segunda-feira, fevereiro 07, 2011

ciabatta


Image and video hosting by TinyPic




Se tem algo que eu adoro fazer na cozinha certamente é o tão amado pãozinho. Da minha maneira simples de executar receitas - tenho obtido pãozinhos maravilhosos ao longo do tempo. Nessas férias dei uma passada pela Saraiva adoro ir até lá - pegar os livros me sentar e folhear por horas e horas, nem se quer vejo o tempo passar e sempre mesmo lembrando daquela promessa de não comprar mais livros de culinária eu não consigo resistir e trago um ou outro e foi nesse momento que encontrei esse livro 200 receitas de pães tentadores - amei o nome, amei o livro e já até postei receita do mesmo aqui nessa cozinha e vou fazer tantos outros e fico esperando que todos os leitores gostem da série.

  • 500 g de farinha de trigo, mas um pouco para polvilhar
  • 1 1/2 colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico
  • 300 ml de água morna
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
Misture bem todos os ingredientes só depois comece a acrescentar a água aos poucos. Sove até a massa ficar elástica. Coloque a massa (que terá uma cosistência grudenta) em uma superfície enfarinhada e divida-a em duas partes. Passe bastante farinha nas mãos e modele dois pães alongados, com cerca de 28cm. Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe em um local aquecido, sem cobrir, por cerca de 30 mts ou até que a massa cresça. Asse em forno preaquecido a 200 graus por cerca de 20 mts, até os pães ficarem dourados e emitirem um som oco quando batidos com a ponta dos dedos. Polvilhe farinha e deixe esfriar.

*Fonte - livro 200 receitas de pães tentadores

10 comentários:

Bichinha disse...

Mas que pãozinho delicioso.

Luisa Alexandra disse...

Que textura deliciosa!

Saam! disse...

Tenho uma queda por ciabatta!! *-*
Então pelo jeito teremos vários pães deliciosos aqui né

Beijo grande

Andréa Santana disse...

Eu também amo fazer pães.
Gostei muito dessa receita, ficou super fofo este pão.
Bom d+++!!

bjs...

Rachel disse...

Ciabatta é um dos pães que mais gosto, o aspecto do seu deu água na boca, gostei muito da receita...fácil e prática!
Bjuss!!!

Dani disse...

É o pão que mais gosto, até para fazer torradas, comer como sanduba, mas nunca fiz em casa, acho que parece fácil por essa receita.

Dia desses pedi um lanche na padaria de almoço com ele, e o Sr. sentado ao meu lado ficou procurando o tal pão, e ai me explicou que ele era de POA e lá não tinha tal qualidade.

Nessas horas eu esqueço o trânsito e as coisas ruins e fico feliz d+ de ser paulista.

ameixa seca disse...

Também gosto muito de fazer pão mas ainda não me aventurei na ciabatta :) Ficou com bom aspecto!

Fabrícia disse...

Lica querida quanto tempo ... Como andam as coisas? saudades de ti também e que delícia essa receita ... Um beijo para ti e para familia ...

Anónimo disse...

Lica paozinho fresco em casa é sinal que a cozinheira está bem humorada... adoro cheirinho de pão fresco no ar. no meu blog tambem tem uma receita de ciabatta deliciaaa.

moranguita disse...

hum quentinho acabado de sair do forno e uam delicia:-)
ando com desejos a estas horas da noite lol
beijinhos liva