domingo, setembro 07, 2008

Uma blogueira, uma história ...

Silviane é uma arquiteta jovem e inovadora.
Deixou Recife para viver em Porto Alegre e assim aprender um pouco do estilo de lá. No mundo blogueiro, ajuda a amigas virtuais a “por ordem” em suas casas, surgerindo cores, nova disposição dos móveis, o que adquirir para decorar.
Sempre busca por idéias novas. Gosta do rústico em peças chaves e aposta em misturas que podem dá um toque especial a determinados ambientes. Hoje ela vem nos contar as tendências 2008/2009 para decoração, oferecer dicas e exemplos para deixar nosso lar sempre na moda gastando pouco.

Daqui, eu e a Lica, abrimos nosso espaço para VOCÊ que tem muito a nos oferecer e ensinar. Desde já agradecemos o carinho de aceitar nosso convite.


Tendências na decoração 2008/2009

"Bom, quando saí de Recife, eu valorizava projetos com muito vidro, metal e madeira. Chegando em Porto Alegre, percebi que o rústico, ou seja, palha, bambu, barro e derivados, não eram muito utilizados por aqui, já que não é uma cidade litorânea e não possui muita disponibilidade de materiais desse tipo. Pesquisando em revistas e exposições locais, vi que os poucos arquitetos que estavam buscando inovação, incluindo esses materiais em seu trabalho, estavam obtendo sucesso.

Acredito que, com tantos discursos, reportagens e alertas para a preservação do meio ambiente, a tendência da arquitetura seja cada vez mais utilizar materiais recicláveis ou renováveis e produtos cuja produção não signifique tanta poluição arremessada diariamente no ar ou nos rios. O aproveitamento de móveis que já temos em casa e sua modificação, seja com uma nova cor, um novo revestimento ou uma pequena mudança em seu formato é um exemplo disso. A madeira maciça tem sido substituída frequentemente por madeira de reflorestamento revestida com lâminas imitando a madeira desejada. Nas fotos que seguem, tento passar uma idéia do que dá para fazer com esses materiais.

Os tons neutros estão chegando a todo vapor pois são cores que não enjoam e ainda ajudam na hora de mudar a decoração. Branco, tons de bege e marrom combinam muito com detalhes em tons fortes como o vermelho. Trocando as almofadas do sofá, o tapete e objetos como vasos e quadros já causa uma sensação de que a decoração mudou completamente.

Image and video hosting by TinyPic

Uma pequena mudança no banheiro como uma nova moldura ou tamanho para o espelho e um simples papel de parede já faz um grande efeito. Adquire-se novos objetos para colocar em cima da bancada e pronto! Todos vão pensar que você fez uma grande mudança e foi tão simples.

Image and video hosting by TinyPic

Os tons fortes como vermelho, amarelo e uva ainda são utilizados, mas em pequenos detalhes como nichos, apenas uma parede do ambiente, um tapete ou uma poltrona. Coisas simples que você mesmo pode fazer como tirar o final de semana para pintar uma parede, mandar trocar o revestimento de uma poltrona antiga que estava encostada, trocar o tecido da cortina ou adquirir um novo tapete. Muitas vezes, comprar uma colcha nova e pendurar um poster bem legal já transforma tudo num quarto. A dica para quem curte tons fortes é escolher apenas uma parede do ambiente para pintar, de preferência uma que você não visualize o tempo todo. Para o quarto, sugiro a parede que fica atrás da cama. Numa sala, sugiro a que fica atrás do sofá ou do aparador da mesa de jantar.

Image and video hosting by TinyPic

Para as cozinhas, a tendência é sair cada vez mais do branco convencional, utilizar revestimentos que imitam a madeira, papel de parede (sim, também se usa na cozinha!) e vidros nos armários onde você pode colocar objetos coloridos e mudar o clima apenas trocando esses detalhes.Não pode gastar tanto? Que tal uns quadrinhos coloridos e novos escorredor, porta-talheres, porta-guardanapo. Existem de vários modelos, cores, materiais e preços.

Image and video hosting by TinyPic

Garanto a quem não pode contratar alguém para ajudar, seja um arquiteto ou um pintor, que colocar a mão na massa pode ser uma bela terapia e ainda te ajudar a descobrir uma habilidade que você nem sabia que tinha! Ah, e nunca esqueça: quanto menos gavetas e armários para guardar entulhos, menos coisas você junta em casa e fica muito mais fácil reorganizar, ok? Não está mais usando? Jogue fora, doe ou recicle para voltar a utilizar. E aquela boa e velha frase "menos é mais", ainda está valendo!
Um abraço a todos que passam por aqui, é um prazer colaborar!"

10 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente "menos é mais",eu gosto de casa com pouca coisa ,as vezes acho lindo certos objetos de decoração ,utensílios de cozinha ,mas mesmo assim não compro senão com tudo que tenho nem seria notado como bonito e sim como excesso,achei legal a dica de dar,reciclar e jogar fora "sem pena" assim que eu faço.

Kd a minha Jê?
Bjs pra ela

winnie disse...

Agora quando estive de férias dei uma completa remodelada na minha casa.
Cada vez mais ndo numa de ter o minimo essencial. nada de coisinhas e coisinhas que só empatam e dão trabalho.

Anónimo disse...

Adorei, acho lindoooo e muito elegante decoracao rustica. AS dicas e as imagens estao de mais, parabens Silviane. Menininas vcs deveriam colocar o link do blog dela p/ gente conhecer, eu pelo menos nao sei.

Bjs e bom domingo p/ vcs!

Dani Vitrolinha disse...

Tudo de lindo... e que orgulho poder dizer..."Essa aí é minha amiga, de coração, beijos pra vc Lica, venho sempre aqui, adoro teu blog.

Batata Frita® disse...

Eu quero uma casa assim... Beijocas fofas

Anónimo disse...

Adorei as suas dicas e gostaria de pedir uma, estou para reformar o quarto da minha filha mais velha, 13 anos e gostaria de umas dicas, pois não tenho a menor idéia de como decorá-lo. Estou pensando em fazer o teto de gesso, e ela quer uma parede toda de espelho, ela adora tb a cor roxo...

Anónimo disse...

Ahhhh.. esqueci o meu e-mail é amendes76@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Adorei a matéria sobre decoração! Parabéns para vcs, Jê e Lica, por mais essa iniciativa e criatividade! As dicas sobre decoração estão ótimas, estou precisando dar uma reciclada nos móveis em casa e vou aproveitar muito esta matéria. Adorei! Tenham um lindo dia! Bjs, Míriam

Unknown disse...

Parabens, a materia é ótima e a decoraççao de tremendo bom gosto!
Bjs!

Valentina disse...

Que dicas bacanas. Acho que as vezes as pequenas mudanças fazem realmente muita diferença. Gostei como colocastes tudo aqui, de uma forma muito gostosa.