quarta-feira, março 12, 2008

Retornando a cozinha


Image and video hosting by TinyPic



Quando volto para casa depois de uma viagem, o que mais quero comer é uma comidinha bem simples com cara de comida de mãe, feita com carinho e servida com muito carinho também, uma mesa arrumadinha, um perfume de alho macerado na hora se espalhando pela casa e tudo isso somado no final do dia com a chegada dos meus tesouros em casa e perguntando: O que tem para o jantar?! Que cheirinho bom! (risos). Então a comidinha escolhida foram as almôndegas, já bem conhecida de todos mas vou deixar aqui minha maneira de fazer esse prato. Eu não gosto de fritar as bolinhas de carne em imersão e depois colocá-las no molho de forma que já faço as bolinhas e coloco no molho deixando que elas cozinhem no próprio molhinho. Para isso utilizei, 500 g de carne de boi moída, 300 g de pernil de porco moído, pimenta-do-reino, sal e alho macerados no pilão, cebola bem picadinha ou de preferência processada, uma colher de sopa de aveia em flocos finos , junte tudo numa tigela grande e amasse bem, até a carne criar uma liga , molde as almôndegas e coloque-as no molho. O molho é aquele básico, tomates, um pouco de polpa de tomate ou suco do mesmo, cebola, alho , azeite, sal, um toquinho de açúcar. Quando as almôndegas estiverem cozidinhas é só retirar do fogo e servir, eu fui de arroz branco e couve manteiga assustada no azeite com alho.

25 comentários:

Pitadasdilu disse...

Lica, viajar é muito gostoso, mas não tem nada melhor que o nosso lar, a comidinha caseira... retornar ao nosso cantinho. Esse pratinho tá com a carinha linda, dá licença de eu provar um tantinho ?
Bjos, Lú.

Nereime disse...

Que delícia...tem mais um lugar na mesa????
beijokas

Cris disse...

Tudo de bom!!!

Bjs

Katia Mine disse...

nunca tinha colocado aveia, gostei!
Dá próxima vez, vou fazer assim
bjos

laila radice disse...

humm adoro almondegas, gosto delas pequeninhas..acho tao gracinha! adorei a mistura de carnes, devem ficar bem saborosas!bjs

Natércia Ramalho disse...

Eliana adorei a tua comidinha podes colocar mais um prato um beijo. Natércia:))

Isabel (pipoka) disse...

Eu também sinto o mesmo quando regresso a casa depois de uma viagem. Almôndegas é precisamente daquelas refeições que fazem lembrar as mães, no meu caso faz-me lembrar a minha avó. Essa receita encheu-me as medidas, pois adorei a ideia de colocar aveia e de não fritar as almôndegas, deixando-as cozinhar no molho.

bjs

risonha disse...

eu também gosto de cozinhar as almondegas como tu: directamente no molho, nada de fritar primeiro.
ficaram com muito boa cara essas bolinhas!

Carolina disse...

Estou precisando mudar o cardapio daqui viu, amanha vou nessa de almodega, nunca fiz. Beijocas.

Silvia Arruda disse...

Não há nada melhor do que uma comidinha caseira. Almôndegas são uma das poucas coisas que como que vão carne. Como molho de tomate então, delícia!

Luciana Macêdo disse...

Comidinha simples feita no capricho, é tudo de bom.
Nunca coloquei aveia na almondega, ponho farinha de rosca. Vou experimentar.
Bjs!

arosacampinas disse...

Adorei suas almondegas, ainda mais pq aprendi a colocar aveia...Tenho aprendido muito com vc...Me bateu uma fominha!!!

disse...

Deu para senti o cheiro bom daqui nessa carne ... EU QUERO ...
Um beijo

Iliane disse...

adoro tudo que tem nêsse prato.e..suas almondegas estão lindas!!!!sobrou um pouquinho?rsss

Marizé disse...

Perfeitas, adorei a maneira de as cozinhar, a aveia e principalmente da "couve assustada no azeita" He, he, he...

Beijocas

Laurinha disse...

um papazinho pra lá de bom! adorei a aveia, a liga fica ótima com ela!
Beijinhos,

Nysa disse...

minha mae também as faz assim, nao as frita antes. ficam mais macias. gosto muito de almondegas. beijocas

Batata Frita® disse...

Eliana, eu adoro almôndegas e também as faço como tu, não as frito, e cozinho-as no próprio molho, pois ficam mais saborosas e saudáveis. Beijocas fofas

Aline Neme disse...

Uma das melhores partes da viagem é a volta pra casa... hehehehehehe... obviamente que pulando a parte de lavr e guardar tudo... kkkkkk

Mas poder voltar a dormir na sua cama... afff... não tem preço!!!!

Bjundas

Filipa disse...

Também gosto mais de cozinhar as almôndegas directamente no molho, ficam mais saborosas. Gostei da maneira como faz as almôndegas com os flocos de aveia, para a próxima quando fizer vou experimentar assim.

O prato ficou com óptimo ascpecto!

Beijinhos

Fabrícia disse...

Oi Lica.....cheguei até aqui através da querida Drica.....amando tudinho....
Bjcas.

Leila disse...

que prato simples e delicioso Eliana!!! Eu tambem gosto de cozinhar no proprio molho mas nunca usei carne de porco. o molho tambem ficou lindo.
mil beijos

Eli disse...

Meninas muito obrigada pelo carinho, é realmente muito bom estar em casa!

Anónimo disse...

Olá,

Gostei muito da receita... tem ótimo aspecto... de abrir o apetite.

Também faço as minhas almôndegas no molho, mas as minhas são feitas só com carne e passadas na farinha, para engrossar o molho na hora de cozinhar. Depois faço um refogadinho com cebola picada, tomate picado, polpa de tomate e vinho branco e deixo-as cozinhar lá. Tempero com sal e pimenta moida na altura. Também ficam muito boas.

Beijinhos
Beta

Nani disse...

Adorei seu jeito e fazer, vou fazer assim também da próxima vez.
Beijos