Ficou feio pq na hora de desenformar ele quebrou e caiu só o fundo... aí aproveitei q tinha quebrado no meio e recheei com parte da cobertura e depois tive q tirar os pedaços de cima devagar... ficou uma bagunça.... mas ficou super bom, acabou ontem mesmo! Risos!!! Vc é uma querida!!! Beijos de Goiânia!!! ;)

Geórgia disse...

Para mim risoto é a mais fiel definição de comfort food. Adoro comer no jantar.
Passa lá no meu blog, tenho um convite para vc. Bjs. http://ggmaria.blogspot.com/2007/08/corrente-da-amizade.html

laila radice disse...

hummm o iogurte deve dar um toque suave ao risoto uma delicia, e esse conchiglione que maravilhoso amo massas com aboora! bjos

Anónimo disse...

nenhum post novo ?

Meu Grande Sonho disse...

Fiz o risoto... Simplesmente perfeito. Amei... Amei...
Mas por favor, me mande a receita daquele bolinho de côco... O que é aquilo?????????????????????????

Baú da Conceição disse...

Adorei o risoto,aproveito para lhe fazer um convite, vá até ao meu blog.
Beijinhos.

Beatriz Belliard disse...

Eliana, sempre que entro aqui saio com fome com estas maravilhas que vc faz ! Simplesmente amei este risoto ! obrigada por mais esta sugestao deliciosa ! bjs

Nani disse...

Só tenho uma coisa a dizer: EU QUERO!!!

Andrea disse...

Esta apresentação supera a de muitos chefes profissionais! Está simplesmente fantástica! Como eu gostava de ter só um bocadinho desse seu talento. Muitos bjs!

Romy Almeida disse...

Mais um risotto tentador... :-P

adorei a cremosidade que se apercebe na foto. É uma delicia de certeza :-P

beijokas

Eli disse...

larissa fiquei feliz que você fez e gostou da receita! :)

Silvia Arruda depois volte pra contar o que achou do resultado em?! :)

Janna obrigada querida! Vou te visitar também! :)

Zete é bem saboroso viu?! Obrigada! :)

Aline Neme que coisa boa que agora comentou!! :) Olha muito obrigada por me visitar viu?! E fico esperando sua volta.

Natércia minha amiga é bem simples mas muito saboroso! :)

Anette eu amei seu blog! Parabéns!! :)

Pat, depois me conta o que achou tá?! :)

Marizé fico feliz que tenha gostado da receita, obrigada!

Casamento Feliz, vou pesquisar pra você, obrigada pela visita!!

Elvira querida muito obrigado pelo carinho que tem sempre comigo!! É acho que peguei a fama de risoteira mesmo. hehehe

Laurinha realmente o iogurte dá um toque todo especial. :)

Dinha pode se servir!! :)

Beatriz minha linda, esse pode fazer e esperar os elogios viu?! :)

Célia obrigada querida!! :)

Cris minha amiga, pode fazer que é aprovadissima essa receita. :)

Marcia olha por aqui foi aplaudido, é realmente muito bom. :)

Belinha eu também vou sentir saudades de você querida!! Boas férias!!

Joaninha então pode se sentar e começar a comer. :)

Aprendiza de Cozinheira, você não me deixou o email?! Pra que eu possa enviar a receita?! :)

Verena é assim mesmo todos nós temos nossas preferencias né?! Aguarde o próximo risotinho! :)

Dani Toré você foi em cima da questão o tchan do risoto é mesmo o toque dado pelo iogurte. :)

Teresa obrigada pela dica vou olhar sim!! :)

Marcia h, que coisa boa tê-la por aqui!! Realmente vai ter que pular o vinho, mas o risoto vai valer a pena mesmo sem ele. :)

Cláudia minha querida obrigada! Olha depois quero saber sua opinião em?! :)

Renatha primeiro muito obrigada pelas visitas!! E fico muito feliz que tenha aprovado as receitas. :) As espátulas de silicone com cabo de aço é do shoptime! Qualquer coisa me escreva um email que tento ajudá-la.

Valentina não tem que agradecer! Você sabe que o carinho é totalmente verdadeiro. :)

Jê depois conta pra gente em?! :)

Alessander Guerra obrigada querido!! :)

Duly obrigada por todo esse carinho!! :)

Lorena você é da minha terra querida?! Aí que invejinha branca de vc agora, queria estar aí!:) Olha para o seu bolo sair da assadeira perfeito você usa pra untar uma margarinha bem ruim, aquela que você simplismente não suporta passar no pão, essa ai minha querida vai fazer seu bolinho soltar perfeitinho da assadeira. Unte com ela e enfarinhe e depois me conte o que achou?! :)

Geórgia muito obrigada pelo convite viu?! :)

Laila as duas receitas que citou estão super hiper aprovadas. :)

Larissa vou mandar a receita pra ti! :)

Baú da Conceição obrigada pela indicação viu?! :)

Bia minha linda, obrigada você por me visitar e por todo esse carinho!! :)

Nani é só chegar viu?! :)

Pinkie você tem muito mais talento querida!! Prova disso é seu blog viu?! Não vem que não tem. :) Obrigada pelo carinho.

Romy ele realmente fica bem cremoso. Obrigada!! :)