quarta-feira, agosto 30, 2006

Carne com curry

Aqui gostamos muito de carne de panela, bem cozidinha quase desmanchando fica uma delicia, e esse curry ficou muito bom, só não pode ser congelado, o que é uma pena. Sirva com um arroz japones sem sal, fica muito bom.
  • 1/2 quilo de musculo em pedaços
  • 1/2 quilo de batatas em cubos grandes
  • 3 cenouras grandes em rodelas
  • 3 dentes de alho triturados
  • 2 cebolas grandes picadinhas
  • sal e pimenta a gosto (ou use um cubo de caldo de carne)
  • 1 colher (sobremesa) de curry
  • Cheiro verde picadinho
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo torrada
  • Água suficiente pra cozinhar a carne (+/- 1 1/2 litro)
Coloque uma panela de pressão no fogo médio, um colher de sopa de azeite e refogue o alho e a cebola, depois de douradinho acrescente a carne e deixe dourar um pouco, acrescente a água quente e tampe a panela e deixe cozinhar por +/- 35 min, abra a panela e verifique se a carne está bem cozida ai acrescente os legumes o curry e deixe cozinhar novamente, tem que sobrar na panela um litro ou um pouco mais de caldo, dissolva em um pouco de água a farinha torrada e acrescente no caldo da panela e deixe engrossar, sirva quente.
Farinha torrada, coloque as 2 colheres numa frigideira anti aderente num fogo baixo e vai mexendo até ficar morena, isso evita que o molho fique com gosto de farinha crua.

10 comentários:

Elvira disse...

Estou imaginando o sabor maravilhoso deste prato... E o cheirinho!

Eli disse...

Elvira realmente tem um cheirinho muito bom.

dadivosa realmente com um pãozinho é tudo de bom.

Fer Guimaraes Rosa disse...

hhhummm, adorei esse detalhe da farinha tostada. meu filho que vai gostar de um prato assim, pois ele adora curry. BeijaOO! :-)

Karen disse...

Curry de carne com arroz é um dos pratos preferidos do meu pai, comia sempre antes de casar! Sinto uma falta!

Eli disse...

fezoca esse detalhe da farinha é legal depois que comecei a tostar a farinha nunca mais ficou aquele sabor de farinha crua nos molhos.

Karen legal sua lembrança, é muito bom ter essas coisas na memória.

Akemi disse...

Adoro este prato, nas noites de inverno costumo preparar quase toda semana!

Eli disse...

Clarice, esse prato combina mesmo com frio ele aquece eu gostei muito.

Valentina disse...

Eliana, que interessante isso de tostar a farinha.Não conhecia. Sabe que tenho panela de pressão mas MORRO de medo. Acho que vai mandar a casa pelo espaço.rss

Eli disse...

Valentina eu adoro panela de pressão, acho tudo que sai de lá saboroso demais, bem molhinho me faz lembrar da minha infância com aquele feijãozinho bem cozido e com caldinho bem grosso. A essa dica de tostar a farinha é ótima e deixa um perfume de pão saindo do forno na cozinha.

Lourdes Sabioni disse...

Assim que o frio chegar por aqui, testarei essa receita...obrigada pela visita e volte sempre quando quiser...eu já fiquei a te seguir amiga, pois gostei por demais de teu cantinho! Bjs