terça-feira, maio 10, 2011

Sonhos perfeito da Akemi


Image and video hosting by TinyPic



Esse é o doce que faz meu filho mais velho sair do chão ele é enloquecido por esse doce e vendo sonhos tão lindos na cozinha da vizinha resolvi fazê-los para agradar meu filhote que é tão ou mais doce que esses lindos sonhos. A receita veio exatamente como descrita lá, pois segui a risca e não obtive problema nenhum e vale conhecer o blog da Akemi que é lindo, lindo!



* xícara medidora de 240ml

Massa:

500g de farinha de trigo
50g de fermento fresco para pão ou 10g de fermento seco
100g de margarina (usei manteiga)
100g de açúcar (usei 25g)
2 ovos grandes
1 colher (café) de sal (usei uma pitada)
essência de baunilha a gosto (usei algumas gotinhas)
1/2 xícara de água (usei cerca de 75ml)

Creme:

1 litro de leite integral (usei 300ml)
250g de açúcar (usei 50g)
75g de farinha de trigo (usei 25g)
4 gemas
fava de baunilha (usei metade de uma fava)

Massa

Faça uma esponja com 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouco de água. Deixe-a descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Espere o crescimento desta massa durante 10 minutos. Após este descanso, faça os modelos em bolinhas de 30 gramas cada uma e coloque em assadeiras levemente untadas. Espere o crescimento coberta com um pano, até quase atingir o seu dobro.

(meu jeito de preparar: divida a farinha de trigo entre 2 vasilhas. Numa metade coloque o fermento, o açúcar e o ovo batido. Na outra metade, coloque o sal e a manteiga. Despeje a água morna na vasilha com fermento. Misture bem até formar uma pasta grossa. Caso fique seca, coloque mais um pouco de água. Se ficar muito líquida, junte um pouco mais de farinha. Mexa vigorosamente até ficar viscosa e levantando bolhas. Despeje o conteúdo da outra metade de farinha e misture com cuidado até a farinha ser incorporada e formar uma bola. Jogue a massa na mesa raspando bem as paredes da vasilha e sove até ficar lisa e elástica (cerca de 10 minutos). Não acrescente mais farinha. Devolva a massa na vasilha, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 a 40 minutos. Dê alguns soquinhos na superfície da massa e retire-a da vasilha. Corte em porções de 30g e modele em bolinhas. Cubra com pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por 10 minutos. Modele em bolinhas novamente e disponha cada uma em papel manteiga. Deixei cortado quadrados de papel manteiga e coloquei cada bolinha individualmente sobre cada quadrado de papel. Achate levemente, cubra com plástico e deixe crescer mais 30 minutos ou até dobrar) Após tudo pronto, frite-os em óleo lento, não muito quente, virando a todo instante para não encruar e ficar dourado por inteiro. Escorra em papel toalha. Se quiser, passe no açúcar e canela.

(eu jogo a bolinha de massa com o papel de manteiga junto, primeiro a parte com papel para baixo, viro e com cuidado para não me queimar, tiro o papel manteiga e termino de fritar. Fazendo dessa forma, a massa não fica deformada na hora de colocar no óleo porque são muito macias mesmo)



Recheio

Leve o leite para ferver com a metade do açúcar. Quando estiver fervendo, misture a outra metade do açúcar com a farinha de trigo peneirada e despeje junto.
Sempre mexendo para não encaroçar. Adicione as gemas de ovo e a fava de baunilha, cozinhe por mais alguns minutos e está pronto o creme.
Espere esfriar, recheie os sonhos e por cima polvilhe açúcar de confeiteiro.

(meu modo de preparar: coloquei as gemas numa vasilha e juntei o açúcar. Bati com fouet até ficar esbranquiçado. Acrescentei a farinha de trigo peneirada e mexi com cuidado até ser incorporada. Coloquei o leite com a fava aberta e raspada numa panela e aqueci até antes de ferver. Despejei metade do leite na gemada e misturei bem. Juntei o resto do leite e misturei com cuidado. Peneire o líquido de volta para a panela e leve ao fogo médio/alto. Mexendo sempre, deixe até engrossar e ficar brilhoso. Quando começou a encaroçar, eu mexi rapidamente no sentido horário e anti-horário até tudo ficar liso. Despejei numa vasilha e cobri com filme plástico bem rente. Coloquei um gelox por cima para esfriar mais rapidamente. Depois de frio, misturei vigorosamente até ficar cremoso e coloquei em saco de confeiteiro. Cortei os sonhos ao meio, sem tirar toda a tampa, espremi o recheio generosamente em todo o interior.


*para conhecer o blog da Akemi só entrar AQUI

12 comentários:

a disse...

Ests docinhos estão uma pequena maravilha, bem que já me servia de um ou dois agora para o lanchinho...sou gulosa por estes bolinhos!
Beijinhos

Andreia Braga disse...

Eu sou doida por esse doce tb, e mais doida ainda pra aprender a fazer. Parece ser tão fácil, qualquer dia vou testar, esse seu me encheu os olhos.

Bjs

Andreia Braga

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Lica, vc gosta mesmo??? menina baria a garrafinha e veio um cheiro tão forte que pensei... esse bolo vai ficar com gosto de perfume, mas já que vc sugere vou fazer um com a águinha, e olha eu já tenha visto esses sonhos na Akemi, e agora no seu, parece tão bom esse creminho!!!
Mas agora só vou fazer doces para encomendas ou presentear, ahh tudo engorda!! que chato, bjs e obrigada!!
Maura

Diogo Marques disse...

Eu também ficava louco se visse isso! Muito bom!

Carol disse...

Eli!
Vim agradecer a visita lá no Bouquet!!
Fique a vontade de aparecer e comentar, sempre que quiser.. já estou seguindo seu blog, adorei!
E a sopinha de cebola, ficou deliciosa mesmo!! tem que ver só!
Beijos

Andréa Santana disse...

Eu estou sonhando e salivando com esses sonhos, é difícil resistir uma tentação dessas eu amo sonhos tmb.
Vc disse que vai postar uma receita minha será uma honra ver alguma receita minha feita por vc que é tão prendada.
Eu tbm ,quero fazer um receita que vi aqui jiló recheado estou com água na boca pra fazer, hummmmm.
Beijinhos......

Nani disse...

Li que delicia esses sonhos, amo de paixão!
Fiquei muito feliz em você ter voltado a fazer postagens constantes, sabe que seu blog me inspira!
Saudades grandes!
Beijos

Van disse...

Também sou louca por sonhos! Estes parece que ficam do jeito que eu gosto!!!
Valeu pelo comentário no meu cantinho! Siba que estou sempre de olho nas coisas que você prepara! Sou sua fã e já estou te seguindo! :)

Bju lica!

http://temperobomdavan.blogspot.com/

Rachel disse...

Lica, que coisa de louco essa receite, não é mesmo...rs, meu filho não pode nem ver, ele adora sonhos e já ia me cobrar!
Certamente já copiei e levei...rs!
Bjuss!!!

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

O tanto que eu gosto de sonho... Minha vizinha, me chamou ainda ontem para "sonharmos", mas estava com uma dor de cabeça... mas ainda nesta semana farei sonhos... aquele recheio de baunilha ah, pára que tá me dando água na boca!

Bjo,
Talita Cristina

Gelatos Italiano disse...

Um SO-NHO!!!!! Mesmo!!!!!

grazi disse...

que delicia!