segunda-feira, setembro 15, 2008

Enroladinho de queijo


Image and video hosting by TinyPic



Esse enroladinho é muito comum no estado de Goiás, ao voltar para casa do meu pai nas minhas últimas férias acabei me lembrando dele e de quanto o comi na cantina da escola quando pequena. Ao chegar em casa eu logo tratei de reproduzir a receita porque eles simplesmente conquistaram meu marido e também meus vizinhos queridos. É uma mistura de doce com salgado, pois a massa é levemente adocicada e o recheio é salgado e a cobertura é doce então essa receita é para aqueles que apreciam o sabor agridoce. Mas eu deixo a sugestão para que faça pois a massa fica bem fofinha e é realmente uma delícia!

  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1/2 medida da mesma lata de água
  • 50 grs de manteiga sem sal amolecida
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento para pão
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 500 grs de farinha de trigo
  • 300 grs de queijo minas padrão cortado em palitos
  • Coco ralado para polvilhar
  • O restante do leite condensado para pincelar depois de prontos os enroladinhos
Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, água, ovos, manteiga, fermento e sal e bata até ficar bem misturado. Despeje em uma bacia e vá juntando a farinha aos poucos, vá misturando com a ajuda de uma colher e quando a massa ficar mais pesada coloque na bancada enfarinhada e vai sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se for necessário. Coloque a massa dentro de uma saquinho próprio para alimentos, feche e deixe fermentar por aproximadamente 1hora. Depois vai retirando os pedaços de massa e abrindo numa bancada enfarinhada e corte tiras e vai enrolando nos palitinhos de queijo e colocando sobre a assadeira (eu forrei a assadeira com papel manteiga). Depois de enrolados pincele com ovo batido ou leite que foi meu caso e leve para assar em forno médio até que estejam douradinhos, ao sair do forno pincele com leite condensado e polvilhe com coco ralado e sirve de preferência quentinho.

51 comentários:

disse...

Isso parece uma loucura de tão bom. Faz pra mim, pleaaaaseeee ...
Um beijo grande e uma boa semana.
Beijos,

Valeria disse...

Adorei esse enroladinho diferente ,meio doce meio salgado!!
curiosidade pra provar!!

Anónimo disse...

Eliana minha amiga, que "trem bão", coisa de mineiro sabe como é :-)
Aqui eu não encontro queijo minas padrão, qual queijo você me recomenda? Me ajuda aí que o forno já está me chamando he he he.
Beijocas.
Maria Amélia

Eli disse...

Jê querida obrigada!

Valeria se provar me conte em?! :)

Maria Amélia minha amiga já ri aqui sozinha, olha pode usar queijo mussarela esse você encontra?! Se não encontrar me dê outro toque que resolvemos o problema. hehehe

Agdah disse...

eu achei interessante o leite condensado na massa.

Iliane disse...

que enroladinho lindo êsse seu!!!!e..parabens pela nova cozinha..belissima..bjus

Marcos disse...

Eliana que maravilha!!!Um beijo Marcos:))Desculpa não tenho vindo na sua cozinha muito trabalho...ai não dizia esta cozinha está muito linda!

Ba disse...

Nossa esse enroladinho parece estar uma delícia!
E parabéns pela cozinha!

Laranjinha disse...

Esse enroladinho ficou bem bonito!

Tânia disse...

Se vai queijo só pode ser muuuiito bom....
Docinho então....preciso provar esse enroladinho!

Laurinha disse...

A decoração nova está linda!!!

Estes enroladinhos devem ser uma perdição!!!! :DDD
Menina, que delícia!!!

Beijinhos

Anónimo disse...

Oie!! A nova "cara" do blog ficou linda!!

Lembra daquela broa mineira de fubá que vc comentou aqui há alguns meses? Eu até deixei um coment na época... pois é, hj
(15/09), vi a receita dela no Receita Minuto, na Band(www.band.com.br/receitaminuto), não saí da frente da Tv e nem pisquei... rsrs
O chef a chamou de BROA AEROSA, só q ao visitar o site percebi q a foto foi trocada com a da receita da BROA CAXAMBÚ... e os 8 ovos pedidos na receita foram colocados um a um até dar o ponto (a massa tem q cair bem lentamente da colher), no final ele usou só 7 ovos...
Então, desculpe pelo "livro" q escrevi, mas lembrei de vc quando vi a receita...
Abraço!
Taís Acosta
taisacosta2@yahoo.com.br

Glau disse...

meu deus, que delícia de receita! adorei

bjo, glau

laila radice disse...

lica e jê...está lindo o cantinho de vcs...mto mimoso.

e lica esses enroladinhos são de faezr qualquer um perder a linha...q maravilha!!!!!!bjs

Jociane Tachibana disse...

Oieee
Passa no meu blog, tem um presentinho para você..
Abraços

Sylvia disse...

Nossa Eliana,o lay out anterior já era bonito, este novo entao está ma-ra-vi-lho-so !!!
Adorei os enroladinhos, adoro essa mistura de doce com salgado.
Pena que aqui nao tem queijo Minas , mas vou ver se acho algo assim.
Tudo esta lindo e delicioso aqui , Eliana.Parabéns

Vivian disse...

Lica, abenóada vc !!! guria eu comia esse enroladinho todos os dias na hora do recreio com uma garrafinha de Jaó (refrigerante feito no Pará). E todos os anos, qdo vou visitar a minha mãe, me esbaldo comendo esse enroladinho com um creme de açaí ou de cupuaçu. Vc nem pode acreditar como estou feliz de ver essa receita aqui. Já tentei conseguir mas foi em vão. Amanhã mesmo vou comprar os ingredientes e fazer a receita pra me esbaldar .
thanks, querida

Anónimo disse...

Lica do céu!!! quequéisso?? Menina quer me matar de vontade? Imagina...eu nunca vou conseguir fazer esses enroladinhos...é muito pra minha pouca habilidade culinária...mas eu fiquei aqui em desespero de vontade de comer unzinho que fosse..ai..ai...
Bjs
Marcia
Perth Amboy - NJ

Eli disse...

Agdah essa massa é bem saborosa!

Iliane guarde essa receita é tão bom para acompanhar um chá amiga!

Marcos querido não se preocupe, eu estava preocupada pois passo todos os dias lá na sua cozinha e percebi que deu uma sumida, mas agora já tenho noticías e sei que é apenas a correria do dia a dia então tá tranquilo. :)

Ba obrigada querida!

Laranja com canela obrigada!

Tânia eu acho que vai aprovar, depois me conte!

Laurinha obrigada querida!!

TAís Acosta muito obrigada, eu vou já procurar e vou testar a receita se tudo sair bem eu publico aqui. :)

Glau obrigada querida!

Laila então não são?! hehehe

Jociane eu vou lá agorinha, muito obrigada viu?!

Sylvia você pode utilizar queijo mussarela, será que esse você encontra por aí?! Sabe que eu também adoro bis!! hehehe

Vivian fico muito feliz em saber que te ajudei, em Goiânia também tem Jaó. heheheh Eu tomei muito quando criança. risos

Márcia então vamos resolver seu problema é bem simples, quando vier aqui em terras brasileiras e sei que não vai demorar muito você vem aqui tomar um chá comigo e eu os faço bem quentinhos pra ti, que tal?! risos

Anónimo disse...

Lica, o site blog ficou lindo, parabéns...
Estou com uma grande dúvida, qual é esse fermento para pão q vc usa, é o em pó, granulado ou o biológico?

Aline Neme disse...

Lica, tudo o que vc faz tenho vontade imediata de comer... ô mei pai, assim vou virar uma rolha... hehehehehe

Bjundas

Eli disse...

Alessandra primeiro muito obrigada pelo carinho! O fermento para pão que falo é o biológico eu geralmente uso o seco mas pode ser o fresco também, mas fermento biológico seco, não é fermento em pó para bolo tá?! Qualquer coisa me dê um toque que tento te ajudar.

Aline Neme querida eu fico rindo aqui, sabe que já fiz algumas receitas suas que estavam na minha listinha e logo vou postar por aqui. hehehe

Goreti disse...

Nova decor...ficou linda!

Ah! E essa delícia lica...sabores da infância.

Beijos!!!

Nani disse...

Amiga ficou show, estou aqui até salivando!
Beijos

Pitadasdilu disse...

Lica, você sempre trazendo algo novo pra deixar a gente com água na boca e aquela vontade enorme de experimentar...
Bjos, Lú.

Natália Eleutério disse...

Adorei..adorei mesmo esse enroladinho tão apetitoso, bjs

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Só vou falar uma coisa deste enroladinho!!!!!! Quase lambi o monitor!!!!!!
Óh céus!!! Óh vida!!!!! Quanta comida boa!!!!!
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

"Manjares da Manu" disse...

Que receita maravilhosa!!!

Bjs...

Nysa disse...

queijo derretido ;-) já está anotada!!! beijocas

denise disse...

oi, como faço prá enrolar a massa no queijo?
vc pode me explicar melhor?

beijooo quero fazer looogooo

denise disse...

50 gramas de mateiga seria qnts colheres?

denise disse...

eu fiz, não ficou bom não. a massa ficou dura e ressecada.

Eli disse...

Denise - Que pena, será que seu fermento estava bom?! Essa massa é uma coringa eu faço sempre e tem muitas blogueiras que já fez também.

Unknown disse...

Linda receita!
Muito Obrigada!
Sou Goiana, morando no Japan.
Estou suspirando, sua receita me lembra felicidade e felicidades!
Estudei no Imafi-GO e no Kolben Sefer-GO
E no recreio, tb comia essa deliciaaaa
Vou tentar fazer com a musarella, pq aqui eh carrissssimo o queijo qualho, o nosso goiano, ou mineirinho.
Saudadessssssssssss
TDB....

Eli disse...

Samirinha - Primeiro muito obrigada pela sua visita minha conterrânea, agora quero dizer que fiquei imensamente feliz pois acredito que a comida provoca exatamente esse sentimento de nos movimentar no tempo e fazer resgate de bons momentos - faça com musarela vai ficar tão bom quanto pode confiar. :)

Luciana disse...

Lica, minha querida, tudo bem?
Sou Luciana, aqui da Holanda, já trocamos emails um tempo atrás e também já fiz esse delicioso enroladinho e foi um sucesso total por aqui. Estou fazendo nesse momento novamente e gostaria de saber como faço para congelá-los.
Desde já agradeço, um forte abraço.....Luciana

Eli disse...

Luciana - Querida tudo bem por aí?! Olha se for congelar eu faço assim, depois de assados ainda sem a cobertura eu deixo esfriar coloco numa assadeira um ao lado do outro e levo ao freezer depois que eles já estão durinhos eu retiro e coloco tudo juntinho dentro de um saquinho próprio para congelar, quando for consumir ligue o forno bem baixinho e deixe aquece uns 10mts depois do forno quentinho coloque os enroladinhos deixe um pouquinho desligue o fogo e deixe os bichinhos lá dentro terminando de descongelar e aquecendo assim que você ver que eles estão bons você retira passa a cobertura e é so consumir, qualquer coisa me escreva.

Super beijo, Lica.

Sica disse...

Fomos presenteados com essa delícia de enroladinho feito pela minha querida amiga Luciana (daí de cima..rsrs). Como não sou goiana, não conhecia e adorei! =)
A Lu me disse que tinha pego essa receita num blog de culinária de uma goiana morando em terras paulistanas, daí logo adivinhei que era o seu, Lica! Puxa, que coincidência, pois vc me ajudou a definir o cardápio de um jantar há pouco mais de 1 ano e foi um sucesso. Tb moro na Holanda, lembra?!
Lica, vc é mesmo uma pessoa muito especial. Como definiu o marido da Lu, uma pessoa que ama o que faz. Além de nos presentear com essas delícias, está sempre disposta a nos ajudar. Obrigada! E parabéns!!!
Bjo, Silvana.

Eli disse...

Sica querida mais o mundo é pequeno né?! Acho que é por isso que meu avô sempre me ensinou que devemos sempre tomar cuidado com que plantamos pois o mundo além dar voltas é pequeno demais. heheheh Eu fiquei muito feliz com o seu comentário sabe que a dias penso em parar de blogar e retirar o site do ar mas quando recebo um comentário assim eu logo penso tem tanta gente especial que passa por aqui e saiba que eu sou muito grata por tanto carinho. E como já te falei sempre que puder ajudar eu faço com maior carinho. Um super beijo pra vc´s!!

LICA

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sica disse...

Lica, vc faz por merecer!
E eu compreendo que algumas vezes deve bater vontade de parar, pois é trabalhoso, custa tempo, que é escasso, principalmente qdo se tem uma família pra cuidar (querubins, maridão...rsrs).
Obrigada pela consideração com suas leitoras. Mas se precisar mesmo parar, vamos sentir falta, mas vamos compreender, com certeza, pois queremos o melhor pra vc e sua família.
Bjo, Silvana.

Marcela Collado disse...

Hola soy de Chile y vivi muchos años en Goiania. Comí mucho de los enroladinhos de queijo en la universidad (estudié jornalismo en la UFG, campus II) y no sabes la nostágia (saudade) que tengo. Gracias por la receta la pondré en práctica. Lembranças pra o pessoal de aquele maravilhoso país Brasil!!!.Marcela Collado.

Marcela Collado disse...

Hola soy de Chile y vivi muchos años en Goiania. Comí mucho de los enroladinhos de queijo en la universidad (estudié jornalismo en la UFG, campus II) y no sabes la nostágia (saudade) que tengo. Gracias por la receta la pondré en práctica. Lembranças pra o pessoal de aquele maravilhoso país Brasil!!!.Marcela Collado.

Eli disse...

Marcela Collado - que barato, olha meu irmão mais novo faz filosofia lá na UFG e minha querida amiga é professora lá também, e fora que meu pai mora num sítio lá ao lado, uma delícia.

Muito obrigada pelo seu carinho e olha faça essa receita para matar um pouco da saudades e depois me conte o que achou. Super beijo.

Eli.

Gabriela disse...

Nossa.. sou de Brasília e como é do ladinho de GYN comemos muito por aqui, é divino!
Vou tentar esse final de semana, só queria tirar umas duvidas com você Eli.. É o fermente biológico seco? Aquele todo de "bolinhas"? hehe
E como faço para enrolar o queijo? Fiquei com uma pequena dúvida também hehe
Obrigada por nos proporcionar essa deliciosa receita!

Eli disse...

Gabriela, ante de tudo super obrigada pela visita. :) E agora vamos as dúvidas: é fermento biológico seco sim e se não encontrar coloque 30g de fermento biológico fresco (vendido em tabletes nos supermercados ou em gramas em padarias). E para enrolar basta cortar o queijo em bastões tipo em palito e a massa corte em tiras aí enrole e feche as bordas para que o queijo não saia todo. Qualquer coisa é só mandar email ou deixar o comentário, estou viajando mas sempre que acesso internet tento responder todas as dúvidas.

Super obrigada e um grande abraço.

Eli.

Anónimo disse...

Vou fazer agora espero qu Fique bom

Cristiane Tupã disse...

Eu morei em Goiânia algum tempo e esse enroladinho foi a melhor sensação que eu provei de lá. Uma vizinha fez pra eu provar. Quando vc vai comer pensa q é doce, depois percebe o queijo, é muito bom!
Agora que voltei pro interior de sp, senti falta desse companheiro de todas as manhãs e então decidi procurar as receitas na net e a sua foi a melhor que se assemelhou com a lembrança que eu tinha do sabor dessa delícia. Parabéns!

Rosy disse...

Olá, adorei seu blog. Fiz essa receita mas os enroladinhos não cresceram, usei o fermento biológico. E depois de pronto ficou grudando no papel manteiga.Por que será? Bjsss.

Larissa disse...

Ao ver essa receita fiquei na dúvida se o leite condensado seria um diferencial na massa ou um problema. E no final foi um problema a massa cresceu muito pouco, então a expectativa de um enroladinho fofinho chegou ao fim. O fermento também é pouco. A massa fica saborosa, o doce e salgado é ótimo, mas essa receita não resulta em um enroladinho fofinho.

R. Maria de Jesus disse...

Sim! Sou de Goiás! Aqui é muito comum! Também lembra minha infância e a cantina da Escola.
É tudo de bom! Uma delícia!