segunda-feira, agosto 06, 2007

Bolo de Fubá Salgado!


Image and video hosting by TinyPic



No último minuto dos 45 do segundo tempo, chega eu com minha receitinha para participar do evento da minha querida amiga Akemi. Esse é um bolinho salgado muito, muito saboroso que pode ser recheado com a sobra de frango, sobra de molhinho de carne moída ou até mesmo um refogadinho de legumes, aqueles que andam lá no gavetão da geladeira implorando para serem usados (risos). Esse bolo sempre lembra a paixão da minha amiga Akemi pelo fubá, eu acho que essa receita ela vai aprovar com louvor! Amiga desculpe a demora, você sabe o carinho que tenho por você né?! E sabe que pra mim um chamado seu é uma ordem. Eu achei fantástico esse seu evento, aparecerão receitas maravilhosas que vão transformar muitas sobras em delícias em nossas casas. Parabéns pela iniciativa!


Image and video hosting by TinyPic



  • 1 1/2 xícara (chá) de fubá (240 g)
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 1/2 xícara (chá) de leite (360 ml)
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de óleo (60 ml)
No liquidificador coloque nessa ordem: leite, ovos, óleo, açúcar, sal, fubá e farinha de trigo bata até que esteja bem homogêneo. Retire do liquidificador e com cuidado junte o fermento em pó. Coloque um pouco da massa numa assadeira untada e enfarinhada, coloque o recheio e cubra com o restante da massa, leve para assar em forno médio, faça o teste do palito.
Recheio: Eu usei sobras de frango que desfiei e fiz um refogado com cebola, alho, tomate em cubinhos, ervilhas, milho verde, azeitonas e meia xícara de chá de molho de tomate para não ficar muito molhado eu engrossei com uma colher de sopa de farinha de trigo.


Image and video hosting by TinyPic



Para que vocês notem bem a textura uma fotinha bem de perto, ele é bem macio, fofinho!


Image and video hosting by TinyPic

35 comentários:

Nani disse...

Eu quero, eu quero, eu quero...

Sylvia disse...

Adorei a ideia,adoro essas tortas deliquidificador.

Ciça Donner disse...

A séculos procuro uma massa de liquidificador fofinha. Vou testar a sua e aviso depois

Laurinha disse...

Oba! Nunca tinha feito a massa com fubá. Já está anotada. Ficou apetitosa!
Beijinhos,

Elvira disse...

Você tem sempre ideias fantásticas, querida Eliana! :-)

Que delícia de bolo salgado!

O Cravo da Índia disse...

Realmente, ele tem um ar bem macio e fofo. Uma tentação!!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Eliana,
Essas fotos são uma maldade...
Fiquei babando e vou ser obrigada a fezê-la aqui em casa o mais rápido possível.
Simples e maravilhosa!!!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Ai, Eli, que coisa mais gostosa! Eu adorei a idéia desta torta, tenha certeza de que farei logo!

Akemi disse...

Eliana!!! Você quer me matar ne? Primeiro com esse bolo salgado de FUBÁ divino e depois com tantas palavras carinhosas! Muito, muito obrigada por estar sempre dividindo com a gente estas delícias que só vc sabe! Mas essa torta não vou ter como fugir, já está no topo da lista, amiga! ;-)
Beijos e um lindo dia!!!

Silvia Arruda disse...

É o tipo de receita que adoro fazer... fácil e prática. E o melhor: deve ser muito saborosa!!

semente de sésamo disse...

Essa nova tentação tem a minha cara, que adoro tudo o que sejam massas. Essa ficou bem fôfa!

Romy Almeida disse...

Adorei a ideia Eliana... deve ter ficado uma delicia ;-)

Anónimo disse...

A massa parece bolo mesmo, feito aquele Cake maravilhosa mesmo.
Um beijo

Cris disse...

Lica, não acredito a sintonia afinada nossa! Sábado eu fiz um bolo de fubá salgado, bom, o seu ficou muito mais lindo, heeheh. As medidas são um pouco diferentes, depois eu posto a minha qualquer hora. Este bolo é bom demais, quem tiver receio que bolo de fubá salgado seja ruim, pode fazer né, ainda mais com recheio, ula-la! Um beijão

Isabel Salvador disse...

k maravilha eliana fiquei fã destes bolinhos...bjokas grandes

Agdah disse...

Menina, que prático e lindo.

Heidi disse...

Muito fofinho mesmo este bolo de fubá. Ficou parecendo uma torta, muito linda!

Unknown disse...

Deve ter ficado super delicioso
beijinhos

Anónimo disse...

Oi Lica....
Eu não tava conseguindo entrar para comentar ai escrevi pra Je e ela me respondeu...(realmente ela é um amor!!!) ai ela me lembrou que no meu site tem uma seção de culinaria..(foi meu esposo que colocou) então eu tomei a liberdade de inserir o seu blog lá.... agora as brasileiras que vivem por aqui vão poder acompanhar tb as suas receitas maravilhosas...
Olha...se eu fiz errado em colocar me perdoa!! me fala imediatamente que eu tiro ok?
Beijos e fica com Deus
Márcia
Perth Amboy - NJ
PS: o meu site é www.mudabrasil.com

Célia disse...

Maravilha de receita já anotei.

Nogueirajcs disse...

Que bom aspecto

Nós em Pt chamamos de farinha de milho ao fubá.

É uma boa ideia.

Thaís disse...

Uhmmm que delícia, fiquei com água na boca.... :p

laila radice disse...

eliana amei essa receita, o fuba sempre me cativa...amo!bjos

Anónimo disse...

Lindo, fácil... só pode estar DELICIOSO!!!
Também já anotei...
Bjssssss

Beatriz Belliard disse...

mas uma receita a fazer com ugencia, hmmmm ! bjs

Marizé disse...

Que lindo que está. Costumo fazer um bolo salgado, mas não se compara a este se calhar o segredo é o fubá!?

Anónimo disse...

Ola Eliana. Quero primeiro que tudo dar-lhe os parabens pelo seu blog, tem sido uma inspiracao para mim, muitas foram ja as receitas que lhe "roubei" e a familia agradece :-)))). Apesar do seu blog ser tao bom, uma das coisas que me da mais prazer le-lo e nao ser pretencioso e isso para mim e "nota dez". :0). Se enganada nao estou ha algum tempo ofereceram-lhe umas forminhas para muffins em silicone. Bem, finalmente eu tambem vou ter nao as forminhas para muffins mas uma para bolos em silicone. Ha tanto tempo que eu queria uma, mas tenho um problema. Que tipo de cuidados tenho que ter?Tem que se barrar com manteiga e depois por a farinha como com as tradicionais? Sera que me poderia ajudar por favor? Nao lhe vou tomar mais o seu tempo. Muito obrigada desde ja pela sua ajuda. Bjs ***

Eli disse...

Nani querida é só chegar! :)

Sylvia elas são práticas né?! :)

Ciça aqui no blog tem uma outra que também é um luxo! :)

Laurinha se fizer depois me conte o que achou?! :)

Elvira obrigada pelo carinho que sempre tem comigo!! :)

O cravo, esse bolinho é um charme pois também pode ser feito em forminhas de muffins e fica um lanchinho bem saboroso! :)

Dani obrigada querida! Depois me conte o que achou?!

Pat, obrigada amiga! :)

Akemi eu imaginei mesmo que você iria gostar dessa torta, pelo fato de levar o fubá! :) Obrigada amiga você é de verdade muito querida!

Silvia Arruda é realmente prática e muito simples. :)

Semente de Sésamo se fizer me conte o que achou tá?! :)

Romy obrigada querida!

Jê é realmente um bolo salgado, a massa é no caminho do cake porém um pouco mais pesada pois leva fubá. :)

Cris que sintonia em?! Eu quero sua receita viu?! :)

Belinha obrigada querida!

Agdah obrigada!

Dinha ele fica mesmo com uma aparência de torta mas eu ainda classifico como bolo pela textura da massa. Obrigada pelo carinho!! :)

goretti é bem simples mas faz sucesso aqui na minha mesa!! :)

Márcia minha querida, fez mal?! Porque?! Você é tão ou mais dona desse espaço que eu, pois sem o apoio o carinho das pessoas que me visitam essa cozinha não teria vida! Eu que agradeço e muito todo carinho viu?! Obrigada! :)

Célia obrigada!

jcnogueira bom saber por muitas vezes recebo emails dos irmãos de Portugal me perguntando nomes e tal, vou aprendendo com você! :) Obrigada!

Thaís obrigada querida!! :)

Laila se gosta mesmo de fubá então não deixe de fazer que vai aprovar com certeza! :)

Beatriz minha amiga muito obrigada! Olha não pude ir a festinha mas estive lá em pensamento viu?! E ficou tudo tão lindo! :)

Bia depois me conte o que achou?! :)

Marizé esse é realmente muito bom! :)

Anônimo primeiro obrigada por todo esse carinho! Com as formas de muffins eu lavo bem, seco e unto com óleo e levo ao forno quente por 10 minutinhos, retiro espero esfriar e lavo novamente aí está pronta pra uso. Mesmo com tudo isso eu costumo untar e enfarinhar, acho que é algo que já faço desde menina então é mesmo um costume. Qualquer coisa que precisar é só chamar. :) Bjs!!

Natércia Ramalho disse...

Eliana adorei a receita deve estar uma delicia.um bjs Natércia...

saskia disse...

Eliana,
sou fã número 1 dos recheios com frango e este parece delicioso!Como
sempre vou fazer
beijosss,
Saskia

Anónimo disse...

Eliana,
tudo bem. Adorei a praticidade dessa receita. Vou plagiar com certeza. Só uma pergunta:essa massa pode ser feita na forma de fundo falso ou é muito líquida?
Brigadinha,
Karina -BH

Gourmandisebrasil disse...

Nunca comi bolo de fuba salgado. Este está tentador! Minha mãe vai adorar. bjo, Nina.

Anónimo disse...

maravilhosa essa receita!
Sempre visito seu blogg, parabéns!!

Eli disse...

Anônimo muito obrigada pelo carinho! Fico feliz que goste desse cantinho!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lica!!!, que delícia de bolo viu?, nossa comemos quase todo no lanchinho da noite aqui em casa, que coisa divina, massa finissíma, meus parabéns, postei no meu blog minhas amigas vão amar, super façinho de fazer, nota 10 p/ vc!!!