quinta-feira, outubro 09, 2008

Bolo de maçãs da tia Cristina Toledano


Image and video hosting by TinyPic



A tia não é minha não, mas eu adoraria ter essa tia viu?! No domingo eu conheci um blog muito legal que vocês podem conferir AQUI! E ao ver essa receita de bolo de maçã fiquei encantada e também curiosa pelo tanto de canela que vai no bolo e o fato dela afirmar: Pode usar a canela sem medo. Eu devo confessar que usei o tanto de canela pedido mas com medo (risos). No final retirei o bolo do forno e aquele perfume todo espalhando pela minha cozinha e casa eu corri para experimentar e foi uma grata surpresa o bolo é maravilhoso, combinou com o friozinho que está fazendo aqui e foi realmente tudo que eu esperava. Me rendeu esse bolo lindo aí e mais seis bolinhos que levei para minha querida D. Maria. Não deixem de visitar o blog da Priscila vale a pena.

  • 2 maçãs grandes ou 4 pequenas
  • 10 g de canela em pó (2 colheres sopa)
Primeira etapa - misture a seco

  • 2 1/2 xícara (chá) de farinha trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • Polpa picada das maçãs
  • 67 g de passas sem sementes maceradas no rum (eu não utilizei)
  • Mais a vitamina das cascas de maçãs
Segunda etapa - vitamina de cascas

  • 4 ovos inteiros
  • 1/2 xícara (chá) de óleo (eu utilizei óleo de milho)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • Tiras das cascas de maçãs
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
Na tigela misture bem os ingredientes secos e reserve. No copo do liquidificador coloque todos ingredientes da segunda etapa e bata bem até ficar com textura de vitamina nesse momento vai juntando essa vitamina com os ingredientes secos e mexendo para que fique bem homogênio. Coloque numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno médio. A assadeira deve ser grande ou você pode também assar como muffins fica uma delícia.

*A xícara utilizada é de 200 mls


Image and video hosting by TinyPic

27 comentários:

Cininha disse...

Essa fatia está mesmo com um ar delicioso, vou tomar nota dessa receita,porque cá em casa gostamos muito de bolos com maçã.
Bjs :-)

Isabel Salvador disse...

minha querida amiga,o bolo está perfeito

quanto ao desafio por enquanto é um desafio do meu forum amiga,muito engraçado :o)

mas estou a pensar pôr no meu blog

jinhos grandes amiga

Anónimo disse...

Oi Eliana, fiquei lisonjeada, obrigada. Vou te contar que sou sua visitante desde 2006. Já fiz um monte de receitas que você publicou. Fotografar começei só agora em 2008 e foi só em junho que blog nasceu. Para não dizer que recentemente eu fiz uma receita sua, assei novamente aquele Pão de queijo de Batata ( que dessa vez eu fotografei), logo vou postar no meu blog mencionando os seus merecidos creditos (da Valentina também e do Mauro Rebello). A minha cunhada a Tia Cristina Toledano é proprietaria da CNA de Ribeirão Pires (uma profissional de 1.a, pos graduada professora de inglês), ela ficará boba de saber que o bolo dela está fazendo sucesso. Um beijão aqui de Contagem - MG, de uma paulista que anda falando UAI...

Claudia Lima disse...

Ficou muito bonito! Combina super bem com o outono. Outro dia tb fiz.
Bjs :)

Smas disse...

Olá, linda!
Desculpe a ausência mas tenho andado com muito pouco tempo, até para postar, nem falo em comentar...
Esse bolo de maçã, tal como tudo que sai desta linda cozinha tem um aspecto delicioso!!!
Bjs grandes

Mari disse...

Lica, que maravilha de bolo, querida! Esse vou ter de fazer em casa, pois minha filhota adora bolo de maçã!! =D
Vc é muito caprichosa, tudo o que faz é lindo e perfeito.
Beijoss!!

Vivian disse...

ai que medo !!! mas eu amo canela, sempre coloco no meu chimarrão e nas minhas receitas acabo escondendo pra não por, senão, vai em td rs. O bolo ficou muito macio e aerado pela foto. Deve ter um aroma de outro mundo.
bom fds
bj

Natália Eleutério disse...

Eu também adooooooooro canela e com a maçã é o casameno perfeito, ficou bem apetitoso, bjs

Nani disse...

Canela e maçã é tudo de bommmmmm!!!
Beijos

Cris disse...

Lica! Bolo de maçã com canela... um de meus favoritos, amiga tudo que vai maçã eu amo. Bjs e bom finde para você.

Natércia Ramalho disse...

Eliana o bolo ficou um luxo!Um bjs

Agdah disse...

Mais um para a lista interminável.

Silvia Arruda disse...

Hummm, parece que consigo sentir o cheirinho deste bolo daqui do outro lado do computador! :P

Luciana Macêdo disse...

Estou encantada com o bolo de maçãs, pena que já fiz o bolo para o final de semana, senão iria experimentar hoje mesmo. O blog da Priscila tem muita receita boa, sempre passo por lá. Bom fim de semana.
Bjs!

Pitadasdilu disse...

´Tem canela... então tô dentro... he, he, he... ficou com um aspecto super macio, bem do jeitinho que eu gosto.
Bjos, Lú.

Diogo disse...

Oi querida, me empresta a Tia Cristina? Ah, se bem que ela não é tua tia né? Eu queria uma assim tbm, coisa boa ;-)

Bjão e bom finde.

Isabel de Miranda disse...

Lica que maravilha de bolinho.Até que enfim que eu consegui o seu blog.nunca conseguia entrar.Beijinhos carinhosos

Marcos disse...

Eliana que lindo bolinho!Devia estar 5*****Um beijo Marcos:))

Cláudia disse...

REalmente muito bom! Tenho um parecido no meu blog,só que as passas vão sem rum. Mas para deixa-las macias e suculentas pode colocar um pouquinho de água morna.
Ficou lindo, passa uma fatia?

bjs

Ana disse...

Nossa, esta lindo e eu adoooro bolo de macas Eliana!!
Mas eu tbem fiquei com medo ao ler as 2 colheres (sopa) de canela...!!
Beijos!
Ana

ameixa seca disse...

Olá!!!
Bolo de maçã para mim tem que ter canela, claro :) Mas nunca fiz assim. Fica grandinho e com óptimo aspecto ;)
Ainda não tive tempo de ver todo o blogue mas eu volto, ok?
Abraço!!!

Dani Oliveira disse...

Oi Lica... que delícia de blog. Vim retribuir a sua visita, gostei tanto que já adicionei, viu!!!
Beijos =)

Goreti disse...

É de assustar a quantidade pedida de canela, mas se vc aprovou eu assino embaixo.

Beijo!!!

Iliane disse...

hummmêsse bolo tá uma tentação mesmo..amei a receita e ficou lindo..bjus

Nysa disse...

o blog é muito bom, obrigada pela dica ;-) e o bolo ficou maravilhoso!! beijocas

Pimenta disse...

adoro bolo de maça e adorei a ideia de usar a casca

Laurinha disse...

hummm, bolo de cascas de maçãs é muito bom mesmo (bom, não só de cascas... :DD) Ficou com uma cara tão boa!

E vai um tantão de canela... vou experimentar este também! Vixi, a lista só cresce... :DD

Beijinhos