quinta-feira, setembro 11, 2008

Espinafre gratinado


Image and video hosting by TinyPic



Quando faço espinafre gratinado sempre fico pensando que ele parece um pacote de presente, pois por cima fica lindamente dourado como se fosse o embrulho e por dentro uma agradável supresa , aquele creminho muito saboroso e encorpado e ao se juntar ao arroz fresquinho que você fez formam o par perfeito, assim é pra mim a descrição do espinafre gratinado.

A receita não tem medidas pois geralmente utilizo um pouco do espinafre que vem no maço, e pra isso basta lavá-lo e deixar que escorra bem o excesso da água. Aqueça então o azeite uma quantidade legal para refogar o espinafre eu diria 2 colheres de sopa, e deixe dourar alho macerado com sal e a cebola picadinha, junte o espinafre e deixe murchar. Nesse momento adicione uma boa quantidade de leite (esse leite vai demandar o tanto de molho que vai querer fazer) então deixe começar à ferver e junte uma mistura de leite frio com farinha de trigo dissolvida. Para essa mistura basta colocar meia xícara de chá de leite frio e dissolver uma colher de sopa de farinha de trigo.

Agora eu utilizei 400ml de leite para fazer o creme e a quantidade de farinha dissovilda no leite frio foi suficiênte para engrossar o molho se for fazer mais molho basta dissolver mas farinha no leite frio. Coloquei numa travessa (que possa ir ao forno) cubra com fatias de mussarela e polvilhei queijo ralado. Levei ao forno para gratinar, eu utilizei o grill do meu forno.

28 comentários:

Meu Grande Sonho disse...

Eliana, vc voltou com tudo, hein...

Iliane disse...

gozado..numca tinha feito espinafre assim..adorei a ideia..deve ficar muito bom...a foto tá linda..bjus

Silvia Arruda disse...

Nunca comi espinafre gratinado... adorei a sufestão. Com ctz, vou fazer! :)

disse...

Ahhh, como eu queria ser sua vizinha ...

Anónimo disse...

Eliana,
eu e meu marido amamos espinafre, e pra variar você e suas receitas que caem tão bem. Lá vou eu amanhã pra feira :-)
Você já está famosa em terras belgas viu?!

Beijocas.
Maria Amélia

Natércia Ramalho disse...

Eliana que maravilha!Eu fiquei encantada com a sua receita...um bjo Natércia...

Téia disse...

Hum, adoro este prato LICA, mas nunca mais lembrei de fazer. Você me deu uma óptima idéia. Alías, acho que vou usar a sua idéia. Bj.

Anónimo disse...

Aiiii que vergonha, mas vou ter que perguntar: usa-se todo o espinafre ou só as folhas???

Eli disse...

Larissa obrigada querida!

Iliane realmente fica muito gostoso e não dá trabalho, eu também adoro ele no azeite e alho.

Silvia Arruda fiquei feliz que gostou da receita, depois me conte o que achou?!

Jê vou arrumar um puxadinho aqui. hehehe

Maria Amélia minha querida muito obrigada, eu nunca vou poder pagar todo o carinho que me passa viu?!

Natércia que bom ter sua aprovação!

Téia vou ficar de olho na sua versão. hehe

Anônimo não é vergonha perguntar, e olha eu utilizo os talinhos também não gosto de jogar fora. hehehe Muito obrigada pela visita viu!!!

Anónimo disse...

nossa deve ficar uma delícia... nao sou expert na cozinha, mas como lia sempre o blog da Jê copiava alguma coisa, ela nao me conhece, deixei apenas um comentario no blog dela e lia todos os dias... agora ela escrevendo com vc, migrei pra cá...
Beijos
Paula
snypaula@hotmail.com

Flávia Curci disse...

Oi Lica! O prato ficou lindo! Eu faço algo parecido, mas sem os queijos e utilizo maizena ao invés da farinha, acho que fica mais leve!
bjs

Glau disse...

Lica querida, vc acredita que comecei a pegar gosto por cozinhar quando minha mãe me pedia para ler no livro de receitas as medidas para fazer gratinado de Espinafre.. ai aos poucos, comecei a fazer sozinha.. foi do gratinado pro arroz, pro bifinho, pra sopa e quando vi já sabia cozinhar!

Adorei seu post! Me trouxe recordações mto boas!

Um grande beijo, Glau

Gourmandisebrasil disse...

Com uma colher de arroz integral fica bom demais!!!
bjo.

Fabrícia disse...

Lica isso é de matar....nossa uma idéia para o jantar de amanhã. Miam....
Querida vc perguntou sobre os vasinhos, quant tempo tirar do freezer antes de servir ... Bom vc faz como se fosse um sorvete caseiro. Normalmente tiro de 15 - 20 minutos antes de servir...para ficar cremoso. Como enfeitei a mesa do bolo foi o tempo certo.
Bjs para ti.

Elaine J. disse...

e pensar que comecei a curtir espinafre recentemente!! a comida predileta do poppeye! :)

Aline Neme disse...

Eu comecei a comer espinafre esse ano... ainda tô me descobrindo mas já sei que gosto!!!!

Gratinado deve ficar fantástico!

Bjundas

Nani disse...

Uau ficoui lindo!
Outro dia fiz uma torta de espinafre, muito gostosa também!
Beijos

Cris disse...

Lica, minha fonte de inspiração... estou com um maço na geladeira... e sem idéias.. obrigada amiga!

Os Olhos de Alice disse...

Adoro espinafre gratinado
este seu está de dar água na boca
bjs

Anónimo disse...

Olá Eliana

Parabéns pelo seu blog, ótimas fotos e deliciosas receitas. Vi que você tem indicação do Cyber Cook no blog, porém, nós mudamos de endereço e o link do seu blog não está correto. Por favor, modifique para nossa URL primária que é www.cybercook.com.br.

Aproveite e passe por lá e conheça a nossa comunidade, suas receitas e suas fotos serão muito bem-vindas por lá e também você traria o pessoal de lá para conhecer o seu blog!!!

Anónimo disse...

Lica, que coisa mais lindaaaaa!!!
Comprei um maço de espinagre pra fazer do jeitinho que vc ensinou, mas queria te perguntar uma coisa: dá pra congelar essa receita?
Aqui em casa somos só eu e o marido, se der pra congelar eu faço e divido em 2 refratários...
Bjks
nadia

Eli disse...

Paula você é muito bem vinda aqui viu?! Muito obrigada pela sua visita!! E e Jê também mostra seus posts por aqui. hehehe

Flávia Curci é o uso da farinha é pela preferência mesmo. Muito obrigada pela sua visita estou te aguardando mais vezes por aqui em?! :)

Glau querida você me emocionou, adorei saber um pouco mais de ti! Como a comida nos transporta pelas lembranças né?!

Nina na próxima vou fazer o arrozinho integral. hehehe

Fabrícia querida muito obrigada viu?! Os meus já estão no freezer vai ser a sobremesa do nosso jantar com amigos de amanhã. hehe

Elaine Jardim eu amo espinafre eu como toda semana.hehehe

Aline Neme que bom que gostou do espinafre, eu acho uma delícia!! Olha esse gratinado é realmente muito bom.

Nani espinafre é muito bom né?! Como recheio de torta eu acho simplesmente fantástico. hehe

Cris adorei esse "fonte de inspiração", coisa boa amiga!

Mundo de Alice muito obrigada!!

Luiz Lapetina muito obrigada pela visita. Eu vou corrigir o endereço e também vou fazer a visita sim vou adorar fazer parte dessa comunidade.

Nadia querida tudo bem contigo?! Olha você pode congelar sim, só que vai apenas cobrir com a mussarela e depois polvilhar o parmesão e freezer, vai gratinar só no dia que for consumir ok?! Qualquer coisa me mande um email - elianascaramal@gmail.com

Anónimo disse...

Lica, que delícia de comida!
Já fiz, comemos e mais que tivesse rsrsrs!
Como sábado eu dou um jeitinho de aproveitar o que tá sobrando na geladeira, acrescentei umas 5 fatias de peito de peru defumado cortado em tirinhas, e mais umas 3 colheres de creme de leite.
Olha, ficou tão bom que nem separei pra congelar...

Da próxima eu tiro foto também!

Bjks!
Nadia

Valentina disse...

Amiga, amei esta entrada do post, ótima narrativa. Que forma deliciosa de preparar espinafre.Yum!Gostei que o teu molho não é cheio de cremes.

Priscila Beneducci disse...

Oi Lica, faz muito tempo que seu blog é minha visita semanal de final de semana. Puxa vou tentar fazer seu Espinafre. Eu faço só 5 receitas de Espinafre que pegaram aqui em casa, não sai disso. Se funciona ai com você com um filho pequeno, vai funcionar aqui em casa também.

Boa Semana Priscila

Anónimo disse...

Puxa que saudade de passar por aqui e de salivar com suas delícias. Vc voltou arrasando heim? Amo creme de espinafre mas nunca cobri com muzzarela. Imagina se não vou ter que experimentar urgentemente depois de ver essa foto que deu água na boca? E aquela tentação de limão com bis??? Meu Deus de onde brotou uma idéia tão boa como essa? Preciso disso urgentemente. Amanhã mesmo vou sair pra comprar Bis e "executar" essa maravilha. Vc é mesmo demais! Abençoada por Deus!
Um beijo bem grande no seu coração

Eli disse...

Nadia essa semana vou colocar um pouquinho de peito de peru como ti, adorei a dica!

Valentina querida muito obrigada! Eu também não curto muito creme e manteiga não . hehehe

Priscila muito obrigada pela seu carinho! Olha depois me conte se a receita foi aprovada em?! :)

Sonia querida muito obrigada! Olha realmente o creme de limão com bis eu achei uma delícia. hehe Depois me conte o que achou?!

Laurinha disse...

Espinafre é bom demais!!!
Adorei a sugestão... sempre parava no creme... vou seguir a diante e forno nele!
Beijinhos