terça-feira, setembro 30, 2008

Tirando o pó da cozinha e servindo um peixe na telha


Image and video hosting by TinyPic



Esse peixe é muito comum no estado de Goiás e eu o considero realmente bastante saboroso, ele rende um belo de um pirão e esse junto a um arroz fresquinho é realmente perfeito. Eu utilizei na receita postas de cação mas pode ser pintado, ou qualquer outra posta de peixe claro que não tenha muitos espinhos, só não vale filé aí não vai rolar, pois ele vai se desfazer com facilidade e se perder no meio do pirão.

  • 1 q de cação em postas (temperado com sal, pimenta fresca picadinha e um toquinho de limão)
  • 1 pimentão amarelo em fatias
  • 1 pimentão vermelho em fatias
  • 2 cebolas em rodelas finas
  • 1/2 q de tomates maduros picadinhos em cubos
  • Alho macerado com sal
  • Coentro picadinho
  • Azeite de dendê
  • 1 1/2 litro de água filtrada
  • 200 ml de leite de coco
  • Farinha de mandioca para dar o ponto no pirão
Numa panela grande , aqueça o azeite de dendê e doure o alho macerado com o sal , depois junte as cebolas e os pimentões e deixe murchar, nesse momento junte os tomates e deixe formar um molhinho, adicione a água e uma posta do peixe e deixe ferver. Quando abrir fervura junte a farinha aos poucos em forma de chuva em cima da panela e vai mexendo sem parar até dar a consistência desejada (lembrando que tem pessoas que gostam do pirão mas grossinho e tem pessoas que gostam dele mas molhinho), junte então o leite de coco o um pouco do coentro e desligue o fogo. Passe um pouco de azeite extra virgem na telha e coloque metade do pirão, por cima as postas de peixe e cubra com o restante do pirão e leve ao forno médio até que o peixe esteja cozido ao retirar do forno salpique o restante do coentro. Sirva quentinho acompanhado de arroz branco e salada de folhas.

A telha que utilizei na receita


Image and video hosting by TinyPic

26 comentários:

Anónimo disse...

Oiii Lica, karaka faz um tempão que to procurando outra receita que possa ser feita na telha...amei esta...eu faço um frango maravilhooooso e também uma moqueca, vou linkar você e depois posto l frango tá...mas vou fazer essa esse findi.
Bjus e obrigada...

Glau disse...

Lica, vc estava sumida mesmo! Fez falta! Comi um peixinho semelhante no domingo, foi feito na panela de barro!
Fica divino mesmo!
Bjos, Glau

carmencita disse...

Adorei esse peixe,onde acho uma telha dessa pra comprar, pois nunca ví pra vender e achei chiquérrima.Bjss

edinha disse...

Adorei este peixinho na telha
Beijinho

Gourmandisebrasil disse...

Hum! que saudades deste prato!
bjo

disse...

Não li nada.
Mas como é gosto ver seu post ...
um beijo,

Silvia Arruda disse...

Você sempre muito criativa e dedicada!! Que peixe maravilhoso!

Ziza disse...

Sei que já disse, mas teu blog está tão bonito. E as fotos, puxa, ótimas. Adorei a telha...

* Jo * disse...

quero essa telha pra mim!
=D

laila radice disse...

só a presentação já é super legal...imagino o sbaor....

bjs

Vivian disse...

Lica, acredita que comprei hoje uma telha bem parecida com a sua? Estava viajando com o marido e passamos por uma loja que tinha. Tirei até fotos pra por no blog. Essa semana posto pra te mostrar. Só falta eu comprar o peixe pra fazer.
bj

Beatriz Belliard disse...

Adoro um peixinho, boa ideia para gastar meu azeite de dende aqui ! bjocas

Filipa disse...

Feito na telha deve ficar com um sabor incrível! E que telha tão charmosa... Faz tempo que ando à procura de uma para mim mas ainda não consegui encontrar.

beijinhos

p.s. obrigada pelo comentário carinhoso

Aline Neme disse...

Peixe na telha? Que idéia maravilhosa!!! Super diferente!

Adorei Lica!

Bjundas

Mari disse...

Lica, que lindo ficou teu peixe! Aqui em casa amamos peixinho também... sabe que nunca fiz na telha (alias, como boa ignorante, não sei onde consigo telha para fazer o peixe assim), mas já comi num restaurante goiano aqui em SP, e o sabor fica divino!
Com pirãozinho, então.. hummm... deu vontade! =D
Obrigada por me dar as boas vindas lá no blog.... você é muito querida.
Grande beijo

Mari

Leo Gonçalves disse...

Peixe na telha me lembra muito o Ceará. Obrigado por isso.

Renata Barreto disse...

Lica,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita

Anónimo disse...

Eliana,
esse seu peixe está com uma cara ótima, e eu aqui feliz da vida, encontrei aqui uma loja de africanos que vende farinha de mandioca, então lá vou eu.
Será que eu acho a telha? :-)

Beijocas.
Maria Amélia

Goreti disse...

Lica, super diferente essa forma de preparo, mais uma que vou fazer, e por enquanto, vai sem a telha mesmo.

Beijos!!!

Laurinha disse...

hummmmmm, assado assim, na cerâmica, fica super delicoso... estou aqui com água na boca!!
Muito chique sua telha e apoio!!
Beijinhos

Eli disse...

Rose que luxo você querida, já estou sonhando com seu frango na telha vou ficar a espera. Obrigada pelo carinho!! Deixa aqui seu link para que eu posso te visitar.

Glau então é uma rotina um pouco mudada em casa e também uns dias que me recolhi para repor as energias, muito obrigada pelo seu carinho. Aí também amo minha panela de barro. :)

Carmencita creio que está em Sampa né?! Depois me envie um email que te falo onde pode encontrar o meu email elianascaramal@gmail.com

Edinha muito obrigada querida!

Gourmandise eu acho engraçado eu também fico com saudade de comer uma coisa ou outra . hehehe

Jê obrigada querida!

Silvia Arruda obrigada minha linda!!

Ziza muito obrigada por esse carinho!!

Goles e Nacos quando for novamente pra Goiás eu posso enviar uma pra ti, mas agora só vou nas próximas férias. hehe

Laila obrigada querida!!

Vivian que máximo, não perca tempo e dê um jeitinho de estrear logo sua telha eu adoro a minha!!

Bia peixe é bom e saudavel né?! hehe

Filipa o comentário é verdadeiro é realmente o penso e você é um luxo!! hehe

Aline Neme obrigada querida!!

Mari Azevedo então é assim essa telha eu trouxe de Goiânia, pois eu moro em São Paulo mas sou de lá, eu até trouxe uma pra uma amiga blogueira também, eu sei de um lugar aqui em sampa que vende, fica na av. jabaquara. Adorei sua chegada a essa comunidade viu?!

Leo que coisa boa, eu fiquei feliz em saber que minha comida te despertou boas lembranças!

Glau, Renata e Rita Palita - que legal meninas eu vou lá já , já. hehe

Maria Amélia querida eu pensei tanto em você esses dias de ausência minha aqui no blog. Olha que legal ter encontrado a farinha por aí e você pode fazer o peixe da mesma forma num travessa que possa ir ao forno.

Goreti é isso aí, não deixe de fazer a receita por não ter a telha pois ela também funciona perfeitamente numa travessa que possa ir ao forno. :)

Laurinha obrigada querida!!

Nani disse...

Nossa essa foto me deixou com água na boca!
Beijos

Elaine Beneduzi disse...

Lica,
Eu tenho uma telha dessas há anos e vc acredita que nunca usei!
Preciso me animar e fazer o que der na telha!!! [rs]

Bjo.
Elaine

Cris disse...

Estou babando a esta hora da noite só de olhar para esta receita... ah, esta telha... eu imaginava totalmente diferente, minha cabeça de paulista, ficava imaginando outro tipo de telha, rs. Beijos Lica!

Cláudia disse...

Lica, eu amo peixe na telha. Vou fazer essa receita sem falta, depois te conto! Humm, hummm!

bjs

Nysa disse...

que aparelho... nao conhecia! obrigada por mostrar... ando sempre a aprender! beijocas