quarta-feira, março 26, 2008

Refogado com jiló


Image and video hosting by TinyPic



Jiló é algo muito consumido no meu estado (Goiás), lá já se coloca o tal do jiló na papinha das crianças, pelo menos era assim na minha época de infância pra que os pequenos ja se acostuma-se com o paladar amargo do temido jiló. Eu declaro aqui meu amor por ele, e vou fazer uma série de receitas utilizando o mesmo, para quem sabe animar alguém a provar, meu esposo não podia nem ouvir falar e hoje no entanto é apaixonado por esse verdinho amargo (risos).

  • 500g de carne moída
  • 3 colheres (sopa) de óleo (eu utilizei azeite próprio para cozinhar)
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 5 jilós cortados em pedaços grandes
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados
  • 1/4 xícara (chá) de molho de tomates
  • 1/4 xícara (chá) de água
  • Sal a gosto
Frite a carne moída no azeite até que esteja bem sequinha. Junte a cebola, o alho , sal e refogue por 5 minutos. Acrescente o jiló, os tomates, o molho de tomates e a água. Cozinhe em fogo brando com a panela semitampada por mais 5 a 10 minutos.

*Você pode também retirar o sal e acrescentar um cubinho de caldo de carne.

*Fonte: Revista Receita Minuto

25 comentários:

Agdah disse...

Esse vai direto para minha mãe.

Silvia Arruda disse...

Vc não vai acreditar, mas eu nunca comi jiló!

Pitadasdilu disse...

Lica, teu prato tá de dar água na boca. Eu nunca provei jiló, lá em casa minha mãe fazia só para o meu pai, e ela sempre me dizia que era horrível, por isso nunca tive curiosidade de provar... mas olhando teu pratinho assim... deu vontade.
Bjos, Lú.

Isabel (pipoka) disse...

Não sei o que é Jiló, mas se vc diz que é bom, eu acredito!

bjs

risonha disse...

não faço ideia do que seja jiló, mas pela descrição da receita acho que comia sem hesitar.

Anónimo disse...

Como toda criança, eu detestava jiló. Mas meu pai me ensinou a comê-lo e a valorizar o "amarguinho" assim:
- Fazia um delicioso 'jabá com jerimum', a famosa abóbora com carne seca;
- Em separado, cortava o jiló em lâminas bem fininhas e passava numa frigideira com um pouco de óleo bem quente e bastante alho. Por fim, salpicava cebola batidinha e um pouco de pimenta do reino;
- Bem, já no prato, dizia que era só pegar um pedaço da abóbora (meio doce) e um pedacinho do jiló (amargo) e sentir o contraste dos sabores na boca... que delícia!
Sem contar que também fazia um jiló cozido com bacon que era um tira-gosto de primeira!

nadia - rj

Natércia Ramalho disse...

Eliana não sei o que é mas vindo de ti só pode ser muito bom um beijo. Natércia...

Marizé disse...

Sou mais uma que não sabe o que é jiló, mas fiquei curiosa pois confio no seu bom gosto.

Bjs

Eli disse...

Pessoal vou voltar com a fotinha do jiló, pois percebi que muitas não sabe do que se trata. Muito obrigada pelo carinho!

Nadia eu amei a receita do seu pai, e vou tentar reproduzí-la aqui em casa, depois me mande um email pra eu te contar o resultado. elianascaramal@gmail.com

Leila disse...

Eliana, tu acredita que nunca comi jilo, quiabo, pequi.... ouco muito o povo falar aqui mas nunca comi.
beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Eliana como somos do mesmo estado onde jiló se come até com farinha, não poderia deixar passar sem falar o jeitinho simples que é simplesmente preparar no arroz. Com certeza você já experimentou mas vale a dica para as amigas.

Nunca preparei assim com carne, vou experimentar.
Bjs!

Gourmandisebrasil disse...

Sabe q adoro sabores amaros! Jiló é bom até cozido no vapor.
bjo,
Nina.

Anónimo disse...

Lica eu daria tudo por esse prato de jilo,
Hum delicia viu.

Iliane disse...

lica minha amiga..acreditas..numca comi jiló..só porque diziam que amargava..e..eu nem tentava comer de medo do sabor...rss..que loucura..mas..essa semana comi na casa de uma amiga..sem saber: uma conserva de jiló!!!!...menina..que coisa boa(consaerva aperitivo..tipo como se faz berinjelas)e..achei o maximo..ela vai me passar a receita..sei que vai açucar para tirar o amargo do dito cujo..rsssss..beijus..

Nysa disse...

ok, já fui ao meu amado wikipedia ver o que é isso. nunca vi esse legume aqui portanto nem faco ideia... a comida ficou boa e até que gostava de provar jiló. aprendi hoje já mais uma coisa, obrigada!!! beijocas

Goreti disse...

Apesar do prato estar lindíssimo, eu passo!!!! Minha mãe diz que o que ela considera "fracasso" na minha educação alimentar, é nunca ter conseguido despertar as minhas papilas gustativas a favor do jiló e do café...mas como diz: enquanto há vida há esperança...

Beijos!!!

Eli disse...

Leila querida se joga amiga, pois creio que pelo menos um desses itens você vai gostar em?! risos

Luciana Macêdo esse realmente é um clássico, quero fazer pra postar nessa série também. hehe

Nina que maravilha, eu nunca comi assim, mas vou fazer rapidinho. hehehe

Juliana é só chegar viu?! Obrigada por sua visita.

Iliane eu faço uma também que alias vai compor essa série, mas não é cortadinha como a de beringela são pedaços grandes, agora vou estar de olho a espera da receita da sua amiga. hehehe

nysa pena que está tão longe pois do contrario poderia mandar um pouquinho pra ti.

goreti mas é assim mesmo, as vezes gostamos mais de algo e menos de outras coisas ou até mesmo não suportamos né?! hehehe Mas te falo que jiló é muito bom. hehehe

Beatriz Belliard disse...

eu adoro jilo, mas aqui naunca vi nao, e so de olhar esete dai ja estou pensando que vou coemr jilo assim qeu chegar ao Brasil, rs ! beijinhos

Beatriz Belliard disse...

eu adoro jilo, mas aqui naunca vi nao, e so de olhar esete dai ja estou pensando que vou coemr jilo assim qeu chegar ao Brasil, rs ! beijinhos

Katia Mine disse...

Eu também adoooro jiló.
Esse com carne moída fica delicioso.
bjos

Ana disse...

Minha avo fazia o jilo cozidinho, mas ainda assim eu achava amargo... e minha mae tbem!
La em casa jilo era comidinha para os canarios! hehe!!
Beijos Eliana!
Ana

Anónimo disse...

Eliana,
eu aaaaaaaaaaamo jiló, isso vem da minha mistura de goiano com mineiro. Pena que eu não ache aqui. Esse prato deve ter ficado uma delícia, como todas as suas receitas que eu já preparei.Nham, nham :-).
Maria Amélia

Anónimo disse...

Eliana,
em casa minha mãe nos ensinou a comer de tudo, então miolo de boi a milanesa, jiló era presença constante em casa, e eu adoro!!! como muito refogado, aprendi a fazer em conserva, em restaurante adoro comer frito (caio de boca) e recentemente peguei uma receita de farofa de jiló ,mas ainda nao fiz.
QUERO MAIS RECEITAS COM JILO... adorei seu brog......rsrs....bjks, Ana Maria

Anónimo disse...

Eliana,
em casa minha mãe nos ensinou a comer de tudo, então miolo de boi a milanesa, jiló era presença constante em casa, e eu adoro!!! como muito refogado, aprendi a fazer em conserva, em restaurante adoro comer frito (caio de boca) e recentemente peguei uma receita de farofa de jiló ,mas ainda nao fiz.
QUERO MAIS RECEITAS COM JILO... adorei seu brog......rsrs....bjks, Ana Maria

Malú disse...

EITA!!! ESSA RECEITA EU JÁ SEI QUEM VAI ADORARR!! É O MEU bARRUAN(MARIDO)RSRSRSR. ADOREI!!.Malú de Maceió