
Eu gosto muito de babaganuch, mas nunca tive coragem de fazer em casa ficava pensando que iria deixar o apartamento inteiro cheirando a queimado e depois ficaria desesperada com cheiro. Mas tempos atrás a querida
Lara dividiu a sua receita de babaganuch com todos, e o passo a passo dá mesma. Foi então que tomei coragem e fui pra cozinha, o resultado não poderia ser melhor fica delícioso e não é tão trabalhoso. Obrigada Lara por dividir essa receita. A foto não ficou boa me perdoe.
- 2 beringelas médias
- 3 colheres (sopa) de tahine
- Suco de limão
- 2 dentes de alho ralado ou espremido
- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem (eu usei 3 colheres sopa)
- 2 colheres (chá) de zatar
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- Sal
Lave bem e tire os pedúnculos das beringelas. Espete-as com um garfo e leve diretamente à chama (alta) do fogão, virando às vezes, até ficarem com toda a casca bem tostada, enrugada e escura. O processo leva em média 8 min para cada beringela. Não esquente se sair um pouco de fumaça ou soltar um pouco de líquido, é normal. Deixe as beringelas amornarem um pouco e tire a casca, que deve estar meio seca e sai facilmente, vai passando as mãos umidecidas em água até que as beringelas estejam limpas. Amasse as beringelas já limpas com um garfo. Junte todos os temperos e mexa bem. Leve à geladeira para refrescar e curtir o tempero. Se quiser, sirva com salsinha, cebola ou hortelã salpicada por cima e um generoso fio de azeite extravirgem para finalizar.
5 comentários:
Hummm que delícia, Eliana! Mas me diga, este zatar é um tempero? Preciso dar uma googlada, não conheço.
Clarice é um tempero se caso você não encontrar use um pouco de pimenta-do-reino com uma pitada de canela em pó.
EU AMO BABAGANUCH... faço sempre, mas infelizmente lá em casa só eu gosto :-( Com torradinhas de pão sírio é o que há né?
Yummy!
faby que bom que conseguiu comentar, realmente com torradinha de pão sírio é um luxo..rs
Acho que levou beterraba já é meio caminho andado para um otimo prato. E babaganoush é muuuuito bom.
Enviar um comentário