sexta-feira, outubro 20, 2006

Pão de mel

Surpresa total! A um tempo atrás eu procurei uma receita de pão de mel na internet e acabei escolhendo duas pra fazer, e nem uma das duas prestou fiquei muito chateada e nunca mais tentei, conhecendo a cozinha technicolorkitchen vi a receita que ela postou de pão de mel, estava tudo tão explicadinho e percebi a sinceridade dela ao postar a receita, mesmo sendo algo com o qual ela ganha dinheiro ela dividiu com todos. Patricia muito obrigada, pela sua gentileza, a receita é maravilhosa o pão tem um perfume e é macio muito gostoso, você é mesmo muito querida. Só me responda duas dúvidas, primeira- você unta as forminhas individuais de pão de mel? Segunda- usei o chocolate que você indica na receita pra banhar o pão, só que ele endureceu muito rápido e depois não consegui amolecer novamente, você saberia me dizer o que devo fazer? Eu tentei voltar ele no microondas mas ele não ficou fininho mais.
  • 4 ovos inteiros (se forem grandes use 3)
  • 220 g de açúcar
  • 150 ml de óleo
  • 150 ml de água
  • 150 ml de mel ou glucose de milho
  • 360 g de farinha de trigo
  • 50 g de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1/4 colher (chá) de noz moscada
  • 1/4 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1/4 colher ( sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 300 g de doce de leite
  • Aproximadamente 800 g de chocolate p/ banhar- Uma proporção 40% de chocolate nobre meio amargo e 60% de chocolate ao leite hidrogenado.
Misture os ingredientes secos peneirados e reserve. Dilua o mel com a água e o óleo. Bata os ovos com açúcar até dobrar de volume. Vá juntando à mistura os ingredientes secos intercalando com os líquidos e bata em velocidade alta. Coloque em uma assadeira untada e enfarinha ou em forminhas próprias para pão de mel. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 35 min, para saber se está assado faça o teste do palito. Desenforme ainda morninho, para que soltem melhor das forminhas. Corte ao meio recheie com o doce de leite, e de o banho no chocolate derretido, coloque em cima de uma folha de papel manteiga e espere secar.

24 comentários:

Anónimo disse...

Eliana, querida é você por me elogiar tanto. Obrigada, de coração.

Seu pão de mel está lindo e confesso que me deu água na boca, mesmo estando acostumada a fazê-los!
Adorei a foto com ele partido, mostrando o recheio.

Respondendo as suas perguntas:
- sim, unto cada forminha e polvilho com farinha de trigo. Já fiz só untando, sem enfarinhar, e gruda mais na forminha - a farinha tornou-se fundamental na minha opinião.
Uso um pincelzinho, passo margarina (já me disseram que é ótimo usar gordura hidrogenada para untar, mas nunca tenho em casa por isso nunca testei), depois polvilho bem com farinha e tiro o excesso.
- Não gosto de derreter chocolate no micro. Por isso, uso o banho-maria e mantenho a tigela do chocolate dentro da panela com água o tempo inteiro durante o banho dos pães de mel. O chocolate continua fluido e fácil de trabalhar com ele.

Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para me perguntar.

Um beijão!

miki w. disse...

eliana, patricia, isso aqui tá de matar qualquer um! que delícia! parabéns pras duas!
bjs, miki

Anónimo disse...

meninas, vocês são prestimosas por demais, já falei isso pra vocês hoje?
estou completamente viciada nesses blogs de vocês hahaha
eliana, como prometido, tá lá a receitinha do bolo de que te falei.
beijus e bom finde

Elvira disse...

Estes pãezinhos são uma tentação!

Eli disse...

patricia scarpin muito obrigada, vou tentar derreter o chocolate novamente da forma que você faz, depois te conto o que deu.

miki w esse pão de mel da Patricia é mesmo um luxo.

dadivosa eu também estou viciada na sua cozinha passo lá todos os dias, já estou indo lá pra ver a receita.

elvira essa é a palavra certa pra definir esse pão de mel. Tentação total.

brisa disse...

Eliana,

Voce nao me conhece, estou vindo akih pois lih no Rainhas do Lar que voce faz pastel bom e "pururuca". Voce dividiria a receita, por favor?? Ha anos nao como um pastel assim. Moro nos US e fui num restaurante brasileiro akih e estava encharcado de oleo, horrivel!!:(

Obrigada e..parabens pelo pao de mel, esta de dar agua na boca mesmo:))

Bri

Eli disse...

brisa seja bem vinda aqui na minha cozinha, me dê seu email que passo pra você a receita com muito prazer.

Anónimo disse...

Eliana,
Que lindos os seus pães de mel!!!
Fiquei também babando nos seus pastéis...
Você não quer postar a receitinha pra todo mundo ver?
Beijos
Paula

Daniela disse...

Eliana, você quer acabar comigo com esses doces maravilhosos. Pão de mel é uma das minhas paixões.
Beijos

Eli disse...

anônimo então amanha eu vou estar fazendo os pasteis congelando e fotografando o passo a passo, e vou postar aqui logo logo.rs

Dani também é minha paixão.

brisa disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
brisa disse...

said...

Eliana, voltei aquih pra agradecer com antecedencia - ja que estarei viajando nos proximos dias. Ahhhh, mas qdo eu voltar, pasteis, me aguardem!!:))))))

Bjs e obrigada

Bri

Karen disse...

Que delícia! Estão lindo mesmo!

Akemi disse...

Eu amo pão de mel, mas nem sempre tenho a disposição necessária para prepará-los, são tantos processos ne? Mas o resultado é um escândalo de gostoso! Estes seus estão simplesmente de babar, que delícia, amiga!

Anónimo disse...

Nossa, tem tempo que venho aqui e agora posso postar.É que não tenho blog. Bem, amei esta receita de pão de mel. Eu tenho uma coleção de receitas de pães de mel para testar mas esta da Patrícia realmente me deixou tentada. Voilà,ficaram fabulosos os teus também.Bj

Valentina disse...

Já ouvi falar da receita da Patrícia.Maravilhoso vê-la aqui pois como voce disse bem, tem muita honestidade nas receitas da Patricia. Ficarm lindos os teu pães de mel. ficou louca pra fazer também.bjs

Eli disse...

Renata muito obrigada pela sua visita, e pode fazer essa receita que o sucesso é garantido. Depois volte pra contar.

Valentina querida obrigada, realmente eu fiz questão deixar isso claro, ela foi bem honesta na receita mesmo ela é uma fofa mesmo depois ainda me respondeu minhas dúvidas. E pode fazer que você vai gostar muito.

Fer Guimaraes Rosa disse...

nossa, que coisa maravilhosa! e como voce faz tudo caprichadinho! beijao,

Eli disse...

Fer obrigada querida!

Mónica disse...

que lindo, Elina!

Anónimo disse...

Que delícia!!!
Posso usar açúcar mascavou ou açúcar branco mesmo??

Anónimo disse...

vcs esqueceram de acrescentar a glucose e dizer como é que utiliza se é em banho maria porque ele é dificil de diluir e gostaria de receber uma receita de sorvete a base de glucose de milho

Eli disse...

anônimo você pode utilizar o açúcar branco sim! Obrigada pela visita!

Marilene você utiliza o mel ou a glucose de milho, eu no caso optei pelo meu que foi também a escolha da Patricia dona da receita. Olha eu não tenho a receita que procura do sorvete mas se chegar até minhas mãos algo parecido eu envio a ti. Obrigada pela visita!

kaka disse...

eu comeceia fazer pao de mel para vender mas nao to conseguindo banhar ele o chocolate endurece por causa do recheio uqe acaba se misturando no chocolate como eu faço isso eu nao sei mai o q fazer para render mais o chococlate