sexta-feira, janeiro 05, 2007

Suflê de chocolate


Esse suflê é uma delícia, sirva quente e acompanhado com uma bola de sorvete de creme, ai ai ai....
  • 175 g de chocolate meio amargo
  • 3 colheres (sopa) manteiga sem sal
  • 4 gemas
  • 4 claras
  • 2 colheres (sopa) açúcar
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Rale o chocolate em um ralo grosso e acrescente a manteiga. Leve ao fogo e mexa até derreter, junte as gemas e o açúcar e continue mexendo até ficar uma massa homogênea. Desligue o fogo e acrescente delicadamente as claras em neve. Despeje em forminhas de suflê untadas com manteiga e leve ao forno (algo e preaquecido) para assar em banho-maria até crescer. Retire do forno e polvilhe o açúcar.

16 comentários:

Elvira disse...

Simplesmente irresistível! :-)

Akemi disse...

Amiga, abalou Paris em chamas! Que sobremesa deliciosa! Salivei agora! rss

Eli disse...

Elvira é mesmo irresistível. risos

Akemi eu ri tanto do seu jeito de falar, vou confessar quentinho com o sorvete é tudo. risos

Karen disse...

Mulher, vc cozinha que é uma beleza!

Eli disse...

Karen obrigada querida! Você não fica nada atrás. risos

Valentina disse...

Ai, ai, ai digo eu amiga. um terror.vc é um pecado.

Eli disse...

Valentia já ri muito com o seu comentário. risos

Anónimo disse...

NÃO É POSSÍVEL!!!!!! Menina, q coincidência! Fiz esse souflê na sexta à tarde tb!!! Estávamos com nossos estômagos em sintonia...rs! Mas a minha receita vai um ovo a mais e uma colher de açúcar a mais. Confesso q me aprecei a comer logo q saiu do forno, mas achei q o sabor fica mais apurado com ele morno, não pelando de quente. Mto bom!

Paula disse...

Parece bem gostoso. Me diz uma coisa, quantas forminhas esta receita rende? Outra coisa, o que fazer com a sobra, tenho que jogar fora, vai murchar, ou posso esquentar e comer depois???? Desculpa tá, não entendo nada de suflê. Beijinhos...

Regina disse...

Eliana, vc se supera cada vez mais! E eu aqui com preguiça de bater um bolinho... domingo, uma preguiça...

Eli disse...

Camila depois quero sua receita. risos Estamos em sintonia. risos

Paula rende duas forminhas, olha aqui somos em três sendo que eu não posso comer açúcar mas tenho que confessar que comi um pouquinho e sobrou bem pouquinho ele abaixa sim, logo que você tira do forno ele ja abaixa, mas o que sobrou eu aqueci no microondas e servi com sorvete e ficou muito bom. Não precisa se desculpar qualquer dúvida que tiver pode perguntar. hehehe

Regina eu fiz nhoque hoje, e agora já terminei de arrumar cozinha e estou como você numa preguiça que só. Sabe eu estive numa dura procura por uma caneca de louça pro meu filhote e a dificuldade de achar é pq todas as canecas são muito pesadas mas ontem eu encontrei na camicado uma linda, quando ele estava escolhendo o bichinho que queria na caneca eu bati o olho e vi uma de porquinho cor de rosa e adivinha quem veio na minha cabeça na hora??!! A SOFIA é engraçado como mesmo não conhecendo as pessoas pessoalmente elas passam a fazer parte da nossa vida, fiquei lá por uns segundos que parecerão uma eternidade vendo as mãozinhas da Sofia que já conheço bem daquela foto do bolinho de cenoura, segurando a canequinha de porquinho cor de rosa e pedindo mas leite.

Silvia Arruda disse...

Este suflê deu água na boca.. hummm

Anónimo disse...

Eli, que suflê bonito, adorei!

Só fiquei com uma dúvida: vc só untou a forminha? Nunca fiz suflê mas já li que temos que untar e depois polvilhar a forma (com farinha de rosca ou açúcar, no caso dos suflês doces) para que o suflê possa "escalar" as paredes dos ramekins.

Eli disse...

Silvia eu adoro suflês, esse é bem gostoso.

Patricia só untei com manteiga ele cresce bem e fica muito gostoso. Quando faço de goiabada eu polvilho com açúcar, e os salgados com queijo ralado. Mas esse de chocolate eu só uso manteiga mesmo.

Anónimo disse...

Uma tentação para as chocólatras como eu! DELICIOSO só de olhar! Parabéns! Adoro seu blog! Carinhos.

Fernanda disse...

Procurei várias receitas e até que encontrei essa. Achei simples e fiz. Simplesmente todos amaram! Obrigada por compartilhar conosco