sábado, janeiro 13, 2007

Bolo de flocos

Alguns anos atras eu travava uma luta pra ter meu querubim, tive muitos problemas na gravidez mas hoje ele está aqui bem do meu lado é a minha realidade e mais faz muito mas muito feliz! Ainda me lembro do choro dele quando nasceu e do silêncio ao ouvir minha voz, hoje posso afirmar ser mãe é maravilhoso, não tenho mais um bb ele ja é um rapaz , dorme sozinho noite inteira, lê, escreve me ensina a usar a máquina digital e me faz sorrir, chorar, pensar no futuro e fazer planos muitos planos. Hoje ele completou 8 anos e fizemos uma farra por aqui, o bolo não deu tempo de ser fotografado inteiro mas tirei a foto dessa fatia, esse bolo é bem molhadinho e você tem a sensação de estar comendo sorvete de flocos meu filhote adora. A cobertura é receita da minha querida amiga Patrícia, falar dela é chover no molhado a Patrícia é uma menina muito doce e este brigadeiro que está na mãozinha do meu filhote é pra você, agradecendo pela delíciosa cobertura, muito obrigada pelo carinho com o qual você atendeu meu pedido e hoje você fez parte da felicidade do meu filhote e minha também ao ver a aprovação dele.

Pão de ló
  • 6 ovos
  • 220 g de farinha de trigo
  • 30 g de chocolate em pó
  • 250 g de açúcar
  • 250 de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Na vasilha da batedeira, coloque o açúcar, as gemas e a manteiga bata até obter um creme esbranquiçado, acrescente a farinha o chocolate e bata mais um pouco. Desligue a bateideira e acrescente o fermento em pó e as claras em neve, coloque em uma assadeira untada e forrada com papel manteiga . Leve ao forno preaquecido a 200 graus, por 10 à 15 min faça o teste do palito. Eu usei guaraná pra molhar o bolo.

Recheio
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 250 g de lascas de chocolate meio amargo
Bata o creme de leite em ponto chantilly firme usando o açúcar, depois junte as lascas de chocolate e misture delicadamente.

Cobertura do bolo
  • 115 g de manteiga
  • 280 g de chocolate meio amargo
Junte os ingredientes numa tigela e derreta em banho-maria. Misture bem e empregue em seguida pois a cobertura seca rapidamente e endurece. 1 receita e meia cobre bem um bolo de 25 cm (com aprox. 8 cm de altura)

Recheio do bolo

Rapha, obrigado Patrícia!

22 comentários:

Anónimo disse...

Que lindo esta seu bolo Eliana!!!
Parabens para o seu filho! Gostei de ler seu post, ser mae eh realmente a coisa mais maravilhosa do mundo e eu sou assim, feliz e mais do q agradecida a Deus pelo meu filhote, sou coruja mesmo! hehe!
Adorei a receita e o bolo esta com uma cara deliciosa, ate salivei! Quem sabe, nao faco em marco p/ o aniversario do meu pequeno! Confesso q fiquei com vontade!!
A cobertura eh q eu nao conhecia, fica dura rapidinho eh?? Voce joga ela por cima so, ou tem q espalhar come espatula? (creio q fique liquida e vc joga, mas fiquei curiosa...)
Mais uma vez parabens pelos 8 anos do seu garoto!!
Ana

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eliana, parabens pra voces e pro Rapha! Felicidades, que coisa boa que eh fazer aniversario com bolo delicioso feito pela mamae! Menino feliz e sortudo E esse bolo eh o que ha... Sorvete de Flocos sempre foi um dos meus favoritos. beijaoo,

Eli disse...

Ana realmente eu sou muito feliz no meu papel de mãe. Obrigada pela sua visita e tantas palavras lindas! A cobertura fica liquida sim e tem que espalhar com uma espátula e logo endurece é muito gostosa mesmo o bolo fica parecendo um grande bombom.

fezoca se você gosta de sorvete de flocos vai gostar do bolo. Obrigada pelo carinho!

Karen disse...

Parabéns para o seu filho! Ele é realmente sortudo em ter uma mãe como você, nem precisa de presente! ;-)

Lua Limaverde disse...

Eliana, sempre que você fala do seu filho é emocionante, dá pra sentir o carinho só pela forma como você fala. Imagino que ser mãe deva ser algo divino, infelizmente ainda não tive essa coragem. Parabéns ao Rapha! :)

Regina disse...

Eli, parabéns ao seu querubim! 8 anos! O q vc escreveu é o q eu tbém sinto, ser mãe nos ensina várias coisas. E o bolo, que maravilha! Sobrou um pedaço? rsrsr

Lucia Haegele disse...

Eliana, parabéns para o Rapha e para vc, pois pelo seu carinho sentimos a dedicacao e a realizacao por ser mae. Eu me sinto assim tbm, apesar do meu já está crescidinho (fez 20 anos) é ainda meu xodó e meu eterno bebê. É meu amigo, sincero e carinhoso, gracas a Deus. Esse é o resultado do amor e da dedicacao que sentimos por ele.

Amiga, só uma pergunta sobre o bolo que me deixou de água na boca, pois adoro bolos de chocolate. O chocolate em pó pode ser substituido por achocolatado? Ou vai deixá-lo muito doce?

Bjao e tenha uma boa semana junto a sua família.

miki w. disse...

eliana, q lindo o teu post, me fez chorar! muitos anos de vida e felicidade para o teu querubim!
bjs, miki

Anónimo disse...

Parabén para o filhote e para a mãe tb. Eu tb sou uma mãe galinha com a minha filha que já tem 13 anos. Ela não foi planeada, aconteceu por acidente e, realmente, foi o melhor acidente da minha vida. Tudo de bom....

Valentina disse...

Parabens ao filhao Eliana querida.Quando me contastes do bolo nunca imaginei que ficasse assim tao maravilhoso. Que delícia de bolo. O Rapha tem bom paladar,não?!/ Tudo de bom para ele.bjs

Anónimo disse...

Eliana, minha querida,

Você não existe! Estou sem palavras para agradecer tanto carinho!

Fiquei super emocionada com o seu post, nessas horas sou grata pela Internet, que me permitiu conhecer uma pessoa como você. Vc é muito generosa e vejo que transmite isso ao seu filho.

Estou feliz por você ter gostado da cobertura, como te contei foi um sucesso quando fiz o bolo de aniversário do meu pai.

Muito obrigada por ser este doce e por fazer parte do meu círculo de amizades virtuais, e logo quero que passe para o campo "real".

Um beijo enorme a você e outro ao Rapha, com gostinho de brigadeiro.
Essa mão fofinha dele dá vontade de morder! :D

Anónimo disse...

Ah,

Esqueci de dizer que aprendi este recheio de flocos contigo e acho que vou fazer pro aniversário do meu irmão em março, pois ele é doidinho por sorvete de flocos!!

Akemi disse...

Eliana, emocionei-me ao ler o post acima sobre ser mãe. Infelizmente não temos filhos e imagino o quanto deve ter sido uma grande vitória ouvir o choro do seu querubim quando veio ao mundo!
Raphinha, meus parabéns!!! Toda a saúde do mundo para vc! Muito sucesso e uma vida iluminada pra vc!

Silvia Arruda disse...

Hummm!! Esse bolo me deu água na boca!
Mande um beijo especial pro seu filho!! Tudo de bom para ele, saúde, paz, felicidades!!

Anónimo disse...

Eliana, não sei se começo pelo bolo, pela emoção da maternidade ou pelo aniversário do querubim. Acho que é porque esse bolo de aniversário é doce como amor de mãe dedicada, né?
Tudo de mais lindo para você e para o filhote!
;***

Anónimo disse...

Eliana! Parabéns ao querubim! Eu acho uma graça e me emociono com suas histórias, menino sortudo este!

Márcia disse...

Eliana, mande os parabéns ao seu rapaz, pq ele é um gatinho, tem mãos de anjo, e uma mãe super dedicada!!!!
Mainha tb é assim, sempre fez minahs festinhas e tals, participativa q só, e sei a importância q isso tem em nossas vidas!
Parabéns pra vcs!!!!
(PS: e esse bolo, hein? loucura, loucura, loucura...).
Bjos!

Daniela disse...

Que lindo post Eliana! Fiquei emocionada. Parabéns pra todos vocês e muitos beijos na família toda. Sem dúvida ser mãe é a melhor parte da vida.
Muitos beijos

Eli disse...

Meninas obrigada a todas pelo carinho, não existe carinho mais forte do que dado a um filho da gente!

Patrícia também espero logo logo não ser mais amiga virtual e sim real. hehehe

Anónimo disse...

Eliana, muitos parabéns e felicidades para voçê e para seu filhote, um filho é a melhor coisa que temos em nossa vida...voçê tem toda a razão... :0)
o bolo está bonito e muito apetitoso, não conhecia este bolo, é uma receita a experimentar.
Bjs

Cinara disse...

Eliana, em primeiro lugar quero pedir desculpas e desejar um feliz aniversário super atrasado para o seu filhote! Espero que tenha sido um dia muito especial para ele e sua família inteira... O meu filho fez 8 anos em agosto. Ele nasceu prematuro e ficou 10 dias na UTI, você pode imaginar como eu fiquei. Hoje ele é um garotão forte e muito esperto (começou a ler aos 2 anos, amiga!), e também muito temperamental... A gente "briga" o tempo todo! :o) Segundo, quero dizer que seu bolo ficou MARAVILHOSO, até já anotei no meu del.icio.us. Mas antes quero fazer seu suflê de chocolate! Beijinhos!

Eli disse...

Cris muito obrigada querida!

Cinara obrigada pelo carinho! Olha eu sei como são dificeis essas coisas, mas depois dessa tempestade que passou veio essa brisa leve e maravilhosa que ter um filhote em casa. Olha o bolo é realmente muito gostoso.

Lucia eu acredito que pode substituir sim, pq uso lascas de chocolate meio amargo no recheio então acho que não ficaria muito doce.