quarta-feira, março 05, 2008

Vamos tomar um chá?!


Image and video hosting by TinyPic



Um bolinho para espantar as bruxas que andam soltas ultimamente, e para relaxar também pois se tem algo que me relaxa muito é bater um bolinho (risos). Esse não é nada fenomenal mas é bem gostosinho, no lugar de uma xícara de chá de óleo eu coloquei um pouquinho abaixo dos 3/4 de xícara e completei com leite o bolo ficou fofinho, macio e sem aquele excesso de óleo que tenho tanto pavor. Ele também não é muito doce, por isso permite ser polvilhado com açúcar de confeitero e canela ou até mesmo uma caldinha. Eu considero um ótimo bolo para acompanhar um café pelo motivo de não ser tão doce.

  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras (chá) de maçã picadas com casca
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Coloque no liquidificador, óleo, ovos, maçã picada e deixe bater bem. Transfira a mistura do liquidificador para uma tigela grande, e adicione o açúcar mexendo bem, junte a farinha aos poucos com a canela e mexa até que esteja bem homogêneo, acrescente o fermento e misture delicadamente. Coloque essa mistura numa forma de anel, untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido, até que esteja dourado e assado, faça o teste do palito.
*Da próxima vez vou colocar um pouco mais de maçãs na massa.

*Fonte: Culinarista Edu Guedes.

24 comentários:

disse...

Puxa, eu aceito esse cafezinho .. amiga, quantos posts de comidinhas, acho que demorei pra vir aqui ... tbm tenho cozinhado, mas não tenho lembrado de fotografar ...
Um beijo

Anónimo disse...

Ai, parece que a bruxa anda solta na minha cozinha, nem Maria Mole da certo!!! Te linkei, beijos.

Ana Canuto disse...

oi Lica:
Hummmm tenho umas maçãs "encalhadas" lá em casa...agora já sei qual será o fim das danadinhas.

Beijos, mande notícias.
Ana.

Filipa disse...

Que bolinho delicioso para acompanhar um chá ou um café...
A receita é super simples, fácil de fazer e deve ser uma delícia. Gostei do toque das maças com a casca.

Beijinhos

Iliane disse...

hummm..tambem amo bolo..o seu tá lindo..ah..deixei um "desafio" para você em meu blog..passa lá..se quizer fazer..rsss..bjeijus

Fay van Gelder disse...

Chá aceito :)

Bjoca Linda :)

Anónimo disse...

Muito interessante substituir o óleo por leite, tô precisando mesmo economizar nas calorias!!!!E ficou tão fofinho na foto!!!

risonha disse...

essa receita tem tudo de bom para dar certo.. já anotei

Nysa disse...

olha que eu vou aí... prepara o cházinho e a fatia desse bolinho :-) beijocas

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Vai preparando a mesa que eu já estou procurando no site da Gol uma passagem mais baratinha.
*rs*
Adoraria morar aí pertinho, mas em breve vamos nos encontrar.
Bjs

Unknown disse...

Olhe que as bruxas não andam só por aí... riso!
Adoro bolo com maça e esse vai, certamente, ser feito um dia desses...
muitos beijinhos
Goretti

Unknown disse...

A minha máquina está a fazer esse pão, neste preciso momento.
Vamos ver como saí, pois, para dizer a verdade, ainda não acertei no pão que seja do agrado de todos ccá em cas.
Beijinhos

Unknown disse...

Querida, esse comentário do pão era para o blog "TAchos de Ensaio" da Marizé.... Está a ver o que as bruxas fazem????
beijinhos

Laurinha disse...

Lica, adoraria sentar e tomar um cafezinho contigo, com uma fatia de bolinho!!!
Beijinhos,

Anónimo disse...

Que bom que seria tomar agora um chá com uma fatia desse bolo... Há que espantar essas bruxas :)

Beijo

laila radice disse...

eu aceito!!!! um café, um bolinho e a ilustre companhia!!bjs

Silvia Arruda disse...

Adorei esta receita, Eli. Ainda não conhecia!! E concordo, não há nada mais reconfortante que um bolinho, chazinho e nossa casinha! :)

Anónimo disse...

Eliana
Que delícia de bolo! Adoro bolo de maçã.Vou fazer com certeza
Me fala o que vc acha. Será que para uma variação, daria certo colocar umas maçãs picadas? e passas e ou nozes? Será que se colocar "coisas" e aumentar um pouquinho o fermento daria certo? nem que fosse pra colocar em forma baixa. Acho tão bom essas misturas com maçã e como essa massa é fofinha pensei em fazer uma variação no mesmo tema.
Primeiro vou fazer assim e aí esperarei sua opinião para tentar a 2a. opção.
Não me esqueci daquele nosso encontro para um pastel de escarola. Precisamos combinar!
Super beijos

ET - meu Deus, o que é aquele Kibe? Vc quer me matar de água na boca? maravilhoso

Agdah disse...

como diz o povo lá de casa, "Peraí que eu tô chegando".

Aline Neme disse...

Já até me vi sentadinha aí numa tardizinha fria de SP tomando um chã quantinha com esse bolinho... afff... como eu viajo... kkkkkkk

Bjundas

Beatriz Belliard disse...

bolinho com maça é tudo de bom, adoro ! bjs

Cris disse...

Mas este é um convite irrecusável! Bjs!

Nani disse...

Se tem maçã e canela eu quero sim!
Beijos

Eli disse...

Jê o amiga não pode esquecer de fotográfar não. Risos

Carol obrigada, por aqui não anda muito diferente não viu?! Risos

Ana que saudades querida!?! Depois me conte o que achou do bolinho?!

Filipa obrigada querida!

Iliane obrigada vou lá sim!

Miss Slim então estou a sua espera! Risos

Nereime é muito saboroso viu?! Hehe

Risonha obrigada minha amiga!

Nysa estou a sua espera!

Dani eu já estou feliz demais em saber que logo vamos nos encontrar, não vejo a hora. Hehehe

Goretti depois me conte o que achou?!

Laurinha e eu então?! Seria uma honra pra mim.

Lídia nem me fale querida!

Laila estou a sua espera. Hehe

Silvia Arruda falou tudo minha amiga!

Sonia t, querida amiga saudades de você viu?! Olha dá certo sim, pelo menos pra mim tem tudo para dar certo. Desculpa não ter respondido antes mas eu estava viajando. Estou esperando para aquele encontro em?! Hehehe

Agdah já coloquei a água no fogo para fazer o cafézinho. Risos

Aline Neme e você sabe como eu gostaria que isso acontecesse né?!

Bia querida como anda sumida?!

Cris e esse convite pra você já é velhinho né amiga?! Hahahaha

Nani então estou a sua espera!