segunda-feira, maio 16, 2011

Rocambole de frango


Image and video hosting by TinyPic




Quando cheguei nessa cozinha selecionei várias receitas e pra começar a escolhida foi esse belo rocambole - dono de uma massa super fofa e super fácil de fazer e que permite pirar o cabeção na hora de rechear pois a massa bem neutra cabe qualquer recheio. Eu já fiquei imaginando de bacalhau para receber alguns bons amigos, fala a verdade ele iria fazer bonito né não? Andréa a você todo meu carinho e agradecimento por dividir receitas e truques tão legais.

Minha massa ficou bem amarelinha e não é corante não amiguinha são apenas ovos caipiras - olha que tom mais lindo eles deram no meu rocambole.

  • 5 ovos (gemas sem a película)
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
Bata as claras em neve bem firme, diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando as gemas uma à uma, desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo aos poucos e depois acrescente o sal e o fermento. Leve ao forno preaquecido em uma assadeira forrada com papel manteiga por aproximadamente 15mts. Retire do forno espere amornar, aplique o recheio e enrole como um rocambole.

Para o meu recheio - Eu tinha peito de frango cozido em caldo de galinha e desfiado no freezer - então foi só descongelar , aquecer uma frigideira grande regar com um fio de óleo vegetal e suar meia cebola bem picada com um dente de alho grande - juntei o frango desfiado deixei refogar um pouco somei um pouco de tomates pelados e aí foi dar uma procurada nas sobrinhas da geladeira e foi então que acrescentei, ervilhas, milho, azeitonas picadinhas, salsinha e cebolinha - acertei o tempero (sal e pimenta) somei uma colher de sopa de requeijão cremoso e uma chuvinha de farinha de trigo só para firmar o recheio e pronto. Depois de frio e com a massa do rocambole pronta eu segui dessa maneira; Sobre a massa passei uma generosa camada de requeijão firme (requeijão de bisnaga) deitei sobre ele o recheio de frango e enrolei. Depois desse passo você pode cobrir com maionese e decorar a gosto, mas aqui eu servi assim sem nada pode cima e acho que com uma saladinha fica perfeito.


*Fonte - Quitutes da Andréa

17 comentários:

Fabiana disse...

Lica,
Que delicia!
Nunca fiz rocambole salgado, e já tinha visto essa receita no cantinho da Andréa, e a vontade de fazer, só aumentou.
Não encontro muito ovos caipiras por aqui, mas vou procurar mais....
O seu rocambole ficou com uma cor linda.
beijos e uma ótima semana

Luísa Alexandra disse...

Está maravilhoso!

Su disse...

Que aspeto apetitoso!
Tenho mesmo de experimentar o rocambole ;)

Andréa disse...

Lica, eu que agradeço o carinho e ver essa receita tão bem apresentada neste cantinho.
O seu rocambole ficou perfeito a masa fofinha e a cor linda, ovos caipira é outra coisa.

Um grande beijo,
Andréa...

Nani disse...

Nossa eu podia jurar que tina usado corante, até ler o post todo!
Super apetitoso esse rocambole, babei!
Beijos

Motivos e Sabores disse...

Muito apetitoso. Deve ficar muito molhadinho... com essa aparência cremosa. Abraços, Adriana.

Ana disse...

Adorei, esta lindo, quase passei o dedo na tela p/ pegar o requeijao! rs!
Vou fazer essa semana aqui em casa pois adorei a ideia, me aguarde!! hehe!
Obrigada por dividir suas gostosuras com a gente Lica!
Ana

angela disse...

maravilhoso, bjs

Cris disse...

Lica, eu não conhecia nenhuma receita assim de rocambole, adorei, vai logo para o meu forno esta receita! Saudades, bjs

Sandra Batista disse...

Ando para fazer um rocambole faz tanto tempo...ficou bem apetitoso!! Tenho de me aventurar!!
Beijinhos

Trainee de Cozinheira disse...

Maravilha de rocambole, super bonito e amarelinho, bjs
Maura

Ana disse...

Fiz o rocambole Lica, ficou uma delicia, meu filho adorou! Vou te mandar uma foto!
bjs
Ana

grazi disse...

que maravilha!!!!

poderia me dar a quantidade de farin ha em gramas ou me dizer se as colhres sao rasas ou cheias?

muito obrigada!

Eli disse...

Grazi - olha eu posso te passar em gramas mas vou ter que fazer novamente, e isso não vai demorar a acontecer e aí peso e te falo a quantidade - mas se você tem presa em executar a receita eu coloquei a colher de sopa do faqueiro nem de medida foi, bem cheia tipo de mãe, sabe como é?
Muito obrigada pela visita e volte sempre para tomar um cafézinho.

grazi disse...

aguardarei a sua resposta !

muito obrigada !!

grazi disse...

oi!
se vc nao se incomodar , é só pesar as 5 colheres (sopa) de farinha de trigo e me dizer quanto dá...

mais 1 vez , muito obrigada!

grazi disse...

se vc nao se incomodar , é só pesar as 5 colheres (sopa) de farinha de trigo e me dizer quanto dá...
nao precisa fazer a receita!

mais 1 vez , muito obrigada!