terça-feira, abril 12, 2011
Pão de abóbora com coco divino - da vizinha!
Esse pão é continuidade a saga da abóbora e quando vi essa receita na cozinha da vizinha Akemi não tive dúvidas e lancei mão de mais um pedaço da minha enorme abóbora e fui para cozinha e quer saber se me arrependi? Não, sem dúvida alguma não me arrependi e vou fazer muitas outras vezes esse delícioso pãozinho. Uma massa leve muito muito macia com uma cobertura perfeita a dica é quente não deixem de fazer esse pãozinho.
Pão de abóbora e coco
Rendeu uma forma quadrada de 25x25 cm
* xícara de 200ml
250 g de abóbora pesada sem casca e sementes cozida
água do cozimento da abóbora
1/2 xícara de coco ralado
1 ovo grande batido (guarde um pouquinho para pincelar os pães)
1 colher (sopa) rasa de fermento seco para pão
1/2 xícara de açúcar branco
50ml de óleo de canola
uma boa pitada de sal
farinha de trigo comum o suficiente (mais ou menos 500g)
Cozinhe a abóbora em pouca água. Amasse com espremedor de batatas numa vasilha grande. Junte o coco ralado e a água do cozimento para hidratar o coco. Misture bem e deixe amornar.
Junte os demais ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos. Eu coloquei mais um pouco de água morna porque sobrou bem pouca água do cozimento da abóbora. Quando absorver farinha o suficiente, jogue sobre a mesa e dê uma sovada de leve, sempre polvilhando mais farinha para não grudar. A massa vai continuar grudenta mas se ela estiver lisa e elástica, estará no ponto. Faça uma bola com a massa e volte à vasilha. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora. Modele as bolinhas, enfarinhando as mãos caso a massa esteja muito grudenta (consegui 16) e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga uma do lado da outra, bem pertinho. Cubra com filme novamente e deixe crescer por mais 15 ou 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Pincele levemente a superfície dos pães com o ovo batido reservado e leve ao forno. Deixe por uns 30 minutos ou até que fiquem coradinhos. Se ficarem corados muito depressa, cubra com papel alumínio e termine de assar. Retire do forno e espalhe a calda de coco em seguida.
Calda de coco:
4 colheres (sopa) de açúcar
150ml de leite
1/2 xícara de coco ralado
Leve tudo ao fogo numa panelinha e deixe ferver.
Fonte - Blog Pecado da Gula
12 comentários:
Que óptimo aspecto, ficou o máximo!
Que pão maravilhoso, esse coco por cima ficou lindo!
bjs,
Andréa...
Guarda um pra mim, Lica! ;D
Beijos!!! Saudades!!!
bem ainda tenho ali uma abobora. ficava bem num paozinho assim sem duvida
beijinhos
Nunca comi pao de abobora...mas pela carinha esta maravilhoso.
Bjs
Andreia Braga
Parece mesmo fantástico! Obrigada!
Eli, como amoooo abóbora, doce de abóbora e os demais derivados de abóbora... tenho certeza que este pãozinho doce deve ter ficado um espetáculo. Já fiz pão doce de casca de abóbora e ficou muito bom, o seu com caldinha de coco e tudo, com certeza, ficou melhor!
Bjo,
Talita Cristina
Esse pão tem mesmo cara de ser bom :)
Hummm, esse pão é maravilhoso mesmo, fica bem molhadinho e a massa bem macia por causa da abóbora! Dá vontade de puxar essa forma pela ponta e puxar aqui pro meu lado! rsss
Obrigada por esclarecer a dúvida das bananas, vou ver se encontro nas feiras daqui. Adoro comer banana com arroz e feijão então vou adorar essa sugestão de misturinha que vc nos deu!
Bjss
Já fiz este pão, recomendo a qualquer um, é delicioso!
Beijos
Benza Deus amiga!!!!!!!
Loucura esses pãezinhos, manda dois pro café por favor!!rsrsr
bjs e sucesso!
Cris
Hummm! Deu água na boca.
Outro dia fui na sua cola e fiz o doce de abóbora. Agora vou ser obrigada a fazer esse pão também. Não tem como resistir, tá lindo demais
Bjs pra vc
Enviar um comentário