quinta-feira, fevereiro 24, 2011
Um amigo, um presente e uma saga
Desde criança ouço a famosa frase: Quem tem amigos tem TUDO! E aprendi bem o valor da mesma - sei bem o valor de um amigo de uma amizade e ao longo tempo venho colecionando amigos por onde passo e o Kazuo faz parte desse meu universo. E sigo juntando amigos - comida - cerveja gelada e como diria o Zeca Pagodinho "deixa a vida me levar" e foi assim que chegou o Kazuo na minha vida e com ele chegou também esse pequeno presente (a abóbora que o Enzo acabou se apaixonando, rs) e deu-se então o começo da minha saga para não deixar nem um pedaçinho dessa preciosidade se perder. Então senta que lá vem abóbora!
Kazuo obrigada de verdade viu? E a próxima abóbora a gente pode marcar com todo mundo e fazer um camarão com abóbora - carne seca e regar com muita cerva gelada e boas risadas.
Salada de abóbora - cozinhe pedaços médios de abóbora no vapor e tome o devido cuidado para que não fique mole demais. Com a abóbora cozida e ainda quente junte meia cebola roxa picadinha, 3 colheres (sopa) de cebolinha, sal maldon, pimenta-do-reino moída na hora, vinagre de alho e azeite honesto, misture bem espere esfriar e vai ter uma salada encantadora para seu almoço.
quarta-feira, fevereiro 23, 2011
Parafuso com almôndega de linguiça
Vocês lembram da receita de almôndegas de linguiça que rolou aqui a alguns dias? Então a mesma idéia virou esse belo prato de massa que de tão simples me encantou por demais. E só no trucão fez bonito na mesa do meu almoço .
Para fazer cozinhei uma massa parafuso, dei um susto numa água quente num tantinho de ervilhas congeladas, dourei minhas almôndegas de linguiça e depois foi só juntar tudo, regar com azeite e salpicar um bom parmesão ralado e pronto. Se você perdeu a receita da almôndega vai aqui.
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
Pizza de berinjela
Manja aquele antepasto bacanérrimo que você faz no microondas mesmo? Ele pode te render uma não menos bacana cobertura de pizza. Amiguinha tu não tem a receita do tal antespasto vai aqui e se divirta depois com as mil maneiras de aproveitar essa receita.
A Saga
O Enzo resolveu sentar e se apaixonar pela abóbora que eu ganhei e vocês vão conferir a saga da abóbora. ;)
sexta-feira, fevereiro 18, 2011
Coleslaw
Meu povo querido que calor é esse?! É insuportável - comer realmente fica difícil pois sempre queremos coisinhas frescas, leves, geladinhas e com isso a cozinheira quebra a cabeça pra fazer a cada dia uma salada nova e com carinha diferente.
- 1/2 repolho branco em tirinhas finas
- 1/2 repolho roxa em tirinhas finas
- 2 cenouras raladas
- 1 cebola roxa em fatias bem finas
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 300ml de maionese
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- Sal e pimenta a gosto
* Fonte - 200 receitas de saladas nutritivas
quinta-feira, fevereiro 17, 2011
Escondidinho de carne moída
Eu tenho uma vizinha fofa - que eu simplesmente amo de paixão e volta e meia ela me aparece com um pratinho lindo de viver e cheio de delícias e foi num dia premiado desses que eu ganhei um pratinho com mandioca cozida, daquelas que ficam quase desfazendo e eu comi um pedaço na hora pois estava quentinho e eu acabei não resistindo o restante eu guardei na geladeira não por muitas horas pois eu iria fazer uma carne moída no jantar e pensei : porque não? E sendo assim nasceu meu simples porém não menos saboroso escondidinho de carne moída.
Para fazer - refogue sua carninha moída de todo dia até ficar bem soltinha e sequinha nesse momento junte cebola, alho, pimentão e tomates cortados em cubinhos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até formar um molhinho grossinho, reserve. Se sua mandioca estiver fria aqueça-a novamente e passe pelo espremedor ou mesmo amasse com auxilio de um garfo - aqueça um frigideira de fundo pesado com um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga - junte a mandioca e vai pingando leite até formar um purê macio e um tanto mais molhinho que seu purê de batatas tradicional, acerte o sal e coloque um toque de pimenta moída na hora, reserve. Pegue uma travessa que possa ir ao forno e unte com azeite, coloque seu molhinho de carne moída e cubra com purê de mandioca por cima salpique parmesão ou mussarela ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva quentinho com uma salada de folhas ou até mesmo com um arroz branco.
quarta-feira, fevereiro 16, 2011
Pimentão assado em cama de legumes
*Aff que nome cumprido - mas a receita é tranquilinha e muito legal. Se você chegou aqui em busca de um prato único simples de fazer para seu jantar chegou no lugar certo. O que é melhor na receita certa. Depois de pronto os legumes ficam super macios e com um sabor surpreendente e se o dia for quente sirva apenas regado com um bom azeite e com fatias de um bom pão.
Para receita que não tem medidas você vai fazer assim: retire as sementes de todos os pimentões que você queira rechear e reserve com suas devidas tampinhas. Tempere carne moída com sal, pimenta e alho - junte ervilhas frescas e cenoura ralada um tantinho de manteiga para o recheio não ficar seco demais, misture tudo muito bem e recheie e feche os pimentões e reserve. Pegue uma assadeira unte com azeite e coloque fatias de berinjelas cortadas não muito finas, fatias de tomates e cebola em rodelas - salpique sal e pimenta moídos na hora e regue com azeite, deite por cima dos legumes os seus pimentões recheados, feche com papel alumínio e leve ao forno médio até que estejam macios , nesse momento retire o papel alumínio e deixe secar o líquido que se forma na assadeira - depois é só retirar do forno e servir.
sexta-feira, fevereiro 11, 2011
Bolo de milho salgado
Em São Paulo eu vejo muito bolo de milho doce mas nunca vi bolo de milho salgado - um bolo muito comum em Goiânia e muito saboroso - o grande lance dessa receita são os temperos o que encanta nesse bolo são de verdade os temperos a pimentinha o queijo derretendo na massa já recheada com a linguiça enfim se você nunca fez esse bolinho não deixe de testar a receita.
- 3 colheres (sopa) óleo
- 1 xícara (chá) de leite
- 6 espigas de milho verde
- cebolinha e salsinha picadinha
- 1 cebola ralada
- Sal e pimenta de cheiro
- Queijo mussarela cortado em palitos
- Linguiça escaldada em água quente
quinta-feira, fevereiro 10, 2011
Escondidinho de abóbrinha
Eu dificilmente compro um ingrediente para executar uma receita - de forma que toda semana vou a feira e compro o que esta bonito num preço acessível e depois em casa durante a semana vou resolvendo o que fazer e foi assim que nasceu essa encantadora receita que nem é propriamente uma receita e sim uma dica para dar uma cara nova a velha abobrinha de sempre - que já é bastante saborosa.
Rale as abobrinhas de forma que elas fiquem desfiadas, aqueça uma frigideira de fundo pesado regue com um fio de azeite e doure alho e cebola - acrescente a abobrinha um toque de sal e pimenta moídos na hora mexa e desligue o fogo é só pra dar um susto na abobrinha (você não deve cozinhá-la, pois a mesma deve permanecer crocante). Em outra frigideira, aqueça um tantinho de azeite e novamente doure cebola e alho, junte tomates vermelhinhos cortados em cubos , acerte o sal e a pimenta e deixe formar um molhinho, retire do fogo e reserve. Numa travessa que possa ir ao forno, coloque a abobrinha, por cima o molhinho de tomates frescos e pra finalizar cubra com mussarela ralada leve ao forno ou até mesmo ao microondas para o queijo derreter. Sirva acompanhado de arroz branco e salada de folhas.
*As quantidades depende das boquinhas que você vai alimentar no dia.
quarta-feira, fevereiro 09, 2011
Queijadinha de fubá
Ligar o forno nesses dias tão quentes é realmente pra mim um ato de coragem - ato esse que eu tive ao lembrar que teria que ir a reunião de condomínio para reivindicar algumas coisas e não gostaria de chegar até lá de mãos vazias - para tornar a reunião um tanto mais leve e um tantinho mais doce nasceu em minha cozinha essa delíciosa queijadinha.
Beatriz minha querida amiga foi dar um pulinho lá na terra dos sonhos e se lembrou de mim - ó Deus eu tenho amigas fofas demais e me trouxe um monte de mimos e um deles foi essa forminha linda, linda que abrigou minha queijadinha. Minha amiga como diria o povo lá da roça "eu tô mais feliz que pinto no lixo" hehehehe
Calda
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 3/4 de xícara (chá) de fubá fino
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 100 g de coco ralado
- 1 xícara (chá) de leite
- 100 g de queijo parmesão ralado
Queijadinha - bata no liquidificador os ovos, leite, açúcar e manteiga - transfira a mistura para um recipiente maior e junte a farinha, fubá, coco e o parmesão e a calada reservada misture bem para que todos ingredientes se agreguem e só então junte o fermento em pó. Coloque a massa nas forminhas de papel deixando um espaço para que a queijadinha possa crescer durante o cozimento. Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 30mts ou até que estejam douradas.
terça-feira, fevereiro 08, 2011
Almôndegas de linguiça
Precisava de um acompanhamento para meu shiro gohan - tinha descongelado uma linguiça toscana para executar outra receita que acabou não saindo no dia e tudo mudou a linguiça acabou virando lindas almôndegas que repousaram sobre um delícioso molho de tomates frescos e virou o acompanhamento perfeito com direito a uma soda delíciosa.
Então aí vai a dica : Retire a pele da linguiça e passe a mesma pelo processador com a massa obtida faz almôndegas pequenas e reserver. Aqueça uma frigideira grande, regue com um fio de óleo e coloque as almôndegas uma ao lado da outra e deixe dourar, só vire depois que as bolinhas tenha formado uma casquinha douradinha e deixe o mesmo acontecer com o outro lado da almôndega. Para o molho - Regue uma frigideira de fundo grosso com óleo e um fio de azeite e refogue uma cebola grande picadinha com 2 dentes de alho picados, quando a cebola ficar transparente junte os tomates cortados em cubinhos, e deixe apurar o molhinho. Com o molho pronto junte as almôndegas e sirva com seu arroz branco - com shiro gohan - com salada de folhas ou sobre uma massa de macarrão.
segunda-feira, fevereiro 07, 2011
ciabatta
Se tem algo que eu adoro fazer na cozinha certamente é o tão amado pãozinho. Da minha maneira simples de executar receitas - tenho obtido pãozinhos maravilhosos ao longo do tempo. Nessas férias dei uma passada pela Saraiva adoro ir até lá - pegar os livros me sentar e folhear por horas e horas, nem se quer vejo o tempo passar e sempre mesmo lembrando daquela promessa de não comprar mais livros de culinária eu não consigo resistir e trago um ou outro e foi nesse momento que encontrei esse livro 200 receitas de pães tentadores - amei o nome, amei o livro e já até postei receita do mesmo aqui nessa cozinha e vou fazer tantos outros e fico esperando que todos os leitores gostem da série.
- 500 g de farinha de trigo, mas um pouco para polvilhar
- 1 1/2 colher (chá) de açúcar
- 2 colheres (chá) de fermento biológico
- 300 ml de água morna
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 1/2 colher (chá) de sal
*Fonte - livro 200 receitas de pães tentadores
quinta-feira, fevereiro 03, 2011
Salada de batata roxa
Como tem feito calor e com isso procuramos comidas mais leves - frias porém cheia de sabor e foi então que andando pelo supermercado encontrei essas lindas batatas roxas - adorei a cor e logo imaginei que elas me dariam uma bela salada o que realmente aconteceu.
Para executar a receita eu lavei bem as batatas e cortei ao meio - coloquei numa assadeira com dentes alho inteiro e com casca - um toque de sal maldon e alguns pedaçinhos de manteiga. Levei ao forno médio e deixei assar - até que fiquem macias por dentro e com uma casquinha crocante por fora - nesse momento eu retiro forno e rego com azeite e suco de limão, polvilhei salsinha e deixei esfriar. Servi a salada com filé de frango e um pãozinho.
quarta-feira, fevereiro 02, 2011
Cuscuz doce
Nessas férias passei momentos preciosos com minha tia Amélia a mulher mais doce que minha infância se recorda e foram momentos tão doces e maravilhosos que até agora não saí do clima. No dia anterior a minha ida a casa dela nos encontramos para o almoço de começo de ano e foi quando eu falei que adoraria comer o cuscuz que ela faz como ninguém e assim nasceu o encontro e o cuscuz que comi com ovo caipira frito de gema molhinha e pode ser acompanhado também por bife ou apenas com leite e café - é verdadeiramente uma iguaria. E ao chegar em casa mesmo sem um cuscuzeiro eu fiz meu cuscuz na panela de cozimento a vapor e também não fiz o cuscuz neutro e sim um docinho para acompanhar o café do fim da tarde. Foi realmente um momento impar.
- 1 xícara (chá) de coco fresco ralado ou pode ser coco seco
- 1 xícara (chá) de flocos de milho pré-cozido
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 3 xícaras (chá) de leite de coco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Queijo minas frescal ou mussarela para rechear.
Na hora de servir com ele ainda quentinho coloquei um pedaçinho de manteiga por cima e ficou assim um verdadeiro pecado.
*Tem um blog novo de moça muito fofa que me visitou aqui e ela fez o cuscuz neutro esse que minha tia faz eu achei fantástico mas eu não consegui localizar o blog dela - pois salvei mas meu computador não anda bem das pernas sendo assim se aparecer deixe nos comentários seu endereço por favor creio que muitas pessoas vai gostar de ver seu post. Ela postou até a foto de um cuscuzeiro.
terça-feira, fevereiro 01, 2011
Bife de panela ou um belo lanche
Dias quentes e só pra variar um pouco casa cheia de crianças e os mesmos - hora na quadra hora na piscina e hora em casa jogando videogame e junto com tudo isso a clássica pergunta - mamãe o que vai ter para o almoço? E a mamãe já descolada sabe bem que a criançada quer mesmo é a famosa batata frita e foi então que o bifinho de panela entrou nessa história sendo então a mistura do almoço e depois o prato principal no jantar.
Não tem uma receita certinha - é tipo tudo a vontade e claro utilizando os temperos que tem a mão em casa . Eu utilizei 1/2 quilo de bife de coxão mole o qual temperei com sal e pimenta moída na hora e reservei. Com a panela de pressão fora do fogo fui fazendo camadas de cebolas em rodelas, pimentão vermelho, fatias de tomates, aceitonas picadinhas e os bifes - por fim reguei com azeite - fechei a panela e levei ao fogo até que os bifes estivessem macios e o molho apuradinho. Sirva com arroz branco, salada de folhas e batatas fritas ou no pão francês com tirinhas de alface e um toque de um bom molho de pimenta.