sexta-feira, junho 27, 2008
CHAMADA!!!!
Leitoras queridas do estado de Goiás, estou chegando. Na próxima semana já estarei na minha linda e idolatrada, salve-salve terrinha. Vou dividir meus dias de férias entre algumas cidades do estado como: Goiânia, Caldas Novas, Brasilia, Jataí e por aí vai. Se tiver alguém afim de bater um papo, trocar figurinhas e dar um abraço é só me mandar um email nesse endereço: elianascaramal@gmail.com e combinamos tudo direitinho!
*imagem retirada na net- Getty imagens
terça-feira, junho 24, 2008
Pão doce de laranja
O frio voltou a aparecer em Sampa, e eu assim determinada a esvaziar a geladeira pois vou viajar no final da semana e tinha lá meia latinha de leite condensado então pensei hoje está um dia perfeito para ligar o forno e aquecer meu pequeno cafofo, e de quebra perfumá-lo com um cheirinho cítrico e depois me sentar e tomar um chá. Então fiquei pensando, e tive a idéia de pegar a receita do forrobodó e transformar nessas pequenas tranças docinhas para acompanhar meu chá de canela. Antes de começar a fazer a massa já tratei de ligar o forno e aquecer minha cozinha (nesse momento me lembrei de quando era criança e morava na fazenda, nos dias mais frios usavamos o fogão de lenha para nos aquecer), e aí com uma musiquinha tocando e o calorzinho do forno se espalhando pela cozinha comecei a fazer meu pão doce, para crescer eu abafei com um paninho limpo e deixei por cima do fogão pois o mesmo estava quentinho por conta do forno ligado. A receita da massa você pode conferir aqui! E eu utilizei apenas 2 ovos para fazer meia receita e também coloquei raspinhas de casca de laranja na massa, e para cobertura eu utilizei um pouco de açúcar de confeiteiro e fui pingando suco de laranja aos poucos até ficar numa consistência pastosa (não deve ficar líquido), depois dos pãezinhos totalmente frios eu passei a cobertura e deixei secar.
segunda-feira, junho 23, 2008
Batata-doce assada com mel
Mais uma receitinha em ritmo de festa junina, pois por aqui já tem bolo de fubá salgado, bolo de fubá, canjica, sorvete de paçoquinha e mais outras coisinhas típicas desse mês festeiro. E essa batata estava na minha lista a muito tempo, eis que algumas semanas atrás o filho de uma amiga fez aniversário e ela logo pensou em fazer uma festa junina para comemorar, e eu me lembrei dessa receita que estava guardada e imediatamente passei para ela, ela fez e logo fui eu experimentar antes mesmo da festa acontecer, e levei um susto pois a receita que eu pouca bola dei e ficou tanto tempo guardada era um tesouro, fiquei tentando me lembrar de uma receita que tenha feito com batata-doce que tenha ficado tão boa quanto essa, e realmente passei semanas com isso na cabeça e cheguei a conclusão que não tem, essa ganhou em disparado a lista enorme de receitas com batata-doce já produzida em meu cafofo. Uma casca sequinha e adocicada e por dentro um creme de batata, bem macia! Essas foram as palavras que achei para definir a textura dessa batata.
- 6 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de suco de limão
- 1 q de batata-doce, sem casca, cortada em pedaços
- 1 pitata de pimenta-do-reino branca
- 1 pitada de sal
- Folhas de salvia para decorar
*Fonte: Revista Claudia Cozinha
sexta-feira, junho 20, 2008
Abóboras Amassadas
Acho que todos tem notado que ando fazendo várias receitinhas retiradas dos blogs queridos, se segurem porque ainda vão ver mais, a lista é enorme. O fato é que ao final dessa maratona eu vou explicar o motivo dessas postagens. Esse frango fez um sucesso enorme aqui em casa, o marido de pouquinho em pouquinho deixou a travessa vazia. A tempos não falo com a dona desse blog que me parecer ser uma moçinha bem jovem e comigo sempre foi um docinho, espero de verdade que logo ela consiga voltar a postar com mais frequência pra mim os blogs são lindas revistas eletrônicas de receitas e eu gostaria que todos sem tirar nenhum não abandona-se esse vício de blogar. Para ver a receita dela com fotos é só olhar aqui!
- Um frango assado de televisão de cachorro (quem preferir pode cozinhar um peito de frango, temperando como quiser, eu utilizei o peito de frango)
- 1 pacote de Creme de Cebola (Knorr ou Maggi)
- 1 lata de milho em conserva
- 1 medida da lata de milho de água
- 1 lata ou caixinha de creme de leite
- 200g de queijo mussarela
- Queijo Parmesão a gosto
- Batata palha a gosto
Modo de preparo
Parte 1
Desfie o peito de frango e reserve. No liquidificador misture uma lata de milho, mais uma medida da mesma lata de água e o pacote de Creme de Cebola. Leve a mistura ao fogo até ferver e tomar corpo. Pode adicionar salsinha picada se quiser (eu usei e ficou muito bom).
Assim que estiver grossinho o molho, acrescente o frango desfiado e deixe ele pegar um gostinho e também passar o sabor para o creme, depois disso acrescente o creme de leite e desligue o fogo passe para a montagem do prato.
Parte 2
Em um refratário você irá montar o prato em camadas. Uma camada de creme, outra de queijo mussarela respectivamente até a última camada, que terá uma belíssima cobertura de queijo parmesão. Forno pré-aquecido em duzentos graus, assim que o creme borbulhar e o queijo gratinar, retire do forno, cubra com batata palha e sirva a seguir, o meu foi acompanhado de arroz e salada de folhas.
quarta-feira, junho 18, 2008
Chocolate brownie cookies
Quando coloquei os olhos nessa receita na cozinha da Bia já pensei no meu Rapha, e não deu outra o menino sapeca adorou os cookies de chocolate da querida Bia. Os meus é fato não ficaram como os dela, mas também é fato que fizeram sucesso e são realmente delíciosos. Bia querida sua cozinha é uma inspiração pra mim, e você minha amiga é um luxo total! A receita na integra você pode encontrar aqui!
1 xicara de gotas de chocolate
85 g de chocolate amargo (eu utilizei meio amargo)
1/3 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de nescafé (eu utilizei cacau no lugar)
2 colheres (sopa) de extrato de baunilha
1 xícara (chá) de nozes picadas (não utilizei)
Pré-aquecer o forno em 175°C.Colocar numa panela o chocolate com o azeite e esquentar até derreter. Deixe esfriar.Misture as farinhas com o sal e o fermento.
Combine os ovos com o açucar, o café e o extrato de baunilha. Bata até que a mistura fique cremosa. Junte, sem parar de bater, o chocolate derretido. Bata até que tudo esteja bem agregado.
Junte os ingredientes secos, misture o suficiente para combinar. Junte as nozes, misture.
Coloque porçoes de colheres de cha bem cheias em placa forrada com papel manteiga.Asse 9 a 10 minutos.
*Eu não utilizei as nozes pois meu filho tem alergia de castanhas misturas à chocolate.
segunda-feira, junho 16, 2008
Sorvete de paçoquinha
Em rítimo de festa junina e super animada com minha sorveteira, resolvi fazer esse sorvete que na verdade foi uma mistura de um príncipio base dos sorvetes da Fabrícia e mudando apenas o sabor, que saíu de minha cabeçinha. Então vou deixar aqui as medidas logo antes que eu mesma esqueça (risos). Esse sorvete é realmente muito gostoso. Esse final de semana o meu outro filhote veio dormir com o Rapha e dois foram categoricos em dizer que esse sorvete começava a fazer parte da lista dos sorvetes mais gostosos da listinha deles.
- 150 ml de leite integral
- 250 ml de creme de leite
- 220 g de cream cheese
- 3 paçoquinhas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 250 g de manteiga de amendoim
- 2,5 ml de extrato de baunilha
domingo, junho 15, 2008
Pão sovado
Quem se lembra do pão sovado?! Quando era criança comi muito desse pão, nem sei bem o porque mas sempre que deparo com pão sovado me lembro de uma tia que tenho paixão por ela, minha tia Amélia, que tem nome de mulher submissa mas tem atitudes de mulher moderna, sem em momento algum perder a doçura. Esse pão me traz boas lembranças!
sexta-feira, junho 13, 2008
Folhadinhos de banana com chocolate
Essa receita eu tirei de um blog que a muito tempo não é atualizado mas eu sempre achei a receita tão bacana que depois de muito olhar pra ela na minha listinha resolvi fazer e fiquei realmente encantada, utilizei chocolate 70% cacau, bananas bem madurinhas e o doce deu um contraste bem legal. Utilizei quadradinhos de massa folheada, rodelinhas de banana bem madurinha e docinha, e pedaçinhos de chocolate, uma gema para pincelar a massa. Leve ao forno médio até dourar.
*Dicas: Para cortar a massa folhada utilize um cortador de pizza, ou uma faca de corte em sentido de guilhotina, nunca corte a massa folhada com faca no sentido de cortar a carne pois assim você irá unir as camadas da massa e a mesma não vai folhar como deveria. Para assadeira dê uma molhada nela com água em temperatura normal e coloque sobre a mesma, ainda úmida os seus folhadinhos para levar ao forno. O forno deve ser sempre pré aquecido.
*Fonte: Foi esse blog aqui.
Ramequins!
Os primeiros ramequins com pedigree a gente nunca esquece! Quando digo "pedigree" estou me referindo a marca Le Creuset, as tão sonhadas panelas e travesas eu creio que 10 entre 10 cozinheiras sonham com uma (risos).
quinta-feira, junho 12, 2008
Sorvete de baunilha
Não sei como vocês são, mas eu quando tenho um brinquedo novo na cozinha já quero testar logo, então passei 24hs de ansiedade só na espera de poder utilizar meu brinquedo (pois o cilindro tem que permanecer no freezer por esse período), mas ontem eu pude usar minha sorveteira e tinha várias receitas para testar mas a primeira escolhida foi dá Fabrícia, vocês querem saber se ficou bom?! Imaginem que estava por aqui, o Rapha o maridinho e o filho postiço Renato e hoje o sorvete simplismente não existe mais. E vou deixar aqui o registro do aval de Rapha e Renato: Hummmmmmm, esse sorvete dá de um milhão naqueles que compramos prontos. Gente se atentem para um fato , criança fala o que pensa sempre, então tire suas conclusões (risos). Na receita da Fabrícia coloquei o cream cheese no lugar do mascarpone e ficou um luxo só!
Luna querida eu amei, é perfeito esse produto!
A receita você pode ver aqui!
Cookies de farinha de soja
Eu tenho vizinhas bem fofas, a dona Maria é uma delas, uma senhorinha japonesa muito doce e atenciosa, e cozinha como poucas pessoas, tem mãos de fadas eu sei porque volta e meia ela me aparece com um lindo pratinho assim cheio de gostosuras! E esses cookies ela ja me mandou duas vezes e eu vou pedindo as receitas que ela prontamente me passa e vou passando para vocês, eu achei uma delícia esses biscoitos e recomendo! Tenho que dizer que não são exageradamente doces e acompanha muito bem um café ou um chá e pra mim que não curto coisas muito doces pela manhã eles são perfeitos no café!
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de amido de milho
- 1 xícara (chá) de farinha de soja
- 200g de manteiga
- 2 gemas
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 100g de chocolate meio amargo picado
* Você pode trocar os pedaçinhos de chocolate por ameixas, nozes ou uva passa. Os cookies duram 20 dias guardados em um recipiente de vidro.
quarta-feira, junho 11, 2008
Brinquedo novo!!
Acho que ano passado eu estava doida por uma sorveteira até pedi ajuda a Cinara e também a Georgia e agora quero dizer muito obrigada pelas dicas! Bom mas depois acabei não comprando e a poeira do desejo passou e eu continuei a minha vida, e aí me deparei com uma moça que pra mim é um luxo em todos os sentidos, é linda, educada ela é tudo de bom vão por mim (risos) a querida Fabrícia e ela tem me inspirado muito e depois que começou fazer seu gelados eu caí de amores por eles e resolvi então que queria esse brinquedo, vou testar hoje e depois mostro aqui a prova do crime. Essas coisas me fazem pensar o quanto é bom ter um blog e uma rede amigos tão queridos, muito obrigada a todos vocês que me visitam e me mandam emails, deixam seus recados.
terça-feira, junho 10, 2008
Rabada à parmegiana
Antes quero deixar claro que pra mim as carnes mais saborosas são as quem vem com os ossos (chamadas de carnes de segunda) elas só precisam de paciência para serem feitas, pois quando cozinham lentamente ficam super saborosas pegam bem o tempero e o ponto ideal é quando essa carne começa a se soltar facilmente dos ossos aí está perfeito! E ano passado eu gravei a receita dessa rabada e fiquei pensando que um dia faria, esses dias que se passaram fez um friozinho consideravel por essas bandas e eu não pensei duas vezes e fiz a receita. Amamos, ficou diferente e realmente muito saboroso, é bom mudar as vezes né?! Como se compra o rabo por inteiro e era muito para nós, aqui eu servi de duas maneira, primeiro como manda a receita à parmegiana e depois só empanadinho com um pratinho de capellini com molho ao sugo e não sei dizer qual é a forma mas gostosa.
- 1 rabo de boi inteiro (cerca de 1,2 kg, escaldado e cortado em pedaços)
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 colher (sobremesa) de açúcar
- 2 cebolas picadinhas
- 4 dentes de alho socados com meia pimenta vermelha
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 2 folhas de louro
- 4 tomates picado sem pele e sem sementes
- 1 pimentão verde picado
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco (ou tinto)
- 2 litros de caldo de carne
- 2 xícaras (chá) de farinha de pão
- 4 ovos ligeiramente batidos
- farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de molho de tomate
- 300 g de mussarela ralada
- Queijo parmesão a gosto
Numa panela grande coloque bastante água umas gotas de vinagre e escalde a carne, retirando um tanto da gordura.
Numa panela de pressão aqueça o azeite, coloque os pedaços do rabo, salpique o açúcar e deixe dourar bem. Junte a cebola o alho amassado com a pimenta, o sal, as folhas de louro, o tomate, pimentão e o vinho. Junte o caldo de carne , tampe a panela e cozinhe por +/- 30 a 40 minutinhos. Retire a carne da panela, escorra o molho e deixe esfriar. Passe os pedaços pela farinha de trigo, ovo e por ultimo na farinha de pão. Frite em óleo quente, deixe escorrer no papel toalha. Numa travessa coloque um pouco de molho no fundo, disponha os pedaços de carnes, cubra com mussarela, coloque o restante do molho e salpique parmesão ralado, leve ao forno a 180 graus por 10 a 15 minutos. Sirva quentinho com arroz branco e uma salada de folhas.
*Fonte: Programa Mais Você
segunda-feira, junho 09, 2008
Bolo da vovó
Esse foi um bolinho que encontrei ao chegar na casa de minha sogra, esse pra mim é o bolo tipico da vovó, aquele bolo feito na assadeira de anel e que fica bem alto e bem fofinho. Só deixo um alerta não percam essa receita, pois esse bolo é divino! Obrigada pela recepção aí em sua casinha, adoramos, nos divertimos, e é sempre bom estar com vocês!
- 3 ovos
- 1 copo de iogurte natural
- 2 copos de açúcar
- 1/2 copo de óleo
- 3 copos de farinha de trigo
- Raspas de um limão
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
*copo utilizado de 200 ml
*Ela não fez a cobertura eu achei perfeito dessa maneira para acompanhar um café ou um chá, mas ela com toda a delicadeza me enviou a receita da cobertura que deixo aqui para vocês.
Cobertura
- 250 g de açúcar confeiteiro
- 1 colher (café) de manteiga sem sal
- 1 colher (chá) raspas de limão
- 1/4 xícara (chá) de suco de limão
sábado, junho 07, 2008
Chocolate quente
No final de semana passado fez um frio forte por essas bandas, e a noite estavamos em casa com o filhote e um outro filhote que tenho (trata-se do Renato, amiguinho do meu Rapha), eu assei um bolinho de fubá, alguns pãezinhos de queijo e o papai querido se encarregou de fazer o chocolate quente que ficou realmente uma delícia, bem grossinho, docinho e hiper calórico também (risos). Então para te aquecer nesse inverno que ainda está por vir vou deixar a dica para vocês!
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- Conhaque a gosto
- Canela para polvilhar
Aqui em casa como temos crianças, colocamos um toquinho de conhaque em nossa canequina e também polvilhamos com canela.
* Não vale achocolatado em?! Use um bom chocolate em pó.
sexta-feira, junho 06, 2008
Bife de pernil com maçã
Aqui nessa casinha sempre tem muitas maçãs e para não perder nenhuma elas viram, tortas, pasteis assados, bolinhos, saladas, entram nas saladas de frutas e também nos pratos salgados e esse foi um deles, com uns bifinhos de pernil de porco na geladeira eu apenas os temperei com alho, sal, pimenta e um toquinho de suco de limão, coloquei dentro fatias de maçã e enrolei , depois de enroladinhos passei uma fatia de bacon bem fininha por fora e os coloquei numa assadeira, levei ao forno médio para baixo tampado com papel alumínio até assar, retirei o papel e deixei dourar. Pode servir com salada fria como está na foto e com um arroz branquinho também fica uma delícia! Uma opção de almoço saboroso e simples para seu final de semana, espero que gostem!
* Perdão pela foto tosca, não sei o que anda acontecendo, creio que seja a vontade de comer logo (risos).
quinta-feira, junho 05, 2008
Feira livre
Eu chego tão cedo na feira que eles ainda estão terminando de arrumar suas barracas, mas já consigo sentir o cheirinho do pastel e acreditem mesmo com frio tem gente tomando caldo de cana geladinho (risos).
O vendedor de panelas já estava lá, firme e forte, essas panelas que ele vende quando era pequena ouvia minha avó falar: Coloque água na "rabinha" e leve ao fogo para passar o café. risos
Na feira também você pode comprar o melhor feijão ou favas, lindas favas que agora nessa época de frio vai te render um prato quentinho e cheio de carinho para te aquecer e indo contra todos, favas são faceis de preparar e não requer prática alguma só um toquinho de imaginação e muito carinho!
E pra completar uma barraca de pimentas frescas de tudo que é tipo imaginável, e temperos mil pra que você possa ousar e fazer verdadeiras alquimias direto de sua linda cozinha!
Enfim eu tenho uma feira na porta de casa e você? Eu também não consigo deixar o hábito de ir a feira, coisa que faço desde criança!
quarta-feira, junho 04, 2008
Caviar de sagu
Nós temos sagu, tapioca, polvilho, farinha de MANDIOCA, somos realmente previlegiados, e o famoso cozinheiro Claude Troisgros sabe bem aproveitar tudo isso, e essa receita saíu diretamente das mãos mágicas do chef, ele levou esse curioso petisco para seu encontro com o Jaime Oliver e depois levou na Ana Maria Braga que foi onde tive acesso a receita, e agora não vivo mais sem esse delícioso caviar é verdadeiramente saboroso!
- 500g de sagu
- 1/2 litro de shoyu
- Sal, pimenta vermelha (eu só utilizei a pimenta pois o sal do shoyu foi suficiênte para meu paladar)
terça-feira, junho 03, 2008
Pudim de maria mole
Esse pudim é daqueles vap-vup , do tipo rápido que faz bonito na mesa, além disso é extremamente gostosinho. Não sei como é na sua casa mas aqui no meu cafofo os meninos terminam de comer e já perguntam pela sobremesa, um péssimo habito mas já instalado e dificil de ser retirado então tem sempre um docinho e esse eu recomendo.
-1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de pó para maria-mole
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de água fervente
INGREDIENTES PARA A CALDA:
- 4 colheres (sopa) de água
- 1 xícara (chá) de geléia de sua preferência
Dissolver a maria-mole em água fervente, mexendo bem. Coloque no liquidificador a maria-mole dissolvida, o creme de leite gelado, o leite e o leite condensado. Bata tudo e coloque em uma forma untada com óleo. Leve à geladeira por 24 horas.
Calda: em uma panela, dissolva a geléia com a água. Jogue por cima do pudim já desenformado.
segunda-feira, junho 02, 2008
Chocolate Mousse
Amei o riscado, que parece ser bem simples :
No fundo de um mini copo - estilo aquele de cachaça - você quebra biscoito de chocolate, aqui eles usaram da OREO. Logo um mousse de chocolate - receita básica que todas temos em nosso caderninho de receitas - em cima uma camadinha de cobertura fudge de chocolate e finaliza com chantilly.
Beijos a todas,
Jê ( Coisas de Deus )
Escondidinho de carne moída
Esse friozinho pede comidinhas bem quentinhas, saindo fumaçinha e que aquece o corpo a alma e a nossa casinha né?! E foi por isso que resolvi fazer a receita da mais doce cozinha do mundo dos blogs a Doce Casinha pilotada pela querida Silvia e só posso dizer que vocês não devem perder esse escondidinho, é simplismente delícioso, simples de fazer e com um resultado perfeito. Minha única mudança foi colocar um tantinho de mussarela por cima do recheio de carne moída e também fiz em porções individuais pois queria congelar algumas tigelinhas. A receita com o passo a passo você encontra aqui!