terça-feira, agosto 07, 2007

Coxinha


Image and video hosting by TinyPic



Essa receita é pra atender alguns leitores do blog que me mandam email com pedidos. Quero dizer que aos poucos vou atendendo todos os pedidos que não são poucos e como eu sou uma só demora um pouquinho mas saí viu?! Esse salgadinho é muito pedido, todos querem a receita e saber também como congelar então vou tentar aqui explicar tudo bem direitinho, qualquer dúvida é só falar (risos).

  • 1 dente de alho
  • 1 cebola pequena
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 caldo de galinha
  • 1/2 litro de água
  • 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • Ovo e farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar
Em uma panela coloque a água, caldo de galinha, manteiga e o alho e cebola (devidamente processados). Deixe ferver, nesse momento junte de uma só vez toda a farinha e mexa por aproximadamente 3 minutos. A massa vai se soltar do fundo da panela. A seguir sove a massa em cima de uma superficie lisa untada com óleo. Abra porções da massa na mão (enquanto vai abrindo a massa deixe o restante dela coberto por filme plástico, para não ressecar), coloque o recheio, molde a coxinha e empane no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo abundante e bem quente.
Recheio: Eu fiz com peito de frango desfiado, faço um refogadinho, com tomate picadinho, cebola, alho, salsinha (se não for congelar), sal, pimenta um toquinho de molho de tomate. E utilizei catupiry. Para utilizar o catupiry coloque porções do queijo pequenas em uma assadeira e leve ao freezer por 2 horas, elas vão ficar como pedrinhas de gelo, aí é só colocar o recheio na coxinha e enfiar uma pedrinha de catupiry no meio , fecha e empana.
Para congelar: Primeiro dê o choque térmico no recheio. Depois da coxinha pronta (sem fritar, apenas moldada) coloque-as numa assadeira uma ao lado da outra e leve ao freezer por 2 horas, retire coloque todas dentro de um saquinho próprio pra congelamento, tire o ar com a bombinha, feche, coloque a etiqueta com data de fabricação e validade (3 meses). E leve novamente ao freezer. Elas vão ficar todas soltinhas, quando for utilizar retire a quantidade de uso e novamente retire o ar e feche.
Para empanar não coloque o salgadinho dentro da vasilha que está o ovo levemente batido, passe a mão no ovo e passe no salgadinho assim 1 ovo vai empanar 100 salgadinhos. E você pode colocar um pouquinho de água no ovo e bater e aí sim utilizar.

34 comentários:

Elvira disse...

Adoro coxinha! Cá em Portugal, é um salgado muito popular devido à importante comunidade brasileira que vive por cá. Já fiz duas vezes: uma com massa normal e outra com massa de arroz. Foi um sucesso!

Lindas, as suas, querida amiga! :-)

laila radice disse...

nossa Eli que legal..sabe q já vi fazer quando era pequenininha por uma empregada muito querida e sempre ajudei a modelr mas depois q ela se foi nunca mais repeti a operação...ehehe
adorei a dica de congelar as bolinhas de catupiry.
bjos

Ana disse...

Adoro a ideia fazer coxinhas e bolinha de queijo e congelar! (eh mais pratico vazer trocentos de uma vez, ne! hehe!)
Mas me diz uma coisa Eliana, quando voce retira do freezer ja frita direto ou deixa descongelar um pouco??
Outro dia tentei dos dois jeitos com bolinhas de queijo mas fritando direto do freezer o recheio nao esquentou (queijo nao derreteu direito) e descongelando a bolinha estourou... tenho q achar um meio termo!! hehe!
Suas coxinhas estao lindas, perfeitas!!
Beijos!
Ana

semente de sésamo disse...

Ficaram lindas, as suas coxinhas...

risonha disse...

eu gosto muito destas receitas e já fiz uma coisa do género (ainda não tive foi tempo de publicar no meu blog, mas está para breve)
sabe só qual é o problema? é que eu não tenho jeito nenhum para moldar as coxinhas.... ficam sempre muito feinhas....

Fer Guimaraes Rosa disse...

meu reino por uma coxinha! ;-)

Agdah disse...

Eu ia dizer a mesma coisa que Fer já disse.

Anónimo disse...

OI Elaine tudo bem????

Primeiro gostaria d parabenizá-la pelo blog é lindíssimo aiiii amiga dá uma vontade louca de morder a tela.

Vc é muito caprichosa com a aparência dos pratos lindos mesmo. Vc faz por prazer ou é seu trabalho..

Rssssssss eu quis fazer um blog das coisinhas q faço aqui em casa, mas depois q vi seu blog fiquei morrendo d vergonha rsssssss PARABENS LINDA

Célia disse...

Receita magnifica para festas de anos, anotada e beijão para você.

Anónimo disse...

Tenho sentido sua falta lá na minha cozinha!
Como sempre,tudo o que você faz e muito lindo e caprichado!

Silvia Arruda disse...

Eu adoro coxinha!! Aliás, eu sou fã de todos esses salgadinhos que fazem a alegria das crianças nas festas de aniversário!! ;)

Meu Grande Sonho disse...

Aiiiiiiiii mulher, eu amo coxinha. amo... E essas suas estão com a cara ótimaaaaaaaaaa!!!!!

Isabel Salvador disse...

k maravilha um sucesso para festinhas...............

bjokas

Eli disse...

Elvira com massa de arroz eu nunca fiz, queria sua receita?! Eu faço com essa massa tradicional, massa de batata e massa de mandioca! :)

Laila tente fazer olha o trabalho é recompensado depois de prontas :) A essa dica de congelar o catupiry é legal mesmo pois nos emails que recebi todos queriam saber como coloca-lo dentro da coxinha e não ficar escapando na hora de moldar. :)

Ana querida, saudades de você!! Olha é mais pratico fazer trocentos de uma vez só. hehehe É assim quando é coxinha tamanho de festa, aquelas bem pequenas aí eu tiro do freezer e frito direto. Mas do contrário eu tido um pouco antes e frito num óleo quente (não muiiiiittttoooooo quente) entende?! O ideal é deixar o salgado um pouquinho no papel toalha pra que o calor entre, entende?! A bolinha de queijo tem que ser bem, bem fechada não pode ficar ar dentro, porque daí ela estoura. Nunca deixe o salgado descongelar por completo aí não vai ter mesmo um resulto satisfatório. Obrigada amiga!

Semente de Sésamo obrigada querida!

Risonha estou a espera da sua receita! :) Se não tem jeito algum para moldar as coxinhas me aguarde que vou te mostrar uma coisinha. :) Um post para mas tarde. hehehe

Fezoca querida não precisa de tanto é só me dar a honra da sua visita que faço as coxinhas fresquinhas e com a casquinha bem sequinha pra você! :)

agdah digo o mesmo que falei pra Fer, pra você! :)

Flávia de Almeida, muito obrigada querida pelo carinho! Sabia que meu segundo nome é Flávia?! :)
Respondendo sua pergunta eu faço por prazer e por trabalho também, as duas coisas. Mas não chamo de trabalho pois pra mim é uma terapia (risos). Agora vou dar uma de Ana Maria Braga (risos) acorda menina!!! Olha não fale isso, o legal dos blogs é que estamos sempre trocando experiências e aprendendo uma com a outra e com certeza você tem muita coisa pra passar pra todas nós. Quero ver o seu blog em?! E pra já!! :) Bjo!!

Célia é salgadinho bem presente nas festinhas de aniversário aqui! :)

Duly me perdoa querida! É seguinte no seu blog o feed não está liberado aí não consigo colocar na minha lista então as vezes por estar muito acostumada a fazer a ronda pelos blogs que já esta lista as vezes passa, mas vou tomar mais cuidado. :)

Silvia Arruda os salgadinhos das festas infantis são o máximo né?! :)

Larissa obrigada querida!

Belinha obrigada amiga!

Anónimo disse...

Lica, nunca tentei fazer, sempre me pareceu tão trabalhoso...mas coxinha é uma delícia, não? Pena que meio calórica...com recheio de catupiry...ai,ai,ai.
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Ciça Donner disse...

Mana desculpa mas essa terei de passar... nao posso com fritura nenhuma

Anónimo disse...

Eu adoro coxinhas de galinha e as suas ficaram tão lindas...
Bjinhos ;)

Elvira disse...

Aqui está a minha receita com massa de arroz. Encontrei-a numa revistinha chamada Cozinhando com Malu:

http://elvirabistrot.blogspot.com/2007/01/coxinhas-de-arroz.html

Beijão.

Eli disse...

Verena é realmente bem calórica (risos). Agora quanto ao trabalho vou te dar uma solução no próximo post! :)

Ciça o querida liga não, todos temos coisa que não podemos comer ou não gostamos tanto. Obrigada pelo carinho viu?! :)

Irina o querida obrigada!! :)

Elvira que luxo!! Obrigada amiga, eu vou fazer com certeza. :)

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Eliana, fiquei babando...
Sou louca por coxinhas!!!
Parabéns, estão lindas.
Bjs

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Eliana, fiquei babando...
Sou louca por coxinhas!!!
Parabéns, estão lindas.
Bjs

saskia disse...

Sou louca por coxinhas,não sou muito de lanches,mas coxinha é o meu fraco;Tenho de me controlar porque se não como a valer! Em Fortaleza existem um bar que faz coxinhas com recheio de carangueijo
sempre quis fazer,mas nunca tive tempo,então vou lá e caio de boca nas tais coxinhas são uma delícia!Estas então deram água na boca.
Quero coxinha da Licaaaaaaaaa!!!!!
beijosssssss

Márcia disse...

Aqui em PE tem o rei das Coxinhas, a melhor do mundo, sem modéstia (pergunta a tatu, o marido dela é fã de coxinhas e disse que a de lá é perfeita)!
Mas até essa perfeitaeu trocava pelas suas, querida!!!
Ah, enão aconselhe as pessos a tirarem dúvidas, senão elas vão te ligar à noite, no meio da novela, q nem umas doidas fazem...
Beijão!

Anónimo disse...

Eu nem ia comentar, estava me recusando TOTALMENTE. Amiga, isso é golpe baixo hein, você sabe o quanto nao gosto de coxinha né ?????????????????????????????????????????????????????????????
Faz isso nao mulher!!!!

Anónimo disse...

Oi Lica, lindo e gostoso demais o seu blog, sempre venho aqui dar uma espiada, mas entro quietinha e sai de fininho rsrsrs, atraves do seu invadi outros blogs tbem, e uma vez vi uma receita de pate e estava moldado num muito fofo boneco de neve, tenho pensado muito nele, mas acho q me perdi por aí. Será q vc poderia me ajudar a encontra-lo? bjos pra vc e pra todas suas amigas
com carinho
claudia

Beatriz Belliard disse...

faz tempo que nao como uma coxinha ! ela esta tao douradinha, deve estar uma de-li-cia ! bjs

Marizé disse...

Cada vez que aqui venho encontro sempre coisas boas. E hoje não foi exepção. Nunca provei coxinha, aí está a oportunidade. Obrigada

Anónimo disse...

Oi Lica...Tudo bem?
Olha só, ontem cheguei em casa mais cedo e chamei meu filho e perguntei pra ele se queria me ajudar a fazer essas coxinhas maravilhosas....ele como adora coxinha e aqui não temos para comprar na hora se animou e fomos os dois pra cozinha...detalhe...nunca fizemos antes... pois bem, fizemos a massa...saiu certinha...ponto pra nós...ai fomos fazer o recheio...olhamos no freezer e nao tinhamos mais frango..ai que desespero...massa pronta e sem recheio pra fazer...ok não vamos desistir vamos tentar outro recheio..tinha lá um pacotinho de camarão...dei uma fervidinha no camarao com alguns temperos e joguei no processador ...misturei alho, salsinha, cebolinha e cream cheese...recheamos, fritamos...outro detalhe..não soubemos fazer o formato da coxinha..demos muitas gargalhadas um do outro...cada um fazia mais feio..hahahaha...mas depois de prontas ficaram muito gostosas e fizeram o maior sucesso aqui pq os amigos do meu filho que vieram aqui nao conheciam e nem tinham comido antes...adoraram...quando foi hoje de manha me ligaram pedindo pra fazer mais....sabe o que eu repondi? Manda a mae de vcs aqui que eu ensino e elas fazem pra vcs ...e não é que agora a pouco uma delas me ligou mesmo!!! Ai..ai...ta vendo como vc faz a felicidade de muita gente!!!
Aqui em casa agora é assim...qq coisa pergunta pra Lica...rsrsrsr
Beijos pra vc e pro Raphael..
Fiquem com Deus
Márcia
Perth Amboy - NJ

Eli disse...

Dani obrigada querida!! :)

Saskia se servir as minhas é só chegar viu?! :) Obrigada querida!

Márcinha minha querida, olha vou te falar uma coisa, pessoas queridas e amigas podem ligar sempre até de madrugada viu?! :) E muito obrigada por todo esse carinho!

Jê esse salgadinho não posso deixar de fazer quando vc vier né?! :)

Cláudia obrigada querida, vamos pedir ajuda a todos aqui se alguém souber em qual blog ou se o dono da receita aparecer eu creio que a dona dessa receita é minha amiga Cris desse blog aqui www.fromourhometoyours.blogspot.com dê uma conferida!

Bia coxinha é salgadinho muito calórico mas também muito saboroso né?! :)

Marizé muito obrigada pelo carinho de sempre comigo! :)

Márcia querida sabe que esses momentos que passa com seu pequeno ele vai levar pra sempre isso não tem preço amiga! E eu me sinto um pouco parte disso e fico verdadeiramente muito feliz. E que delícia deve ter ficado esse recheio em?! E você logo vira professora de culinária por aí! :) Dê um beijo no seu fofo aí, fica com Deus querida!

Natércia Ramalho disse...

Eliana coxinha deve ser maravilha adorei.um bjs Natércia...

Cris disse...

Lica, não tem nada melhor que uma comidinha de bar né, e você sempre surpreende. Bjs!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Aprovadissímo com louvor, aqui em casa fez um tremendo sucesso, que massa divina, o recheio então maravilhoso, parabéns por sua receita, nota 10!!!, como tudo que vc sempre faz, bjos.

ZILLION SOULMATES disse...

Adorei o seu blog, adorei as receitas e eu procurava uma receita de coxinha há muito tempo.
Vc está de parabéns!!! Gostaria muito de colocar as fotos do seu pão de queijo de máquina de waffles no meu blog.

Eli disse...

Zillion Soulmates - Muito obrigada eu fico realmente feliz que gostou do blog. Olha pode pegar a foto, sem problema algum.