quarta-feira, janeiro 24, 2007

Lentilha com linguiça defumada

Esse foi o jantar de ontem, nada demorado e bem simples. Essa lentilha ficou danada de saborosa e como acompanhamento só pedia mesmo um arrozinho branco feito sem sal e sem óleo, fica perfeito pra acompanhar esse prato.
  • 1 xícara (chá) de lentilha
  • 1 cebola picadinha
  • 1 dente de alho grande picadinho
  • 2 pimentas dedo de moça picadas sem as sementes
  • 1/2 paio em rodelas
  • 1/2 linguiça calabresa em rodelas
  • 70 g de baco em cubos
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Água quente
  • Salsinha para polvilhar o prato
Aqueça o óleo e doure o bacon, junte a cebola o alho e deixe dourar bem, acrescente as linguiças e refogue bem. Nesta hora junte a lentilha (que eu deixo de molho por uma meia hora em água filtrada) coloque a pimenta e comece a acrescentar a água quente aos poucos até que a lentilha esteja cozida e com o caldo bem grosso. Transfira para a travessa e polvilhe com salsinha.
* Notaram que não usei o sal?!?! Eu acho que o tempero do bacon e da linguiça já são suficientes.

11 comentários:

disse...

Eu faço um arroz com lentilhas muito bom tbm. adorei a receita. Lica, como você faz esses "bolo" de arroz ? é só colocar em uma fôrminha e pronto ?

Beijoca !!!

Márcia disse...

Hum, nunca comi lentlhas (acredita???), mas temperadinha assim me soa tããão agradável...
Bjos!

Elvira disse...

Lentilhas... Gosto muito! Agora tenho mais uma receita para experimentar.

Dani disse...

Nossa, esse teu blog é maravilhoso menina, uma amiga me indicou,e agora é leitura diária, eu tenho um blog de receitas tb, mas tenho andado meio ausente dele, adooooro... Eli, posso copiar umas receitas dessas tuas pra colocar no meu multiply? É óbvio que te darei os créditos...

Beijo grande e parabéns por tanta criatividade e dedicação.

Dani disse...

A propósito,o endereço do meu multiply é esse aqui ó: http://daniochsen.multiply.com/recipes

tem algumas receitas suas lá,eu costumo guardar pras horas que precisamos tirar um coringa das mangas... beijão.

Lila disse...

Oi Eliana,sempre vejo vc. nos blogs que frequento e hoje resolvi passar por aqui...rs...uma delícia essa lentilha, é um prato que gosto muito..
beijo

Eliana Scaramal disse...

Jê querida eu ja te contei como faço, mas depois quero bater mais papo. risos

Márcia lentilha é uma delícia!

Elvira liga não eu também tenho muitas sua. risos

Dani querida, eu li seu comentário e fui direto ver seu blog e levei um SUSTO, eu já leio seu blog a um tempão acredita?!?! Eu adorei ter você por aqui. Claro que pode copiar as receitas.

lila obrigada pela visita e volte outras vezes.

Akemi disse...

Eliana, ainda tenho lentilhas dando sopa por aqui. Vc me deu uma ótima idéia!

colher-de-pau disse...

Adoro lentilhas! Paraa próxima acho mesmo que vou fazer assim!
E por sua culpa Eliana, o meu marido agora adora risoto... e eu também! Ficámos fans!
Beijinhos

Anónimo disse...

Eli,

Eu preciso comprar lentilha urgentemente! Cada receita gostosa que tenho visto, hum...

Eliana Scaramal disse...

Akemi depois me conte o que achou?!?!

colher-de-pau eu já ri aqui sozinha, menina e risoto não é bom mesmo?!?! Depois vai passando suas receitinhas pra mim. risos

Patricia Scarpin lentilha é muito bom, você vai gostar de usá-la em casa.