segunda-feira, abril 18, 2011

Costela americana


Image and video hosting by TinyPic




Um dia desses eu estava sentada na frente da tv, coisa rara quando se tem duas crianças em casa e aí coloquei no VIVA e estava passando o programa da Ana - ela fez essa costela e puxava os ossos e os mesmos soltavam com facilidade e a tal costela tinha um molho denso e uma cor escura que me fez ficar de antenas ligadas e quando ela experimentou os tais anéis de cebola e dava para ouvir a crocância da massinha que ela utilizou para empanar a tal cebola eu que tinha um pedaço de costela no freezer não resisti e fiz a receita - minhas considerações a carne fica perfeita, macia e adoçicada no ponto correto - o molho precisa bem mas tempo do que o citado na receita para atingir a espessura que eu acho adequada e a tal cebola perfeita.

  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi
  • 1 xícara (chá) de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de alho picado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 costela de porco (+/- 1,2 kg)

Anéis de cebola

  • 1 copo (tipo americano) de cerveja clara
  • 1 copo (tipo americano) de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • Ervas picadas a gosto (sálvia, alecrim e tomilho)
  • Pimenta calabresa a gosto
  • 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 3 cebolas grandes cortadas em anéis de +/- 1 cm
  • Óleo para fritar

modo de preparo

1 - Numa tigela prepare uma marinada com 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de suco concentrado de abacaxi, 1 xícara (chá) de molho shoyu, 1 colher (sopa) de alho picado, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem.

2 - Dentro de um saco plástico coloque 1 costela de porco (+/- 1,2 kg) e a marinada (feita acima), feche o saco e mexa bem. Leve para a geladeira e deixe reservada por 24 h.

3 - Depois deste tempo abra o saco plástico, retire a costela e coloque-a numa assadeira com o osso para baixo. Despeje sobre a costela toda a marinada. Cubra com papel alumínio, tomando o cuidado para fechar bem as pontas do papel alumínio nas bordas da assadeira (para formar uma estufa) e leve para assar em forno pré-aquecido a 150 graus por 2h.

4 - Retire o papel alumínio, vire a costela, volte para o forno e deixe +/- 15 minutos para caramelizar a costela. Sirva com cebolas tirolesas.

Anéis de cebola

1 - Em uma tigela misture 1 copo (tipo americano) de cerveja, 1 copo (tipo americano) de farinha de trigo, sal e ervas picadas a gosto (sálvia, alecrim e tomilho), pimenta calabresa a gosto e 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado. Deixe descansar por 20 min.

2 - Passe os anéis de cebola na mistura de cerveja e farinha de trigo e frite, aos poucos, em óleo com temperatura moderada (160 a 170 graus). Escorra em papel absorvente e sirva quente acompanhando a costela à americana.


Fonte - Programa Mais Você

11 comentários:

Beatriz disse...

Menina do céu, eu sou doida nessa costelinha.
A sua ficou com uma cara ótima!!!
Já vi várias receitas na internet, mas nunca havia me animado.
Qualquer dia desses, eu me jogo com fé!..rsssss
Bjsssss

Letrícia disse...

Eu vi essa receita no Mais Você! Está anotadinha num pedaço de papel que eu carrego para cima e para baixo, para me lembrar de comprar costelinhas :-)

Bom saber de alguém que preparou, acredito mais nas blogueiras amigas do que na Ana.

Beijos!

Andreia Braga disse...

Hummmq delicia,ficou muito bonita sua receita.

Bjs

Andreia Braga

Anónimo disse...

Eu fiz quando ela passou na tv, mas achei que ficou enjoativa, bem longe do sabor daquele restaurante australiano, bjos.

Nani disse...

Nossa parece uma ótima receita mesmo! As cebolas ficam crocantes mesmo? Nunca consigo crocancia nas que eu faço!
Beijos

Pitadasdilu disse...

Nossa deve ser bom demais, esses anéis de cebola são a paixão da minha Mãe.
Bjos, Lú.

ameixa seca disse...

Costela é a parte da carne que eu mais aprecio, a carne é sempre mais tenra :)

Akemi disse...

Minhas anteninhas tbm se ligaram e pela sua descrição me senti sentada naquele restaurante famoso que servem estas famosas costelas agridoces e cebolas empanadas! Hummmm! Fui só uma vez quando ainda estava no Japão (aqui nem dá para pensar em ir com o preço exorbitante) mas agora com sua receita já posso matar as saudades! Bjss

Valentina disse...

Ei, danada vc amigaPela descriç#ao deve ter ficado excelente. Adoro costelas.

Carla Colombo disse...

A-D-O-R-E-I seu blog! Caí aqui por acaso, e já me tornei seguidora! Tbm tenho um blog de culinária, e deu gosto de ver sua dedicação com a cozinha, familia e filhos e sua maneira de escrever é muito gostosa de ler! Fui voltando paginas e paginas pra ler, e ja vou anotar algumas receitas pra futuramente fazer, e recomendá-las no meu blog! Abraços!

Ana disse...

Ola´menina!
Passando pra lhe desejar uma "Feliz Páscoa"
Como sempre coisitas deliciosas hemmm!!!!
Uma abençoada semana pra vc.


"Os únicos bens duráveis, imutáveis e sem preço,
são o afeto e a solidariedade que se sentem pelas pessoas queridas. "
(Isabel Vieira)