quarta-feira, outubro 11, 2006

Beliscão

Ah um tempo atrás a querida Valentina postou uma receita de beliscão, que é exatamente a mesma receita que faço a muitos anos. Como todos sabem comemoramos agora o dia do professor, então chamei meu filhote e juntos fomos fazer essa lembrançinha pra professora dele, que alias são duas. O filhote adorou a farra na cozinha sim porque pra ele tudo vira brincadeira. Espero que elas gostem.
  • 1 q de farinha de trigo
  • 50 g de fermento para pão
  • 500 g de gordura vegetal
  • 250 ml de leite morno
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 500 g de goiabada cascão
  • 1 clara de ovo batida na mão ( para fechar a bolacha)
  • Açúcar confeiteiro
Dissolva o fermento misturando com o açúcar até ficar liquido, acrescente o leite morno (não pode estar quente demais), coloque um pouco da farinha a pitada de sal e misture bem, coloque a gordura vegetal gelada picada em pedaços, adicione o restante da farinha e sove bem. Numa bancada enfarinhada abra a massa com a ajuda de rolo, e não deixe a massa muito grossa pois ela cresce no forno, corte as rodelinhas com um cortador do tamanho desejado, coloque um pedaço de goiabada passe clara na borda e feche apertando bem com os dedos, coloque em uma assadeira untada e enfarinha. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido. Fique de olho porque assa bem rápido. Depois que sair do forno passe no açúcar confeiteiro.
Ai está a foto do presente já embalado, pronto pra ser entregue, ja que o hoje é ultimo dia de aula, depois vem o feriado.



8 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Eliana, que INVEJA da professora do seu filho! Voces sao demais! eu AMO esses biscoitinhos de goiabada... mas goiabada aqui, so importada, voce sabe.. ;-)
super beijo!

Eli disse...

fezoca, que pena que não encontra ai com facilidade a goiabada, pois essa quitanda é mesmo uma delícia.rs

Elvira disse...

Adoro estes docinhos! Vou comprar goiabada para fazer.

Karen disse...

Às vezes dá vontade de ser professora...

Eli disse...

Elvira depois me conte o que achou?!

Karen querida eu dei risada com seu comentário.rs Mais as professoras do meu filhote são uns docinhos, eu realmente gosto muito delas.

Márcia disse...

Eliana, que mimo essas suas lembrancinhas!!!
Bem que eu seria professora, hoje.
Beijos.

Akemi disse...

Nem tenha dúvidas, as professoras dos seus filhos vão amar! Que gentileza e carinho! Estes biscoitinhos são mesmo uma tentação, impossíveis de comer um só!

Eli disse...

Marcia obrigada pela visita.

Clarice é verdade, é impossivel comer apenas um..hehehe