quarta-feira, janeiro 03, 2007

Bacalhau a moda Alex Atala

Neste natal aqui na minha casa não teve assados e muito comida, uma porque passamos só eu meu esposo e meu querubim e outra porque sou operada e fazer muita comida é desperdicio na certa. Então resolvi fazer esse bacalhau que aprendi vendo um programa do Alex Atala e ficou muito bom, não tem segredo basta apenas bons ingredientes. Usei 400 g de bacalhau já desalgado e 350ml de azeite e alecrim e alho. Coloque o azeite numa panela pequena de preferencia e junte o alecrim e alho e leve ao fogo mantendo ele sempre morninho (não deixe esquentar demais) coloque as postas de bacalhau e cozinhe lentamente. Sirva acompanhado de batatas assadas e bem regado com azeite que usou para cozinhar o peixe.

11 comentários:

Akemi disse...

Bacalhau é uma delícia! Este prato deve ter ficado ótimo mesmo! Será que ficaria bom com bacalhau fresco, amiga?

Eli disse...

Akemi eu acredito que dá certo sim.

Anónimo disse...

Eli, acho que a sua escolha foi perfeita para o ano novo. Uma comidinha deliciosa, com ingredientes selecionados, feita com carinho - quer mais que isso?

Algumas receitas do Alex Atala parecem muito gostosas mesmo, ele é bem criativo e até faz umas misturas meio doidas às vezes. risos

Márcia disse...

Gosto muito do Alex, e tinha visto uma vez o Olivier Anquier em Portugal, comendo um bacalhau q passou hooooras cozendo em azeite, e só!
Acho q bacalhau só com azeite, batatas e cebolas é a combinação perfeita, sem muitas frescurinhas para não esconder o gosto.
Bjos!

Elvira disse...

Parece o bacalhau que é servida durante a ceia de Natal no norte de Portugal. Muito simples e todavia delicioso. :-)

Eli disse...

Patricia achei perfeito pois não fiz aquele monte de comida e depois ter que ficar uma semana comendo as sobras é de doer. risos Eu gosto muito do Alex já fiz muitas coisinhas dele e gosto das reduções que ele faz com aceto balsamico e por ai vai.

Marcia esse também demora muito tempo cozinhando no azeite e azeite entremea no peixe fica muito bom de acordo com meu esposo. risos

Elvira obrigada querida, você deve saber muitas receitas de bacalhau. hehehe

Anónimo disse...

Maravilhoso!!!
Mostra que bons ingredientes e simplicidade combinam muito bem!!!

Bjs

Anónimo disse...

Feliz 2007, Eliana!!!
Passar pelo seu blog é sempre um prazer muito grande pra mim. Suas receitas sempre deliciosas e bem escritas! Essa de bacalhau então... Hummmmm!

Vivianne

Regina disse...

Que coisa gostosa! Bacalhau é tudo de bom! E, e de "restodontê" a gente lá em casa entende... bjs

Karen disse...

Bacalhau é um de meus pratos favoritos, preciso aprender a retirar os sal das postas direito para fazer receitas assim.

Eli disse...

Maria Helena é verdade.

Viviane você é um amor! Pra mim também é um prazer visitar seu blog com receitas tão boas e fotos lindas.

Regina creio que o esquema da sua casa seja parecido com da minha, pois aqui também são só três pessoas então tem que diminuir muito as receitas. risos

Karen eu mantenho muitas jarras de água filtrada na geladeira pra ter sempre água bem gelada e vou trocando por 5 dias, ele fica perfeito e depois pode ser congelado, espero ter ajudo você.