quarta-feira, dezembro 03, 2008

Proteína de soja com polenta


Image and video hosting by TinyPic



Depois da friturinha de ontem, vem logo algo mas leve mas tão saboroso quanto a outra receita. A soja definitifamente entrou na minha casa e hoje ela brilha da minha mesa , se ainda não provou a soja e pra isso faltava apenas um empurrão, eu estou aqui nesse momento te dando esse pequeno empurrão, pois a soja é verdadeiramente saborosa, ela absorve bem os temperos colocados nela e fica bastante saborosa.

  • 3 xícaras de água
  • 2 xícaras de proteína de soja texturizada
  • 1/4 xícara de azeite
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 colher (sopa) de coentro picado
  • 4 dentes de alho picadinhos
  • 1 cebola grande picada
  • 400 g de tomate pelado (eu fiz o meu em casa mas você pode comprar ele prontinho em lata)
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • Sal a gosto
Polenta

  • 3 xícaras de água
  • 1 xícara de flocos de milho pré-cozidos
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) sal
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • Azeite para regar a polenta depois de servida no prato
Preparo - Deixe a soja de molho por 30 minutos na água. Frite o alho e a cebola no azeite. Junte a proteína de soja (escorra a água mas não esprema a soja) e o tomate. Deixe ferver e tempere com o sal e a pimenta. Adicione a salsa, o coentro, misture e cozinhe por 20 minutos ou até a proteína ficar macia. Retire do fogo, junte a salsinha e misture. Reserve.

Polenta - Leve ao fogo médio a água e os flocos de milho, mexendo, até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo, por mais 3 minutos ou até engrossar. Tire do fogo e junte a manteiga, o sal , queijo ralado, requeijão cremoso e mexa até derreter o queijo. Sirva a polenta no prato, coloque o refogado de soja por cima e regue com azeite.

* Fonte - Revista Claudia Cozinha

*Xícara utilizada na receita é xícara de medida e não de jogo chá.

25 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Eliana devia estar uma delicia!Um beijinho...

Cris disse...

Lica:

Sempre faço proteína de soja em casa. Eu adoro!

Bjs,

Cris

Vivian disse...

eu nunca fiz soja por achar difícil de preparar. Mas pelo q vi, nao é. O que vc acha se a gente lançasse um desafio só de soja? vale tudo!! doce, salgado, frito, assado ...

bjks

Silvia Arruda disse...

Eu nunca comi proteína de soja... mas vendo seu pratinho assim, tão bem feitinho, deu até vontade de experimentar!

Anónimo disse...

Oi Lica, aqui em casa todos adoram soja! Já tentei fazer almondegas de proteína texturizada, mas não acertei, infelizmente.

Eu faço ela sempre torradinha, com alho e sal. Fica uma delííícia. Vai bem com feijão preto, arrozinho branco e couve ... hummm!

Adoro seu blog!
Bjin!

Filipa disse...

Eu ainda nunca comi soja mas obrigada pelo empurão :) Já há algum tempo que ando para experimentar e pode ser que seja desta.

O prato ficou com óptimo aspecto!

beijinhos

Alice disse...

mais uma versao de PTS pras minhas receitinhas
uma dica: um refogado de cebola, PTS e cenoura claro com devidos temperos, fica ótimo! abraços lica!

Tânia disse...

Eu também já usei misturada com carne nas almôndegas, mas nunca assim, sozinha....
Vou fazer sem contar para a "corte" o que é....

Nani disse...

Acho que este então será meu empurrão pois eu nunca usei, alias tenho sempre a sensação de que ela é ruim.
Amiga estou indo pra ai, podiamos marcar algo, também estou com saudades, qualquer coisa me mande um e-mail.
Beijos

Laurinha disse...

nunca fiz.... nunca comi.... sei lá pq!

bom, com polenta, acho que até pedrinha no molho de tomates!! :DDD

vou experimentar...

Beijinhos

Laurinha disse...

Lica, na polenta não está descrito manteiga... só para registrar...
beijinhos

Anónimo disse...

Lica...
O prato tá lindo e me parece apetitoso demais...amo polenta, mas eu nao entendo de soja...podem rir de mim..rsrsrrs..nao fico brava..tomo leite de soja todo dia e adoro, mas nao conheço a soja pessoalmente...e proteina de soja é a soja de que jeito? Ai que vergonha...mas preciso ser honesta e perguntar...
Bjs e fica com Deus
Marcia
Perth Amboy - NJ

ameixa seca disse...

Eu alimentei-me de soja durante 5 anos que foi o tempo que estudei fora de casa. A soja granulada é a minha favorita... delicioso este prato :)

Marcia disse...

Lica, por aqui ainda não entrou não.
Maridão tem preconceito, afinal ele ele é pecuarista e eu, apesar de almoçar muito em restaurante veggi quando vou a Franca e achar tudo delicioso, não encontrei nunca nada de bom com esta proteina de soja. Gosto s[o dos grãos.
Mas a sua receita parece excelente. Vou fazer, provar e tentar enganar o maridão.
Bjos

Smas disse...

Aqui em Macau comemos muito tofu e coisas de soja, mas essa proteína de soja não, nem sei porquê.
Adorei as fotos, estão lindas e já com um ar tão natalício, aqui tenho a casa em obras e numa confusão...
Bjs

Beatriz Belliard disse...

hmmm que delicia, estava memo a procura de novas receitas com pts ! bjinhos

Aline Neme disse...

Lica, eu preciso mesmo de um empurraozinho para me jogar na soja! Todo mês falo que vou comprar e passo batida.
Acho que desse mês não vai passar!

Bjundas

Iliane disse...

numca fiz..numca experimentei..nem sei nem porque..mas..a sua ficou super apetitosa...bjus

cozinha da drica disse...

Lica vc acredita que nunca comi proteína de soja!!! Mas a receita de bolinha de queijo é bem parecida com uma minha! Bjks

Anónimo disse...

Eliana,
"só pra variar" essa receita está com uma cara ótima:-). Eu também já adotei a soja por aqui.
Onde é que eu vou achar essa xícara medidora?!
Beijocas.

Maria Amélia

Goreti disse...

Já Provei e aprovei!

Beijos!!!

Mari disse...

Soja é vida. Adoro!

Odete disse...

Lica essa combinacao eh uma delicia e muito nutritiva. Minha mae faz sempre. Eu por hora tenho que evitar o uso de soja, mas assim que meu medico liberar vou fazer.

Beijos

Luciana C. disse...

Lica,
Depois que eu vi este post fiquei alucinada querendo comer proteína de soja, comprei no dia seguinte mas acabou indo para o armário...Isso me lembra a merenda da escola!
Aí ontem não deu outra cheguei do trabalho e fui logo colocando as esponjinhas de molho na água, contei toda uma fábula para meu filhote para despertar nele o intersse pelo prato, fiz exatamente a sua receita e ficou maravilhoso, e o melhor meu pequeno amou!Agora vou fazer sempre.
Obrigada pela dica, suas receitas são td de bom!

Valentina disse...

Amiga, te confesso que nao sou de soja.Agora os temperos que utilizastes deixam qualquer coisa muito saboroso.