quinta-feira, dezembro 31, 2009

Enquanto a casa dorme


Image and video hosting by TinyPic



Eu realmente amo ter filhos e família, cachorro, gato e galinha (brincadeira) rs - mas tem horas que quero mesmo é sentar e tomar meu café sem correria, de forma bem tranquila e folheando meus livros de culinária e por vezes isso acontece nos finais de semana, pois minha formiguinha o mais novo tripulante dessa astronave, acorda para mamar por volta das 5 hs da matina e volta a dormir eu tiro mais um cochilo e me levanto, coloco minha cafeteira para trabalhar já pego meu queijinho branco com geléia meu pãozinho com manteiga e pronto - me sento a mesa e dando uma olhada nos meus livros já vou decidindo o almoço dos tripulantes dessa nave.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Final de semana de primavera um tanto frio


Image and video hosting by TinyPic




Eu tenho paixão por polenta, assim cremosinha bem brilhante e regada com um bom molho e azeite. E sendo assim basta bater um ventinho eu corro para fazer minha polentinha - Dessa vez fiz uma cobertura um pouco diferente das que você pode encontrar aqui no blog e por isso resolvi deixar a dica aqui.
Para a receita da polenta basta digitar na busca que fica na lateral do blog a palavrinha mágica "polenta" e vai encontrar uma ótima receita - Agora quanto ao recheio eu fiz um molhinho com tomates frescos, alho, cebola, pimenta fresca, manjericão e linquiça fresca - deixei apurar bem e reservei. Numa frigideira de fundo grosso (uma panela pesada) eu refoguei a escarola com alho, azeite e sal assim só um susto na linda folhinha e aí montei o prato, um vulcãozinho de polenta, uma generosa cobertura de escarola o molhinho de linguiça por cima, um fio de azeite e se gostar pode acrescentar lascas de parmesão e aí é só partir para o abraço, pois pra mim não precisa de arroz e nem um outro tipo de acompanhamento a não ser um belo vinho.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Tentando olhar com bons olhos


Image and video hosting by TinyPic



Dá série - Dicas e comidinhas para o dia-a-dia

Bom eu continuo na minha saga de olhar com bons olhos para os produtos prontos ou semi-prontos existentes nos supermercados - mais tenho que dizer que nuggets (aquele que as crianças em geral (ADORAM), eu não consigo aceitar - mas esses dias peguei uma caixinha do tal produto tão temido e adorado (por alguns) e vi uma fotinha com uma sugestão de acompanhamento para o produto em questão e logo mais a frente vi uma bandeja com sassami de frango e pensei porque não?! rs. E foi assim que apareceu esse prato no meu almoço, filé de sassami empanado e purê de abóbora.
Tudo aconteceu assim: Temperei o filé de sassami com sal e pimenta moídos na hora, suco de 1/2 limão siciliano e um toque de azeite aromatizado com alecrim - deixei marinando por uns 15 mts na geladeira - foi assim o tempo de separar os ingredientes para empanar, a farinha de trigo, leite e farinha de rosca (pode colocar na farinha de rosca um pouco de parmesão se desejar). Para empanar o esquema de sempre, primeiro na farinha de trigo, depois no leite e por fim na farinha de rosca. Frite em óleo quente e deixe secar um pouco sobre um papel toalha.

Para o purê de abóbora eu apenas cozinhei a abóbora japonesa no vapor com dois dentes de alho picados grosseiramente e um ramo de alecrim, depois de macias eu retirei os pedaços de alho e o galho de alecrim e amassei também grosseiramente com a ajuda de um garfo e levei novamente ao fogo e adicionei um toque de açúcar outro de sal e um pouco de creme de leite, só para aveludar o purê, para finalizar juntei um pouco de cebolinha verde picada. Servi com o filé de sassami empanado, salada de escarola com tomates e arroz branco.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Tomate + manjericão + arroz arbório = risoto delícioso


Image and video hosting by TinyPic



Hoje estou postando bem mais tarde, pois o dia tá bem complicado - bom esses dias abri a geladeira a procura de algum ingrediente que poderia me render um almoço bem gostosinho, pois era tudo que eu precisava naquele dia, e minha geladeira estava abandonada, sem praticamente nada - mas tinha na fruteira uns lindos e vermelhos tomates e em cima da pia no baldinho com água um fofo buquê de manjericão, como sempre tenho azeite - parmesão e um queijo cremoso, assim nasceu esse almoço. Para saber o passo-a-passo para fazer o risoto é só colocar a palavra risoto aí na busca na lateral do blog que vão encontrar várias receitas. Nesse apenas utilizei tomates picados em cubos sem sementes, caldo de legumes, e finalizei com folhas de manjericão, uma colher generosa de cream cheese, servi regado com um fio de azeite e parmesão para os que gostam.


*No post do peixe logo abaixo a leitora Adriana pediu a maneira de empanar o peixe, como aqui o leitor é quem manda já estou tratando logo de explicar (risos) - Tempere os filés com sal, pimenta moídos na hora de preferência um toque de suco de limão e outro toque de azeite só pra dar um sabor a mais (rs), deixe marinando por pelo menos uma meia hora. Para empanar, eu passo primeiro na farinha de trigo, depois no leite e depois na farinha de rosa ou até mesmo na farinha de pão (aquela que a gente faz em casa para aproveitar o pãozinho que já ficou durinho), frite em óleo quente.
Empanar passando no leite é bem melhor, pode fazer isso com tudo que for empanar pois quando for fritar o seu óleo não vai ficar espumando.

terça-feira, dezembro 08, 2009

Puxadinho na panela


Image and video hosting by TinyPic



Da série - Dicas e comidas para o dia-a-dia

Um puxadinho de panela lá na roça, nada mas é do que uma carninha douradinha e feita lentamente na panela. E pra isso apenas aqueci uma panela pesada (fundo grosso), acrescentei 1 1/2 colher (sopa) de óleo vegetal, e juntei os cubos de carne de porco (já devidamente temperados com sal, alho, limão e alecrim) e deixei dourando, quando começa a grudar no fundo da panela, vai pingando água quente (bem quente) e vai repetindo esse processo até que a carne esteja bem cozida, macia e dourada, nesse momento juntei uma cebola grande cortada em fatias e um pouquinho mais da água só para cebola cozinhar e dourar, retire do fogo e sirva com arroz branco, salada de folhas.

Essa carne além de ficar com uma cor linda, bem dourada - fica extremamente saborosa, macia pois o cozimento lento leva a esse resultado.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Série - Dicas e comidinhas do dia-a-dia


Image and video hosting by TinyPic



Bom não vou ensinar aqui a maneira de empanar o peixe pois creio que todos sabem, e o fazem ou com fubá ou como fiz aí, farinha de trigo, leite e farinha de rosca e fritei em óleo quente. Mas o que começo aqui hoje é essa série que acredito que vai ser bem legal e se você também tiver uma comidinha legal do dia-a-dia me mande com texto e foto que publico aqui. Porque pelo menos na minha casa não dá pra fazer banquetes todos os dias e nem mesmo para usar uma despensa inteira de ingredientes para fazer apenas uma receita.

Vou contar algo sobre mim para vocês - antes com um filho apenas eu tinha o meu lado romântico na cozinha bem forte, gostava de fazer tudo em casa, a massa do pão, do pastel, do macarrão, a geléia especial e por aí vai.... Hoje com dois filhos em idades e com necessidades tão diferentes já não ando tendo tando esse romantismo, ainda acredito e faço bastante das minhas coisas em casa, mas como a Nigella tenho também olhado com bons olhos e dado uma chance a alguns produtos que vejo nas gondolas do supermercado e um deles é exatamente esse belo molhinho, é realmente muito saboroso e com preço bem legal - ele vai super bem com peixe empanadinho, ou iscas de peixe para um tira gosto. Esse eu servi com arroz branco, purê de mandioquinha e salada de folhas.

*Eu não estou ganhando nada para falar do produto, apenas acho que a dica é super legal para um acompanhamento rápido.


Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Gelatina creme


Image and video hosting by TinyPic



Gelatina é sem dúvida algo que brilha intensamente na minha cozinha, minhas formiguinhas adoram e vamos combinar que é tão simples né?! Ela já é gostosa por si só, mas com um toque fica ainda mais divertido e saboroso e como esta aberta a temporada férias infantil vou começar a deixar aqui dicas pra tornar o dia a dia mas simples e divertido no ambiente da cozinha.

Para fazer utilizo 2 gelatinas do mesmo sabor que dissolvo em 350ml de água fervente e depois de bem misturado eu junto 350ml de água fria - mexo bem novamente e levo ao liquidificador com uma caixinha de creme de leite, bata bem e coloque num recipiente que possa ir a geladeira, tampe bem e deixe gelar até que fique firme.



Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Frango de segunda-feira


Image and video hosting by TinyPic



Não sei como é na sua casa a danada da segunda-feira ; mas aqui na minha casa é um caos total, é criança que volta as aulas, marido que volta ao trabalho tudo com seus horários marcados e a correria fica mesmo inevitável e nesse momento tudo que preciso é mesmo de uma refeição rápida e completa que não me faça ficar tempo e mais tempo na cozinha, pois a casa também me espera para dar o devido toque de limpeza que ela merece - E sendo assim todas as segundas saí da minha cozinha uma comidinha bem saborosa e prática.

Doure numa panela uma cebola grande até ficar cor de caramelo, junte uma colher (café) de açafrão-da-terra e acrescente os pedaços de frango (no meu caso utilizei coxinha da asa) já temperados e deixe dourar, junte 2 cenouras cortadas em rodelinhas e vai pingando uma água quente para cozinhar o frango e a cenoura, quando estiver quase no ponto, junte 3 batatas cortadas em cubos e continue acrescentando água quente até que todos os ingredientes estejam bem cozidinhos quando chegar no ponto retire do fogo, salpique salsinha e cebolinha e sirva com arroz branco e salada de folhas.

terça-feira, dezembro 01, 2009

Trufa de caipirinha


Image and video hosting by TinyPic



Eu quase nunca me acabo num doce, são raros os momentos que fico desesperada por um doce e isso é bem o contrário da minha família, pois minhas formiguinhas amam de paixão o tal do docinho e sendo assim eu acabo toda semana fazendo um docinho pra aliviar o desespero das formigas.

E quando falo em doce já lembro logo do lindo blog da Patrícia Scarpin, são tantas coisas lindas que vejo por lá. Sempre quero fazer algo de lá e foi assim que saiu novamente uma receitinha vinda daquela linda cozinha, e essas trufas são super simples de fazer e realmente divinas.

Os doces que me levam de volta a infância são as compotas de frutas, pois na fazenda do meu avô esse era o doce que reinava, não se perdia nem uma fruta, tudo vira doce de calda, ou geléia - outro que me leva a infância são os suspiros coloridos (rosa, verde ou amarelo ) de venda e algodão doce, qual o doce te leva a infância?!

  • 400 g de chocolate branco, bem picadinho
  • raspas da casca de 1 limão
  • 70 ml de creme de leite (usei de caixinha)
  • 3 colheres (sopa) de cachaça
  • cacau em pó sem adição de açúcar o suficiente para cobrir as trufas
Coloque o chocolate as raspas de limão e o creme de leite numa travessa refratária; leve ao banho maria. Mexa até que o chocolate derreta. Retire do fogo adicione a cachaça e mexa vigorosamente até obter um creme liso e sedoso. Cubra com PVC e leve a geladeira por 2-3 horas até que esteja firme o suficiente para formar as bolinhas. Faça as bolinhas com porções de uma colher de chá cheia da massa - não devem ser perfeitamente redondas, e sim irregulares, para lembrar trufas - passea-as pelo cacau em pó. Coloque-as em forminhas para doce ou numa travessa e mantenha em geladeira.

Fonte - Blog Technicolor Kitchen


Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, novembro 24, 2009

Carne moída com salgadinho de milho


Image and video hosting by TinyPic



Dias bem corridos, pois com duas crianças com idade tão diferente o samba é mesmo do criolo doido (risos). Mas a cozinha tem perfumado a casa e agora com as férias por chegar a badalação por aqui vai aumentar bem. Esses dias tenho visto bastante as receitas do programa Mais Você, pois é um horário de mamada do Enzo e aí fico vendo a tv enquanto a formiguinha enche a barriguinha e foi num desses momentos que vi essa receita e achei tão simples e encantadora que resolvi reproduzir na minha cozinha e minha opinião para o resultado é que a cobertura parece assim um bolo de fubá salgado com um recheio bem simples diria até infantil que realmente encanta. Vale a pena tentar a receita.

  • 1 cebola picadinha
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 q de carne moída
  • 1 lata de milho verde (200g)
  • 2 tabletes de caldo de carne (não utilizei, usei meu tempero caseiro mesmo)
  • 2 tomates picadinhos
  • 1 pimenta dedo de moça bem picada
  • Cheiro verde e sal a gosto
  • 100 ml de água
Cobertura

  • 1 pacote de 200 g salgadinho de milho (você deve quebrar bem esse salgadinho com as mãos)
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 3 ovos
  • 250g de queijo parmesão ralado
Numa panela coloque a cebola , alho, azeite e deixe dourar. Acrescente a carne moída e deixe fritar , adicione milho verde, tablete de caldo de carne, tomates, pimenta, cheiro verde e sal, junte a água e refogue até a carne moída ficar mais sequinha (com pouca água +/- 15mts) e reserve.
Numa tigela coloque o salgadinho de milho já quebrado, o creme de leite, leite, ovos e misture bem.
Num refratário untado coloque a carne refogada (reservada a cima), o creme com salgadinho por cima e polvilhe (250g) de queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180graus até dourar.

Fonte - Programa Mais Você.

sábado, novembro 14, 2009

Novidades

Tem agora na barra lateral o primeiro parceiro desse blog, o site pesca preço então amiguinha (licença Palmirinha, rs) se você é como eu adora fazer uma comprinha mas não quer gastar sola de sapato e nem seu dinheiro pagando mais caro vá até lá e faça sua pesquisa. A dica está na barra lateral e aqui no neste endereço também, Pesca Preço.

terça-feira, novembro 10, 2009

Croquete de carne de panela


Image and video hosting by TinyPic



Quando minha carne de panela rende mais do que o previsto e pra não ficar com a sobra rolando na geladeira e ficar naquele esquenta e requenta eu acabo fazendo esse croquete que é uma forma muito saborosa e pouco saudável de aproveitar esse alimento, mas também isso não acontece sempre então dou esse desconto e tento comer sem culpa (risos).

  • 600g de sobra de carne de panela ou churrasco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1/2 pimentão vermelho picadinho
  • sal a gosto
  • Pimenta dedo de moça bem picada
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Para empanar
  • Leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
Em uma panela doure a cebola, pimentão e o alho no azeite. Em seguida coloque a carne (que foi previamente processada ou desfiada), a pimenta e o sal. Refogue até a carne pegar cor e todos os ingredientes ficarem incorpados. Nesse momento coloque a farinha de trigo, apague o fogo e mexa bem, formando uma massa. Deixe esfriar para que consiga enrolar os croquetes. Com as mãos molhadas vá moldando os croquetes e passando primeiro na farinha de trigo, depois no leite e por último na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente.

quinta-feira, novembro 05, 2009

1 mês de vida e um bolinho


Image and video hosting by TinyPic



Como o tempo passa ligeiro, sei que todos dizem isso mas com uma nova vida em casa eu percebo isso ainda mais, tem sido muito gostoso apesar de cansativo eu tenho tido tempo para orar, ler a biblia e ainda cozinhar assim como babar olhando meus querubins. A cozinha tem seus movimentos e ensaios mais frequentes ultimamente. O Enzo já esta começando a dormir melhor a noite, ele é bastante calmo, bem tranquilinho mesmo. Meu filho quero te desejar um super parabéns por esses 30 dias de vida e dizer que desejo que Deus te cubra e renove suas bençãos todos os dias, desejo que de sua boca saia sempre palavras de benção, que tenha em seus lábios sempre a palavra doce e forte do Senhor.

Esse bolinho é tão simples de fazer e tão saboroso que vale mesmo a pena ser feita essa receita.

  • 3 ovos
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 150 g de chocolate meio amargo
  • 250 g de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de rum
Bata as claras em neve e reserve. Bata na batedeira as gemas e o açúcar até obter uma gemada clara e fofa. Acrescente a manteiga, aos pouco e sem parar de bater. Retire da batedeira e adicione o rum, a farinha de trigo alternado com o leite e por último o fermento em pó, misture bem e começe a juntar delicadamente as claras batidas em ponto de neve. Distribua nas forminhas e leve ao forno médio até crescer, faça o teste do palito. Para cobertura derreta o chocolate meio amargo e junte o creme de leite e o rum, mexa bem até ficar brilhante e sedoso, cubra os bolinhos já frios e coloque por cima chocolate granulado e eu utilizei balas de gomas em forma de cobrinhas e pirulitos para decorar.


Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, outubro 29, 2009

Lembrançinha do chá de bebê


Image and video hosting by TinyPic



A minha maior preocupação com chá de bebê do Enzo era exatamente a lembrançinha, pois eu queria dar algo útil para que logo a lembrança não fosse parar no lixo. E aí pensei e pensei até chegar a conclusão que levar pessoas a cozinha (amigas que realmente não entram nesse território da casa) seria um grande desafio e eu consegui isso fiquei realmente muito feliz, pois o retorno que tive foi realmente bastante positivo. No rótulo eu coloquei o título "Bolo de fubá da mamãe", mas já peço perdão pois a receita não é minha e sim de uma doce amiga a Claudia do blog DOCES ENCONTROS, mas como tem bastante tempo que faço essa receita e o Rapha chama de bolo de fubá da mamãe eu resolvi colocar esse nome (rs).
Dentro de um saquinho plástico eu coloquei todos os ingredientes secos fechei bem, coloquei dentro de um saquinho de papel branquinho, uma etiqueta com toda a forma de preparo e os ingrediente líquidos que a pessoa teria que acrescentar um laço de fita e pronto tinha nascido a lembrançinha de um delicioso chá.

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 1/2 xícara (chá) de fubá
  • 1 colher de (sopa) de fermento em pó para bolo
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 potinho de iogurte natural
Bata no liquidificador todos os ingredientes líquidos, numa travessa grande junte os ingredientes liquidos aos secos e misture bem com ajuda de uma colher de pau. Coloque numa assadeira untada e enfarinhada, leve ao forno médio até dourar ou faça o teste do palito.

Fonte - Blog Doces Encontros

*Quem acompanha meu blog sabe que não gosto de colocar fotos da minha familia por aqui, mas eu recebi tanto carinho durante toda minha gestação que resolvi dividir essa alegria com pessoas tão queridas e por isso vou colocando umas fotinhas do meu mais novo querubim.


Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, outubro 27, 2009

Flan de melancia


Image and video hosting by TinyPic



Durante minha gestação tudo que eu queria comer era melancia bem geladinha e água gelada, água de coco tudo bem gelado. Não me perguntem porque pois eu não vou saber responder (rs). Enfim com essa coisa de ter sempre melancia em casa e juntando ao fato de a mesma ser grande, mesmo comprando apenas uma metade ainda assim é muito aqui pra casa eu acabei me rendendo a essa receita que fez o maior sucesso é realmente uma delícia. Leve, geladinho, cremosinho uma sobremesa perfeita para um dia quente.

*Muito obrigada pelo carinho de todos vocês, o Enzo está aqui feliz da vida e a mamãe já não sabe mais o que dormir (risos) mas só agradeço a Deus por mais essa benção em minha vida.

  • 4 xícaras (chá) de suco de melancia (aproximadamente 1 kg de melancia)
  • 1 caixa de creme de leite (200 g)
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 sachês de gelatina incolor sem sabor
  • 6 colheres (sopa) de água
  • Óleo para untar a travessa
Preparo - Bata no liquidificador o suco de melancia, o creme de leite, o leite condensado e a gelatina hidratada com a água e dissolvida em banho-maria ou microondas. Coloque em uma fôrma para pudim (média) ou em forminhas individuais untadas com óleo. Leve à geladeira até que fique firme, basta desenformar e servir geladinho se quiser pode servir com pedacinhos de melancia e folhinhas de hortelã.

Fonte - Revista Receita Minuto.


Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, outubro 23, 2009

Minha formiguinha chegou!!


Image and video hosting by TinyPic



Bom minha benção chegou no dia 05-10 às 21:12hs, pesando 2900 e medindo 46cm, perdeu bastante peso mais do que normal mas também já recuperou e já cresceu 3cm, está cada vez mas esperto e lindo e veio até aqui agradecer todo o carinho que recebeu ao longo desse tempo e falar que vai tentar ser bem comportado para que a mamãe volte a blogar a partir de agora.

Falando bem sério quero mesmo agradecer muitissímo todas as orações, todos os emails carinhosos, de todos vocês que me procuraram e desejar que Deus abençõe sempre a vida de cada um, muito obrigada.

quinta-feira, junho 25, 2009

Friozinho pede uma comidinha mas quente - Curry de carne moída


Image and video hosting by TinyPic



Eu dei uma tempinho aqui, pois venho lutando com a minha pressão que está sempre baixa e me dá uma moleza, me rendeu alguns desmaios mas no final tudo esta dando certo. As vezes me pego pensando se sou apenas eu que luto contra o relógio, gente eu me programo para fazer algo mas quando vou ver o dia já se foi, de forma que sempre tenho algo do dia ficando para o dia seguinte (rs). Com os dias mais frescos as comidinhas aqui tem sido mais quentes, e esse curry virou uma paixão aqui na minha cozinha, com um arroz japonês cozido apenas na água fica realmente perfeito.

  • 300 g de carne moída
  • 2 cenouras médias em cubinhos
  • 3 batatas grandes cortada em cubos
  • 1 cebola triturada
  • Sal e pimenta seca à gosto
  • 3 colheres (sopa) de curry (eu usei 3 colheres bem cheia, se gostar mais fraco diminua o curry)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de salsinha para polvilhar depois do prato pronto
  • Água quente para cozinhar os legumes (vai colocando aos poucos)
  • 1 colher (sopa) de amido de milho ou farinha de trigo dissolvida em um pouco de água fria para engrossar seu curry (eu uso farinha de trigo não gosto do amido para esse uso)
Numa frigideira alta e de fundo pesado, aqueça o óleo e refogue a carne moída até a mesma ficar bem soltinha, junte então a cebola, cenoura, batata e os temperos (sal e pimenta e curry), junte um pouco de água quente e deixe cozinhar, assim que for necessário adicione mais água até que os legumes fiquem bem cozidos, nesse ponto acrescente a farinha ou amido e deixe que o molho fique bem incorpadinho. Polvilhe salsinha e sirva com arroz branco.

* Fonte - Blog culinária e receita pode conferir aqui.

quinta-feira, maio 28, 2009

Bolinho de mixirica


Image and video hosting by TinyPic



Todos os dias tenho feito um lanchinho pro Rapha bem gostoso, tem alguns dias da semana que ele volta muito tarde da escola e meu coração fica tão apertado. Esse bolinho fez muito sucesso, feito em minutinhos e com um sabor irresistível. A receita eu peguei no blog de minha querida amiga Akemi, esses dias falei com ela ao telefone e fiquei ainda mais encantada com essa menina, Akemi quando te abraçar de verdade acho que vou chorar tamanha minha admiração por você e olha que isso não vai demorar em?! Logo estarei te ligando pra gente marcar (risos).

  • 2 ovos médios
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 70 ml de suco de mixirica
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de leite ( eu usei brandy)
  • 1 colher (sopa) de açúcar granulado para polvilhar o bolinho depois de pronto (eu utilizei açúcar confeiteiro)
Derreta a manteiga no microondas por 30 segundos. Peneire a farinha com o fermento e separe as gemas das claras. Pique a casca da mixirica bem miudinho (eu ralei a casca). Coloque as forminhas de papel para muffins dentro da assadeira para muffins e preaqueça o forno a 170 graus. Coloque as gemas e 2 colheres de açúcar na tigela da batedeira e bata até obter uma mistura fofa e clara. Junte a manteiga derretida, o suco, o leite (ou brandy) e a casca picada ou ralada. Misture e junte a mistura de farinha peneirando novamente sobre a mistura. Misture delicadamente com uma colher de pau ou silicone, reserve. Bata as claras em neve e junte o açúcar restante em 2 ou 3 vezes até formar um merengue bem firme. Adicione a mistura de merengue a mistura reservada aos poucos e vá misturando de forma bem delicada. Distribua a massa nas forminhas de muffins e leve ao forno preaquecido por cerca de 25 mts ou até que estejam dourados.


Image and video hosting by TinyPic




*Rende - 10 bolinhos.

*Fonte - Blog Pecado da Gula - o link da receita você encontra AQUI.

quarta-feira, maio 27, 2009

Crostini - pães tostados


Image and video hosting by TinyPic



Bom a demora em aparecer por aqui ficou por conta da reforma do quarto dos meninos, como um não tem como palpitar ainda, eu travei uma dura guerra com o outro que já está aqui e tem muitas vontades (risos), no final tudo saiu bem e até a próxima semana tudo vai estar prontinho.

Acho que não é novidade pra vocês que passam sempre aqui e já me conhece o carinho que tenho pelo Jamie Oliver e aqui em casa não passo uma semana sem fazer uma receita do mesmo e sempre é uma receita de sucesso. Esses dias uma moça muito educada deixou um comentário falando que queria comprar um livro dele e perguntando qual indicaria eu indico qualquer um, pois não me arrependi de comprar nenhum livro dele, todos são excelentes pelo menos no meu ponto de vista. São receitas simples, fáceis de serem adaptadas e o melhor de tudo você não precisa utilizar toda a sua dispensa para fazer uma unica receita.

Para fazer esses crostinis eu utilizei o pão do Oliver postado abaixo ficou realmente perfeito. Uma dica que deixo é não use pão francês não ficará bom.

  • Corte o pão em fatias de +/- 1 cm de espessura
  • 1 dente de alho grande sem casca e cortado ao meio
  • 20 tomates-cereja maduros
  • 150 g de azeitonas pretas sem caroço
  • Manjericão
  • Sal e pimenta moídos na hora
  • Vinagre e azeite de boa qualidade
  • Fatias de queijo brie
Aqueça uma chapa ou faça como eu que utilizei o grill de chapa lisa na temperatura maxima e toste o pão dos dois lados, assim que o pão sair da chapa (grill) esfregue um pouquinho o alho em um dos lados do mesmo, depois coloque o recheio de tomates com pouquinho do molhinho do mesmo e regue com azeite e cubra com uma fatia do queijo brie.

Para o recheio - Lave bem os tomatinhos e coloque num recipiente fundo e com a ajuda de suas mãos vai estourando os mesmos, pois é com o líquido dos tomates que você terá o grande lance dessa receita ou seja um molho perfeito. Depois dos tomatinhos todos estourados, junte as azeitonas pretas, o manjericão um toque de vinagre e tempere com o sal e a pimenta moídos na hora e o azeite, mexa bem e terá uma bela salada de tomates com um molho denso e perfeito para cobrir seu pão tostado e aromatizado com alho.

*Fonte - O Livro A Itália de Jamie

quarta-feira, maio 20, 2009

Pão básico perfeito do Jamei Oliver


Image and video hosting by TinyPic



Todos os dias acordo muito cedinho, já é um costume mas nos finais de semana e feriado os meninos da casa dorme até um pouco mais tarde mas como não consigo eu já pulo da cama e passo meu cafézinho preto e aí vou pensar no que vou sevir no café da manhã do dia e foi aí que tomei a decisão de fazer essa receita que já estava na lista a um bom tempo e tudo que tenho a dizer é que esse pão vai fazer parte da minha lista de café da manhã aqui na minha casa.

  • 30 g de fermento fresco ou 3 sachês de 7 g de fermento seco
  • 30 g de mel (ou açúcar)
  • 600 ml de água morna
  • 1 q de farinha de trigo
  • 30 g de sal
  • Um pouco de farinha extra para polvilhar


Image and video hosting by TinyPic




Etapa 1 - Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em metade da água morna.

Etapa 2 - Em uma superfície limpa ou em uma tigela larga, faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido. Usando apenas uma mão faça movimentos circulares, partindo do centro para a parte exterior, trazendo lentamente cada vez mais farinha até que a mistura de fermento fique saturada. Despeje, então, a outra metade de água morna no centro e encorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma umedecida. (Certas farinhas podem precisar de um pouco mais de água, portanto não fique com medo de ajustar as quantidades.)

Etapa 3 - Sovar! Esta é a melhor parte, apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5 minutos. Isso desenvolve a estrutura da massa e o glúten. Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.

Etapa 4 - Passe farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da massa. Deixe-a com um formato circular e acomode-a em uma assadeira. Faça talhos profundos na massa com uma faca. Deixe que ela cresça até dobrar de tamanho. O ideal é que você tenha um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. Pode ser perto do fogão, dentro de um armário aberto ou em um quarto aquecido, por exemplo. E você pode cobrir a massa com filme plástico se quiser acelerar as coisas. Esse processo de crescimento melhora o sabor e a textura da massa e deve levar aproximadamente 40 minutos, dependendo das condições.

Etapa 5 - Depois que a massa tiver dobrado de tamanho, você precisará amassá-la por cerca de 1 minuto a fim de retirar todo o ar dela. Em seguida modele a massa no formato que quiser - redondo, achatado, rechonchudo, vaixo, alto ou qualquer outro - e deixe crecer pela segunda vez até que ela tenha dobrado de tamanho novamente. Não fique tentados a pular essas etapas, porque é esse segundo crescimento que dá aquela textura macia e delicada que todos apaixonados por pães amamos.

Etapa 6 - É hora de assar o pão. Depois de todo o trabalho duro, não desperdice os seus esforços. Você precisa manter todo o ar dentro do pão, portanto não bata nele novamente. Coloque-o cuidadosamente dentro do forno e feche a porta sem bater. Asse o pão de acordo com a temperatura e o tempo indicados nas receitas das páginas seguintes. Você pode saber quando ele está pronto dando uma batidinha na base (se estiver em uma assadeira, você terá de retirá-lo). Se fizer um som oco, está cozido, do contrário, coloque-o rapidamente no forno para um pouco mais de tempo. Acomode opão em uma estante e deixe-o esfriar. Você irá amar!

* Fonte - Livro Retorno do chef sem mistérios - Jamie Oliver

terça-feira, maio 19, 2009

Eles estão chegando!!!


Image and video hosting by TinyPic



Já é possível ver nas bancas das feiras lindos e vermelhos morangos, também já são vistos nos supermercados a verdade é que o preço ainda não está agradável mas não resiste a uma bandejinha para comer do jeito mais simples do mundo mas de um jeito que me deixa muito feliz.

Cortei 400 g de morangos em pedaços grandes, juntei duas colheres (sopa) de açúcar e 1 1/2 colher (sopa) de cointreau -licor de laranja. Misturei tudo muito bem e deixei descansar na geladeira por 1 hora. Para servir coloquei creme de leite geladinho no fundo do potinho e cobri com os morangos e um pouco da calda que se forma. É simplesmente divino!

segunda-feira, maio 18, 2009

Friozinho lá fora e na minha cozinha, polenta cremosa com ragu de carne


Image and video hosting by TinyPic



Esses dias fez um friozinho por aqui, e eu não pensei duas vezes e matei meu desejo de comer polenta cremosa com um molhinho simples e divino, por cima uma bela camada de parmesão e um bom fio de azeite extra virgem, eu realmente não preciso de muito para ser feliz!

Para o ragu

  • 1/2 q de múculo em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola grande picadinha
  • 4 tomates grandes bem vermelhinhos sem pele (ou uma lata de tomate pelado)
  • 2 dentes de alho picados bem pequenos
  • Sal e pimenta a gosto
  • Água quente
  • Salsinha para polvilhar no final do cozimento
Numa panela de fundo grosso, aqueça o azeite e doure a carne já temperada com sal e pimenta. Depois de bem dourado, acrescente a cebola o alho e deixe murchar, junte a lata de tomates pelados ou os tomates picadinhos e vai acrescentando água quente aos poucos e deixando cozinhar em fogo bem baixinho. Demora pois a carne é bem dura, mas vale muito a pena o sabor fica incrível, nada ver com a mesma carne feita na panela de pressão.

Para a polenta cremosa

  • 3 xícaras (chá) de agua fria
  • 1 1/2 xícara (chá) de kimilho
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta moídos na hora
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga gelada
  • 150 ml de creme de leite
  • Queijo catupiry e parmesão ralado
Fora do fogo e numa panela de fundo pesado, misture a água, kimilho, azeite, sal e pimenta mexa até o kimilho estar bem agregado ao restante dos ingredientes. Então leve ao fogo baixo e vai mexendo até engrossar, quando isso acontecer deixe a polenta cozinhar até formar uma casca no fundo da panela, retire do fogo. Acrescente então a colher de manteiga gelada e mexa sem parar, junte o creme de leite, coloque nos pratos ou numa travessa ou tábua e espalhe queijo catupiry, o ragu, regue com azeite e polvilhe com queijo parmesão ralado. Abra o vinho e chame sua família e amigos.

sexta-feira, maio 15, 2009

Uma dica para o final de semana - Espaguete ao limão!


Image and video hosting by TinyPic




Não sei como é na casinha de vocês, mas aqui nesse lar doce lar sempre rola uma massinha no final de semana. E quando vi essa receita, resolvi testar primeiro pela simplescidade da confecção da mesma e depois porque sou uma eterna apaixonada pelos sabores cítricos. E se você também gosta deste sabor não perca essa massa que vai fazer parte do meu cardápio.

  • 4 dentes de alho picadinhos
  • 3/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
  • 4 colheres (sopa) de vinho branco seco
  • 4 colheres (sopa) de salsinha picadinha
  • 1 colher (sopa) de raspas de casca de limão
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 pimenta-dedo-de-moça picadinha (opicional)
  • 400 g de macarrão tipo espaguete cozido
Em uma frigideira grande, doure o alho picadinho em 4 colheres (sopa) de azeite. Adicione o vinho branco e eixe evaporar. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Acrescente a salsa, as raspas de limão , misture bem. Junte o azeite restante, o suco de limão e a pimenta picadinha. Misture o espaguete cozido e sirva bem quente.

* Fonte - Revista Receita Minuto

quinta-feira, maio 14, 2009

Cheesecake de espinafre - Simples porém saboroso


Image and video hosting by TinyPic



Vi nos blogs que visito algumas receitas bem legais utilizando espinafre, terça-feira fui a feira e comprei o meu verdinho espinafre no carrinho de um senhor que vende tudo que planta em sua horta tudo sem agrotóxico, então eles não tem a aparência tão linda dos outros mas o sabor é mil vezes melhor. Me rendeu um belo cheesecake, com tempero no ponto e divinamente saboroso. Rapidinho meu jantar estava pronto e servido!
Eu aconselho a você não só guardar essa receita como também colocá-la em prática, pois essa receita faz bonito num lanche da tarde, substituindo um jantar ou num chá para receber as amigas.

  • 200 g de biscoito cream craker
  • 150 g de margarina em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de azeita
  • 1 dente de alho triturado
  • 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
  • 150 g de cream cheese
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • Sal e noz-moscada a gosto
  • 180 g de iogurte natural
  • 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Triture os biscoitos e misture com a margarina. Forre uma fôrma de 20cm de diâmetro de fundo removível com essa misture e reserve. Em uma panela refogue no azeite o alho e o espinafre, até murchar. Bata o cream cheese na batedeira, adicione os ovos, um a um, o creme de leite, o sal e a noz-moscada. Bata mais um pouco e acrescente o iogurte. Coloque o espinafre refogado (aperte para que solte todo líquido antes de usá-lo), sobre a massa de biscoitos e cubra com o creme batido. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 150 graus, até dourar por cerca de 45 minutos.

* Eu não utilizei a batedeira, como já tinha retirado o processador do armário eu já triturei o biscoito e também bati o creme no próprio aparelho e funcionou super bem.

* Fonte - Revista Receita Minuto


Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, maio 13, 2009

Pão caseiro do sítio


Image and video hosting by TinyPic




O Rapha e meu esposo querido saem cedinho, o Raphinha fica na escola por alguns dias até as 14 horas e isso me deixa com o coração pequenininho, então sempre me levanto cedinho e arrumo um café bem gostoso pra ele. E fico sempre pensando como essa criança gosta de um pão caseiro?!
Ele ama um pão feito aqui e toma o café com gosto. Também arrumo a matulinha (malinha de comida) do marido para que ele tome seu café um pouco mais tarde no seu trabalho. Esse pão tem aparecido por vezes aqui, ele mesmo depois de frio no dia seguinte é bastante saboroso, e vai bem com manteiga e mel, ou requeijão e geléia. Essa receita me rende dois pães grandes e eu sempre presenteio minha fofa vizinha D. Maria com um pãozinho e você pode fazer o mesmo ou então faça meia receita, mas não deixe de fazer a receita que é realmente especial.

  • 700 g de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 250 ml de leite
  • 30 g de fermento para pão
Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal e misture até obter uma consistência líquida. Adicione um pouco do leite morno e mexa. Reserve. Em um outro recipiente, coloque a farinha (reserve um pouco), o açúcar, os ovos, a manteiga o fermento reservado e o restante do leite. Misture com a ajuda de uma colher de pau, nesse momente utilize a farinha reservada. A seguir sove a massa sobre uma superfície enfarinhada até obter uma massa homogênea. Enrole os pães (eu fiz o meu redondo). Coloque em uma assadeira (não precisa untar) e deixe dobrar de volume. Leve ao forno preaquecido a 150 graus por aproximadamente 30 minutos ou até dourar e ficar bem assadinho. Você pode pincelar uma gema batida eu só passei um pouquinho de leite.

Fonte - Palmirinha Onofre

terça-feira, maio 12, 2009

Uma receita e uma notícia!!


Image and video hosting by TinyPic




Para contar a todos que vem por aí um novo MENININHO para alegrar ainda mais minha casinha eu fiz essa receita de cinnamon rolls da querida e sumida Cinara, e só tenho a dizer que esse pãozinho doce nos faz sonhar, ainda mais num dia mais fresquinho e acompanhado de uma canequinha de café é mesmo perfeito!!

* Mas uma vez agradeço o carinho de todos, e também de pessoas que nunca deixaram um comentário e estão fazendo agora, muito obrigada!

Cinnamon Rolls (para máquina de fazer pão)

Massa:

1 xícara de leite morno (235ml)

1 ovo grande

4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

3 1/2 xícaras de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Recheio:

1/4 de xícara de manteiga ou margarina derretida

1/4 de xícara de açúcar

2 colheres (chá) de canela em pó

Nozes picadas e uvas passas a gosto (eu não uso)

Ponha os ingredientes na máquina na ordem acima, ou na ordem indicada pelo fabricante. Ligue no ciclo "Dough" (Massa). Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com farinha. Tire a massa da máquina e sove durante um minuto. Deixe-a descansar por 15 minutos.

Abra a massa em um retângulo de 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre ela e, em seguida, o resto do recheio. Enrole a massa feito rocambole, a partir do lado maior. Corte a massa em 12 rolinhos de cerca de 3cm, usando uma faca ou um pedaço de linha. (Eu uso a linha.) Disponha os rolinhos em uma fôrma de 33cm por 23cm, untada, cubra e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.

Asse em forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos, até dourar. Deixe esfriar na fôrma. Enquanto isso misture 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 1 ou 2 colheres (sopa) de leite, e 1/2 colher (chá) de baunilha. Acrescente mais leite ou açúcar até atingir a consistência desejada. Espalhe sobre os pãezinhos e delicie-se....


Fonte - A receita veio do delicioso blog da Cinara.

quarta-feira, maio 06, 2009

Raspadinha - Voltando a ser criança!


Image and video hosting by TinyPic




Quem não conhece a tal raspadinha?! Talvez as amigas Portuguesas não conheçam e por isso vou explicar: raspadinha é uma bebida bem geladinha, se trata de gelo triturado saborizado com um xarope de sua preferência. É uma bebida que me lembra meus tempos de criança e olha que isso já faz um tempinho, mas na verdade eu continuo sendo uma criança (risos) e vou fazendo raspadinha pro meu querubim e tomando um pouquinho também, porque não sou de ferro. Mas tenho que confessar que nos meus tempos de criança eu tomava raspadinha em copinhos simples descartáveis e tal, mas meu filhote toma na taça, igualzinho uma marguerita que insiste em passar por aqui de vez em sempre é servida (risos). E o sorvetinho de água alguém se lembra?! Aproveitem para deixar nos comentários as bebidas que traz a você lembrança da sua infância é que ando muito curiosa.


Para fazer a raspadinha: Triture a quantidade de gelo desejada no processador coloque um pouco de xarope de groselha (que foi o sabor escolhido no meu caso) e dê um pulsar no processador, experimente para ver se está bom o sabor e o doce se estiver tudo a seu gosto, sirva em seguida com canudinho e uma pequena colher.

terça-feira, maio 05, 2009

O molho que faz o Rapha sonhar!!!


Image and video hosting by TinyPic





O meu querubim é simplesmente enloquecido por esse molho, e depois que fiz uma receita do Jamie Oliver ela virou cativa em casa. Não se pode fazer sempre pois é bastante calórico mas uma vez ou outra ela aparece por aqui. Um molho denso que gruda bem na massa e bem saboroso, simples de fazer se tiver os passos seguidos corretamente e num piscar de olhos terá um belo almoço ou jantar, precisando apenas de um bom vinho na temperatura correta para acompanhar.

LINDO CARBONARA DE JAMIE OLIVER

  • Sal e pimenta moídos na hora
  • 500 g de uma massa a sua escolha (pode ser curta ou longa)
  • 4 gemas de preferência de ovos orgânicos ou caipiras
  • 100 ml de creme de leite integral
  • 2 bons punhados de queijo parmesão ralado de preferência na hora
  • Azeite de oliva
  • 12 fatias grossas de pancetta ou de bacon defumado

Coloque bastante água salgada para ferver numa panela larga e alta com essa água em fervura adicione a massa e cozinhe de acordo com as instruções do pacote.

Para fazer o molho carbonara cremoso, coloque as gemas dos ovos em uma tigela, adicione o creme de leite e metade do parmesão e misture tudo com auxílio de garfo. Tempere levemente com sal e pimenta moídos na hora e reserve.

Aqueça uma frigideira bem larga (uma de 35 cm é um bom começo), adicione uma boa borrifada de azeite oliva e frite a pancetta ou bacon até que fique marrom e crocante. É muito importante fazer corretamente o próximo passo ou o seu carbonara poderá ficar arruinado. Trabalhe rapidamente. Escorra a massa cozida, reservando um pouco da água do cozimento. Imediatamente , misture a massa na panela com o bacon, depois retire do fogo e acrescente uma concha da água de cozimento reservada e o molho cremoso. Misture rapidamente (não cozinhe mais é fora do fogo esse processo). Regue com um fio de azeite e polvilhe o restante do parmesão e sirva.

* Para 4 pessoas

* Fonte - Jamie Oliver

segunda-feira, maio 04, 2009

Pode colocar água no feijão que estou voltando!!

Antes de tudo quero muito agradecer todo o carinho das pessoas que me escreveram e dizer que estou saindo aos poucos da época mas difícil da gravidez. E as panelas mesmo que timidamente começam a sair dos armários novamente e vamos começar tudo de novo, trocando figurinha, fazendo novas amizades e consolidando ainda mais as amizades que já fiz por aqui. Esse final de semana me coloquei na posição de pagar as promesas que fiz durante esses longos quatro meses para meus querubins e fiz um belo macarrão com molho vermelho (massa fresca e feita a quatro mãos - Mamãe e Rapha juntinhos) e uma bela carne assada , ufa paguei uma promesa. rs E tem muitas a serem pagas ainda, então apertem os sintos e vamos nessa nova aventura juntinho comigo. Para começar meu primeiro chantilly totalmente batido a mão, querem saber o que penso a respeito dessa maneira de fazer o mesmo depois da minha experiência?! Acho que se tenho uma batedeira para fazer esse trabalho não vale a pena fazê-lo na mão, o trabalho é imenso e não vi a verdadeira necessidade, mas deixo a dica para aqueles que não tem uma batedeira disponível e nem por isso precisa deixar de fazer seu belo e delícioso chantilly.


Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, março 23, 2009

Avisa lá, avisa lá! Recadinho...


Olá, aqui tem um recado da nossa querida amiga Lica:
Pediu para avisar que está tudo bem, apenas não está cozinhando por conta dos enjoos e tal, e que assim que isso passar ela volta a bloggar. Quer que todos saibam que ela está bem dentro do possível e que não é falta de interesse em respondê-las! Ela mesma pediu a mim, Cláudia, o favor de avisar a todos(as) vocês! Abraços.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Batata recheada com chilli e queijo tipo cheddar


Image and video hosting by TinyPic




Já faz algum tempo, eu o Julio e Rapha fomos almoçar no shopping para depois ir ao cinema e foi aí que vi a novidade numa grande rede de fast food que ficou famosa por suas batatas assadas, esse recheio me chamou bastante a atenção. Falou em chilli já me chamou logo de cara, e logo já estava resolvido o almoço, e a danada da batata estava gostosinha, mas tenho que dizer que fazer a receita em casa me rendeu um resultado milhões de vezes melhor. Fora que são tão faceis de serem feitas em casa que nem merecem ser apreciadas fora de seu aconchegante lar doce lar.

Para receita utilizei:

  • 2 batatas grandes
  • Azeite
  • Sal e pimenta moídos na hora
  • Requeijão tipo cheddar
  • 250 g de carne moída
  • 1 cebola grande picadinha
  • 1/2 pimentão vermelho bem picadinho
  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 dente de alho grande picadinho
  • Pimenta calabresa, pimenta dedo de moça fresca sem sementes picadas
  • Salsinha
  • Papel alumínio
Lave bem as batatas e deixe com a casca, embrulhe bem no papel alumínio e leve ao forno baixo para assar até que estejam macias, isso leva em média uns 40 minutinhos. Enquanto isso refogue a carne moída, junte a cebola, pimentão, sal e pimentas e deixe refogar bem. Depois disso junte os tomates pelados e deixe o molho apurar só no final adicione a salsinha. Verifique se a batata já está macia, coloque num recipiente que já vai ser servida, parta ao meio e regue com azeite, coloque um pouquinho de pimenta moída na hora e passe uma boa colherada de requeijão tipo cheddar, cubra com o chiili e regue um bom azeite por cima e sirva assim bem quentinha.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Jiló empanado


Image and video hosting by TinyPic




Tem feito dias bem quentes e para acompanhar o suco ou a coca zero (risos), um petisco muito saboroso e sequinho é esse jiló. Agora se for consumir como um acompanhamento no jantar, coloque um belo molho de tomates, cubra com parmesão ralado na hora e leve ao grill do forno para gratinar.

  • 300 g de jiló em fatias finas
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • Farinha de rosca
  • Sal e pimenta-do-reino
  • Óleo para fritar
Com o jiló já fatiado, coloque em um recipiente cheio de água e deixe de molho por 10 mts, troque a água e refaça o mesmo processo por três vezes, depois de passado esse processo, escorra bem e tempere com sal e pimenta, passe na farinha de trigo, depois nos ovos (levemente batido e levemente temperados com sal e pimenta) e por último passe na farinha de rosca, depois é só fritar aos poucos no óleo quente. Deixe escorrer e siva com molhinho de pimenta.

*Quero muito agradecer as manifestações de carinho que ainda venho recebendo. E dizer que estou enjoando um pouco, também com a pressão um pouco baixa mas estou firme e vou continuar tentando manter a cozinha atualizada.

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Recebendo os amigos com um azeite aromatizado


Image and video hosting by TinyPic




Acho essa uma maneira simples e genial de receber os amigos em casa, enquanto prepara ou termina o seu jantar eles podem ir bebendo algo acompanhado de um bom pãozinho que vai tomando um pequeno banho neste perfumado azeite. Algo tão simples e tão encantador. Podem acreditar em mim, vai fazer sucesso!

  • 500 ml de azeite extra virgem
  • 3 ramos de alecrim fresco
  • 1 colher (sopa) de sal grosso
  • 3 pimentas dedo-de-moça (eu utilizei pimenta de cheiro, creio que aqui em Sampa se chama pimenta bode)
  • 2 dentes de alho com a casca levemente amassado
  • 3 tirinhas de casca de limão
  • Um toque de pimenta do reino moída na hora
Na véspera, misture o azeite com os demais ingredientes. Sirva acompanhado com fatias de pães.

*Fonte: Revista Claudia Comida e Bebida.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Bolo de pera e gengibre com calda de amêndoas


Image and video hosting by TinyPic



Primeiro quero muito agradecer todo o carinho que recebi e dizer que aos poucos vou contando pra vocês as novidades!

E vamos continuar pilotando o fogão né?! (risos). Esses dias fiquei namorando esse bolinho e pensando no perfume e mistura de sabor do mesmo. Ao retirá-lo do forno já tive a certeza que ficaria mesmo apaixonada por ele, pois estava fofinho, com a mistura do crocante das amêndoas e essa calda gelada é mesmo imperdível.

  • 9 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos grandes
  • 3 peras médias, maduras, picadas
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pó
  • 1 colher (sopa) de uva passa branca sem sementes
  • 3 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de água
  • Manteiga para untar as forminhas
Para calda :

  • 1 lata (330 g) de creme de leite com soro
  • 1 colher (chá) de essência de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de licor de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de açúcar
Com um batedor de mão (fouet), bata o açúcar, o óleo e o sal. Misture os ovos. Junte a pera, o gengibre, a uva passa e a amêndoa. Adicione a farinha, o fermento e a água. Em formas de muffins, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo coloque a massa, polvilhe por cima de cada bolinho amêndoas em lâminas e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. E asse até dourar, faça o teste do palito. Retire do forno, desenforme sobre uma grade e aguarde esfriarem.

Para calda: Em uma tigela, misture o creme de leite, a essência de amêndoas, o licor e o açúcar. Leve à geladeira por uma hora. Depois dos bolinhos frios e desenformados, sirva coberto com a calda gelada.
Rende - 15 bolinhos.

*Fonte - Revista Claudia Cozinha

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Uma carne de lata e uma lembrança muito forte


Image and video hosting by TinyPic



Foi por meio de comentário de uma leitora muito gentil que cheguei até essa empresa, e eles me mandaram a carne de lata e paçoca feita com a borra da carne de lata que eles comercializam. A borra da carne nada mais é do que aquela carne que fica grudadinha no fundo da panela e paçoca é melhor versão de farofa que já comi na vida! Agora a carne de lata deles é igualzinha a que comia na infância e enquanto aquecia, sentia aquele cheirinho e já começava a me emocionar.

Quero dizer para todos que passam por aqui, visitem o site e não percam a chance de comprar uma legítima carne de lata, pois eu nunca mais vou poder ficar sem (risos). Eles tem um sistema de vendas pelo site e enviam o produto que chega até você perfeito.

Muito obrigada ao Douglas que foi quem me atendeu!

Um super obrigada também a minha querida leitora que não me deixou o nome no comentário mas penso que passa por aqui e por isso já deixo meu agradecimento.


Site da empresa - www.carnenalata.com.br ou www.deferropanelas.com.br
Para falar direto com a empresa ou com o Douglas que foi quem me atendeu fica aí o telefone - (37) 3222 2055



Image and video hosting by TinyPic




*Muito obrigada por tantos comentários carinhosos no post abaixo, nós estamos mesmo muito felizes e fico feliz em saber que tantas pessoas legais gostam e torcem por mim, muito obrigada mesmo!

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Gente nova chegando por aí...


Image and video hosting by TinyPic



Venho aqui explicar o motivo dessa nova pausa, é bem simples eu estou grávida e por isso demorei uns dias para me acostumar com minha nova situação, mas quero falar que amanhã a programação volta ao normal, certo?! Muito obrigada pela compreenção e carinho de todos! E hoje estou mais feliz que pinto no lixo. risos

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Biscoitinhos ioiô com recheio cremoso de maracujá


Image and video hosting by TinyPic




Essas bolachinhas já fiz várias vezes pois meu amor pelo tal maracujá vem da minha infância. E ontem eu fui até a Doural conhecer os proprietários da loja e como cozinheira não queria chegar até lá de mãos vazias, e então fiz as bolachas na parte da manhã, depois do almoço fui até lá e encontrei com o Fernando uma pessoa muito doce, muito atenciosa e se já era apaixonada pela loja deles agora sou fã de carterinha, a esposa dele não estava no momento mas eu já sabia disso pois ela já tinha falado comigo por email, quero agradecer o carinho de vocês comigo, muito obrigada de verdade. E como eu não vou lá e saio de mãos vazias depois vem as fotos da minha comprinha.

Iliane minha querida amiga posso te passar o endereço da Doural por email, mas eu ficaria mais feliz que pinto no lixo se pudesse te acompanhar até lá.

*Pessoal olha só falo da Doural aqui, essa não é a primeira vez mas é totalmente gratuito nunca ganhei nada por isso viu?! rs E vocês podem falar e perguntar o que tiverem afim sobre a loja e sobre os produtos também. Assim como a Cris fez aí nos comentários falando sobre sua insatisfação na compra feita com eles pela internet. Cris olha pelo conheci do Fernando eles vão melhorar isso aí em amiga. rs

Xícara medidora de 240 ml


Biscoitinhos
  • 175 g de manteiga sem sal, amolecida
  • 115 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
  • 2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
  • 265 g de farinha de trigo, peneirada
  • 35 g de amido de milho, peneirado
  • 1/3 xícara (80ml) de polpa de maracujá
Recheio
  • 125 g de manteiga sem sal, amolecida
  • 150 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
  • 1/4 xícara (60ml) de polpa de maracujá
Pré-aqueça o forno a 160 graus; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Para fazer o recheio, coloque a manteiga e o açúcar na tigela da batedeira e bata por 6-8 minutos ou até obter uma mistura clara e bem cremosa. Passe a polpa de maracujá por uma peneira para retirar as sementes e acrescente à mistura da batedeira, batendo por mais 3-4 minutos ou até ficar homogênea. Reserve.

Prepare os biscoitinhos: coloque a manteiga, o açúcar e as raspas de limão na tigela da batedeira e bata até obter uma mistura clara e cremosa, 6-8 minutos. Junte a farinha, o amido de milho e a polpa de maracujá e bata em velocidade baixa para incorporar. Faça bolinhas com 1 colher (chá) cheia de massa e coloque nas assadeiras preparadas - se a massa estiver muito grudenta, leve à geladeira por 15-20 minutos. Achate as bolinhas levemente com um garfo úmido e asse por 12-15 minutos ou até ficarem com uma cor dourada clara. Deixe esfriar nas assadeiras. Junte dois biscoitinhos recheando-os com o creme de maracujá antes de servir.

*O recheio dá para duas receitas de massa de biscoitinhos, mas também pode ser guardado em geladeira e consumido com torradinhas, ou panquecas e até mesmo waflles.


*Fonte - Deixou aqui meu agradecimento e meu carinho sempre a Patricia que pilota essa linda cozinha que vocês podem ver AQUI! De lá já retirei inúmeras receitas e essa foi apenas mais uma receita de sucesso que pesquei por lá.

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Semifreddo de mel


Image and video hosting by TinyPic






O nome semifreddo significa "semifrio, é um tipo de sorvete mas é menos consistente que os sorvetes tradicionais que conhecemos, tem uma textura mas cremosa e acetinada. E este semifreddo em especial me faz declarar meu amor incondicional pelas abelhas, pois se tem um ingrediente que não falta na minha despensa é o lindo, sedoso e dourado mel.

Antes de começar o semifreddo, bata 300 ml de creme de leite fresco em ponto de chantily e reserve na geladeira. Numa outra tigela (de alumínio de preferência), coloque 100mls de um bom mel, 1 ovo e 4 gemas (eu utilizei ovos caipira o que deu um tom mais amerelinho ao meu semifreddo) com a ajuda de fouet misture bem. Coloque uma panela com água no fundo com a tigela (que contém a mistura de mel e ovos) por cima e leve ao fogo moderado. Você deve aquecer o mel e os ovos sem enconstá-los na água (para que não desandem) faça isso sem parar de mexer, vai precisar de uma batedeira de mão ou um fouet. Misture até obter um creme sedoso e encorpado. Aqui levei uns 4 à 5 minutos. Retire do fogo assim que atingir a consistência e misture ao creme de leite batido, transfira para uma assadeira de pão de forma ou uma assadeirta tipo terrina devidamete forrada com filme plástico e leve ao freezer por 3 a 4 horas. Na hora de servir, regue com mel e cubra com lâminas de amêndoas.

Já não é a primeira vez que faço semifreddo e cada vez que faço um eu tenho mais a certeza que prefiro mil vezes mais a textura e sabor do mesmo que dos sorvetes convencionais.

O meu ficou baixinho pois na hora de enformar o bichinho minha forma de vidro menor foi de encontro ao chão e ficou em pedaçinhos.

*Fonte - Programa Verão com Nigella

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Temaki brasileirinho


Image and video hosting by TinyPic



Esse temaki que na verdade é bem brasileiro, encantou meus amigos que passaram por aqui no sábado para jogar "Master". Foi uma noite super agradável, de muitas risadas, comidinhas e coisas boas. O arroz japonês deu um equilibrio fundamental na mistura de purê de abóbora e carne seca. Esse é um petisco que pode ser considerado um lanche bem fácil de fazer e bem saboroso.

  • Arroz de grão japonês, feito na panela própria para arroz oriental, sem sal e sem óleo. Depois que ficar prontinho retire da panelinha e tempere com um toque de vinagre de arroz e uma pitada de sal, reserve. Para fazer 20 temaki eu utilizei 1 1/2 xícara de chá de arroz cru.
  • Retire o sal da carne seca, cozinhe na panela de pressão e depois desfie. Aqueça azeite numa panela de fundo grosso, refogue 2 cebolas em rodelas e 1 dente de alho picadinho, junte a carne e tempere com um toquinho de pimenta. Reserve.
  • Para o purê de abóbora - Utilizei meia abóbora japonesa. Numa panela refoguei 1/2 cebola com pouquinho de alho macerado com sal, juntei a abóbora e um pouco de água. Deixei cozinhar até começar a se desmanchar, nesse momento desliguei o fogo e amassei a abóbora, voltei novamente ao fogo e juntei 1/2 xícara de chá de creme de leite, ajustei o sal e a pimenta.
  • Para montar o temaki - Utilizei um pacote de Rap 10 ou pode usar também pão folha , corte ao meio, coloque um pouquinho de arroz, o purê de abóbora e a carne seca. Enrole de modo que fique como um cone. Sirva junto com um molhinho de pimenta.


Image and video hosting by TinyPic

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Pão de queijo na máquina de waffle


Image and video hosting by TinyPic



Eu sou apaixonada pelo jeito de cozinhar desse chef. O Rogério Shimura é uma pessoa tranquila, explica super bem o que está fazendo e ele carrega junto com ele a verdadeira alma do cozinheiro que pra mim é a simplicidade, pois tem "cozinheiros-chefs e donos de blogs" que mas parecem celebridades do que propriamente cozinheiros e apaixonadas por esse ofício.

O Rapha em sua última semana de férias, resolveu convidar uns amiguinhos para jogar videogame em casa, e foi uma tarde de bagunça e muita, muita gritaria (como criança grita, né?! rs) e eu já estava com essa receita do Rogério para testar e achei que seria legal colocar a máquina de waffle no balcão e fazer com a criançada em volta, seria um lanche prático e divertido e realmente estava com a razão foi exatamente isso que ocorreu. Alguns comeram com requeijão e mel, outros com geléia e até mesmo purinho. O pãozinho fica com uma casquinha crocante por fora e bem macio por dentro. Por aqui adoramos.


Image and video hosting by TinyPic



  • 250 g de polvilho azedo
  • 165 g de polvilho doce
  • 13 g de sal
  • 60 g de óleo (eu utilizei de milho)
  • 225 g de leite
  • 60 g de ovos
  • 250 g de queijo meia cura
  • 150 g de parmesão
Num recipiente coloque os polvilhos e o sal. Em uma panela coloque o óleo e o leite, leve ao fogo para ferver. Depois que ferver coloque lentamente sobre os polvilhos. Misture até esfriar, adicione o ovo e vai mexendo até incorporar totalmente. Por último acrescente os queijos. Porcionar em 50 g e colocar na máquina de waffles já aquecida.

* Pode também ser frito em óleo quente.

*Fonte - Chef Rogério Shimura


Image and video hosting by TinyPic