terça-feira, setembro 16, 2008

Talharim com molho de berinjela e tomates frescos


Image and video hosting by TinyPic



A idéia desse molho saiu direto do meu livro "A Itália de Jamie", lá ele falava desse molho com tanta paixão que resolvi reproduzir a receita com o que tinha em casa e do meu jeito, e pra isso utilizei uma boa de quantidade de azeite extra virgem que aqueci numa frigideira grande, e dourei alho picadinho, depois juntei a cebola e deixei murchar, nesse momento eu juntei de uma vez só a berinjela e os tomates picadinhos e fui salteando para que o tomate fosse soltando seu suco, sabor e aroma no azeite, temperei com sal, pimenta do reino ou dedo de moça fresca picadinha sem as sementes e depois de tudo prontinho coloquei a massa (no meu caso um talharim que eu mesma fiz aqui em casa) e deixei tomar gosto, servi quentinho polvilhado com parmesão ralado.

Fazer massa em casa me dá uma inquietação, fico sempre pensando nas lembranças que meu Rapha vai ter de mim, sempre na cozinha, sempre nas panelas, sempre com livros e revistas de culinária em mãos e fico pensando se isso é bem romântico ou bem ao contrário disso, mas sei que sou feliz assim. Eu concordo com o Jamei quando ele diz que todos deveriam fazer sua própria massa em casa e não é dificil, deixo aqui mais uma vez o convite para que vocês façam sua própria massa é divertido.


*A receita no livro se chama "pasta alla norma" a minha receita acabou modificando muito a receita original mas me rendeu um molho extremamente saboroso.

17 comentários:

Leo Gonçalves disse...

Bonito prato. Deve ser bom demais. Eu curto berinjela. Principalmente quando se faz com tomate (leia-se parmegiana).

disse...

Eu fico pensando na moça que casar com o Rapha .. rs Ele já tem um paladar maravilhoso, amiga. Não vai querer qualquer misto quente nao .. rs A massa ficou maravilhosa, a foto ótima ...
beijos,

Glau disse...

iii será que nenhuma moça será boa para o Rapha? meu sobrinho tem 6 anos e eu já morro de ciúmes só de pensar numa possível namorada pra ele, imagina quando eu tiver filhos!!

Linda a massa Lica!
Bjos, glau

Nani disse...

Isso é castigo amiga! Sabe que amo massas, hehe
Beijos

Fabi disse...

Lica, sua massa ficou linda. Quanto às lembranças que o Rapha terá, pode ter certeza que serão lindas. Além de imagens, terão aroma e sabor!! Cozinhar é uma forma de amar os outros, não é mesmo? Beijos!

Nani disse...

Ah! Te mandei um e-mail, depois vê lá. Beijos

Natércia Ramalho disse...

Eliana que maravilha minha amiga só mesmo da tua linda cozinha.Um bjo Natércia...

Silvia Arruda disse...

Primeiro, adorei o novo visual da página. Bem clean... cores pastéis!! A sua cara!!

Segundo, adorei a sugestão da massa, pq adoro testar receitas novas de macarrão!!

Terceiro, desculpe por eu estar passando com menos frequencia por aqui... estou com mto trabalho esses dias e tive uma perda mto forte na sexta (uma amiga de 40 anos, q deixou um menino de 8 nos deixou, vítima de pneumonia fulminante).

Bjo!

Laurinha disse...

Massa e berinjela, gosto demais da dupla!
Ficou ótima esta sua versão, viu!
Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Achei uma deliciosa sugestão de juntar beringela á massa, bjs

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Que casamento mais perfeito!!!!! Massa caseira e berinjela, divina prato!!
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Téia disse...

Muito prático e saudável este prato. Adorei! Ah, tenho certeza que as recordações de seu flho vão ser maravilhosas, mas já vou avisando, sou prova disto, mãe que cozinha bem deixa a gente mal acostumada. Ele vai ser exigente. Que bom, né? Beijo Lica.

Eli disse...

Leo eu também amo parmegiana de berinjela mas confesso que minha forma não permite comer sempre. risos

Jê obrigada, o rapha é muito engraçado. hehehe

Glau eu tenho até medo de pensar que logo ele vai querer voar e ir fazer faculdade longe daqui e por aí vai, eu fico até sem rumo só de pensar. hehehe

Nanido Paulo e quando vai aparecer aqui pra que a gente possa fazer massa a quatro mãos?!?!

FAbi concordo contigo eu acho que cozinhar é uma forma de amar sim! Obrigada querida!

Nani do Paulo eu já respondi querida, vamos conversando fico tão feliz em saber que nos tornamos amigas digo amigas de verdade mesmo.

Natércia querida muito obrigada!!

Silvia Arruda minha querida vc não precisa se desculpar de nada imagina. Mas que coisa dificil amiga, é tão triste mas Deus vai confortar seu coração e vai te trazer paz pra ti e pra familia dela.

Laurinha obrigada querida!!

Nani muito obrigada, fico feliz que aprovou a receita!

Mamão com açúcar obrigada querida!!

Teia você é tão fofa, muito obrigada!!

disse...

Amiga, estou passando para deixar um beijinho pra você.
beijos,

Cláudia disse...

Amei o blog novo! lindão e tira esse prato de massa da minha frente, por favor!!!!

Não é a toa que tem uma surpresinha lá no meu blog para vc!

bjs, amiga, passa lá!

Elaine Beneduzi disse...

Lica,

Adorei o novo layout da blog! Ficou parecendo aqueles albuns fofos de scrpabook! Parabéns!
Taí uma coisa que eu adoro: berinjela! Receitinha anotada!
bjo
Elaine

Aline Neme disse...

Essa vai aparecer lá em casa já já!

Bjundas