sexta-feira, junho 23, 2006

Delícia de abacaxi!


Essa receita eu tirei lá do blog da Zefinha, fiz algumas modificações. Como não gosto de ovo cru, fiz a cobertura de chantilly e para decorar eu usei essas flores de abacaxi. Esse doce é muito gostoso bem geladinho.

Para o doce de abacaxi

  • 1 abacaxi grande picadinho
  • 2 xícaras (chá) açucar
Leve ao fogo o abacaxi com o açúcar até formar um doce. Coloque em uma peneira e separe a calda do doce.

Pão de ló

  • 4 ovos grandes
  • 1 xícara (chá) açúcar peneirado
  • 1/2 xícara (chá) água fervente
  • 1/4 xícara (chá) óleo de milho
  • 1/2 xícara (chá) farinha trigo
  • 1/2 xícara (chá) maisena
  • 1 colher (sob) fermento em pó
Bater na batedeira os ovos e o açúcar por aproximadamente 15 minutos, ou até formar um creme fofo, esbranquiçado e firme. Acrescente a água, o óleo e os ingredientes secos peneirados juntos, batendo rápido. Coloque a massa em uma fôrma(25 cm), untada e enfarinhada e asse em forno pré aquecido a 180 graus, até que o pão de ló esteja dourado e firme. Desenforme ainda morno.

Creme amarelo

  • 1 lt de leite condensado
  • 3 gemas
  • 1/2 colher (sopa) maisena
  • a mesma medida da lata de leite condensado de leite
Junte em uma panela o leite condensado, a maisena dissolvida no leite e as gemas e leve ao fogo até formar um mingau cremoso e reserve ( coloque um filme plástico em cima do creme sem deixar ar).

Chantilly

  • 2 xícaras (chá) creme de leite fresco
  • 2 colheres (sob) açúcar
Bata o creme de leite bem gelado com o açúcar até o ponto de chantilly.


Montagem

  • Coloque o pão de ló no fundo de um pirex, pode ser redondo , quadrado da forma que desejar, você pode cortar o pão de ló e moldar no fundo da travessa. Regue com a calda de abacaxi. Espalhe o creme amarelo por cima e depois os pedaços de doce de abacaxi e por ultimo creme de chantilly. Leve pra gelar de um dia pro outro.
Flores de abacaxi

  • 1/2 abacaxi
Descasque o abacaxi, com a ajuda de um boleador tire as pintinhas pretas dele, e corte fatias bem fininhas, coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno bem baxinho e deixe por uma hora e meia. Se seu forno for muito quente, coloque uma colher de pau na porta do forno pra que a porta fique meio aberta. Depois desse tempo de forno vire as fatias com cuidado e leve novamente ao forno até acabar de dourar, retire do forno e deixe secar em cima de uma grade.

11 comentários:

JoSefa disse...

Hunnn....Eliana, que delícia deve ter ficado essa cobertura de chantilly. Fiquei muito feliz em ver minha receita aqui e adorei mais ainda a modificação.
Você fez de um dia para o outro? Fica mais gostoso. Eu levei aquela da foto pra casa de uns amigos para depois do jogo. Foi um avanço total, em minutos não tinha nenhum um farelinho, rrss..
Volte sempre porque eu estarei sempre aqui e pegando umas receitinhas também. A propósito, posso colocar alguma(s) no meu blog?
Um beijinho e bom final de semana

Eli disse...

Josefa, claro que pode colocar no seu blog a receita que preferir. Fiz sim de um dia para o outro e foi um sucesso também! Obrigada pela visita.

Laranjinha disse...

Muito bom aspecto. Gostei das flores de abacaxi, boa ideia.

Karen disse...

É verdade, as flores de abacaxi são um charme!

Paula disse...

Que gulodice boa!

Valentina disse...

Eliana, me apaixonei por esta receita. Agora ficou difícil.

Eli disse...

Karen, as flores de abacaxi são mesmo um charme, você pode fazer um bolo bem simples e decorar com elas, que fica lindo!

Valentina esse doce é muito gostoso!

Paula essa é mesmo uma gulodice.

Anónimo disse...

Eliana, este site está sempre cheio de delícias e como au gosto de fazer tb entro sempre aqui.Agora você pode explicar melhor como fazer estas flores de abacaxi?

Eli disse...

anônimo obrigada pela visita. Olha as flores de abacaxi não tem segredo só precisa mesmo de paciência e um forno bem baixinho e fatias bem fininhas de abacaxi. Ele vai dourando e secando, desidratando. Depois que tirar do forno eles ainda vão estar maleaveis ai você molda as flores como quiser, mais ao esfriar elas ficam durinhas.

Anónimo disse...

Oi Eliana, sou sua conterranea (Goias - Catalao). Amei suas receitas. Amei principalmente executa-las. Continue!!! Vc eh fantastica. Um abraco
india


indiamelo@uol.com.br

Eli disse...

Indiamelo que coisa boa ver gente da minha terra aqui!!! Muito obrigada pelo carinho!! E fico realmente muito feliz que você tenha gostado das receitas, do resultado delas. Obrigada!!