segunda-feira, junho 23, 2008

Batata-doce assada com mel


Image and video hosting by TinyPic



Mais uma receitinha em ritmo de festa junina, pois por aqui já tem bolo de fubá salgado, bolo de fubá, canjica, sorvete de paçoquinha e mais outras coisinhas típicas desse mês festeiro. E essa batata estava na minha lista a muito tempo, eis que algumas semanas atrás o filho de uma amiga fez aniversário e ela logo pensou em fazer uma festa junina para comemorar, e eu me lembrei dessa receita que estava guardada e imediatamente passei para ela, ela fez e logo fui eu experimentar antes mesmo da festa acontecer, e levei um susto pois a receita que eu pouca bola dei e ficou tanto tempo guardada era um tesouro, fiquei tentando me lembrar de uma receita que tenha feito com batata-doce que tenha ficado tão boa quanto essa, e realmente passei semanas com isso na cabeça e cheguei a conclusão que não tem, essa ganhou em disparado a lista enorme de receitas com batata-doce já produzida em meu cafofo. Uma casca sequinha e adocicada e por dentro um creme de batata, bem macia! Essas foram as palavras que achei para definir a textura dessa batata.

  • 6 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 1 q de batata-doce, sem casca, cortada em pedaços
  • 1 pitata de pimenta-do-reino branca
  • 1 pitada de sal
  • Folhas de salvia para decorar
Aqueça o forno em temperatura média. Arrume os pedaços de batata-doce em um refratário médio e reserve. Numa panela pequena, misture a manteiga com o mel o suco de limão e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, até a menteiga derreter. Derrame essa mistura sobre a batata e tempere com o sal e a pimenta. Leve ao forno, mexendo às vezes, por 50 minutos ou até que a batata doure e fique macia. Decore com a sálvia fresca.

*Fonte: Revista Claudia Cozinha

9 comentários:

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Muito apetitosa sua batata doce, fiquei com água na boca.; Hummm!!!
parabéns pela receita.
fernanda
Mamaocomacucar.sampasite.com

Fabrícia disse...

Como gostaria de estar por perto para provar todas estas delícias tipicas de festa junina...
Bjcas.

Gourmandisebrasil disse...

A batata doce agora está ótima! Temos que aproveitar a temporada. Preciso comprar mais para fazer vichyssoise (anos atrás vi uma receita com a batata doce ao invés da comum).
bjocas,
Nina.

Filipa disse...

Eu tenho aqui em casa algumas batatas doces a precisarem de ser usadas e vou fazer esta receita. Se você fez e diz que é uma delícia é porque é mesmo! Anotada.

beijinhos

Cris disse...

Esta época do ano é mesmo uma delícia. Eu gosto muito de batata-doce mas assada com mel nunca comi, que receita bárbara Lica.

Aline Neme disse...

Adoro batata doce!!!!

Bjundas

Unknown disse...

Lica, tô babando aqui!
Isso deve ser bom demais, menina!

Sobrou alguma coisa por aí? :p

Um beijo!
Leandro
www.cozinhapequena.com

Isabel (pipoka) disse...

Costumo fazer batata doce assada, mas só com sal e depois envolvo em papel de alumínio. Adorei esta sugestão de usar mel, deve ficar uma maravilha.

bjs

Nani disse...

Eu adoro batata doce com açúcar, assim também deve ficar maravilhoso!
Beijos