sábado, maio 21, 2011

Etiqueta japonesa


Image and video hosting by TinyPic



A culinária japonesa já faz parte de muitas mesas brasileiras, já a etiqueta dos japoneses ainda é super desconhecida por essas bandas.

  • Ao visitar alguém, é de bom-tom levar um presente (omiyague). Não precisa ser nada de valor. "Vale mais um bolo que você fez do que um comprado, todo decorado".
  • O oshibori, aquela toalhinha aquecida oferecida antes da refeição, deve ser usada apenas para limpar as mãos.
  • Os hashis devem ficar paralelos à borda da mesa, nunca perpendiculares ao seu corpo.
  • Normalmente, nas casas japonesas e restaurantes, há um apoio para os hashis. Se não houver, você pode impovisar um, dobrando o envelope dos pauzinhos em forma de nó.
  • Caso você não cosiga manusear o hashi, não precisa ter vergonha de pedir um talher. "Ninguém é obrigado a seguir regras culturais desconhecidas", pondera Lumi.
  • Nunca espete o hashi na comida. Isso remete aos rituais religiosos em que uma tigela de arroz com um par de hashis espetado é oferecida aos mortos.
  • Se achar que vai derrubar um alimento no meio do caminho entre a mesa e sua boca, levante a tigela ou o pratinho que estiver usando e aproxime-o do seu corpo.
  • No japão, é costume fazer barulho ao sugar sopas. Se não quiser seguir o hábito, não tem problema. Mas assegure ao anfitrião que vocês estão gostando da comida.
  • Em relação à bebida, não é polido servir a si mesmo. Sirva os outros e espere que os outos lhe sirvam.

*E aos japoneses todo meu respeito e carinho.


*Regras passadas pela professora e consultora de etiqueta japonesa Lumi Toyoda. Matéria retirada da revista casa e comida. Imagem retirada do google.

6 comentários:

Monica Uehara disse...

Que legal! Adorei o post. Muitas dessas regrinhas eu nao conhecia.

Akemi disse...

Eli, bacana o seu post! Queria acrescentar que dificilmente quem recebeu omiyague vai abrir o presente na presença de quem o deu. Para quem não é japonês parece bem estranho e até indelicado mas é normal!

Eli disse...

Monica - obrigada, fico feliz que tenha gostado do presente.


Akemi - minha querida amiga foi muito boa sua colaboração eu havia me esquecido dessa, eu tenho muitos amigos japoneses e então como sou curiosa vivo perguntando e com isso sempre aprendendo. Também não dão presente antes da data do aniversário né? estou certa?rs

Gina disse...

Eli,
Tal como você, gosto de aprender essas curiosidades. Muito legal tudo isso.
Bom final de semana!

Akemi disse...

Oi, querida, nós também não comemoramos nem presenteamos o aniversário antes da data, dizem que dá mau agouro.
Ao visitar amigos internados em hospital nunca levar flores plantadas no vaso. Dá a entender que a pessoa quer que o doente fique "enterrado" no hospital.
Como dá para ver o japonês é bem supersticioso também!
Sabe que vc me deu uma ótima idéia para postar no meu blog de comida japonesa?
Bjssss e bom domingão amiga! Vai rolar macarronada aí? Me espera hein! :)

Tata disse...

Que legal, Eli! Embora eu nunca vi japoneses aqui na cidade e também não tenho nenhum amigo, sempre é bom aprender e saber mais sobre outros costumes e culturas, simplesmente adoro!

Ah, finalmente postei a receita daquela broa de fubá! Bjs

http://tataecoisasetal.blogspot.com