quinta-feira, junho 16, 2011

Rosca recheada com pesto


Image and video hosting by TinyPic



Frio combina com forno a todo vapor e por isso tratei logo de resolver o problema e colocar meu forninho pra funcionar. Ja ouvi mil e uma história sobre pão e no fundo, no fundo eu acho que pão só precisa de amor e paciência pra fazer, e o mais pra mim é pura frescura gente - não deixe em tempo algum uma receita de pão te desanimar e tirar você do desejo quase que incontrolável de amassar um pãozinho numa tarde fria de inverno.

Esponja

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 30g de fermento biológico fresco
  • 1 1/4 xícara (chá) de leite morno
Massa

  • 3 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 2 ovos
Recheio

  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
  • 1/2 xícara de nozes picadas
  • 3 dentes de alho
  • 1/3 xícara de parmesão ralado
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • Sal a gosto


Image and video hosting by TinyPic




Para o recheio - basta colocar todos ingredientes dentro do processador, exceto o azeite. Com o processador ligado, junte o azeite em fio até ficar homogêneo. Tempere com sal.
Em uma tigela, misture a farinha com o açúcar, o fermento e o leite. Cubra com um pano seco. Aqueça levemente o forno, desligue e deixe a massa descansar dentro dele por 30mts. Você pode colocar em um local bem quentinho ou até mesmo dentro do microondas.
Em outra tigela, misture a farinha com o sal e junte a manteiga. Misture com as mãos e faça uma depressão no centro. Bata os ovos ligeiramente e adicione à depressão feita na massa. Junte também a esponja. Mexa bem até incorporar todo o líquido. Se ficar grudento, ponha mais um pouco de farinha. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e sove a massa por dez minutos ou até obter uma massa elástica. Forme uma bola e a coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume. Abaixe a massa com o punho e transfira para a superfície polvilhada com farinha. Amasse por um minuto e ponha em uma assadeira polvilhada com farinha. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais 20 minutos. Depois da massa descansada, divida em duas partes iguais e abra cada pedaço em retângulos de 30 x 40cm. Distribua o recheio deixando margem de 1,5cm. Enrole pelo lado mais comprido e pressione as bordas. Ponha os ramequins no centro das formas e ajeite os rolos de massa em torno deles, unindo as pontas. Com uma tesoura, corte fatias de 3cm, sem separá-las. Torça os pedaços, monte a forma, cubra e deixe descansar por 20mts. Aqueça o forno em temperatura média. Pincele as roscas com a egg wash, polvilhe parmessão ralado e leve ao forno até dourar.

*Fonte - Revista Claudia Cozinha.

10 comentários:

Carol disse...

Huum... fiquei com vontade de experimentar!

Isabel Salvador disse...

Bela rosca amiga...bjokinhasss

Lari/Jê disse...

Eu sou daquelas que tem medo de fazer um pão, por medo de não dar certo!!! Confesso!!! Mas essa sua rosca me deu uma vontade =D

Beijos
Lari

Monalihsa Cávallaro disse...

Ficou lindo e apetitoso! Tenho a maior adoração por pães e roscas, que vontade de provar! =) Bjoss

angela disse...

ficou divino, adorei, bjs

Luisa Alexandra disse...

Tão perfeita e apetitosa!
Parabéns.

linksdistodaquilo disse...

Bela rosca!
Beijinhos.

Dani Hoffmam disse...

Linda rosca e ótima receita!

Bjos,
Dani

Unknown disse...

Minhas lombrigas saltaram de vontade...rsrs. beijos

Unknown disse...

Minhas lombrigas saltaram de vontade...rsrs. beijos