quinta-feira, janeiro 10, 2008

Batata assada com gordura de ganso


Image and video hosting by TinyPic



Mas um sabor que conheço pela mãos de minha amiga Valentina. Tina, essa batata assada nessa gordura é tudo, tudo de bom e um pouco mais. Fiz exatamente como a Valentina me ensinou, dei uma pré-cozida na batata no vapor, depois temperei com sal e pimenta, envolvi essa batata num pouco de semolina e reservei. Na assadeira que ia levar ao forno, coloquei na boca do fogão e derreti um tanto da gordura, repousei as batatas nessa assadeira, envolvi novamente as batatas agora na gordura e levei ao forno. E todos que dividimos essa delícia, sim no dia que fiz tinha visitas, ficaram encantados. Muito obrigada amiga!

*Depois tentei fazer seguindo o mesmo procedimento, mas usando manteiga o resultado não foi bom, nada parecido com o obtido com a gordura. Vi que a Elvira fez essas batatas com a mesma gordura e disse que pode substituir por banha de porco, ainda não fiz mas dica da Elvira é sempre quente e confiavel então vou tentar nos próximos dias e volto pra contar.

* A gordura é a da lata, junto está fava de baunilha e extrato de baunilha, outros sabores que a Valentina me apresentou.


Image and video hosting by TinyPic

18 comentários:

Vitor Hugo disse...

Gordura de pato... gente chique é outra coisa, hein? ;)

Pato tem muito gordura mesmo, quando lidei com o magret pude ver a capa de gordura que tem.

Nogueirajcs disse...

Batatinhas no forno... tudo bem, fica bem assada de muitos modos, muitos temperos, agora com gordura de ganso....
Gordura de ganso não vai entrar cá em casa pois basicamente é só azeite e uma ou outra margarina vegetal light.

Mas só de ver a cor destas batatas fiquei a pensar que tal... será que... acho que vou assar algumas para acompanhamento. Boa!

laila radice disse...

nossa deve ficar bem especial...ao ler já fiwquei imagianndo com banha e deve ficar bem gostoso tbm...sei q é dificil mas é possivel encontrar gordura de pato no brasil..nao desistam e façam a receita da Lica! bjos

Célia disse...

FICARAM ESPECTACULARES.

disse...

Estao com a cara ótima .. Eu quero ...

Gourmandisebrasil disse...

Que chic! A gordura de pato tbm fica ótima.
bjo,
Nina.

Marcia disse...

Lica,
que saudades de São Paulo eu tenho quando vejo estes ingredientes... aqui na roça nem pensar, peraí que eu vou logo depoiss do carnaval... bjs

Laurinha disse...

Menina, que coisa linda, que dourado..... imagino o sabor!
DEelicioso, com certeza!
Beijinhos,

Ana disse...

Eliana, que bonitas suas batatinhas!!
Vi a Nigella fazer essa receita outro dia e confesso q babei nas batatas dela... estavam lindas, coradas, pareciam taaao crocantes e saborosas.
Me deu uma vontade ate de procurar a tal da gordura, e olha q eu tenho um certo pavorzinho de gorduras... mas q as batatas estavam de dar agua na boca, isso estava!
Acho q vale a pena enfrentar a neurose p/ umas batatinhas dessas viu!! (nem precido dizer q gosto de batatas ne!! hehehe!!)
Beijos!
Ana

Ana disse...

Eu de novo Lica....! hehe!
Fiquei pensando, sera q com azeite ficaria bom?? Eu adoro coisas feitas com azeite, principalmente os extra-virgens q sao mais saborosos, sabe?!
Nao fica igual a gordura, mas deve dar uma cor e sabor bons tbem, ne?!
Pronto to aqui matutando na receita da batata!! (acho q nao vou ter coragem de comprar gordura de ganso... ai, como sou fraca, nao?! mas eu queria experimentar a batata... hehe!)
Ana

Isabel Salvador disse...

eu sinceramente já não sei mesmo o k hei-de fazer á minha vida,mais uma receitinha daquilo k adoro batatas,não conhecia essa gordura de ganso agora já conheço.....ficou com um aspecto espectáculo.......bjokas minha querida

Nogueirajcs disse...

Ana
Pode não ficar com o mesmo sabor mas ficam de certeza douradinhas e muito saborosas.
Eu faço assim: numa taça ou no própio recipiente de ir ao forno coloco as batatas cortadinhas, lavadas e secas. Espalho por cima, sal, temperos a gosto... ervas por exemplo e azeite e com um utensilio mexo bem. Durante a assadura mexo-as uma vez ou duas.
Acho que vou fazer umas batatinhas douradas no forno hoje ou amanhã.

Marizé disse...

Ao tempo que ando à procura dessa banha de ganso, por aqui é dificil de encontrar.
As batatinhas estão tão lindas.

Beijocas e bom fim de semana

risonha disse...

eu já disse várias vezes que não sou muito fã de batata, mas essas têem um ar tão bom que só me apetece ir buscar um garfo e espetar no monitor... estão lindas

Carla disse...

uauuuu que lindas estas vou ter de experimentar!

bjs

cupido disse...

Realmente com manteiga não é a mesma coisa; com banha de porco também ficam óptimas, e essas tês um aspecto divinal.

Valentina disse...

Eli, amo batatas e com a gordura de ganso e a crosta de semolina..ai, ai..me maltrata que gosto. Que bom que tu também gostastes amiga.Tinha sumido pois fiquei mal de gripe.

Cris disse...

Oi Lica, batatinha assada é bom demais, como faço para comprar esta gordura? E a banha, vamos tentar esta alternativa... :-) Bjs!