segunda-feira, setembro 01, 2008

O patchwork conquistando seu espaço,

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalhos". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. ( Wikipédia )


Antigamente tudo o que era feito com essa arte caia bem para casa de veraneio. Como colchas de cama e mantas para o sofá. Por ter um estilo despojado e serem produzida com retalhos multicoloridos o ar lembrava descontração e férias, então dificilmente chegariam a decorar apartamentos sofisticados nas grandes cidades. Mero engano.

Na casa cor Rio 2008 muitos arquitetos investiram alto usando a arte para diferentes ambientes. O arquiteto Maurício Nóbrega destacou-se com uma banqueta de patchwork feita com retalhos de tapetes. A mistura de épocas diferentes trás o diferencial para o seu lar. O antigo com o hoje tornou-se moderno.
A arte saiu dos USA e ganhou o mundo, invandiu nossa casa e nosso guarda-roupa. Conquistou estilos. O mercado hoje nos oferece colchas, pegadores para panelas, tapetes, almofadas, bolsas de passeio, detalhes em roupa e tudo mais que possa ser produzido com tecido.

E você, minha cara leitora, já usa uma peça de patchwork em casa ?
Infelizmente na minha ainda não temos.






Patchwork
Thanks Creative little e Wikipédia

Image and video hosting by TinyPic






Image and video hosting by TinyPic



beijos,

6 comentários:

Marcos disse...

Eliana é muito lindo!!!Obrigada pelas visitas um beijinho Marcos:))

Ana Medeiros disse...

Eliana, maravilhosos. Amo patchwork, pena que não tenho uma máquina pra fazê-los.

Beijocas e uma boa semana.

Telma disse...

Eu amo o patchwork, adoro colcha de retalhos, daquelas americanas .... Achei lindo o trabalho e tomara qua cada dia mais a gente os encontre nas lojas!
Bjo e uma semana abençoada!

Anónimo disse...

Affff gente le direito foi a JE q postou!!ATENÇÃO NÉ?

Cris disse...

Adoro patchwork!!! Tenho uma colcha... e algumas almofadas... :-)

Anónimo disse...

O patchwork é alegre!tenho detalhes em blusas,toalhas de banho e rosto e até fronhas pro meu filho...bom saber que estamos atuais...bjsss