segunda-feira, março 19, 2007

Risoto de abacaxi


Image and video hosting by TinyPic



Antes de falar da receita, quero agradecer o carinho da Valentina comigo ontem, quando conversamos um tempinho e ela estava ocupada na hora mas parou pra me ouvir e me apoiar, diante disso tomei um banho e resolvi que iria reabrir a cozinha. Devagarinho claro. (risos) Valentina MUITO OBRIGADA PELO CARINHO! Bom falando da receita, esse risoto é realmente muito saboroso eu adoro abacaxi então para o meu paladar ele foi perfeito. Retirei a receita da revista Menu uma revista que tem me conquistado a cada edição.
  • 1 abacaxi grande
  • 1 cebola média picadinha
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de vodca
  • 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • 1 colher (sopa) de ervas da provença desidratadas (ou salsinha desidratada)
  • Sal a gosto
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Descasque o abacaxi, separe 2 fatias de 1,5 cm de espessura cada uma e reserve. Pique o restante do abacaxi em pedaços pequenos eliminando o talo central. Reserve. Esquente uma panela, refogue a cebola no azeite, adicione a vodca e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente o arroz e refogue, sem parar de mexer, por 4 minutos, ou até os grãos facarem brilhantes. Misture o abacaxi picado (com o caldo formado) e as ervas. Adicione aos poucos (1 concha de cada vez), o caldo de legumes fervente e cozinhe, sem parar de mexer, por 25 minutos, ou até o arroz ficar "al dente". Raspando sempre o fundo e as laterais da panela, acerte o sal acrescente a manteiga gelada mexa bem, retire do fogo. Tampe a panela e sirva depois de 2 minutos. Aqueça numa frigideira antiaderente uma colher sopa de azeite, coloque as fatias de abacaxi reservadas e grelhe até dourar dos dois lados e nas laterais. Retire do fogo, distribua as fatias de abacaxi nos pratos e coloque por cima o risoto. Sirva quente.

24 comentários:

Valentina disse...

minha querida Eli, fico feliz por de alguma forma ter estado 'ai' pra voce. E principalmente te fez abrir a cozinha. Afinal, suas fieis fas nao podem ficar sem suas delicias. nao conheco esta revista.E nova? Gostaria de saber mais sobre ela.Tenha uma semana lindona!!

Anónimo disse...

Querida, você voltou em grande estilo!
Espero que esteja melhor e que tenha uma belíssima semana!
beijo

Beatriz Belliard disse...

Eliana, que bom que vc voltou logo ! E com um prato delicioso ! Espero que vc fique bem logo e vamos em frente ! Bom fim de semana ! bjs

miki w. disse...

eli querida, espero que esteja tudo bem por aí, amiga! infelizmente, não tenho passeado muito pelos meus blogs favoritos e só agora vi sua mensagem.

se precisar de algo, conte comigo!

beijinhos e fique bem!

miki

Akemi disse...

Eliana, que bom que já está melhor, amiga! Como iríamos ficar sem as suas delícias? E este risoto está de arrasar! Beijos e uma boa semana!

Meu Grande Sonho disse...

Fazia tempo que não via u rato tão lindo.... Posso copiar?? kkk

bjs

Meu Grande Sonho disse...

No comentario anterior eu quis dizer que fazia tempo que não via um "PRATO TÃO LINDO" e não um "RATO" kkkk

Anónimo disse...

É bom ter amigos por perto, sempre.
O prato esta maravilhoso, para variar.
Beijos!

Agdah disse...

Eliana, fico feliz que esteja melhor e mais bem-disposta. Seus risotos ficam tão bonitos, os meus tendem a ficar mais ligadinhos por que o rapaz daqui só gosta do arroz bem macio.

Agdah disse...

Eliana, fico feliz que esteja melhor e mais bem-disposta. Seus risotos ficam tão bonitos, os meus tendem a ficar mais ligadinhos por que o rapaz daqui só gosta do arroz bem macio.

Silvia Arruda disse...

Hummm Eliana, esse risoto me deu água na boca!! Eu tb gosto muito de abacaxi e adoro doce com salgado!! Receita anotada!

Lua Limaverde disse...

Lica, espero que esteja bem. Eu também estou com um problema de saúde, mas espero que nossos problemas sejam passageiros. Um grande beijo, querida.

Maria.Helena disse...

Eli que bom que já melhorou!!! Continuo na torcida pra vc melhorar de vez!!!!

Agora, fala sério. Esse risoto de abacaxi é pra "assanhar as minhas lombrigas" né...rs... adorei!!!

Bjs

Marcia H disse...

Nossa, que coisa gostosa, adoro risotos. Eliana, melhoras! E pelo amor de Deus, deixe essa cozinha aberta, que nós amamos estes pratos, as fotos e percebemos o carinho q vc tem para dar! Um bj

Cris disse...

Que risoto mais lindo... você tem mãos de fada, um dom amiga... a gente vai se falando em off. Beijos!

O Cravo da Índia disse...

Tomei nota desta receita e vou fazer. Tem um aspecto delicioso!
Um abraço deste lado do Atlântico!

Eli disse...

Valentina eu que agradeço e muito pelo carinho! Sobre a revista já falamos em off né?! risos

Dadivosa muito obrigada querida!

Bia obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado do prato.

Miki W depois da nossa conversa eu fiquei realmente bem, tenho pensado muito nas coisas que me falou. Muito obrigada! É bom saber que conquistamos o carinho da pessoa e sinto que conquistei o seu. :)

Akemi obrigada! Olha estou pra fazer o seu de morango. Ai não vejo a hora. hehehe

Larissa fique a vontade. :)

Jê você tem toda razão. Obrigada amiga, e é bem saboroso esse risoto.

agdah obrigada! Olha aqui também gostam mas o risoto tem que parar um ponto antes né?! :)

damelum obrigada pelo carinho! Olha vou fazer possivel pra estar postando sempre viu?!

Silvia então faça essa receita, o abacaxi dá um sabor e um perfume maravilhoso.

Luna fica bem logo em?! É passageiro sim amiga, precisamos levantar né?! :) Fiz uma receita sua, adorei.

Maria Helena obrigada querida! Olha não deixe de fazer o risoto, você vai gostar.

Marcia H quanto carinho, muito obrigada!

Cris você sabe como levantar o astral da gente né?! O quem fala em mãos de fadas?!?! Seus pratos são umas obras de arte.

Cravo da índia depois me conte o que achou?!

miki w. disse...

eli, querida. vc é uma fofa. fico feliz em ter podido ajudar! conte sempre comigo, amiga!

beijinhos, miki

Anónimo disse...

Lica, Fiz o risoto no jantar de sábado. Sucesso total! Maridão amou! Só fiz uma coisa diferente de você: tirei a polpa do abacaxi preservando a casca (como se fossem duas barquinhas) e servi o risoto na própria casca do abacaxi! Ficou demais. Valeu pela receita. Já está no meu caderno! Bjk.

Eli disse...

Ana Duarte fiquei tão feliz que você e o maridão tenha gostado da receita. E adorei a sua forma de servir, vou copiar posso?! Fiquei imaginando o charme que não ficou. :)

Anónimo disse...

Claro que pode! Cozinha é assim mesmo , acabamos inventando, dando nossos toques e às vezes, acertamos. Foi assim com o risoto, não deu certo com as batatinhas, mas sou principiante... Aos poucos vou aprendendo e com a ajuda e estímulo das fotos e receitas de vocês, então! Vou longe! rsrsrsrsrs. Bjk.

Eli disse...

Ana Duarte obrigada! Essa sua maneira de servir vai fazer sucesso aqui. :) Olha realmente cozinha é o mesmo que bruxaria, as vezes funciona e as vezes não. Pode estar certa que acontece comigo também. Sabe que me deu uma boa idéia vou começar a postar alguns desastres meus na cozinha. hehehe Obrigada pelo carinho Ana.

Anónimo disse...

não deixa nada a desejar a qualquer chef de cozinha.

Eli disse...

lar doce lar obrigada querida!