sexta-feira, setembro 28, 2007

Bacalhau em azeite e vinagrete de grão-de-bico


Image and video hosting by TinyPic




Image and video hosting by TinyPic



Valentina minha amiga querida agora são 23:30hs aqui no Brasil então ainda não fui pra prorrogação, estou ainda dentro do prazo!(risos) Me perdoe amiga sempre participar do rei de ultima hora mas sabe que fico analisando as receitas que aparece e pesquisando receitas que gostaria de provar e essa foi a escolhida pra esse rei. O prato é bem rústico sem enfeites nem nada porém posso garantir a quem fizer que terá uma execelente refeição! Se não gostar do bacalhau, faça o vinagrete que é maravilhoso e a abobrinha na qual o hortelã deu um tchan todo especial. Espero que gostem da minha escolha.

  • 4 postas (300 g cada uma) altas de bacalhau já demolhado
  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de tomilho
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • 1/2 cebola picadinha
  • Azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinha branco
  • Flor de sal
  • 1 1/2 abobrinha cortada em pedaços médios
  • Folhas de hortelã
  • Alho assado
  • Sal e pimenta a gosto
Cozinhe o grão-de-bico em água com 1 pitada de sal, o louro e o tomilho até ficar crocante. Escorra e elimine a pele. Pique o grão-de-bico e junte a cebola, salsinha e cebolinha, coloque-os numa travessa. Regue com um pouco de azeite, junte o vinagre, a flor de sal e pimenta-do-reino misture bem e reserve. Numa assadeira, coloque o bacalhau os dentes de alho (com casca) pimenta-do-reino e adicione bastante azeite. Leve ao forno baixo por cerca de 40 minutos. Corte a abobrinha em pedaços médios e salteie rapidamente numa frigideira com um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino. Retire do fogo e adicione imeditamente as folhas de hortelã. Sirva com um bom vinho e um pãozinho.

*Fonte: Revista Menu


Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, setembro 27, 2007

Capeletti com tomate cereja


Image and video hosting by TinyPic



Esses dias abri como faço todos os dias o blog da querida Elvira e vi lá uma foto linda de um raviolli com tomate cereja, corri na geladeira e vi que eu tinha um pacotinho de capeletti de queijo e tinha todos os outros ingredientes então não tive dúvidas vou fazer a receita fazendo a troca da massa e do sabor da mesma, pois o dela era de carne. E foi um luxo só!! Ficamos todos aqui encantado com o sabor e simplicidade do prato. Elvira como todas as receitas da sua cozinha que eu já fiz essa foi sucesso total também. Obrigada sempre por dividir com todas as suas maravilhas! A receita você encontra aqui!


Image and video hosting by TinyPic

patê de berinjela


Image and video hosting by TinyPic



Você tem uma vizinha bem fofa?! Não?? Eu tenho e esse potinho com patê de berinjela foi a própria que me trouxe e é simplismente divido! Eu não tenho a receita mas a Cláudia dona da receita que além de minha vizinha também visita esse cantinho bem que poderia liberar o segredo né?! Cláudia querida entra que a cozinha é sua!! risos Olha muito obrigada, foi lindo comer esse patêzinho com um pão e torradas.


Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, setembro 26, 2007

Arroz com talo de couve


Image and video hosting by TinyPic



Você resolveu fazer o charutinho de carne seca postado aqui, e aí o que fazer com o talo da couve que foi préviamente despresado?! Então deixo aqui a solução, pois jogar no lixo não é a melhor solução né?! Esse arrozinho é muito saboroso e com peixinho grelhado ou um franguinho também grelhado vai muito bem!

  • 2 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) talo de couve picado
  • 1/2 xícara (chá) de arroz
  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de molho de pimenta
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 cebola média picadinha
Numa panela aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente o sal e a cebola e refogue rapidamente. Junte o talo de couve e o arroz e misture. Deixe refogar bem, junte a água e o leite de coco e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais 20 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o molho de pimenta, misture rapidamente e sirva.

Coisas da minha cozinha!!


Image and video hosting by TinyPic



Mas uma coisinha da minha cozinha pra vocês conhecerem, o meu porta mel. Com ele não tem mas mel caindo pela mesa ou no lugar errado. Fica sempre tudo limpinho e funciona assim por cima você aperta a alça e o mel sai em baixo, na parte do suporte você coloca água. Será que vocês vão gostar?!

terça-feira, setembro 25, 2007

Guacamole a moda Nigella


Image and video hosting by TinyPic



Mais uma do programa entitulado "festas" da Nigella. Esse era todo mexicano e eu estou testando as receitas. Esse guacamole ficou uma delícia mas tenho que contar a vocês que no programa ela disse que não usaria o tomate (que eu não resiste e usei) pois ela não gostava do vermelho brigando com intenso verde do abacate. Não concordando com o parecer da moça, utilizei o tomate e o resultado final foi lindo por demais.

  • 1 abacate
  • 4 colheres (sopa) de coentro picadinho
  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 2 tomates pequenos sem sementes em cubinhos
  • 1 pimenta dedo de moça bem cortadinha
  • Suco de meio limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal gourmet
Coloque numa travessa os pedaços de abacate (que deve estar maduro mas não muito mole), o azeite, o sal, o suco de limão, pimenta e amasse grosseiramente junte o restante dos ingredientes dê uma boa mexida e coloque na travessinha de servir, regue bem com azeite e está pronto.


Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, setembro 24, 2007

Refogado de berinjela


Image and video hosting by TinyPic



Uma berinjela grande na gaveta da geladeira implorando uso, pois do contrário ela teria o triste destino LIXO!! Então peguei um pouquinho de cebola, alho, pimentão vermelho, berinjela em cubos, azeite do melhor, sal gourmet, pimenta do reino e uma panela bem quentinha fiz um refogadinho que na hora de servi com pãozinho bem fresquinho reguei com azeite e foi lindo demais!!


Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, setembro 19, 2007

Coisas da minha cozinha!!


Image and video hosting by TinyPic



Mas uma coisinha da minha cozinha que eu gosto muito, acho prático e o fato de não precisar do pratinho ou daquele porta colher na pia me encanta muito! Assim a colher fica lá, paradinha sobre a panela não faz sujeira e nem bagunça. Sem falar que todo esse colorido na cozinha dá uma alegria enorme né?! Fico aguardando o parecer de vocês meninas?!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Chilli


Image and video hosting by TinyPic



Esse chilli é uma receita da Nigella, eu gravei esse programa e estou enamorada por ele já a algum tempo, e vou testando aos poucos todas as receitas do programa que é totalmente mexicano. Eu ja fazia um chilli que até postei aqui, mas eu usava pasta de feijão, e esse ela usa o feijão inteiro e também molho de tomate. Aqui amamos de paixão, delícia mesmo!! Refogue em um pouco de azeite 500 g de carne moída, junte então 1 cebola picadinha, 1 pimentão vermelho em cubinhos, 2 tomates sem sementes em cubinhos, 1 colher (sobremesa) de cacau em pó, 340g de molho de tomate, 380 g de feijão cozido e escorrido, mexa bem e comece a juntar os temperos, sal, alho, pimenta calabresa, pimenta dedo de moça fresca, cebolinha verde. Deixe cozinhar por 30 minutos. Sirva em seguida com tortilhas, ou torradinhas ou tacos.

* Quero pedir desculpas a todas as pessoas que passaram por aqui essa semana em busca de novidades, ou que eu também não consegui responder o email. Me perdoem e acreditem que tive um motivo forte pra sumir dessa maneira, não foi falta de atenção com todas vocês. Quem sabe um dia não falo aqui. Tenho o maior respeito por todas as pessoas que tiram um tempo do seu corrido dia a dia e vem aqui me visitar. Muito obrigada sempre!

Charuto de carne seca


Image and video hosting by TinyPic



Desde o dia que coloquei os olhos nessa receita, tive a certeza que seria sucesso aqui na minha casinha. Então montei os charutinhos na sexta feira e deixei só pra cozinhar no dia seguinte. De forma que pode deixar tudo prontinho e só levar ao fogo e terá um almoçinho nota mil. Esse eu assino embaixo!!! (risos).

  • 1 1/2 xícara (chá) de arroz cru tipo agulhinha
  • 1 cebola picadinha
  • 1 tomate sem sementes em cubinhos
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 1 pimenta dedo de moça picada sem as sementes
  • Cheiro verde a gosto
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • Folhas de um maço de couve manteiga, sem os talos e escaldadas
  • 400 g de carne seca, dessalgada, cozida e desfiada
Para fazer o caldo do cozimento

  • 3 litros de água com sal a gosto
  • 4 pedaços de ossos de boi
Para acompanhar fiz um molhinho de tomates frescos, e azeite e fatias pequenas de pão caseiro.


Image and video hosting by TinyPic




Numa panela de pressão, coloque os três litros de água com sal a gosto e os 4 pedaços de ossos de boi, feche a panela e deixe cozinhar por 1 hora após pegar a pressão. Retire a pressão e abra a panela, tire os ossos e reserve 2 1/2 xícaras (chá) desse caldo.
Numa vasilha misture o arroz cru, a carne cozida e desfiada, cebola, tomate, alho, pimenta, cheiro verde a gosto e sal se achar necessário. Misture bem e reserve.

Retire o talo central das folhas de couve (já escaldadas em água quente) e divida a folha em duas partes.

Na metade de cada folha de couve coloque mais ou menos uma colher de sopa da mistura de arroz reservada. E enrole como se fosse um charutinho, tendo o cuidado de fechar bem as laterais.

Numa panela pequena fora do fogo, vá depositando os charutinhos de forma que fiquem bem apertadinho, bem juntinhos. Acrescente o caldo reservado, 1/2 colher (sopa) de manteiga, por cima desses charutinhos coloque um prato pra fazer peso e esses charutinhos não se abrirem durante o cozimento. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar entre 30 e 40 minutos. Sem mexer até que o líquido seque.

*Fonte: Programa Mais Você.

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic

quinta-feira, setembro 13, 2007

Triste Demais!


Image and video hosting by TinyPic



Hoje fiquei sabendo que perdi uma amiga carinhosa, talentosa e muito querida! Ana !!

Rolo de carne com recheio de purê de batatas!


Image and video hosting by TinyPic



Rolo de carne é outro prato que você tira o que tem na geladeira e coloca no recheio e fica um luxo sempre! Esse aí usei presunto e purê de batatas, na parte que a carne está em contato com o presunto ela fica um pouquinho rosada, mas ele está bem assadinho isso é influência do presunto. O purê precisa ser bem concistente, bem durinho mesmo do contrário ele sai do rolo de carne. Sirva com um arrozinho fresquinho e uma saladinha e tá feito a festa (risos).

  • 500 g de carne moída
  • 150 g de presunto magro
  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 cebola média bem picadinha
  • Sal, alho, pimenta e cheiro verde
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga
  • 3 batatas médias reduzidas a purê
Tempere a carne com cebola, sal, alho, pimenta, manteiga e cheiro verde. Junte a carne temperada a aveia e amasse bem, até ficar bem homogênio. Numa folha de papel alumínio abra a carne como se fosse um fife grande, distribua as fatias de presunto e por cima espalhe o purê de batatas. Enrole bem apertadinho e com o próprio papel alumínio envolva o rolo e leve ele fechadinho com o papel sobre uma assadeira por 35-40 minutos em forno médio. Tire o papel e deixe dourar um pouquinho.
Para o purê eu cozinhei as batatas, passei pelo expremedor e coloquei sal e um toquinho de manteiga. Não vai leite nem creme de leite.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Lasanha de Mortadela


Image and video hosting by TinyPic



Lasanha pra mim é uma viagem, eu faço de tudo basta olhar na geladeira e usar o que tenho, palmito, queijo, frango, bolonhesa, camarão e por aí vai. Ontem foi o dia da mortadela. Simples assim: Um bom molho de tomate (eu fiz o meu com tomates bem vermelhinhos, cebola, alho, óregano, azeite bom, um toquinho de extrato de tomate, vinho branco), mussarela usei 300 g, e mortadela 250g (mortadela de qualidade), massa para lasanha que vai direto ao forno, e pra finalizar parmesão raladinho. Forno médio por 30 minutos coberto com papel alumínio e vai a mesa com um bom vinho.

terça-feira, setembro 11, 2007

Corn Dogs- Cachorro Quente Empanado


Image and video hosting by TinyPic



Eu já fiz inumeras receitas da minha amiga Cris! Não posto todas aqui de uma vez só pois essa cozinha iria virar uma cópia da cozinha dela (risos)!! Esse final de semana mas longo um pouco por conta do feriado e com um sol delícioso que nos levou pra area da piscina, eu fiz coisas rápidas ou que não desse tanto trabalho e que não tivessem que ter milhões de acompanhamentos e uma das escolhas foi está. Não poderia deixar de publicar aqui, pois é uma delícia! E fora o trabalhinho de empanar e fritar é bem facil e rapidinho. Cris falar de você é chover no molhado minha amiga, você é nota mil!!

Massa para empanar (tipo cornbread)

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de kimilho ou polentina (não use fubá)
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 ovo
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo de canola

1 pacote de salsichas no sabor de sua preferência (500 g)
Palitos para churrasco

1. Misture todos os ingredientes numa jarra medidora ou recipiente fundo e reserve.
Eu uso a jarra porque ela é funda e fica fácil de mergulhar os espetos.

2. Espete as salsichas nos palitos (outra alternativa é cortá-las em três pedaços e apenas empaná-las, sem o palito). Passe pela massa e com o auxílio de uma colher cubra bem as salsichas.

3. Frite em óleo quente até dourar (ou asse, mas o sabor muda um pouco). Sirva com molho barbecue.

Molho barbecue ultra-rápido

1/2 xícara de catchup
3 colheres (sopa) de molho de soja ou inglês
2 colheres (sopa) de coca-cola (isso mesmo)
(se gostar mais doce acrescente açúcar mascavo)

Misture tudo. Eu costumo acrescentar os ingredientes ao catchup aos poucos até chegar no ponto que gosto.

Meme


Image and video hosting by TinyPic



Fui convidada pela Sheila, Luna e Silvia para responder a esse meme com os 7 momentos mais marcantes da minha vida! Tenho tantos mas vou colocar alguns aqui (risos). Muito obrigada meninas pelo carinho de se lembrarem de mim!!

  • 1- Meu casamento, que pra mim foi uma benção e hoje ter minha familia é bom demais!
  • 2- O nascimento do Raphinha que nunca vou esquecer daquele chorinho doido e depois do silêncio dele ao ouvir minha voz!
  • 3- Meu batismo nas águas!
  • 4- A criação do blog e tudo que ele trouxe e traz de bom pra mim.
  • 5- Quando ganhei minha boneca bate palminha (alguém teve uma bati palminha?!)
  • 6- Minha infância na fazenda na companhia da minha avó e avô!
  • 7- E não poderia ficar de fora os tachos de cobre cheio de colherinha todas bem limpinhas pra dividir a raspa de doce de leite com meu irmão e todos mais.
Agora quero saber mais do O cravo da india, Come-se, Mal-cozinhado!

segunda-feira, setembro 10, 2007

Decepção!!!


Image and video hosting by TinyPic



Sabádo a noite fui a tradicional festa de San Genaro em São Paulo e descobri que de tradicional ela só tem o nome e tradição de acontecer todos os anos, pois a comida servida perdeu sua tradição ao passar dos anos o que pra mim foi uma total decepção. A massa servida não era fresca e o molho era, acreditem se quiser da marca "Quero", o prato cheio de massa branquinha recém saido da água quente e no meio daquele montão de massa umas quatro colheres de sopa de molho quero. Gente pra mim aquilo foi o fim. A polenta estava muito boa e a foccacia também! As barracas de doces, não vi nada de tradicionais, tinha quimdim, bomba de chocolate, tortinhas de morango e por aí vai. Penso que muita gente não vai gostar desse post mas eu precisava falar pois me senti enganada.

Coisas da minha cozinha!!


Image and video hosting by TinyPic



Já algum tempo os guardanapos de papel não me encantam mais. Sei que hoje no mercado existe uma grande variedade de modelos dos velhos guardanapos de papel e cada um mais lindinho que outro mas eu ando mesmo preferindo usar os de pano. E vocês o que acham?!

sexta-feira, setembro 07, 2007

Salada de abacate com molho de laranja e salsinha


Image and video hosting by TinyPic




Image and video hosting by TinyPic



No ultimo minuto eis minha participação no rei da quinzena. Escolhi algo bem simples, para ser degustado num dia de calor que o filho passou a manhã inteira na piscina e por ser feriado não queria muito trabalho. De forma que quem está atras de uma receita perfumada, muito saborosa com uma aprensentação bonita e que seja bem simples está aí a dica. Valentina querida é sempre uma honra pra mim participar do colher de tacho!

  • 8 pedaços de massa folhada laminada (10cm x 10cm)
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha picadinha
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • Rúcula lavada e seca
  • 1/2 abacate pequeno picado em cubos
  • Tomate cereja cortado ao meio
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Coloque as massas de duas em duas, uma sober a outra. Na de cima, elimine a parte central com um cortador de 6cm de diâmetro. Disponha numa assadeira e leve ao forno médio (200 graus) preaquecido por 20 minutos, ou até dourar. Reserve.
Leve ao baixo uma panela com a salsinha, o suco de laranja, o azeite e o sal. Cozinhe até reduzir um pouco e retire do fogo. Distribua os quadrados de massa nos pratos e disponha no centro a salada (rúcula, tomates e abacate) salpique pimenta do reino, regue com o molho e sirva em seguida.

*Fonte: Revista Menu


Image and video hosting by TinyPic

Coisas da minha cozinha!!


Image and video hosting by TinyPic



Essa é minha tela para fritura (ou anti respingo) como queira chamar. Eu adoro, uso sempre e não serve apenas pro bifinho não, uso pra dourar aquela carne de panela, sim porque carne de panela branquinha não está com nada (risos). Me perdoe as fotos ruins, mas a minha intenção aqui é mostar as coisas que realmente uso e aquelas que não uso, então ainda prefiro colocar as fotos minha mesmo do que pegar fotos na internet, e por isso minha telinha de tanto uso já está toda manchadinha (risos).

* Como funciona: Essa é uma tela bem fininha e bem grande de forma que você pode utilizar em qualquer panela do seu jogo. E ela não abafa o alimento apenas retém o óleo da fritura do seu bife, ou bolinho, ou batatinha ou mesmo quando você deseja dourar sua carne de panela.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Bolo de gelado de iogurte e coco ralado


Image and video hosting by TinyPic



Esse foi o bolinho que levei de mimo em um encontro muito lindo que fui. Desde então choveu email pedindo a receita, do bolinho que mais comi durante toda minha adolescencia, todas as festas de aniversário tinha esse bolinho. Ultimamente ele anda em alta e em todas as festas ele se encontra embrulhadinho como na foto abaixo, diria que deram uma repaginada no bolinho (risos). A receita eu faço a muito tempo mas a Regina também faz a mesma receita com algumas pequenas diferenças nas quantidades dos ingredientes. Espero que gostem!

  • 200ml de iogurte natural
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 100ml de óleo (uso de milho ou canola)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda para molhar o bolo

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 e 1/2 lata de leite (use para medir a lata de leite condensado)
  • 200 ml de leite de coco
  • 2 pacotes de coco ralado
Bata no liquidificador todos os ingredientes do bolo exceto o fermento. Depois de bem incorporado trasfira para uma travessa e incorpore o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio até dourar levemente. Faça o teste do palito. Depois de frio, corte o bolo em quadrados e passe um por um na calda (deixe os pedaços bem, bem molhadinhos) passe no coco ralado e embrulhe no papel alumínio.
Para calda basta misturar bem o leite, leite condensado e leite de coco.


Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, setembro 05, 2007

Canapé de salmão defumado com cream cheese aromatizado com limão siciliano


Image and video hosting by TinyPic



Cris minha amiga querida, desvendando o mistério sobre o que havia na mesa apos a bandejinha de damascos, eram esses canapés que são simples demais mas fizeram o maior sucesso! Para preparar basta passar cream cheese na torradinha, enrolar um pedaçinho de salmão defumado e colocar por cima decorar com folinha de salsinha ou cebolinha picadinha. E toque final fica por conta das gostas de limão siciliano colocadas por cima do salmão.

*Fonte: Jamie Oliver

segunda-feira, setembro 03, 2007

Bife a rolê com damasco


Image and video hosting by TinyPic



Esse foi um jantar muito gostoso e bem simples, pra quem gosta do sabor agridoce esse pratinho é o que chamamos de prato cheio! Super fácil e como acompanhamento um purê de batatas com salsinha uma saladinha e um arroz fresquinho. Não precisa de muito pra ser feliz.

  • 1/2 quilo de bifes (usei patinho)
  • Palitinhos de cenoura
  • Palitinhos de pimentão verde
  • Palitinhos de linguiça defumada
  • Palitinhos de bacon
  • Damascos cortados ao meio
  • Sal, alho e pimenta a gosto
  • 2 cebolas cortadas em rodelas finas
  • 5 tomates sem pele e sem sementes em cubos
  • 1 colher (sobremesa) de azeite
  • Água suficiente para cozinhar a carne
Tempere os bifes com sal, alho e pimenta (eu gosto de bifes cortados mais finos), coloque no bifinho temperado palitinhos de todos os ingredientes, enrole e feche com palitos de madeira. Aqueça na panela de pressão o azeite e doure os bifes a rolê, junte a cebola os cubos de tomate e a água (a água deve estar quente) feche a panela e deixe cozinhar até que a carne esteja macia e o molho bem apuradinho. Sirva quentinho e espere os elogios.


Image and video hosting by TinyPic

Geléia de Pimentão


Image and video hosting by TinyPic



Quero pedir desculpas pelo desaparecimento (risos) e dizer que a partir de hoje essa cozinha volta com sua programação normal.
Essa receita é da minha AMIGA Cris! Quem eu tenho uma honra enorme de chamar de amiga e trocar receitas e muito mais, coisas que vão bem além das receitas, amiga saiba que sou sua fã e como você bem sabe somos um corpo. Você também foi uma benção na minha vida!
Essa receita é sucesso na certa, vou fazer sempre, sempre! A receita está aqui!

  • 500g de pimentão vermelho ou amarelo
  • 1 xícara (chá) de vinagre branco
  • 1 xícara (chá) de açúcar
Retire as sementes do pimentão e coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes e bata por uns 10 segundos. Transfira para uma panela e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até adiquirir ponto de geléia (aqui em casa os 30 mts foram suficientes). Quando começar a espumar das bordas para o centro está no ponto. Eu servir sobre um queijo catupiry com torradas de pão sírio. E foi um luxo!