sexta-feira, setembro 19, 2008

Bolinho de abobrinha com menta


Image and video hosting by TinyPic





O dia que vi essa receita eu fiquei tão encantada que não demorou muito pra ela pintar por aqui. Primeiro porque eu amo abobrinha e menta (hostelã), segundo porque eu tinha que retribuir uma gentileza da minha querida D.Maria e outra feita por uma moça fofa demais minha querida vizinha Janaína. E foi assim que me aventurei e bem antes de saírem do forno eu já sentia aquele cheirinho bom na minha cozinha, ao experimentar minha grata surpresa , era realmente tudo que eu esperava e um pouco mais, bem macio, fofinho e úmido. O ponto alto desse bolinho pra mim é dado pelo uso da menta que realmente faz toda diferença por isso já vou deixando a dica para não deixá-la de fora na hora de fazer a receita. Essa receita você pode ver AQUI! Valentina minha amiga você é um luxo!

  • 3 abobrinhas raladas (cerca de 400grs)
  • 200 grs de farinha de trigo
  • 1 pacote (7 grs) de fermento biológico - eu utilizei fermento quimico em pó para bolo
  • 100 ml de azeite extra virgem
  • 3 ovos
  • 80 grs de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de hortelã picadinha
Coloque um pouquinho de azeite numa panela e refogue a abobrinha ralada mexendo sempre por cindo minutos. Transfira para um prato e reserve (utilize frio). Coloque a farinha e o fermento numa vasilha, misture. Faça um buraquinho no centro e acrescente os ovos, leite e azeite. Misture tudo delicadamente com a ajuda de fouet. Acrescente o queijo ralado, a hortelã e abobrinha, misture gentilmente. Por fim acrescente um toquinho de sal e pimenta à gosto, junte o fermento e torne a misturar delicadamente. Coloque nas forminhas para muffins e leve para assar em forno médio pré-aquecido e deixe assar por 20 minutos.



Image and video hosting by TinyPic

26 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Lica,

sou eu cyntia, e como sempre mexericando no seu blog, que amo de paixão, e tomei a liberdade de tê-lo como confidente tmb, hj estou triste pois vou sair do emprego dos sonhos , sabia q era temporário mas tinha esperança de ficar, já tenho outro em vista mas é uma empresa familiar pequena, e hj trabalho em uma multinacional, mas se Deus quer assim, que assim seja , e eu as vezes me pego questionando-o, o que não queria fazer, mas minha natureza humana faz, e peço perdão por tais questionamentos, visto que me veja sem "sorte"para emprego, passo anos sem tê-los e faço bico em casa de docinhos, sou formada em administração tenho inglês e mesmo assim as coisas nào andam, mas Deus me protege sempre e me dá bençãos eu é que quero mais, quero emprego ter salário bom , plano de saude, dinheiro meu mesmo para poder comprar o que quiser para casa,sou casada , mas nào me sinto à vontade para comprar sem eu mesma poder pagar, não acho justo comprar minhas coisas pessoais os meu quereres ele pagar, é sou assim ele não reclama , mas sou eu q não gosto, e até pq sei q meu salário é parte importante de casa, ele é o que dá o impulso para melhorarmos uma coisa aki outra ali, o dele é o existencial, o pé no chão.

enfim desabafei, e já fiz minhas orações para que Deus afague meu coração e nào deixe eu murmurar.
bjs

disse...

amiga de minha vida, que bolinhos lindos. Imagino o cheiro dele já que leva menta ...
Perfect.
beijos,

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Lica...adoro tudo que tem formato de muffin né? risos,então este não seria nem um pouco diferente...lindos.
Beijos

Nani disse...

Oi amiga! Que receita maravilhosa, já está anotada com certeza! Ficam lindos hein?!
Ah! Te mandei a resposta daquele e-mail!
Beijos

Nani disse...

Oi amiga! Que receita maravilhosa, já está anotada com certeza! Ficam lindos hein?!
Ah! Te mandei a resposta daquele e-mail!
Beijos

Natércia Ramalho disse...

Eliana que maravilha! Esses não me podem ficar sem fazer adorei um bjo Natércia...

Margarida disse...

Que muffins mais bonitos! E com prfume de hortelã.. hummm.. já estou imaginando o sabor!
Ficaram lindos. Já anotei para experimentar!
**

Carla disse...

Olá Lica! Amei o novo layout do seu blogue e estas cores!
Estes bolinhos têm um aspecto divinal, gostei da combinação da abobrinha, parmesão e da hortelã.

bjs, bom fim-de-semana

Cris disse...

Lica!!! Eu quando vi esta receita lá na Valentina saí correndo para fazer e mandei a foto na mesma noite para ela, kkk, menina é realmente, uma delícia que deve ser testada. Beijocas

Luciana Macêdo disse...

Abobrinha nunca falta na minha cozinha,uma ótima idéia para variar e mudar o visula dos pratos do dia-a-dia.
Bjs!

Téia disse...

Lica e Jê, amei este muffin e também já tinha visto no Trem Bom, ótima idéia fazê-lo. Ah, tem um mimo para vocês lá no blog. Bj as duas.

ATEFAR disse...

Seu Blog é bem legal, têm receitas fantásticas.

Parabéns.
O meu Blog é sobre Meio Ambiente, dá uma passadinha lá.

Abraços,
Nice.

Beatriz Belliard disse...

ADorei estes bolinhos, vindo da Valentina tem que ser otimo ! E linda apresentaçao ! beijocas

Akemi disse...

Eliana, ganhei uma abobrinha hoje e adivinha o que vc fazer??? Só preciso arrumar hortelã agora, depois te conto como ficaram! Bjs

claudia disse...

Ficaram muito coloridos estes bolinhos!

Anónimo disse...

Como sempre o fato se repete. Chego aqui e encontro algo simples, fácil e maravilhoso!
Deu água na boca e já foi pra minha lista. Vou atrás de hortelã e das forminhas pois quero que fiquem assim, chiques iguais aos seus, afinal a gente começa a saborear pelo visual né?
Super beijos

Valeria disse...

Ai ...Me arrependi de não ter comprado umas abobrinhas ontem !!!
Que maravilha de muffins!!
Bjs

Iliane disse...

humm..que maravilha..acredito que deve ter ficado muito bom.!!já sei o que fazer com abobrinhas que comprei ontem...bjus amiga...

Natália Eleutério disse...

Simplesmente deliciosos e bem originais e eu que adoro fazer bolinhos, bjs

Anónimo disse...

Ei,

sempre passo por aqui e adoro o seu blog.Fiquei com uma dúvida sobre essa receita do bolinho de abobrinha. Qual o momento certo de acrescentar o fermento?

Obrigada e um abraço
Tatiana

Laurinha disse...

Adorei as forminhas também, ficaram um charme!
E abobrinha é tudo de bom......
Beijinhos!

Ah, acho que faltou na lista de ingredientes o leite...

Beijinhos

Cláudia disse...

Amanhã mesmo vou comprar umas abobrinhas, amiga. Hortelã eu tenho no quintal, pode ser né?
bjs

Gourmandisebrasil disse...

Ficou verdinho! Ainda não fiz um bolinho com fermento biológico. Anotei a receita.
acho que "hortelã" está escrito como "hostelã" na segunda frase do post.
bjoca

Anónimo disse...

Eu nunca comi este bolinho mas deve ser muito bom, vou esperimentar. Abraços

Andrea disse...

Que bolinhos lindos! Imagino o sabor!... ;) Bjs!*

Nysa disse...

ficaram lindos e adorei as forminhas amarelas ;-)