quarta-feira, agosto 27, 2008

Oniguiris


Image and video hosting by TinyPic







Image and video hosting by TinyPic




Quase no último minuto do segundo tempo venho eu com minha participação nesse lindo evento da Akemi. E vi nesse evento lindas receitas, com fotos também muito lindas e eu resolvi seguir a linha desse bloguinho que é comer e cozinhar de uma maneira bem simples, mostrando que todos somos capazes de fazer nosso próprio ranguinho com muito estilo e foi assim que eu escolhi essa receita, também porque eu sou LOUCA por oniguiris, esse simples bolinho que para meu gosto não vai sal, mas minha querida amiga D. Maria fala que você deve molhar as mãos em água com sal (isso para o gosto brasileiro) eu molho apenas na água, você pode também usar aqueles pózinhos os pirlimpimpim , aqueles para temperar arroz, que vende em lojinhas japonesas. Bom para fazer o arroz, você apenas coloca uma medida de arroz (grão japonês) e para cada medida de arroz a mesma de água dentro da panelinha oriental própria para fazer arroz e deixe cozinhar, depois de pronto deixe lá descansando por mais uma hora, retire o arroz da panelinha , molhe as mãos na água e vai formando os bolinhos, depois dos bolinhos formados eu gosto de devolvê-los a panelinha oriental e deixar só na função aquecer. Eu como assim só com shoyu, pra mim isso é uma felicidade total. Se você tem dificuldade em comer com hashi pode utilizar esse trequinho fofo aí de silicone.


Image and video hosting by TinyPic



D. Maria é minha querida vizinha, ela morou no japão bastante tempo hoje tem apenas os filhos lá, e um aqui no Brasil, a Larissa mostrei a vocês o bolinho dela aqui no blog é neta da D. Maria. Essa senhora é forte e doce tudo ao mesmo tempo, é linda pelo menos para meus olhos e eu tenho um carinho imenso por ela, com ela conheci muitas coisas da cultura e culinária japonesa.

Foi ela que me apresentou o cozido japonês (me disse que é assim uma espécie de feijoada japonesa)


Image and video hosting by TinyPic



Ela também faz essa delíciosa salada que leva uma massa coreana, shoyu, fatias de um omelete feito bem fininho e uma verdura é simplesmente maravilhosa.


Image and video hosting by TinyPic



E por fim vou apresentar a vocês minha doce D. Maria!


Image and video hosting by TinyPic

24 comentários:

Akemi disse...

Eliana, minha querida amiga, muito obrigada pela contribuição ao evento! Sabe que eu adooooooooro oniguiri? Quando a fome fora de hora aperta e só temos arroz cozido, estes bolinhos são um coringa! Adoro com sal do jeitinho que a D. Maria recomendou! Aliás, esse era o nome brasileiro da minha avó também! Do meu avô era João e do meu pai, Valdomiro!!! Vixi, de onde tiraram esse nome para ele??? rss
Eu não entendi o que é esse trequinho verde de silicone. É para colocar os palitinhos neles para ter firmeza???
Adorei ler o post e conhecer a famosa D. Maria de quem vc já comentou tantas vezes aqui! Ela parece tão serena! Que bom que através dela vc tem conhecido um pouco da culinária oriental, amiga! Bjs

Aline Neme disse...

Que delícia Lica!!!

A D. Maria tem uma cara super fofa! E muito bom ter vizinhas assim!

Bjundas

Eli disse...

Akemi fiquei tão feliz que aprovou minha participação! O trequinho verde amiga é assim que funciona: é só encaixar nas aberturas aí os hashis e eles ficam firme e você só tem o trabalho de abrir e fechar os palitinhos fica bem facil usar eu comprei para ensinar o Rapha a utilizar os hashis pois pro meu maridex eu consegui ensinar sem utilizar esse utensilio mais para o Rapha não consiguia. hehe A D. Maria é muito especial pra mim amiga.

Aline Neme obrigada querida!

Anónimo disse...

Também fiquei "apaixonada" por ela..rssss
Que doçura!
Beijos com saudades!

Agdah disse...

Aqui nas bandas onde moro, tem uma senhoras orientais que são a cara de D. Maria.

Anónimo disse...

Eliana,
que benção de vizinha, você não exagerou em nada. Será que ela não quer vir pra Bélgica :-)

Beijocas.

Maria Amélia

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues culinários estão abertas.

Vamos lá!

www.maonamassablogue.blogspot.com

Mari Rezende disse...

Eliana, falou que é comida oriental é comigo, hehehe... Adoooro!
Os oniguiris ficaram uns amores!
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Eliana adorei mesmo e sua vizinha é uma querida um beijinho para as duas Natércia...

Silvia Arruda disse...

Eli, acredita que eu nunca comi oniguiris? E nem conhecia esse prato japonês??? Blog de comida é cultura, eu sempre digo isso! :)

Iliane disse...

miga..não conhecia tambem êsse paro japonês..interessante mesmo toda explicação!!!mas..sua vizinha linda..é um doce mesmo..parabens pela vizinha..bjus

Cris disse...

Lica:

Queria uma vizinha assim, porque eu adoro comida japonesa!!!

Você está sabendo do encontro de blogueiras no dia 06/09, no Shopping Bourbon? Quer ir? Mais informações aqui no blog da Andréa:

http://andreaminhaslas.blogspot.com/2008/08/atualizando-lista-do-encontro.html

Bjs,

Cris

Gourmandisebrasil disse...

Ai! Me senti em casa!
bjoca

Laurinha disse...

Aqui em casa só eu sou curiosa com a culinária japonesa, não tenho companhia dijeitoninhum; tenho uma amiga que falou que vai 'me iniciar', para eu aprender a comer direito... aos poucos ir conhecendo...
Por enquanto, só vou aprendendo com vocês!

É ótimo ter bons vizinhos!

Beijinhos

Eli disse...

Beatriz não é?! Ela é realmente especial pode acreditar em mim querida!

Agdah a D. Maria é tudo de bom! hehe

Maria Amélia minha querida vou transmitir esse recado a ela, mas eu já não consigo mais viver sem minha vizinha. hehehe

Mão na massa vou passar lá,obrigada pelo convite!

Mari Rezende muito obrigada!

Natércia querida obrigada!

Silvia isso que acho legal nessa comunidade o fato de estar sempre aprendendo.

Iliane querida muito obrigada!

Cris eu não estou sabendo de nada não, ninguém me convidou. hehehe Vou olhar lá. :)

Nina fico feliz!

Laurinha que bom que sua amiga vai te apresentar, pois eu acho que você vai curtir muito!

Natália Eleutério disse...

Eliana, essa tua vizinha é um amor de senhora, quanto á receita mandaste bem, pena que é dificil de encontrar cá alguns ingredientes, bjs

Luciana Macêdo disse...

Nãoconhecia estes bolinhos e me encantei por eles. Foi um prazer "conhecer" a dona Maria e as delícias que prepara.
Bjs!

brisa disse...

Oi Eliana, faz tempo que nao venho akih..e nao eh o lugar apropriado..mas o que aconteceu com a Jeane?EU lia o blog dela quietinha e vih qdo ela criou um outro espaco, mas nao marquei e..puft! ela sumiu!

Abs e um otimo dia.

Espero que Jeane, marido e dogs estejam bem.

Eli disse...

Nani eu também as vezes quero fazer algo que vejo em outros blogs mas tenho dificuldade em encontrar os ingredientes, a maneira que tenho encontrado é fazer substituições.

Luciana Macêdo esse bolinho é realmente uma delícia!

Brizak não entendi porque aqui não é um lugar apropriado pois penso que é um lugar tão suave mas tudo bem, quanto a Jeane ela está bem, apenas não quis mais continuar com o blog e por isso o fechou, mas estão todos bem lá.

Valeria disse...

Eliana
Fiquei super emocionada de ver seus oniguiris!!
Hoje em dia todo mundo gosta de comida japonesa ....eu sempre adorei oniguiris!!Como descendente de japoneses comia quase todos os dias porque mamãe preparava uns assim pequeninhos dos formatos do seu pra matar a fome ao invés de comer doces e porcariadas!!!
Muito legal a sua homenagem!!
Bjs

Cris disse...

Então eu te convido agora e te INTIMO a ir!!!!

Bjs,

Cris

brisa disse...

Eliana, claro que teu espaco eh suave:) Nao acho apropriado vir ao seu espaco fazer perguntas nao pertinentes ao topic, pro meu proveito. Oras. eutive educacao e respeito o espaco alheio:) Ainda bem que voce nao ficou brava:)

Otimo weekend!

Eli disse...

brisak eu não fiquei brava não. hehehehe Fique tranquila você é sempre bem vinda aqui, e agora você pode ter notícias da Jê aqui, já viu que ela está postando aqui?! Bjos!

Valentina disse...

Amiga, não conhecia oniguiri. Muito prazer.E que lindo post.Que homenagem linda `A sua vizinha. Gostei de cada frase.