Frio combina com forno a todo vapor e por isso tratei logo de resolver o problema e colocar meu forninho pra funcionar. Ja ouvi mil e uma história sobre pão e no fundo, no fundo eu acho que pão só precisa de amor e paciência pra fazer, e o mais pra mim é pura frescura gente - não deixe em tempo algum uma receita de pão te desanimar e tirar você do desejo quase que incontrolável de amassar um pãozinho numa tarde fria de inverno.
Esponja
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de açúcar
- 30g de fermento biológico fresco
- 1 1/4 xícara (chá) de leite morno
- 3 xícaras (chá) farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
- 1/2 xícara de nozes picadas
- 3 dentes de alho
- 1/3 xícara de parmesão ralado
- 1/2 xícara de azeite extra virgem
- Sal a gosto
Para o recheio - basta colocar todos ingredientes dentro do processador, exceto o azeite. Com o processador ligado, junte o azeite em fio até ficar homogêneo. Tempere com sal.
Em uma tigela, misture a farinha com o açúcar, o fermento e o leite. Cubra com um pano seco. Aqueça levemente o forno, desligue e deixe a massa descansar dentro dele por 30mts. Você pode colocar em um local bem quentinho ou até mesmo dentro do microondas.
Em outra tigela, misture a farinha com o sal e junte a manteiga. Misture com as mãos e faça uma depressão no centro. Bata os ovos ligeiramente e adicione à depressão feita na massa. Junte também a esponja. Mexa bem até incorporar todo o líquido. Se ficar grudento, ponha mais um pouco de farinha. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e sove a massa por dez minutos ou até obter uma massa elástica. Forme uma bola e a coloque em uma tigela untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume. Abaixe a massa com o punho e transfira para a superfície polvilhada com farinha. Amasse por um minuto e ponha em uma assadeira polvilhada com farinha. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais 20 minutos. Depois da massa descansada, divida em duas partes iguais e abra cada pedaço em retângulos de 30 x 40cm. Distribua o recheio deixando margem de 1,5cm. Enrole pelo lado mais comprido e pressione as bordas. Ponha os ramequins no centro das formas e ajeite os rolos de massa em torno deles, unindo as pontas. Com uma tesoura, corte fatias de 3cm, sem separá-las. Torça os pedaços, monte a forma, cubra e deixe descansar por 20mts. Aqueça o forno em temperatura média. Pincele as roscas com a egg wash, polvilhe parmessão ralado e leve ao forno até dourar.
*Fonte - Revista Claudia Cozinha.
10 comentários:
Huum... fiquei com vontade de experimentar!
Bela rosca amiga...bjokinhasss
Eu sou daquelas que tem medo de fazer um pão, por medo de não dar certo!!! Confesso!!! Mas essa sua rosca me deu uma vontade =D
Beijos
Lari
Ficou lindo e apetitoso! Tenho a maior adoração por pães e roscas, que vontade de provar! =) Bjoss
ficou divino, adorei, bjs
Tão perfeita e apetitosa!
Parabéns.
Bela rosca!
Beijinhos.
Linda rosca e ótima receita!
Bjos,
Dani
Minhas lombrigas saltaram de vontade...rsrs. beijos
Minhas lombrigas saltaram de vontade...rsrs. beijos
Enviar um comentário