quinta-feira, março 13, 2008

Pão de coco e leite condensado


Image and video hosting by TinyPic



Essa receita vem da cozinha da Akemi, amiga isso aqui está virando uma cópia bem baratinha da sua cozinha (risos). Em Minas Gerais esse pão se chama forróbodó e é muito comum por lá, acho que em Sampa as fatias são cortadas mais fininhas e são chamados de Fatias Húngaras, bom o fato é que esse pão doce é maravilhoso e as rosinhas vão se desenrolando pois a massa não gruda uma na outra por conta do recheio de coco e leite condensado.

Esse pão doce é para recepcionar minha amiga-irmã Jeane, como vocês poderam notar a cozinha cresceu e agora conta também com os pitacos dessa minha fofa amiga que vai descrever aqui o que anda comendo em sua moradia fora do Brasil. Eu quero dizer que estou feliz por demais com sua chegada viu amiga?! E peço desculpa por não ter feito o post antes, mas ela sabe que andei ausente daqui por bom motivo e os amigos de verdade compreendem os momentos atribulados que passamos. Minha querida e agora parceira seja muito, muito bem vinda!


1 lata de leite condensado
1 lata de água
100g de manteiga sem sal amolecida
5 ovos
2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) rasa de sal
1 kg de farinha de trigo comum peneirada (aproximadamente)

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara de coco ralado

Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, a água, a manteiga, 4 ovos, o fermento e o sal. Bata até ficar tudo bem misturado. Despeje numa bacia e vá juntando farinha aos poucos. Vá misturando com colher de pau. Quando a massa ficar mais pesada, despeje na mesa enfarinhada e vá sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se preciso.
Devolva a massa na bacia, cubra com filme plástico e deixe crescendo em lugar abafado até que dobre de volume, cerca de uma hora. Divida a massa conforme o formato desajado ( eu dividi em duas partes e depois abri cada uma num retângulo até ficar na espessura de 1 cm, espalhei o recheio deixando sem as laterais e no final, enrolei como rocambole e cortei em fatias grossas de 3 cm).
Recheie ou apenas modele e disponha numa forma forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pincele levemente com o ovo reservado batido e leve ao forno pré-aquecido a 180oC até que fique dourado.

Para o recheio, é só misturar o coco com o leite condensado. No final, depois de pincelar a massa com ovo, joguei um pouco de coco ralado grosso por cima.

*Meus pitacos na receita: A receita a cima está inteira eu fiz meia receita e me rendeu esse paõ pequeno numa forminha de coração e outro da próxima foto. Quando abri a massa passei um tantinho de manteiga em temperatura ambiente e sem sal e só depois coloquei o recheio. Pincelei com leite e polvilhei coco ralado. E depois retirar o pão doce do forno derramei um tantinho de leite condensado e pronto.


Image and video hosting by TinyPic

42 comentários:

Janna Joaninha disse...

AFF MARIA que é isso ?????????
me manda jáaaa um pedaço dessa coisa mais feiosa ai por favor ???

babei!

será que da certo se a massa for feita na máquina de pão???

Letrícia disse...

Nossa, me deu até vontade de passar um café só para acompanhar essa visão maravilhosa.

Luciana Macêdo disse...

Eliana, faço um pão parecido só que separado (não fica juntinho como uma rosca), chama-se "Pão Caracol".
Copiei sua receita, vou experimentar.
Bjs!

Eli disse...

Janna Joaninha você pode fazer a massa na máquina sim dá certinho.

Letrícia e eu não poderia ter uma companhia melhor que a sua, adoraria viu?!

Eli disse...

Luciana Macêdo publica sua receita, fiquei curiosa!?!

Vivian disse...

ai que delicia!!! a aparencia esta de dar agua na boca. Vou ali fazer essa rceitinha e ja volto

Márcia disse...

esse bolinho eu comeria todo no encontro q vcs vão faezr aí, e me mataaaarrr de inveja!!!!
Bjos, amiga!

AndreaDomingas disse...

Lindo Eliana!

Vou fazer quando receber uma visita brasileira! A foto está também muito bonita!

Bjs,

Andrea

Natércia Ramalho disse...

Eliana você também adevinhou que eu estou cheia de fome o meu peixe eu já tinha comido um beijo. Natércia:))

Leila disse...

eu amo essa rosca de coco com leite condensado. Tinha uma epoca que deu febre na minha mae pois ela fazia toda semana. chegamos ate a enjoar mas hoje voltei a gostar novamente. esses dias fui num cafe brasileiro e tinha mas estava muito seco.
vou tentar fazer um dia desses. ficou lindo Eliana.
beijinhos

Eli disse...

Vivian depois não esqueça de voltar pra deixar aqui seu parecer em?! risos Obrigada querida!

Márcinha querida vai faltar você!
:(

Andrea Domingas obrigada minha linda! Olha se fizer depois me conte como foi em?!

Natércia minha amiga então chegou no lugar certo. hehehe

Leila realmente esse pão doce tem que ser bem molhadinho, do contrario não rola. hihihi

Laurinha disse...

Licaa-do-céu, isto é demais de bão!
Humm, que vontade! Ficou lindo!
Beijinhos,

Nysa disse...

ui que coisinha boa. eu já tentei fazer uma vez, mas a massa ficou tipo cola e só com alguma farinha é que a coisa deu. vou tentar sua receita por isso. obrigada por postar uma coisa tao boaaaaaaa :-)

Nysa disse...

a cerca do aparelho para fazer spätzle... está díficil. encontrei este site americano http://www.kitchenhaven.com/page/
100/CTGY/INTERSpaetzleMaker. se fosse a ti fazia assim: http://www.terra.com.br/culinaria/lcintra2/
mas_51.htm. Desculpa nao poder ajudar mais. beijocas

Nereime disse...

Sabe que minha mãe veio lá de minas contando desse forrobodó, eu queria muito essa receita!!!

Smas disse...

BEm, eu já fiquei babando o blog da Akemi, agora estou aqui babando...
Humm. vou arrumar as malas, estou indo para aí e quero um pão desses para me receber!!!!
Bjs

semente de sésamo disse...

Que pecado! Mal posso esperar por fazer e provar!

Pitadasdilu disse...

Lica, esse pão ficou "bunito" demais... e tuas dicas só vem acrescentar...
Bjos, Lú.

Marizé disse...

Isso só pode ser uma perdição de tão bem que deve saber, para além do efeito visual ser lindissimo.

Beijocas e bom fim de semana

Fabrícia disse...

Eliana querida.....
Poxa vc nem sabe o quanto procurava seu cantinho....quando entrava nos seus comentários não tinha diretamente o link do blog...não permitia acessso....agora te achei e não largo mais. Estou com saudades de ti lá no Sopa....
Bjcas.

Fabi disse...

Lica,
Minha nossa!!! Ainda mais agora de manhã... Com um cafézinho fresco... Amei!! Ah, adoro seu blog, viu!!! Beijos!

Cláudia disse...

Oi, amiga, adorei este pão doce, vai bem demais com um café, um bom papo. Você é ótima anfitriã! E vou lá conhecer o blog da Jeanne, que ja´gostei pelo snap shots!

bjs, fica na Paz do Senhor!

Nani disse...

Você e a Akemi sempre arrasando!
Seu pão está de lamber os dedos, só uma coisa o fermento que usou foi o granulado?
E que bom que você ter mais alguém por aqui.
Beijos

Filipa disse...

Eliana mas que maravilha é esta??!! Fiquei aqui a babar-me toda em frente ao ecrã... Adorei a receita deste pão, eu sou completamente doidinha para fazer receitas de pão por isso vou já tomar nota desta para fazer.
Lindo o pão!!

Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Que lindo...receita guardada...beijinhos doces

Simone disse...

Que delícia deve ser esse pão. Vou ter que fazê-lo. E vai ter que ser esse final de semana...HHHuuummmm
Obrigada pela receita e Parabéns pelo Blog.

Bjos

Patricia Scarpin disse...

Eli, adoro fazer pão e este aqui é uma tentação! Vou fazer lá em casa qualquer hora.

Iliane disse...

nossa..o que é isso?com êsse tempinho que tá aqui êsse pão era tudo de bom..tá lindo seu paõ..parabens miga

Zete disse...

n sei pq me admiro qd visito este blog... sem duvida o melhor!Parabéns!

Ingryd disse...

Menina
só por esse seu post vou ter que virar sua leitora assídua...
eu não tenho muito talento para cozinhar, então quase não entro em blogs culinários, pelo menos não para pegar receitas... rs só para apreciar mesmo...
Mas acredita que sou louca de morrer por esse paozinho que eu o conheço por forrobodó tb...
e no paraná chamavamos de Fatia Húngara. Mas me mudei há 4 anos para SC e aqui a gente não acha em nenhuma padaria....
Menina to para morrer aqui de água na boca, rs
já te add aos meus favoritos...
vem cá, será que não para me mandar unzinho pelo correio...rs
beijossss
Ingryd
www.guiaportal.com.br/blog

Agdah disse...

Desse jeito minha dieta não vai resistir...

Juliana disse...

Lica, imagina uma pessoa vendo esse pão no domingo à tarde e com fome? Então, sou eu!
Que coisa mais linda, menina!
Quer meu endereço p/ me mandar um pedaço? hehe
Beijinhos

Akemi disse...

Eliana, você com suas mãos de fada tranformam qualquer receita! Seu pão doce está maravilhoso, parece que se passar o dedo na tela vai vir leite condesado junto!!! Nhammmm!
E amanhã é dia amigaaaaaa!!!!rsss
Você estará conosco no almoço querida! ;-)
Beijocas

Goreti disse...

Até eu gostaria de ser recepcionada com essa delícia... domingo chuvoso tava quase indo pra cozinha fazer esse pão, só não fui porque a preguiça foi maior..quero te dizer que se vc anda fazendo cópia da Akemi, eu então estou te piratiando...entre outras, sexta fiz a "Canjiquinha com Cstelinha de Porco", ficou deliciosa. Nos blogs se cria, e muitas vezes se copia...hehehehe.(Lavosier vai se revirar na tumba)

Beijos!!!

disse...

amiga, que pão maravilhoso esse seu hein ..
Adorei, e pode apostar que voltarem a posta com força total.

Um beijo

cozinha da drica disse...

Lica receita maravilhosas e as suas ficaram enormes e apetitosas!!! Bjks e ótima semana!!

Eli disse...

Laurinha pode se servir! Hehe

Nysa olha eu não tive dificuldade com essa receita, mas qualquer problema pode me procurar que tento te ajudar. Obrigada pela dica do aparelho!

Nereime esse pão doce é tudo de bom! Muito obrigada pela visita!

Smas pode chegar que o pão vai estar quentinho a sua espera. Hehe

Semente de Sésamo depois me conte o que achou?!

Luciana minha querida amiga, muito obrigada!

Marizé muito obrigada!

Fabrícia olha como são as coisas eu não saio do Sopa sou fã número um do seu cantinho! Muito obrigada!

Fabi obrigada por todo o carinho!

Cláudia estou com saudades de ti amiga?!

Nani foi sim, o fermento quimico seco.

Filipa fico realmente muito feliz que gostou da receita!

Cozinhar com os anjos estou feliz que esteja bem querida, e já voltando a visitar os blogs, estou aqui se precisar de alguma coisa viu?!

Simone não esqueça de voltar e nos contar o que achou da receita?!

Patrícia Scarpin depois me conte amiga, olha a massa desse pão é tão fofa e saborosa a muito tempo não comia um pão doce tão saboroso!

Iliane temos que nos encontrar e dividir um pão doce e uma caneca de café. Risos

Zete muito obrigada por esse carinho! Esse carinho não tem preço.

Ingryd olha e saiba que a cozinha é sua, e estou sempre a sua espera com uma mesa posta e café quentinho ou comida feita na hora. Muito obrigada pelo carinho, vou te visitar também!

Agdah só um pedaçinho não vai fazer mal. Hehehe

Juliana se não morar tão longe, mande o endereço que mando o pão doce. Hehehe

Akemi que emoção, vai ser um dia lindo, pode estar um dia chuvoso ou escuro, tudo vai ser claro e ensolarado, não tenho dúvidas amiga.

Goreti já ri aqui com seu comentário, mas sabe que é bem verdade?! Obrigada querida!

Jê minha querida amiga, você sabe que a cozinha é sua né?! Estou a sua espera!

raiapintada disse...

Pecado é este seu pão!!!

Beatriz Belliard disse...

estou sem palavras diante de tal delicia, tao perfeito !! beijinhos

Anónimo disse...

Eliana,Adorei o seu pãozito...deixou-me a babar,nunca fiz mas este está a dar-me tentaçoes de experiencia, receitinha copiada...

bjocas,janeca!


ps/Adoro o seu blog,Parabens.

Anónimo disse...

Oi, eu fiz o pao, mas a massa nao cresceu..buaaaaaaaaaaa sera que e porque eu nao coloquei a agua quente?? Eu sou aprendiz na cozinha..kkkk a massa solou mas eu comi os paezinho assim mesmo..hehehe ficou ate com uma carinha bonita. Amei seu blog, ja vou por nos meus favoritos...

Eli disse...

Geanne - Que pena, sabe que tenho uma amiga que está passando pelo mesmo problema, ultimamente os pães dela não tem crescido e estamos juntas tentando descobrir o que está acontecendo. Olha a água morna é muito bom, pois ela ajuda a despertar o fermento, deixar a massa repousar num local mas quentinho e bem tampadinha também é bom. Qualquer coisa que precisar me escreva que tento ajudá-la. Muito obrigada pelo carinho!