terça-feira, maio 03, 2011

Saga continua com o arroz biro-biro


Image and video hosting by TinyPic




Esse arroz é uma bomba calórica e nem preciso dizer que também uma bomba quando falamos de algo muito saboroso - pensa cumadre em algo realmente simples e gostoso e que nos dá um prazer enorme em saborear?! Taí a receita - nesses momentos a gente tem que dar uma de Nigella e se entregar sem culpa nem pudor, e foi bem isso que o eleitorado da minha casa fez - e se acabaram no biro-biro.
Diz a história que nos anos 80 o jogador de futebol Antonio José da Silva Filho, conhecido como Biro-Biro do Corinthians, frequentava um restaurante e fazia sempre o mesmo pedido: - Em casa eu como arroz com ovo e batata palha. Tem como fazer pra mim? E assim nasceu o arroz Biro-Biro que virou uma das guarnições mais conhecidas dentre os chefs brasileiros e quase todo restaurante que vou em Sampa tem o famoso arroz no cardápio.

2 xícaras (chá) de sobras de arroz , aqueça uma frigideira grande de fundo pesado com um fio de óleo vegetal (amiguinha é fiozinho mesmo) nesse óleo frite 100g de bacon cortado em cubinho até virar torresminhos - retire esses cubinhos de bacon da frideira e deixe escorre sobre um papel toalha - retire o excesso de gordura que se formou e nesta mesma frigideira coloque 3 ovos tempere com toque bem leve e sal e pimenta-do-reino moída na hora - mexa bem pois você precisa ter um ovo mexido quando estiver no ponto some o arroz, o bacon, e finalize com cheiro verde picadinho e batata palha.

9 comentários:

Carla Colombo disse...

hummm é muito bom ter ideias do que fazer com sobras de arroz, pq convenhamos né... dá uma dó jogar fora, mas voltar o arroz da geladeira do jeito que ele tá tbm num é o mais gostoso... eu sou um pouco frescurenta... o arroz branco eu gosto feitinho na hora, por isso qdo sobra, tento inventar algo novo! delicinhaaa!

Beatriz disse...

Oi, amiga!
Aqui em casa esse arroz é mais conhecido como "hipocrisia" ou "a quem eu quero enganar?".
Explico:
Eu frito tirinhas de peito de peru defumado com manteiga/margarina (já ficou mais calórico que o bacon..rsss), coloco os ovos, acrescento milho, brócolis (se tiver), arroz e bastante cheiro verde.
A batata palha, eu levo num recipiente a parte, com a desculpa de permanecer crocante (olha a hipocrisia aí!..rsss) e cada um põe quanto quer e mistura no próprio prato!
Se deixar, tem TODO final de semana!
Um escândalo de gostoso!!!
Bjssssss

Eli disse...

Carla Colombo - eu também não gosto de ficar aquecendo a sobra de arroz o tempo todo não. heheh


Beatriz - minha amiga querida amei com força a receita a descrição, adorei e vou fazer ainda essa semana.

Eli disse...

Carla Colombo - eu também não gosto de ficar aquecendo a sobra de arroz o tempo todo não. heheh


Beatriz - minha amiga querida amei com força a receita a descrição, adorei e vou fazer ainda essa semana.

Marta Benicá disse...

Uma ótima receita esta, está perfeita e saborosa. Abraços, Marta.

iliane disse...

eu adoro arroz biro-biro!!!!é tudo de bom!menina..quanto tempo né?você anda sumida!!pois é..essa dores que a gente sofre é complicado mesmo!!!tenho fé em Deus que tudo dará certo com seu pai!!!vou torcer muito mesmo!!e..as crianças?aprontando todas?rssss..adorei ver você na minha cozinha..bjus..li

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

Arroz Biro-Biro é tudo de bom! Minha irmã não gosta de arroz, mas temperados em geral, sim, e o biro-biro é um deles. Também gosto muitooo!

Bjo,
Talita Cristina

Anónimo disse...

Lica querida
Seu querubim mais jovem está lindo! Curta muito porque passa tudo mito rápido.
Que Deus os ilumine e os cubra com muita saúde e bencaos
bjs M Célia

Anónimo disse...

Que boniteza de arroz. Suas fotos são sempre bem cuidadas. Abraços, Adriana.