terça-feira, maio 29, 2007

Carne de panela com purê de mandioca


Image and video hosting by TinyPic



Esse foi o primeiro prato escolhido para participar do chamado da Akemi, comida do dia a dia! Como ela não colocou uma data vou postar outras receitas de como faço e sirvo minha carne de panela. Essa da receita é músculo cortado em medalhões, dourei numa panela de pressão com duas colheres de sopa de azeite uma cebola bem picadinha até ficar com cor de caramelo forte, juntei 500g da carne (já temperada com sal, alho, pimenta) e deixei pegar uma cor. Adicionei uma colher de sopa de extrato de tomate e 1 e 1/2 litro de água quente, fechei a panela e deixei cozinhar por 45 minutos. Abri a panela na metade do tempo para verificar o cozimento e a quantidade de água. A carne tem que ficar bem macia, desfiando. Para fazer o purê usei meio quilo de mandioca cozida e amassada ainda quente, na panela aqueci uma colher sopa de manteiga e juntei a mandioca, sal e cebolinha verde e fui adicionando o leite quente até ficar bem cremoso e macio. Faça uma caminha de purê no prato e sirva por cima a carne com o molho.

22 comentários:

Anónimo disse...

Acordei pensando nisso, vou participar também e minha receita ?? é sua carne de panela com vinho tinto, amiga nessa casa o povo não vive mais sem isso ... rs
Te adoro
Beijos

Anónimo disse...

Lica,
Quanta coisa boa por aqui!!! Além das receitas, que dão água na boca, fico vendo o seu capricho e carinho com tudo, na forma de apresentar os pratos...
Tenha uma semana abençoada!!!
Um beijão,

Natércia Ramalho disse...

Minha amiga mas que delicia sua receitinha mande ai um pouquinho.um bjs...Natércia.

O Cravo da Índia disse...

Eliana, eu já ando há não sei quanto tempo para experimentar a mandioca. Acho que vou experimentar este puré. Só uma dúvida - uma vez que eu nunca comprei - como é que se escolhe mandioca nas condições ideiais?

Elvira disse...

Tão saboroso, tão simples! E a presentação está linda, como sempre. :-)

Akemi disse...

Querida Eliana, muito obrigada por atender ao meu chamado! Você é muito fofa, amiga, que prato mais delicado e saboroso! Adorei este purê e só de imaginar essa carne quase derretendo... suspiro, suspiro!!!!
Explica para mim como é cortar em medalhões, amiga! Quanto de carne você usa para essas medidas, mais ou menos?
Essa receita vou tentar fazer aqui, amiga! Novamente mil obrigadas, querida! ;-)

Silvia Arruda disse...

Eli, esse purê de mandioca feito por vc deve ter ficado delicioso!! Deu água na boca!! Nunca provei, sabia? Só purê batata e de mandioquinha!! hummmmm

Flávia disse...

Oie Lica

Eu adoro mandioca, e como agora é época, ela está bem mais em conta do que a batata. Eu compro, descasco e corto nos pedaços que costumo usar. Separo em saquinhos bem fechadinhos e congelo. Me ajuda bastante na hora da pressa, e não estraga fácil não.
Adorei a receia.
Hoje fiz sopa de mandioca, abobora, e uns pedacinhos de lagarto que tinha sobrado do jantar de ontem. Ficou deliciosa.
Bjs

Eli disse...

Jê minha amiga vai ser uma ótima escolha!!

Adriana querida, muito obrigada!!

Natércia adoraria mandar um pouquinho!! :)

O cravo você deve escolher uma que esteja soltando facilmente a casca e que esteja com a cor clara. Você vai gostar, depois me conte?!

Elvira querida obrigada!

Akemi um chamado seu é uma ORDEM! Olha a carne eu compro uma parte do músculo que aqui no brasil se chama "peixinho" aí eu corto em medalhões como se fosse medalhões de filé. Ja coloquei a quantidade de carne. :) Qualquer dúvida me escreva querida! Vem outras aguarde. risos

Silvia querida então você precisa experimentar o purê de mandioca que é uma maravilha!!

Falvinha eu também sempre tenho um pacotinho de mandioca no freezer. :) Aí que delícia um sopinha hoje seria uma maravilha.

Cris disse...

Ah Lica, já vai para o cardápio, tenho até a carne no freezer! Bjs!

Camila L disse...

Oi, Eliana! Pois é, voltei, mas sem mto compromisso..rs! Mas sempre passo por aqui pq sei q existem coisas "FAZÍVEIS" e variedade pro dia-a-dia, que é tão difícil.... Delícia essa sua carne!! Simples e excelente pra esse frio que tá fazendo! beijos e ótima semana na graça do nosso Senhor!

Cláudia A. disse...

Puxa Eli, você sabe que eu havia me esquecido das carnes de panela pedidas pela Akemi. Vou postar a minha em breve. Esse purê de mandioca é tudo. Beijo.

Beatriz Belliard disse...

Adorei, deve estar uma delicia, e o pure de mandioca, estou babando ! bjs

Cláudia disse...

Lica, carne de panela e mandioca é uma delícia neste frio e este purê também vai para o cardápio, só quero ver a cara do meu marido!
bjs
Cláudia =^.^=

Má Melillo disse...

Eliana, "descobri" seu blog na sexta-feira e estou apaixonada por ele. Tudo que você faz fica lindo! Fico com água na boca! Abraços!

Joaninha disse...

:-))) é uma hora da manhã por aqui mas me deu uma fooooome... :-D

Anónimo disse...

Oi Eliana, a qto tempo né? Pois é sempre q quero fazer alguma coisa gostosa e diferente venho aqui e principalmente qdo estou precisando de um certa "inspiração" pra cozinhar rsrsrsrs, é impressionante o capricho e o carinho com q vc faz suas delícias. Parabéns.

Anónimo disse...

Olá, querida!
Mais uma vez AMOOOOOOO comida molhadinha (como diz a Larissa..rsss)
Beijokas.

Anónimo disse...

Hum, já tenho a mandioca, vou lá buscar o músculo, depois coloco lá no blog. Ótimo pra esquentar, nesse tempinho frio!!! Beijocas.

Meu Grande Sonho disse...

Ô rapaz, faz isso não....
Isso no friozinho, é bom demais... Êta delicia... adoro... depois disso só uma caminha, edredon e u bom filme....

Eli disse...

Cris depois me conte o que achou?!

Camila fiquei realmente muito feliz com sua volta!!

Cláudia a. ja estou curiosa pra ver sua receita!! :)

Bia o purê de mandioca é uma maravilha mesmo!! :)

Cláudia agora fiquei pensando, o seu marido gosta ou não desse tipo de prato?! :)

Má Melillo muito obrigada pelo carinho!!

tó já fui lá conhecer o seu cantinho e vou voltar sempre! Obrigada pela visita!!

joaninha aí pode puxar a cadeira, sentar e se servir. :)

Juliana sumida?!!?! Que bom tê-la por aqui novamente, muito obrigada!

Beatriz aqui em casa também todos adoram. :)

Carol depois me dê um retorno me falando o que achou?!

Larissa é bom né?! :)

Valentina disse...

Eli, que delícia de prato.Gosto particularmente deste puree de mandioca. Ainda quero fazer o meu prato pro evento da clarice.