sexta-feira, junho 10, 2011

Arroz Negro


Image and video hosting by TinyPic




Esse é meu mais novo vicio, eu me rendi e cai de amores pelo tal arroz. Isso aconteceu ao ganhar um potinho desse arroz de cor tão diferente de um amigo fofo. Final de semana que passou a pensão estava lotada, para receber amigos tão queridos, demandou tempo e algumas horas em filas de hipermercados - quando cheguei em casa já "anoitinha" saquei o potinho do arroz e nem pensei, me coloquei a pilotar o fogão com a meta de comer uma comida, quentinha, cremosa e que me conforta-se - e colegas foi exatamente isso que encontrei ao final do prato.

Agora no frio sinto muito falta do fogão de lenha da fazenda do meu avô e chácara do meu pai, o ambiente quentinho o cheirinho de lenha queimando, café fresco o inverno de verdade me traz boas lembranças.



Coloque numa panela de pressão 2 1/2 litros de caldo de carne e o arroz, leve para cozinhar em fogo brando e deixe até 25mts depois que começar a pegar pressão - o arroz deve ficar na textura al dente, retire do fogo - abra a panela e se estiver na textura adequada, escorra o caldo e reserve o arroz. Em um frigideira grande de fundo pesado, coloque um fio de óleo vegetal ou azeite próprio para cozinhar e deixe suar uma cebola com 3 dentes de alho bem picados, assim que ficar transparente junte linguiça toscana cortada em cubos (essa linguiça foi aferventada em água e só depois cortada em cubos), deixe refogar bem e junte uma lata de tomates pelados - tempere esse molho com sal e pimenta moídos na hora e deixe apurar. Quando o molho ficar grossinho e já com todos os temperos agregados, some uma lata de ervilhas (também pode ser ervilhas frescas ou congeladas), um punhado de salsinha e cebolinha - um toque de manteiga e uma generosa regada de azeite honesto e nesse momento some o arroz reservedo mexa bem para que agregue os sabores e sirva.

15 comentários:

Drika disse...

Hum... Parece ótimo!

Lala disse...

hummmmmm, que delícia!!!
deu água na boca!!
nada como uma comidinha confortável para nos elevar, ao final do dia, né???

ótima dica a sua!

bjs,

Carol disse...

Eu adoro esse arroz!!!! É muito bom mesmo!!!

® disse...

Lih,
Gosto bastante de arroz pretim, aliás, aprendi a comer em sampa c minhas cunhadas...não é um hábito mineiro. Coisa boa receber amigos!
Um bejim grande!

Sonia T disse...

Ai que cara boa. E essa coisa de comida pra inverno me pareceu que combinou com esse prato. Nunca experimentei porque nem sabia como fazer, mas to animada pra resolver esse assunto. Já está na minha lista pra próxima ida ao supermercado
Bjks

Ana disse...

Ai, q coincidencia, comprei um pacote de arroz negro semana passada, esta na despensa me chamando todos os dias p/ ser feito. Ele fica mais cremoso tipo um risoto quando cozinha ou eh como arroz normal? Vou fazer nesse final de semana!
Bjs
Ana

Eli disse...

Ana minha amiga desse fds não passa vou te escrever um email, rs. Então ele fica mais parecido com risoto sim, ele fica cremoso e tal.

A e quanto a acelga chinesa vc esta coberta de razão não rende mesmo aqui tenho que comprar bastante pois o Enzo sozinho já detona um tantão.

angela disse...

eu adoro arroz negro, faço puro e em saladas. assim deve ficar maravilhoso. bjs

Andréa Santana disse...

ARRASOU AMIGA, ESSE ARROZ É TUDO DE BOM!
FICOU BOM D+!

BOM FIM DE SEMANA!
BJS,
ANDRÉA...

Lari/Jê disse...

É a segunda receita com arroz negro que vejo essa semana e a minha curiosidade só aumenta... Nunca comi esse tipo de arroz e estou mto disposta a experimenta =D
Sua receita parece deliciosa!!!

Beijos
Lari

Su m disse...

Ainda não encontrei à venda o arroz negro, mas lá que fica um prato estéticamente fabuloso, isso fica. E parece ser delicioso ;)

ameixa seca disse...

Nunca vi e nunca comi mas gostei da ideia :)

Akemi disse...

Sempre vejo no mercado mas agora vc atiçou de vez minha curiosidade! Vou comprar da próxima vez! Bjss e boa semana querida!

Xana Bértolo disse...

Ficou lindo mesmo :)
beijo

Bruna do Gourmandisme disse...

Esse arroz é ótimo! Também fica excelente com camarões! bjos