segunda-feira, dezembro 13, 2010

Tamales


Image and video hosting by TinyPic




Não sei como funciona a dinâmica doméstica em sua casa mas na minha a coisa funciona +\- assim: dia de feira vou até lá geralmente levo o Enzo (meu querubim caçula) que come muito, muito mesmo tipo todas as frutas que os feirantes oferecem o menino traça e nesse dia vou vendo o que esta na época e com o preço melhor e é só depois disso que as receitas são criadas, por isso muitas vezes eu mudo o recheio de uma receita de torta ou a cobertura de um bolo pois vou sempre utilizar o ingrediente que tenho salvo raras vezes que compro as coisas pra fazer uma determinada receita aí sim sigo a risca (rs). E essa receita geralmente você sempre vai ter todos ingredientes para executá-la em casa e não vai precisar utilizar a dispensa toda pra fazer apenas uma receita e ainda tem a vantagem de poder brincar um pouco com os ingredientes e claro que a aí a receita não seria tão fiel a original, mesmo assim você estaria sendo original utilizando o que tem em casa e não deixando perder nem um alimento que vamos combinar né gata, não dá pra deixar nada ir parar no lixo. O resultado final dessa receita me lembrou muitíssimo um cuscuz paulista se alguém executar a receita me diga se tenho ou não razão.


  • 3 tomate sem pele nem sementes
  • 1 pimentão verde sem sementes*
  • 1 cebola
  • 250 g de carne moída
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 1/2 xícaras (chá) de água
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
  • 50 g de azeitonas pretas sem caroço picadas
  • 1 lata de milho verde cozido no vapor
  • 1 colher (café) de sal
  • Cheiro-verde a gosto picado
  • 100g de mussarela ralada
Bata no liquidificador os tomates, o pimentão e a cebola. Reserve. Refogue a carne em uma frigideira antiaderente até secar toda a água. Adicione o alho, mexa bem e acrescente a mistura do liquidificador reservada. Deixe cozinhar um pouco e acrescente 1 xícara (chá) de água. Umideça a farinha de milho com o restante da água e adicione ao refogado, acrescentando também as azeitonas e o milho. Mexa até engrossar. Tempere com o sal e o cheiro-verde. Coloque em uma fôrma retangular (25x17 cm), salpique com a mussarela e leve ao forno quente (200 graus) por cerca de 15 mts ou até que a mussarela esteja derretida.

*eu utilizei pimentão vermelho


*Fonte - Revista receita minuto

9 comentários:

ameixa seca disse...

Tamale nada... tá é muito bom :)

Ana disse...

Nossa, q cara boa Lica!
Eu estava querendo fazer polenta aqui em casa hoje (ta um frio aqui onde moro), mas gostei da sua ideia, tudo numa assadeira so! rs!
Sera q da p/ fazer usando fuba ao inves da farinha de milho? Talvez se eu cozinhasse a polenta antes? Aqui nao tem farinha de milho... mas juro q fiquei com vontade de fazer sua receita, ta com uma cara muito boa! (e eu adoro cuscuz! hehehe!!)
Ana

Taís disse...

Adorei a receita! Muito fácil e saboroso!
Bjos e ótima semana!!

Delícias da Andréa disse...

Essa receita ficou maravilhosa, deu fome, hummmmmmmm!!

andreaquitutes.blogspot.com/

Beijinhos,Andréa....

Quitutes da Juju disse...

Que receita mais rica de ingredientes! O resultado deve ter sido fantastico!

Beijinhos, Juju
http://quitutesdajuju.blogspot.com

garlutti disse...

Hola me gusta tu blog ecompartamos ideas y recetas saludos desde VIGO ESPAÑA MARIMI

Amehlia Digital ! ® disse...

Fia, táébão!! =D
Lica, primeiro quero agradecer seu carinho, vc é realmente mt especial p mim. E essa receita é das q eu gosto, pq acho q vou conseguir fazer...e a carninha entra p agradar o povo aqui de casa, né?!
O seu fofuxo deve estar um rapazinho, hein Lin?!
E amei Rapha gostar da minha receita, perto da mãe cozinheira de mão cheia q ele tem....=}
Um bejim grande no seu coração!

Eli disse...

Ameixa Seca - Muito obrigada querida!

Ana - Amiga eu acredito que se você dissolver uma colher de sopa (de mãe) de fubá num pouquinho de água e juntar ao molho de carne moída dá certinho, eu acredito aproveita e conta depois pois vou fazer esse teste em breve. hehe

Taís - é bem prática né?!

Delícias da Andréia - Obrigada querida!!

Quitutes da Juju - é simples e bem prática né?!

garlutti - Muito obrigada pelo carinho e vou estar sempre aqui a espera da sua visita. :)

Amehlia digital - amiga o que te falo é de coração e verdadeiro e o rapha amou a receita vou fazer pra ele no sabado, o Enzo está enorme andando pela casa nem consigo acreditar, minha ficha ainda não caiu. hehehe

Priscila Beneducci disse...

OI Lica, e as crianças, a formiguinha deve estar reinando muito...

Feliz 2011 para vc e toda sua familia,
beijos da Priscila Beneducci