terça-feira, outubro 14, 2008

Linguiça com polenta e molho de tomate apimentado


Image and video hosting by TinyPic



Os dias mais frios me remete uma vontade incontrolável de comer polenta e somando isso ao vício do livro Nigella Express, saiu essa receita que pra mim foi disparado a melhor polenta que já comi nos últimos tempos. No livro ela indica um molho que ela compra pronto e já vem apimentado, como eu não tenho acesso ao tal molho eu fiz o meu caseirinho e bem apimentado, utilizando um mix de pimenta e no final juntando molho com polenta fiquei realmente surpreendida.

  • 1 colher (sopa) de óleo de pimenta
  • 1 q de linguiças frescas de ótima qualidade
  • 4 colheres (sopa) de vinho marsala
  • 680 g de molho de tomate e pimenta
  • 250 mls de água
  • 500 g de polenta instantânea (eu fiz com kimilho)
  • Água fervente e caldo de frango concentrado ou em cubos para cozinhar a polenta (eu utilizei apenas a água)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Aqueça o óleo de pimenta numa panela e junte as linguiças. Frite por cerca de 5 minutos, até que estejam douradas. Junte o marsala e deixe ferver por 1 ou 2 minutos. Acrescente o molho de tomate e 250 ml de água e deixe as linguiças cozinharem e molho apurar.
Para fazer meu molho eu aqueci 2 colheres sopa de azeite numa panela de fundo grosso e dourei, dois dentes de alho picadinhos e uma cebola bem picadinha acrescentei duas latas de tomates pelados e juntei uma pimenta dedo de moça fresca picadinha sem sementes, pimenta calabresa seca e um toquinho de óleo de pimenta cumari e deixei o molho apurar bem.
Para fazer a polenta eu misturei na água fria o kimilho e aqueci numa panela de fundo grosso, 2 colheres sopa de azeite e uma colher de sopa de manteiga sem sal, dourei nessa mistura alho e sal macerado e juntei então a mistura de água com kimilho e deixei cozinhar em fogo brando até dar o ponto. Desliguei o fogo e juntei uma boa colher de manteiga sem sal e mexi bem, para dar um brilho na polenta.
Polenta pronta, basta colocar no prato cobrir com o molho de linguiça e polvilhar com salsinha.

*Fonte - Livro Nigella Express

25 comentários:

Aline Neme disse...

Tb sou chegada numa polentinha Lica! Adoro!

Esse final de seman teve a festa da polenta numa cidadizinha do interior pertinho daqui... tem o tombo da polenta gigante e tudo mais´... é uma beleza!

Bjundas

Mari Azevedo disse...

Lica querida, aqui em casa o marido e eu amamos polenta! Comprei o livro da Nigella na semana passada, e ainda nao fiz nada dele, acredita? Ai, preciso me apressar! Essa polentinha está com um aspecto maravilhoso!
Beijos flor!!

Mónica disse...

Polenta é realmente ideal para dias mais frios. Eu gostei muito da série Nigella express como aliás gosto de todas as séries da nigella mas não tenho este livro, quem sabe, talvez ainda o compre!
Essa polenta com linguiça está com muito bom aspecto.
Beijinhos

Leo disse...

confesso que ainda não fiz uma polenta que me agradasse 100%. essa sua parece muito boa, vou tentar de novo com essa receita.

Andrea Dohashi disse...

Oi Eliana, passeando por alguns blogs encontrei o seu, lindo heim, e cada coisa gostosa , ai ai ai...
Que delícia deve estar esta polenta, heim menina?
Beijocas.

Anónimo disse...

Ai Senhor, desse jeito eu vou pro Brasil "rolando".
Eliana, eu aaaaaaaaaamo polenta.

Beijocas.

Maria Amélia

Tânia Saj disse...

Hummm...a foto dessa polentinha realmente dá uma fominha....
Bjs

Márcia disse...

Lica, saudades!!
Olha, acredita q eu nunca comi polenta??? Pois é!
Qdo eu for a Sampa de novo, vc me convidae eu experimento logo na sua casa, tá???
kkkkkkk
Beijos!

belinhagulosinha disse...

amiga que coisa mais boa,nunca provei polenta...puxa vida falta-me provar tanta coisinha boa,jinhos adoro-te

Nysa disse...

que foto apetitosa ;-) hummm

Beatriz disse...

Menina do céu...
Eu quero esse livro... eu queeeeeeeeroooooooo!!!..rsss
Acho que vou sugerir de presente prá mim de amigo secreto da família..rsss
Ontem mesmo eu fui à caça dessa gelatina com corantes naturais, mas aqui no interior ainda não chegou... buááááááá!!!
Bjs

Odete disse...

Me aticou a vontade de te copiar. Que delicia pra um jantar de noite fria.
Bjs

Natércia disse...

Eliana que maravilha!Deu uma vontade de roubar...bjs

Mamão com açucar disse...

Eliana do céu!!!!! O que é isso minha amiga!!!!!! Crueldade também tem limitem viu!!!!!! Eu amo polenta de paixão, e pimenta então nem se fale, juntando os dois é muita crueldade. Para mim polenta vai bem de dia de noite no frio no verão, a qualquer hora em qualquer estação.
Parabéns ficou divina!!!
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Glau disse...

Lica, estou viciadona no livro da Nigella, mas nesta receita nunca prestei tanta atenção, mas já a sua.. me deu uma vontade tremenda!

adoro molho de tomate apimentadinho
bjos, glau

Silvia Arruda disse...

É o tipo de comida que me agrada. Polenta, molho apimentado... tem coisa melhor? Comfort food total!

Laurinha disse...

Vc tem razão, friozinho e polenta casam muito bem!

Bom, polenta qq dia é ótimo! E assim com linguicinha, aiai, bom demais (er, pra mim, com só um tantinho de pimenta... :DDD )

Beijinhos

ameixa seca disse...

Meu Deus!!!
Eu quero um prato assim À minha frente agora que as noites estão mais frias... Que foto deliciosa :)

Filipa disse...

Lica, essa foto está de nos abrir o apetite! Fiquei com vontade de meter o garfo :)

beijinhos

Naninha disse...

Ai Li que delicia, me deixou com água na boca!
E quanto a ir ai amiga, acho que só vai dar pra eu ir em dezembro amiga, essa falta de feriado tá complicado!
Beijinhos

Cris disse...

Lica nunca vi uma polenta tão chique amiga... wow... eu quase não gosto de pimenta sabe, hihihi não conheço óleo de pimenta. To com água na boca aqui. Bjs!

Eliana Scaramal disse...

Aline Neme – que delícia essa festa em?! Eu amo polenta!! Hehe

Mari Azevedo – Esse livro é realmente muito bom, eu já fiz muitas receitas dele , você vai gostar!

Mônica – Obrigada pela visita!! Olha essa polenta é realmente tudo de bom!

Leo – Eu faço polenta sempre, pois eu adoro e meu filhote também! Depois me conte o que achou?!

Andrea Dohashi – Muito obrigada pela sua visita!! Eu vou ficar te aguardando sempre por aqui em?!

Maria Amélia – E eu que não vejo a hora de te conhecer minha amiga!! Hehe

Tânia saj – Pode se servir!! Bjs

Márcia – Minha amiga vocês não precisam de convite e sei que sabe disso! Hehe

Belinha – Não deixe de provar pois é realmente muito bom!

Nysa – Obrigada querida!!

Beatriz – O minha amiga que saudades eu ando sumida né?! É a correria, estou sempre correndo contra o relógio. Mas estou sempre lendo sobre as crianças por lá. O livro é realmente muito bom! Depois falo contigo sobre a gelatina com corantes naturais. Hehe

Odete – Olha eu vou ficar muito feliz em ser copiada viu?! RS

Natércia – Obrigada querida!!

Mamão com açúcar – Sabe que quando vi essa receita eu pensei exatamente nisso, na união de duas coisas que amo “polenta e pimenta”. rs Obrigada minha querida!

Glau – Eu também adoro esse livro!!!

Silvia Arruda – Eu também adoro!!

Laurinha – Sabe que eu também como polenta mesmo no calor?! Risos

Ameixa seca – Pode pegar esse aí querida!! RS

Filipa – Fique a vontade!! RS

Naninha - Então nos vemos no clima de natal já!! Que delícia!!

Cris – O óleo de pimenta eu fiz assim – coloquei em um vidro um mix de pimenta com óleo de milho e deixei curtir. Esse óleo fica delicioso amiga para passar um bife, e também para temperar uma salada só um toquinho se unindo ao azeite, fica realemente

Iliane disse...

tudo e bom essa polenta maravilhosa com êsse molho de linguiça..amiga..tá lindo....bjus

Agdah disse...

Se tem pimenta, é comigo mesmo.

Carmencita disse...

Aiiiii que vontade que deu, adoro polenta, de qualquer jeito e assim mais cremosinha com esse molho, comeria agora, te agradencendo a cada bocado.A propósito me convencí que quero porque quero esse tal livro "perdição" da Nigella, caramba, só tem coisa prática e boa, é a minha cara rsrs.Bjss