segunda-feira, maio 07, 2007

Rolinho Primavera de Frango Assado


Image and video hosting by TinyPic



Sei que muitas pessoas gostam do rolinho primavera, mas evita por ser frito então resolvi postar essa versão do famoso rolinho mas assada. O rolinho fica super crocante e bem saboroso! O molhinho é delicioso e acompanha outras coisinhas como: carne de porco, tirinhas de frango empanadas no gergelim e assadas ou fritas, e até mesmo uma batatinha frita.
  • 1 peito de frango cortado em tiras bem fininhas
  • 1 colher (sopa) de gengibre
  • 1 colher (sopa) de saquê
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 6 folhas de repolho em tiras bem fininhas
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1/2 cenoura ralada
  • 250 g de moyashi lavado e escorrido
  • 5 ramos de cebolinha cortado em tiras finas
  • 1 colher (chá) de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (chá) de amido de milho dissovido em um pouco de água
  • 1 pacote de massa fílo
  • Manteiga para pincelar
Molho
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre
  • 1/3 xícara (chá) de suco de abacaxi
  • 1 colher (sopa) de shoyu
  • 4 colheres (sopa) de catchup
  • Sal a gosto
Tempere o frango com gengibre e o saquê deixe no tempero por uns 15 minutos. Aqueça o óleo na panela wok, quando o óleo estiver bem quente, adicione o frango e deixe dourar. Acrescente o repolho, a cenoura, alho e por último o moyashi. Tempere com sal, pimenta. Caso o moyashi comece a soltar água, adicione aos poucos o amido de milho dissolvido em água. Mexa rapidamente a mistura e retire do fogo. Passe para outra vasilha e deixe esfriar (esse recheio só pode ser utilizado frio). Para rechear coloque um pouco da mistura nem canto de uma folha de massa fílo, enrole dobrando as laterais para dentro, de modo a não permitir que o recheio saia. Para colar a massa, passe manteiga derretida, coloque o rolinho numa assadeira e pincele com manteiga. Leve ao forno a 180 graus até dourar a massa.
Molho: Dissolva o amido de milho na água e reserve. Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o catchup e o suco de abacaxi misture bem e adicione o amido e cozinhe até obter um molho brilhante e cremoso.

Fonte: Chef Rogério Shimura

Veja a dobra da massa.


Image and video hosting by TinyPic

27 comentários:

Silvia Arruda disse...

Hummmm Eliana! Adorei a idéia do molho... qdo vc fala que dá para comer com batata frita, me deu água na boca!! E boa essa idéia de rolinho primavera de frango! Nuna comi essa versão!
Bjos

Paula19 disse...

Que bom Eliana. Mas tem aí alguns nomes que não faço a mínima idéia do que sejam.

Marcia H disse...

Muito obrigada pelos elogios. É, eu estou colecionando as tiradas. Ontem a filha da vizinha apontou pra minha barriga e disse: bola! eu quase morri de rir.
Muito legal essa idéia do rolinho assado, vou testar, pois eu sou uma daquelas que brigam com frituras (eu não sei fritar nada direito!).
bjs

Cláudia A. disse...

Muito legal os rolinhos serem assados. Estams evitando frituras aqui em casa. Amei o fato de serem de frango, também gosto de recheá-los só com vegetais. A massa filo é muito versátil. Um beijo Eliana, uma ótima semana para você.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ge-ni-al, Eliana! assados assim sao muito menos dor na consciencia! :-) beijao,

semente de sésamo disse...

Eu também faço sempre no forno, uma vez que não aprecio nada frito. Estes estão muito bonitos.

Cris disse...

Lica:
Com certeza vou fazer esse rolinho!!! Adoro um rolinho de queijo do China in Box. Já experimentou?
Obrigada por ter visitado o meu blog. Vá sim para PAraty porque vale a pena. A cidade é uma grça, boa comida, lojas legais e prias lindas para se conhecer de barco.
Já o pão de canela e maçã eu usei sim o suco de caixinha, da Turma da Mõnica!
Bjs,

Cris

Anónimo disse...

Lica, rolinho primavera é uma delícia mesmo, eu já vi várias receitas para fazer a massa em casa, mas acabei desanimando visto a trabalheira que parecia...esse de massa filo resolve fácil o problema e ainda é assado, beleza!!! O molho também deve ser muuuuito gostoso!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Meu Grande Sonho disse...

Elianaaaaaaaaaaaa, rolinho primavera é mnha perdição!!!!! Vc já comeu rolinho primavera romeu e julieta? É maravilhoso!!!!!

Valentina disse...

Eli querida, também adoro rolinhos primavera. E assado entao..muito melhor. no Vietnã comia muito uns com papel de arroz. Maravilhosos.

Smas disse...

Aqui tenho uma desvantagem: há rolinhos desses por todo o lado e até a mãe de uma amiga que fornece para quem quiser e também assado pelo que dá preguiça para fazer.
O seu está lindo, mas tenho mais uma dúvida: moyashi é um tipo de cogumelos?
Eh eh eh, acho que você não me vai querer mais por aqui comentando, sempre com dúvidas! Que chata!
Bjs, saindo de fininho ;)

Akemi disse...

Querida Eliana, quantas coisas gostosas você postou nos últimos dias! E estes rolinhos assados, que delícia!!! Bom saber que podem ser assados também! Beijos

Eli disse...

Silvia Arruda o molhinho fica ótimo com batata frita. :)

Paula19 me mande no email o que não entendeu que tento esclarecer.

Márciah se está colecionando olhe o post que vou fazer para o dia das mães pois vai ter uma do Rapha. :) Olha esse rolinho é super fácil de fazer.

Cláudia você pode rechear só com legumes ou queijo. Boa semana pra vc´s também querida!

Fezoca é verdade a gente até come um pedaçinho a mais. hehehe

Juinha eu também uso muito o forno.

Cris eu ja comi o de lá sim. :) Muito obrigada pela resposta eu vou fazer o pão de canela pra tomar com cházinho e te falo depois.

Verena eu faço a versão frita com a massa feita na frigideira mas realmente é bem trabalhoso. Esse ai é tão saboroso que acho que vale a pena experimentar. :)

Larissa eu já comi sim, e você pode fazer com queijo e goiabada usando o mesmo processo.

Valentina agora fiquei com vontade de comer essa versão. :)

Smas moyashi não é um tipo de cogumelo vou mandar a fotinha pra você, olha você pode perguntar sempre tudo que não entender pois vamos sempre encontrar uma maneira de esclarecer. :) Você é muito querida aqui!

Akemi fiquei tão feliz de ter você de volta! Obrigada querida!

Cris disse...

Lica, este frango temperado com gengibre e saquê, fala sério, deve ficar divino! Bom e os rolinhos também, mas acho que vou adotar este tempero para marinar o frango em outras receitas!

winnie disse...

Desculpa mas já me servi de um rolinho.
Estava maravilhoso!

Anónimo disse...

Oi Eliana,

entro diariamente no seu blog e já testei a receita dos Muffins de chocolate. Fui em quem fez a pergunta das forminhas de papel. Obrigadíssima pela dica. Esses muffins são deliciosos. Com sorvete então... divino.
Mas eu queria sabe onde eu acho Massa Filó pra comprar.. tem alguma marca no mercado? Ps: morro em BH.
Beijos e obrigada,

Karina

Anónimo disse...

Sorry, Moro em BH.

Karina

Eli disse...

Cris fica sim, eu achei um luxo esse tempero e já fiz só o franguinho com ele e comi com meu arrozinho ficou tudo de bom. :)

winnie que bom que gostou!

Karina fico muito feliz que você tenha feito os muffins e gostado. :) Olha a massa filo é da marca Arosa você encontra em grandes supermercados. Muito obrigada por me visitar! Qualquer dúvida que tiver pode perguntar aqui ou me mandar um email.

Natércia Ramalho disse...

Amei essa sua receitinha, bem me faz crescer água na boca que maravilha...um beijinho. Natércia.

Cinara disse...

Que lindos rolinhos, Eliana!! Eu nunca trabalhei com massa filo, sabia? Agora você me deixou tentada... Excelente receita mesmo! ;o) Bjs!

Beatriz Belliard disse...

aiaiai mais uma receitinha para fzer urgente ! que maravilha de rolinhos ! bjs

Eli disse...

Natércia você sempre tão querida, obrigada!

Cinara fica uma delícia! Olha vou deixar uma dica aqui pra você, se resolver fazer mantenha a massa coberta com um pano úmido, e vai tirando folha por folha. Pois ela seca rápidinho.

Bia se fizer depois me conte o que achou?!

Chef Rogério Shimura disse...

Bom dia !!!!!
que bom que vcs gostaram da receita!!!!
Lica está de parabéns pelo site!!!!
Precisando de algo é só me chamar...
bjs e fico muito contente com as respostas dos internautas......

Chef Rogério Shimura disse...

opsss... sou o Rogério Shimura
www.rogerioshimura.com.br
ok!!!!!!!!!!
bjs

As meninas disse...

Faz tempo que sou fã do seu blog, mas nunca comento, sempre fico babando....hehehehe...mas tbem faz tempo que namoro esse rolinho primavera, mas preciso de um esclarecimento...O que é massa filo? e Se onde eu moro - lugar pequeno, necessitando de novidades - não tiver essa massa, vc aconselha mudar pra outra??? beijos e parabéns por tão lindo blog....

Eli disse...

Rogério fiquei muito honrada com sua visita!! :)

Fabiane obrigada por me visitar e por esse carinho!! Olha a massa filo você encontra nos supermercados na parte de congelados junto com a massa folhada. Me mande um email pra eu saber onde você mora, se não encontrar aí te falo de uma outra massa que talvez você encontre.
Bjinho!!

As meninas disse...

Eliana moro numa cidade nem tão pequeninha, mas de dificil acesso a novidades, o povo daqui é avesso as novidades e os moradores que não são daqui - caso da minha familia - passa algumas dificuldades....Vou procurar a massa filo mas qual seria a outra opção? Moro em Fraiburgo SC, fica a 400km de Florianópolis......beijos e obrigado