sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Bolinho formigueiro (Lancheira)


Image and video hosting by TinyPic



Esses bolinhos são pra serem colocados na lancheira do Rapha. Ele adora esses bolinhos feitos assim individuais, ontem a noite dei um pra ele e ele foi logo dizendo "esses bolinhos da mamãe são os melhores que tem" risos. Mas eles ficam bem fofinhos mesmo. Agora que tal vocês deixarem ai nos comentários dicas de coisinhas pra se levar na lancheira?! Fico esperando as dicas de vocês.

Massa
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) açúcar
  • 1 xícara (chá) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 5 colheres (sopa) de chocolate granulado
Cobertura
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 g de creme de leite
  • Chocolate granulado para polvilhar
Bata na batedeira as gemas, açúcar e manteiga até a mistura ficar clara e fofa, vai adicionando a farinha de trigo e o leite alternando retire da batedeira e junte o chocolate granulado, o fermento em pó e adicione as claras em neve mexendo com bastante cuidado (eu costumo retirar a massa do bolo da vasilha da batedeira e colocar em uma bacia grande só depois adiciono as claras em neve). Coloque a massa numa forma de anel untada e polvilhada, ou em forminhas como eu fiz.
Para cobertura, leve ao microondar por 40 segundos o creme de leite e o chocolate, retire do forno e mexa bem para que o chocolate derreta por completo. Só empregue no bolo e polvilhe com chocolate granulado.

Bolinho antes de irem ao forno e depois de prontos eu parti um pra visualizar melhor dentro, quem será que comeu todinho esse ai do lado?!?!


Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

16 comentários:

miki w. disse...

eli, ando sumidinha, estou atoladinha de coisas para fazer e sem tempo de passear nos meus foodblogs favoritos :-(...

q beleza está sua nova cozinha, amei, parabéns! mas me conta do nome! 'lica' é seu apelido???

beijinhos!

ah, amo bolo formigueiro nham!

miki

Anónimo disse...

Também adoro esses bolinhos individuais, ficam tão lindos! Lembro que eu gostava de levar na lancheira biscoitos amanteigados e uma empada de queijo que minha mãe prepara desde sempre. Beijinhos.

Cris disse...

Eliana, seu filho passa bem hein. Você é muito criativa e vai se deliciar com as dicas de decoração de lanches neste blog: http://www.bentocorner.com/ Bjs!

Anónimo disse...

Ai amiga do céu, e agora faço esses os o de marmore ? rs Não sei uma boa dica para levar na lancheira.
Beijos!

Lídia Lopes disse...

Olá Eliana,
Muitos parabéns por este cantinho tão delicioso e carinhoso.
Como sugestão para a lancheira do seu filhote, acabei agora mesmo de publicar uma receita de bolachinhas. São muito boas, fiz esta semana :)
Beijos

Anónimo disse...

Olá Eliana,
Nas lancheiras de minhas filhas eu costumava colocar, além das delícias caseiras (assunto que vc domina muito bem), frutas (especialmente as preferidas delas), iogurte, barrinhas de cereais, suco de frutas, bebida tipo Yakult, castanhas etc. Claro que variando, para diversificar o lanche e sair um pouco da dupla carboidrato/açúcar.Um abraço.
Isabella

Akemi disse...

Eliana, seu querubim deve ficar muito feliz com os lanches que vc prepara! Cada bolinho lindo e delicioso!
Aqui as crianças japonesas levam obento (marmita)para a escola, pois passam quase o dia todo lá. As mães aqui são tão criativas! Dá uma olhada neste site aqui!

Cinara disse...

Lica, que bolinho mas fofinho! O meu filho é meio difícil para comer, e não gosta nem de "porcarias", acredita? Então, na lancheira dele eu mando bolinhos tipo muffins, cookies com gotas de chocolate, biscoito de polvilho, bisnaguinhas com manteiga, biscoitos recheados, danoninho e Sucrilhos. Todo dia eu mando algo salgado e algo doce, além do suco ou Toddynho. (Ele enjoou de Yakult.) Ele já come bastante frutas em casa, de sobremesa, por isso não mando para a escola. Gostei deste seu post, vou ficar de olho para ver as dicas de outros comentários! ;o) Beijinhos...

Ana disse...

Que bonitinho seus bolinhos, e que fofo seu filho!
Eu tbem fico toda feliz quando o meu menino elogia algo q faco, adoro ser mae!
Eu tbem faco sempre muffins, eh uma otima p/ o lanche das criancas, Matheus adora tbem. Um bolo q Matheus gosta eh bolo de cenouras, e eu faco assim em forminhas de muffins tbem, e as vezes coloco granulado tbem, fica um bolo formigueiro de cenouras, meu filho e meu marido tbem gostam muito!
Vou ver se arranjo minhas ideias de lancheira e depois volto aqui te escrever, mas meu menino adora mesmo essas coisas, bolinhos e bolachinhas, todinho, suco de caixinha! hehe!
Beijos!
Ana

Agdah disse...

Minha "pisquilinha" também não gosta de comer e assim não há como exercer a criatividade pois o cardápio não pode variar. Voçê acredita que ela não gosta nem de sorvete ou chocolate?

Anónimo disse...

Lica, ontem fiz o pão recheado que ficou bom demais da conta. Agorinha terminei os bolinhos marmores, estão com um cheiro e aparencia ótima ...
Beijos!!!

Valentina disse...

Eli, barrinhas de cereais caseiras com farinha integral, frutinhas secas, mell..tambem frutinhas ja prontas para serem beliscadas - em pedaçinhos...Os paistem que educar o paladar da criança,ne?!?

Eli disse...

Miki querida estava com saudades de você! O nome é meu apelido sim :). Obrigada!

Renata obrigada pelas dicas, agora falta a receita da impada de queijo?!?! risos

Cris eu adorei o site, obrigada!

Jê minha amiga que bom que gostou do pão e do bolinho, saudades de você!

Lídia Lopes já fui lá pegar a receita. :)

Isabella eu também coloco tudo isso, muito boa lancheira que montava. Obrigada pelo carinho!

Akemi parece obra de arte, eu teria pena de comer. hehehe

Cinara o Rapha também tem seus momentos, eu mando praticamente tudo que você manda também, só não bolachas recheadas o rapha não come muito esse tipo de bolacha eu não gosto de dar, e quando come só é liberado aos finais de semana.

Ana é muito gostoso vê esse bichinhos se deliciando com algo que fizemos pra eles né?!?! Ana adorei o formigueiro de cenoura o Rapha adora bolo de cenoura eu vou fazer esse pra ele.

agdah o Rapha também não gosta de muita coisa que a criançada adora eu entendo bem isso. :)

Valentina está certinha, eu sempre mando essas coisinhas, o rapha gosta de levar cereal e leite também la ele mistura e come. rs

Beatriz Belliard disse...

Lica que delicia estes bolinhos ! Olha so, para meu filho eu faço barra de cereais ou biscoitinhos recheados de maça, e aqui tem compota de maça que ele adora, ele bebe como suco e é sem açucar. bjs

Anónimo disse...

Lindona, sou novata nesse negócio de blog(rsrsrs) e principalmente de comentários...
Adorei seu blog !!!
Me diga, qual q quantidade de bolinhos q es´ta receita nos dá?
Bjs e sucesso
Vera Martins/Santos/SP.

Vera Martins disse...

Achei essa receita o máximo...eu imaginava erradamente q seria muito dificil fazer esses bolinhos , mas entendi direitinho e ja vou aprontar...
Grata