segunda-feira, setembro 18, 2006

Bolinho marmorizado

Esse bolinho é daqueles que não tem pretenção nenhuma ser o rei do pedaço, mais é fofinho fofinho e bem saboroso, a cobertura com chocolate meio amargo não o deixa muito doce, enfim eu recomendo.
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
Cobertura
  • 150 g de chocolate meio amargo
  • 150 g de creme de leite
Bata as gemas e o açúcar até obter uma gemada clara e fofo, acrescente a manteiga, aos poucos, sem parar de bater vá alternando a farinha e o rum, retire da batedeira. Bata as claras em neve e junte a massa do bolo, acrescente o fermento e mexa delicadamente. Separe 1/3 da massa e misture nessa parte o chocolate em pó. Em uma fôrma de bolo inglÊs média, untada e enfarinhada, coloque metade da massa clara, por cima a massa de chocolate em pó e o restante da massa clara. Misture um pouco as massas com um garfo, para que fiquem mescladas. Leve ao forno preaquecido (180 graus) por cerca de 30 min ou até que enfiando o palito, este saia seco.
Cobertura: derreta o chocolate no microondas, acrescente o creme de leite mexa delicadamente. Cubra o bolo depois de frio.
Se desejar pode fazer os bolinhos pequeninhos como eu fiz.

8 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eliana, estou pensando em fazer uns bolinhos assim pra trazer no meu trabalho para comemorar meu aniversario - aqui eh o aniversariante que traz o bolo. queria fazer algo, nao comprar, porque eh mais a minha cara. vamos ver se eu me animo e faco essa receita! :-) beijos,

Karen disse...

Que bonitos! Ficaram parecendo cupcakes!

Eli disse...

fezoca esse bolinho é muito saboroso e fica bem fofinho, meu esposo já levou deles pro trabalho e todos gostaram muito.

Karen obrigada querida.

Akemi disse...

Que delicados, amiga! Os colegas de trabalho do seu marido são uns sortudos! Adorei a idéia de fazer em forminhas individuais, bem mais práticos! Não precisa cortar, embrulhar... gostei!

Eli disse...

dadivosa você que é uma QUERIDA!

Clarice é bem mais prático né? E fica facil pra mandar o lanche do filhote eu concordo com vc.

Elvira disse...

Que bonitos, os bolinhos! :-)

Eli disse...

elvira obrigada pela visita.

dadivosa eu não unto não, e compro em casa de produtos de festa, um lugar bom pra ir é na chocolândia se você tiver tempo é claro, mas nos supermercados também você encontra. Se fizer depois me conte o que achou.

Anónimo disse...

obrigada, eliana! quando fizer te conto tudinho :)