quarta-feira, agosto 15, 2007

Feijão Rico!


Image and video hosting by TinyPic



Um sábado fresquinho, um pedaço de carne de sol já dessalgada e algumas linguiças defumadas dando sopa na geladeira, eis que sai esse feijão rico, servido com um arroz fresquinho, saladinha de tomate e farofinha de banana, uma delícia!! E não tem segredo nem dificuldade, basta refogar na panela de pressão uma cebola e dois dentes de alho já processados (ou bem picadinhos) com pedaçinhos de bacon, junte o feijão devidamente limpo, os cubinhos de carne seca uma folha de louro e água quente sim água quente, não vá colocar água fria no feijão já aquecido em?! Feche a panela e deixe cozinhar até quase ficar macio, junte rodelinhas de linguiça defumada, um pouquinho mais de água se houver necessidade feche a panela e deixe até o feijão estar macio. Se o caldo estiver muito ralo, deixe a panela no fogo apurando um pouco mais (sem tampar). Depois é só se preparar para os elogios que com certeza virão!!

30 comentários:

Anónimo disse...

Afff!!!
Que delíciaaaaaa...
beijos...
pati!

Anónimo disse...

Eu chamo de feijão "melhorado".
Muitas vezes faço com o carioquinha mesmo!
Tô até sentindo o cheirinho daqui..rsss
Beijokas

Heidi disse...

Que lindo isto Eliana! Que vontade de ter um pratinho deste agora...

Anónimo disse...

Feijão...receita campeã!Beijo

Cris disse...

Lica, acho que na sua casa dá para aparecer de surpresa qualquer hora que tem coisa boa! Bjs!

Laurinha disse...

Feijão rico de capricho! Que gostoso!
Beijinhos,

laila radice disse...

i isso é quase uma feijoada...o que é um grande elogio! adorei! beijos

Dona Juju disse...

Lica, saudades! Não sou muito fã de feijão, mas esse seu... parece uma delícia! Beijos!!!

Unknown disse...

Oi Eliana...
A Bia (Pedro e Ana Júlia) já me falou muito de vc e de fato ela não exagerou em nada. Vc é tudo aquilo e muito mais.

Adorei conhecer seu cantinho, conhecer um pouquinho mais de vc, através do seu jeito carinhoso de falar e de dividir seu talento conosco, mera mortais na cozinha (rsrsrs).

Demorei prá vir, porque meu acesso a blogs é meio restrito e hoje consegui uma escapadinha. Tentarei passar por aqui sempre que puder. É uma honra conhecê-la.

Beijinhos,

Helô

Unknown disse...

Oi Eliana...
A Bia (Pedro e Ana Júlia) já me falou muito de vc e de fato ela não exagerou em nada. Vc é tudo aquilo e muito mais.

Adorei conhecer seu cantinho, conhecer um pouquinho mais de vc, através do seu jeito carinhoso de falar e de dividir seu talento conosco, mera mortais na cozinha (rsrsrs).

Demorei prá vir, porque meu acesso a blogs é meio restrito e hoje consegui uma escapadinha. Tentarei passar por aqui sempre que puder. É uma honra conhecê-la.

Beijinhos,

Helô

Carla Ventura disse...

sabe que hoje faltou um feijãozinho na nossa mesa do almoço? Ah, se eu morasse perto...já teria batido na sua porta :)

Anónimo disse...

Ah, como eu queria almoçar esse prato hoje, esse feijao deve ser delicioso.
Beijos

Eli disse...

Pati obrigada querida!! :)

Beatriz minha amiga eu adorei esse nome?! Acho que combina mais, vou fazer com feijão carioquinha e vou colocar esse nome pode?! :)

Dinha querida pode se servir!! :)

Duly feijão é tão bom né?! :)

Cris querida olha tem sempre uma comidinha simples mas bem temperadinha viu?! :)

Laurinha obrigada linda!! :)

Laila feijoada é tudo e mais um pouco né?! :)

Dona Juju eu também estava com muita saudades!! Já fui lá na sua cozinha!! :) Obrigada linda!

Heloísa será que posso te chamar de Helô?! :) Quanto carinho?! Muito obrigada viu?! A Beatriz é um encanto de pessoa e o que são aqueles querubins dela menina?! Lindos de mais, eu olho as fotos e tenho vontade de apertar até soltar caldinho. hehehehehe
Helô querida a Beatriz é tão querida pra mim, e acho que ela exagerou, pois eu também sou uma mera mortal na cozinha, mas se ajudar alguém já fico muito feliz. :)
Ah e não demora pra voltar não em?! A gente se acostuma com tudo que é bom né?! E sua visita foi tudo de bom e mais um pouco!! risos

Carla Ventura eu já teria ido pedir um bolinho. hehehehe

Jê minha amiga é só puxar a cadeirinha!! :)

Anónimo disse...

Imagina vc que tirei foto de uma omelete que fiz ontem! Acho que visitar vc está me contagiando, hahahaha!
Tenho feito os risotos, têm ficado maravilhosos, o de linguiça toscana quase que virou diário, já fiz o de tomate seco, o de manga e sábado fiz o de bacalhau...menina o que é aquilo? Eu e o Milton comemos a panela todaaa! Acredita?
Dúvidas:
1)Pq não pode colocar água fria no feijão?
2)A farofa de banana, vc já deu a receita? Fiquei com muita vontade, adoro farofa.
Beijocas e obrigada pelo compartilhar.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

MUITO BACANA E BEM BRASILEIRO!!!
CONSIGO ATÉ SENTIR O CHEIRINHO....hUMMMM...

Unknown disse...

É claaaaro que pode me chamar de Helô... tem dúvida disso??? rsrsrs...

Achei que te conheceria na festa dos 'querubins' (rs), que pena que vc não veio!

Olha, lá em casa, o bom de cozinha é meu marido. Eu gosto, mas ele é que AMA de verdade. Então tá, né? Já passei seu endereço prá ele, que deve vir te fazer uma visitinha... rs.

Seu blogg é lindo visualmente, mas principalmente por todo o 'recheio' que vc põe nele. Não falo só das receitas, mas tb do carinho que tem por nós, leitoras.

Beijo grande,

Helô

Natércia Ramalho disse...

Eliana que bom o seu pratinho amei mesmo.um bjs Natércia))

Anónimo disse...

Nossa amiga até as suas comidinhas triviais é um LUXO hehehehe vc é muito caprichosa....fico ansiosa em vir aqui só para aprender contigo....Ah! sugiro umas saladinhas, estou com muitas cenouras na geladeira, mas não quero fazer bolo pq meu esposo e eu estamos muito gordinhos heehehe. Vc poderia m ensinar um delicioso tempero???Fique com Deus bjos Flávia de Almeida

As meninas disse...

Eliana faço feijão de maneira completamente diferente:))) Coloco o feijao na panela de pressão,com agua e cloco pra cozinhar.....Numa panela a parte frito o bacon, calabresa, linguiça, carne de porco e de gado e temperos, cebola, alho e cubinhos.....Depois do feijão cozido, com a escumadeira pego os grãos e "frito" nesta panela com as carnes, depois recoloco tudo na panela d epressão e ai sim, deixo um bom tempo...Depois acerto o sal e esta pronto, pra engrossar faço igualzinho a vc....ha e faço esse feijão umas 2x por semana, minha pequena adora feijão...mas fiquei de olho foi na farofa de banana...passa a receita ai vai...Parabéns o feijão parece delicioso.....beijos

Geórgia disse...

Aqui m casa todos adoram feij�o preto, e esse a� temperadinho, j� � quase uma feijoada! Todos iriam amar! Bjs.

Isabel Salvador disse...

humm eu adoro feijão e este ficou com um bom aspecto..........k maravilha amiga...bjokas grandes

Marizé disse...

Que bom, gosto tanto de cozinha brasileira. Obrigada por partilhar.

Silvia Arruda disse...

Eu não gosto de carne seca, mas como tudo que acompanha esse feijão!! hummmm (farofinha é tudo de bom...)

Maria Helena disse...

oi Eli querida!!! estou contente por voltar também, pois estava com muitas saudades de vocês e dessa troca maravilhosa que fazemos (não só de receitas)!!!

aqui no interior a gente chama isso de feijão gordo...rs.. e eu tbm adoooooro! Esse seu me atiçou as lombrigas... rsrsrs... como tudo que vc faz!

beijoconas

Anónimo disse...

Lica
Me fala o que é isso? Fiquei uns dias sem passar aqui e hoje já cheguei vendo esse feijão gordinho que eu amo de paixão. Depois fui pra aquele bolo que pelamor é tudo! Aí cheguei no pastel que além de maravilhosos, ainda tem o brinda das bochechinhas lindas e as mãos fofinhas que devem ter até aqueles furinhos, do Raphinha. Realmente não posso ficar muito tempo sem passar aqui. Todas essas maravilhas juntas é muita tortura.
e fica mais difícil pra digerir. Beijo grande, vc é demais!

ET- 1- Fiz o salpicão e foi um sucesso! Obrigada de novo
2- Esse pastel é aquele da frente do hortifruti? Se sim, vai ver que a gente até já se cruzou por lá. Não consigo experimentar outro porque amoooo o de palmito c/ catupiry, mas da próxima vez vou testar o de escarola que tá tentador. Bjs de novo

Cláudia disse...

Olá, Eliana, tudo bem com vc e sua família, o e danadinho do Rafinha, Vai bem? Que bom!
Olha, para mim este feijão tá uma feijoada e eu adoro com salada de tomate e esta farofinha especial. Passa a receita depois.
Bjos

Andrea disse...

Que delicia! =)

Anónimo disse...

Amigaaaaaaaa
Claro que você pode usar esse nome, mas trate de colocar "feijão melhorado da BEATRIZ"..rsss
Brincadeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Olha, eu tenho um sonho... que é juntar numa cozinha você, a Larissa e o Jeffinho (marido da Helô). Claro que eu só vou ficar olhando e babando!!!

FIQUEI MUITO FELIZ PORQUE VOCÊ VAI!!! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!
Já estou em contagem regressiva!

Eli disse...

Léa e Davi, que barato amiga!! Eu quero ver em?! :)
Olha eu estava com saudades, pensei que já não vinha mais aqui, fiquei feliz em vê-la aqui e em saber que anda cozinhando muito! Que bom que gostaram do risoto de bacalhau. :) Some não viu?!
Respondendo sua dúvida, é o seguinte a partir do momento que você refogou o feijão com os temperos não pode colocar a água fria pois aí ele sofre um choque térmico e por muitas vezes chega até a não ficar tão macio, e demora muito mais pra cozinhar! Acho que ainda não coloquei a receita da farofa aqui, mas é o seguinte, uma colher cheia de manteiga (manteiga honesta viu?! rs), uma colher de azeite, meia cebola picadinha, doure a cebola na manteiga e azeite, junte pedaços de banana (cortados não muito pequenos tá) e cheiro verde,um pouquinho de sal e vai adicionando a farinha, até ficar no ponto que gosta, mas sequinha ou mais úmida! :)

Dani Toré obrigada querida!!

Helô minha linda, muito obrigada viu?! A fala pro maridão que estou esperando ele aqui pra tomar um café e trocar muitas receitas e experiências, sim porque já fiquei sabendo que ele cozinha muitooo!! Então ele tem que vir aqui dar os pitacos e nos ensinar seus segredos!! :)

Natércia minha querida obrigada!!

Flávia você sempre querida comigo!! Olha faça arroz com cenoura, ou então saladinha de cenoura ralada com pedaçinhos de azeitonas temperada com cebola roxa e limão e azeite. Ou então corte palitos de cenoura cozinhe e utilize esse mesmo tempero. :)

Fabiane obrigada pela visita e por nos mostrar sua maneira de fazer o feijãozinho, eu vou fazer assim dá próxima ver viu?! A receita da farofa eu coloquei aí na resposta que dei a Léa e Davi, qualquer dúvida me escreva! :)

Geórgia feijão preto é tão bom né?! :)

Belinha obrigada querida!! :)

Marizé eu gosto de muitas cozinha, portuguesa, italiana e muitas outras mas eu tenho que dizer que pra mim a cozinha brasileira é maravilhosa. :)

Silvia é assim mesmo, gostamos mais de uma coisa menos de outra e por aí vai. :)

Maria Helena que coisa boa tê-la aqui, que saudades de você!! :)

Sonia t. não vou responder nada, PARA TUDO!! Você mora pertinho de mim e não nos conhecemos?! O que é isso?! Estou esperando seu email pra resolvermos isso. hahahaha

Cláudia minha amiga que coisa boa você aqui, estamos bem e vocês aí?! O computador arrumou de vez?! :) Beijos, fica com Deus!!

Pinkie obrigada querida!! :)

Beatriz minha amiga, olha é só abrir a cozinha aí e chamar que vamos todos tenho certeza, fazer uma farra gostosa. :)
Olha eu vou AMAR conhecer você e poder falar minha amiga real. Vai ser um LUXO total!!! :)

Valentina disse...

Nossa, que prato saboroso! comidinha caseira, fico aqui so imaginando o sabor.